Um vídeo sobre o processo LIGA de fabricação de peças

  • 0 Respostas
  • 1430 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Um vídeo sobre o processo LIGA de fabricação de peças
« Online: 20 Novembro 2020 às 10:37:00 »
Frequentemente discutimos aqui as novas peças em silício que vem sendo usadas na indústria relojoeira, mas pouco falamos do processo "irmão" para fabricação de componentes metálicos, o LIGA. A MIMOTEC, pioneira na técnica, e hoje, salvo engano, parte da Ulysse Nardin (que por sua vez é da Kering, não sei se a Mimotec entrou no rolo da aquisição...), usou o procedimento em vários modelos da marca, já há mais de uma década. O primeiro relógio, porém, que lembro ter usado peças feitas por LIGA foi os Seikos GS, cuja roda de escape de desenho bastante incomum nem em sonho poderia ser feita pelos métodos tradicionais de usinagem ou estampagem.

Basicamente, e é isso que mostra o vídeo, o sistema funciona assim. Um desenho altamente preciso do componente é impresso num disco de silício coberto de resina e uma "máscara de proteção" é aplicada, como uma fita adesiva colocada por um grafiteiro em uma pintura. Depois, raios ultavioleta são lançados sobre o desenho impresso e "adesivado", de modo que as partes protegidas não são afetadas, enquanto as expostas são marcadas profundamente pela radiação, criando uma forma do componente (nos processos de fabricação de peças em silício é usado plasma).

Então, essa forma é colocada numa solução com sais metálicos e os "buracos" em formato dos componentes são preenchidos, transformando-se em pequeninas peças de metal (no caso do silício, os componentes já saem "prontos" na fase acima). O disco em resina, cujas cavidades formadas pelos raios ultravioleta e preenchidas com metal, então, é dissolvido em solução, restando apenas os componentes, reproduções ultra precisas de uma fotografia que foi impressa.

Vejam que legal este vídeo, nem precisa compreender o inglês para entender o processo.

https://www.youtube.com/watch?v=MBnsCEg5zg8

Neste link uma foto da âncora e roda de escape da Seiko, que utiliza o processo para fabricação.

http://2.bp.blogspot.com/-yCIrP0xq86Y/UR_nP2MW5OI/AAAAAAAABJQ/lV80PbHt4uU/s1600/photo_precon_grandseiko013.jpg
« Última modificação: 20 Novembro 2020 às 10:38:56 por flávio »