Manda...
Bem, então lá vai:
Um dos principais componentes de um relógio mecânico é a sua mola principal (main spring), onde fica armazenada a energia necessária para o seu funcionamento.
Nos relógios à corda manual, existe um dispositivo (chamado de stopwork) que impede que a mola seja tensionada além de certo limite, para evitar quebrá-la.
Com a intensão de eliminar a necessidade do uso do stopwork, foi criada uma configuração especial da mola principal, que faz com que ela "patine" sobre a parede do tambor de corda, impedindo assim que fique tensionada em excesso. Porém esta configuração (que exigia o uso de uma mola especial) não era muito apreciada pelos relojoeiros, justamente devido a dificuldade de se fabricar esta mola especial.
Porém, em certo relojoeiro FAMOSO, sugeriu em um dos seus trabalhos teóricos, a utilização de uma mola convencional, com a adição de um pequeno "gancho" na sua extremidade, aliando assim a facilidade de fabricação da mola convencional com as inegáveis vantagens da mola especial. (Claro que eu simplifiquei bastante a descrição...
)
Esta é a configuração atual de todas as cordas de relógios automáticos do mundo.
Ai vem a pergunta: quem foi o relojoeiro que propôs este novo tipo de mola de carga, e em que trabalho teórico foi feita esta proposta?