A história da Gondolo e Labouriau

  • 5 Respostas
  • 1893 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
A história da Gondolo e Labouriau
« Online: 09 Março 2022 às 16:18:13 »
Ah Flávio, todos já sabem essa história, já foi contada trocentas vezes no FRM desde sua criação, lá no longínquo ano de 2001... Não é bem assim... O que já foi contado diversas vezes é a tal história da "Gangue Patek" e o sistema de consórcio criado para vender os relógios.

Não faz uns dois meses, porém, entrei em contato com o Gravina, que era ativo aqui, e questionei-lhe: pô Gravina, e o que causou a falência da empresa? Onde foram parar seus herdeiros, o seu estoque, etc?

Pois é... Isso nunca havia sido contado e mesmo o Gravina, que é uma enciclopédia desses assuntos, não fazia a mínima ideia.

Aliás, eu tenho uma revista da Patek aqui, coisa oficial, lá dos anos 2000, na qual a marca mandou um jornalista ao Brasil para investigar toda história da joalheria Gondolo e... Artiguinho mais furreca, no qual o cara se reduz à sua insignificância e não esclarece %$#¨*** nenhuma!

E então, há um mês, o colecionador Carlos Torres esmiuçou todos os arquivos jornalísticos do Brasil (o cara é português, mas todo nosso arquivo jornalístico está digitalizado e disponível a todos na internet) e reconstruiu toda a história, da fundação da empresa à sua derrocada que, como não poderia deixar de ser, tratando-se de empresa brasileira, envolve um monte de práticas ilegais no fechamento das portas.

A longa pesquisa, dividida em 3 artigos, foi publicada no site Collectability, em inglês. Mas hoje, basta ao não fluente na língua clicar no botão direito do mouse e traduzir tudo pelo Google. Fica muito bom.

Vale MUUUUUUUUUUUUUUITO a pena ler:


https://collectability.com/education/gondolo-labouriau-and-patek-philippe-the-untold-story-of-a-legend/

https://collectability.com/education/part-2-gondolo-labouriau-and-patek-the-untold-story-of-a-legend/

https://collectability.com/learn/part-3-gondolo-labouriau-and-patek-philippe-the-untold-story-of-a-legend/

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.826
    • Ver perfil
Re:A história da Gondolo e Labouriau
« Resposta #1 Online: 10 Março 2022 às 23:54:50 »
Se fala muito dos relógios de bolso da Gondolo, mas para a minha surpresa eles também venderam relógios de pulso:

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:A história da Gondolo e Labouriau
« Resposta #2 Online: 11 Março 2022 às 11:42:47 »
Sim. A linha existe até hoje!

Re:A história da Gondolo e Labouriau
« Resposta #3 Online: 15 Março 2022 às 21:02:38 »
Flávio,

Que história fantástica! Muito obrigado por compartilhar.

A Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional é fabulosa. Há dois anos eu consegui descrever a vida de dois irmãos que são antepassados de minha esposa (a bisneta de um dos irmãos casou-se com o bisneto de outro irmão) apenas consultando os jornais disponíveis na Hemeroteca. Eles chegaram ao Brasil na primeira metade do século XIX e boa parte da vida dos dois estava descrita nos jornais.

Um abraço,
Leandro

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:A história da Gondolo e Labouriau
« Resposta #4 Online: 16 Março 2022 às 11:33:46 »
Cara, e quantidade inacreditável de anúncios antigos que existe lá? Tem um cara no instagram que está colacionando tudo, vale a pena segui-lo

@fogaca_chrono

MFogaçaChrono

Re:A história da Gondolo e Labouriau
« Resposta #5 Online: 17 Março 2022 às 00:05:57 »
Outra dica excelente.  Comecei a seguir este perfil.

Um abraço,
Leandro