A criação do Nomos Tangente

  • 2 Respostas
  • 1491 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
A criação do Nomos Tangente
« Online: 08 Fevereiro 2022 às 15:43:23 »
Um rápido post que fiz agora no Instagram, contando a história do Tangente e minha relação com o modelo

Após a 2ª Guerra Mundial, o governo da República Democrática da Alemanha (GDR) fundiu todos os fabricantes de relógios de Glashutte, inclusive Lange & Sohne, em uma empresa estatal denominada GUB (Glashutter Uhrenbetriebe). Em 1990, após a reunificação alemã, a maioria das empresas da antiga GDR enfrentava processos de liquidação ou privatização, pois eram totalmente obsoletas. Na época, um engenheiro de TI de Dusseldorf chamado Roland Schwertner visitou Glashutte e deparou-se com um cenário desolador de ruas vazias e desemprego. Porém, vislumbrou nos seus habitantes – a maioria relojoeiros de 4ª geração – potencial empreendedor. Então, alugou um pequeno flat, contratou 3 relojoeiros, passou a compartilhar a linha telefônica com uma loja de salsichas que ficava no térreo e fundou uma marca de relógios, a Nomos. Sem qualquer formação em relojoaria, Schwertner contratou a designer Susanne Ghunter para esboçar o primeiro modelo da empresa. Ghunter, ao folhear um antigo catálogo, deparou-se com um relógio de 1930 da Lange & Sohne com desenho minimalista inspirado na escola de Bauhaus. Alterou a tipografia do mostrador, desenhou uma nova caixa e a face do relógio estava criada. Schwertner, por sua vez, adquiriu movimentos ETA/Peseux 7001, que foram modificados pelos relojoeiros contratados, adquirindo acabamento dourado, parafusos azuis e rodas solarizadas. Em 1992, chegava ao mercado alemão o modelo Nomos Tangente.
Em 2011, já havia visitado o Observatório de Greenwich, a Corporação de Ofícios de Relojoeiros de Londres, o Vale dos Relógios Suíço, e precisava fechar um ciclo indo a Glashutte, mas não queria viajar sozinho. Comentei com minha mãe que se não fosse naquele momento, provavelmente não iria mais. Ela então sugeriu que eu convidasse meu irmão, e foi o que fiz. Onde fica isso, perguntou ele. Perto de Dresden, na Saxônia. Visitar um museu no fim do mundo? Você está louco! E se eu ajudá-lo com os custos, pagando as passagens? Bem… Que horas partimos mesmo? Nossa relação de cumplicidade foi tão forte que viajamos juntos depois várias vezes. Este Nomos Tangente, comprado na fábrica da Nomos, tornou-se testemunho dos bons momentos.

« Última modificação: 08 Fevereiro 2022 às 15:47:32 por flávio »

Re:A criação do Nomos Tangente
« Resposta #1 Online: 08 Fevereiro 2022 às 22:28:21 »
Ótima história e belo relógio.

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.826
    • Ver perfil
Re:A criação do Nomos Tangente
« Resposta #2 Online: 09 Fevereiro 2022 às 11:35:20 »
Só faltou ter ido na feirinha e comprado um GUB da GDR.