Relógio com botão de emergência

  • 8 Respostas
  • 3017 Visualizações
Relógio com botão de emergência
« Online: 21 Outubro 2020 às 16:46:35 »
Amigos,

Ouvi falar de uma relógio da Samsung que teria um botão de emergência para pessoas com necessidades especiais. Entendo que muitos smart watches são capazes de fazer ligações telefônicas usando um celular, mas existe essa função sem o celular por perto, ou seja, um relógio que teria algum tipo de chip e pudesse fazer uma ligação de emergência sem o celular por perto?

Abrass, gabriel

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Relógio com botão de emergência
« Resposta #1 Online: 21 Outubro 2020 às 19:41:13 »
Os relógios da Samsung prometem muita coisa e quase NUNCA entregam. O que existe é um detector de quedas que ela mesma diz não ser confiável nos modelos Galaxy Wach Actitive 2 e no Galaxy Watch 3 (parece que é uma função copiada do AppleWatch), nestes casos (se detectada a queda) após 1 minuto de imobilidade o gaget acionaria o telefone cadastrado como emergência (supondo ter acesso a uma linha via e-sim nos modelos LTE ou por pareamento bluetooth). Cabe ressaltar que muitas das promessas da Samsung não estão disponíveis a usuários de qualquer outra marca de smartphone, muitas das características aclamadas em seu marqueting dependem da operadora e que ainda a empresa boicota usuários Android ou mesmo IOS, não fornecendo aplicativos necessários a utilização dos sensores embarcados no produto (EGC para usuários android só sendo instalados através do PC por sideload, pressão arterial não dá pra instalar no firmware atual nem através do PC - o procedimento encontra-se disponível na internet, sugiro o XDA se compreender inglês), antes ela "apenas" NEGAVA o acesso a aplicativos Tizen (TPK) ou watchFaces PAGOS. Outra coisa que ela não esclarece é que a bateria está uma lastima, dura 24h com o AOD (allways on display) sem o LTE ou qualquer outra feature acionada, sem o AOD diz durar umas 36hs, para piorar o carregamento total leva quase 2 hs. Eu comprei o GW3 e jura que estou profundamente arrependido, estes produtos mais novos se comportam pra usuários normais exatamente igual ao produto de 2018 (que é MUITO mais barato), mas com uma bateria MUITO pior, sem carregador (e ela goza a Apple por fazer a mesma coisa ::) ) um cabo clonado do AppleWatch3 em lugar do doc.
Se usasse Apple com certeza teria o AppleWatch, mas caso você use Android convém dar uma olhada nos produtos de outras empresas, o TicWatch3 parece promissor (mal representado aqui pela Orient Brasil), o Garmim recebe boas criticas e existem ainda os modelos mais novos da Fossin (Gen5).
[]s
« Última modificação: 21 Outubro 2020 às 19:45:14 por helio »

Re:Relógio com botão de emergência
« Resposta #2 Online: 21 Outubro 2020 às 21:14:59 »


Muito obrigado Hélio!


abrassss, gabo

*

Offline raulfragoso

  • *****
  • 502
    • Ver perfil
Re:Relógio com botão de emergência
« Resposta #3 Online: 22 Outubro 2020 às 08:32:11 »
O Helio já explicou muito bem, mas para complementar, o que você está procurando é um smartwatch com suporte a LTE (rede celular) através do eSIM, que é como a operadora de telefonia habilita a conexão celular sem a necessidade de instalar um chip físico da operadora no dispositivo. Alguns modelos disponíveis com essa variante (alguns possuem apenas bluetooth, precisa verificar se tem a função LTE) são: Apple Watch, Samsung Galaxy Watch e Galaxy Active, Garmin Vivoactive, entre outros.

Esse tipo de conexão LTE pelo eSIM permite que o smartwatch receba e transmita dados e ligações, compartilhando o mesmo número do seu celular e sem a necessidade de ter o celular próximo ao dispositivo. Aqui no Brasil, todas as grandes operadoras já possuem suporte ao eSIM.

Alguns smartwatches possuem a função SOS ou Emergência, que permite disparar uma mensagem ou ligação para um ou mais contatos de emergência previamente definidos. Essa função normalmente é realizada ao pressionar um botão por certo número de vezes. Essa função também está disponível em smartwatches sem a conexão LTE, ou seja, apenas através do bluetooth, mas o celular deve estar próximo o suficiente para que a função possa se comunicar através de bluetooth.

Eu uso um Garmin Fenix 5, e ele tem suporte apenas por bluetooth. Eu pratico o ciclismo, e tenho o smartwatch configurado para disparar uma mensagem de SOS, juntamente com minha geolocalização, para 3 contatos de emergência caso o dispositivo detecte automaticamente uma queda ou acidente (felizmente uma função nunca testada na prática  ;D ) ou então que eu pressione explicitamente o botão que ativa a função de emergência, mas vale lembrar que isso só funciona caso o smartwatch esteja próximo do meu celular e o bluetooth esteja ativado, que no meu caso eu deixo sempre ligado.
"It's easy to make something complicated, but much less easy to make it simple." - François-Paul Journe

Re:Relógio com botão de emergência
« Resposta #4 Online: 22 Outubro 2020 às 10:42:34 »
Muito obrigado Raul. Juízo aí nas bikes!


abrassss, gabo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Relógio com botão de emergência
« Resposta #5 Online: 22 Outubro 2020 às 11:38:53 »
Tenho um Apple Watch S5 com LTE (mas não tenho chip eSim instalado nele, pois não recebem linhas corporativas).

Ele tem a função de detecção de queda e tem a função de ligação para serviços de emergência.

A função de queda funciona como descrito aí acima, ou seja, se o relógio achar que você caiu, ele te dá um tempo para você se manifestar dizendo que não caiu (por meio de um toque em um botão da tela), caso contrário, isto é, se você não fizer nada, ele ligará para o serviço de emergência do país e enviará mensagens para as pessoas que você indicou como sendo contatos de emergência (as autoridades médicas e seus contatos de emergência saberão sua localização, terão acesso à sua ficha médica etc.).

Estou há quase 1 ano ininterrupto com o relógio (faltam menos de 2 semanas para dar um ano), e ele já "achou" que eu caí duas vezes. Alertas totalmente falsos, pois não havia caído, nem de brincadeira.
Em contrapartida, já caí muito brincando com meu filho, mas como continuo a me movimentar, coisa e tal, ele ignora a queda.

Há também a função de ligação proposital para serviços de emergência, isto é, quando o usuário pressiona por alguns segundos um dos botões físicos do relógio, e ele te dá um atalho para que se ligue rapidamente aos serviços de emergência.

Aqui uma breve explicação de como tudo funciona, no site da Apple: https://support.apple.com/pt-br/HT206983
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Relógio com botão de emergência
« Resposta #6 Online: 22 Outubro 2020 às 12:59:58 »
Muito obrigado Igor.
E pelo que estou entendendo essa função na realidade não funciona,
ou seja, não vai ajudar um amigo que realmente precisa de algo assim.
Uma pena, vamos em frente.

abrassss, gabo
« Última modificação: 22 Outubro 2020 às 13:34:00 por gabriel »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Relógio com botão de emergência
« Resposta #7 Online: 22 Outubro 2020 às 14:49:48 »
Seu amigo precisa de algo que fique de vigia pra ele, ou seja, se ele parar de respirar, der siricutico no coração etc., o relógio avisa sozinho pra emergência?

Porque, sei não, acho que não existe tecnologia pra isso ainda. Uma pessoa que vive sob esse risco tão iminente tem que ter é um cuidador, e não um relógio.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline helio

  • *****
  • 898
    • Ver perfil
Re:Relógio com botão de emergência
« Resposta #8 Online: 22 Outubro 2020 às 19:14:01 »
O serviço de espelhamento por esim NÃO FUNCIONA EM TODAS OPERADORAS (meu telefone é TIM e funcionaria como uma nova linha, não vi muito sentido nisso).
Quanto a seu amigo, existem algumas empresas que prestam serviço de monitoramento através de um bracelete, cheguei a procurar algo assim no começo do ano pra minha sogra mas minha esposa vetou. Procure no Google por cuidador virtual
 ou algo do gênero, o paciente recebe um bracelete com botão de pânico, acho que talvez seja algo mais próximo do que esteja procurando.
() s