Colegas, resolvi criar uma conta no Instagram específica para o FRM, uma vez que a tendência, há muitos anos, é a unificação das redes sociais através de contas únicas e celular. Os fóruns de discussão, como já debatemos aqui, tiveram seu auge e com o tempo foram perdendo ímpeto, em virtude da maior integração das redes sociais. Eu sinceramente acho que as redes sociais, e as uso há décadas, desde o Orkut, não funcionam para determinados tipos de negócios e o conteúdo normalmente existente em fóruns de discussão - e este é um exemplo - é difícil de ter a mesma profundidade nas tais plataformas. Isso acontece porque há limitação de caracteres, qualidade de fotos, tamanho de fotos, busca, base de dados, etc.
Eu não tenho intenção de abandonar a plataforma "fórum de discussões", até mesmo porque temos aqui uma base de dados coesa e de fácil pesquisa para qualquer interessado "hardcore" em relojoaria que tenha como língua nativa o português.
Resolvi, apenas, sempre escrever dois posts quando for publicar alguma coisa: um no Instagram, outro aqui. Normalmente, porque escrevo muito e não gosto de limitar conteúdo por conta disso ou daquilo, o post "original" será o do fórum. Aquele publicado no Instagram será um resumo ou, se possível, o integral.
Acredito que isso continuará a difundir o conhecimento sobre relojoaria a uma base maior de usuários, sem perder a característica de "filtro" e técnica que sempre permeou meu interesse pela relojoaria: se for para ver fotografia de relógios sem qualquer comentário, melhor seguir os milhões de produtores de conteúdo (rasos, na grande maioria...) que existem por aí. Nunca foi minha intenção, eu sempre quis apresentar um local para novatos ganharem cultura relojoeira e, depois, interessarem-se pelos assuntos mais "densos".
Meu primeiro post de experiência lá, feito agora, para terem uma noção, é repeteco de uma publicação sui generis que fiz há cerca de uma semana, com fotos também toscas: a falta de qualidade da foto e o texto, acreditem ou não, é um experimento na plataforma Instragram, justamente o contrário do que os produtores de conteúdo de Instagram sobre relojoaria fazem.
Aliás, sobre o Instagram, uma pergunta, já que apenas o havia utilizado através de telefone: a plataforma não permite publicação de fotos via Desktop? Ou a sua edição? Porque eu não consegui... O que fiz foi enviar o texto que queria através de email, copiar e colá-lo através do telefone.
Enfim... Inscrevam-se lá.
relogiosmecanicos