Podcast com Walt Odets

  • 2 Respostas
  • 1426 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Podcast com Walt Odets
« Online: 01 Junho 2022 às 14:03:12 »
Falo sem medo de errar: Walt Odets é o maior influenciador do caminho que segui na relojoaria. Para quem está aqui (no lance da relojoaria...) desde o princípio da Internet, vai se lembrar o quão Walt era influente. O cara, um psicoterapeuta gay especializado em temas relacionados a Aids, começou a escrever artigos técnicos sobre relojoaria em meados dos anos 90. Walt não só escrevia como ele próprio revisava e fotografava os relógios que analisava. Estamos falando de uma época na qual a fotografia digital estava na sua infância, o máximo que existia era a Sony Mavica operando com disquetes, e ele arrebentava: eu NUNCA mais li nada igual na internet. O cara foi e é elogiado até hoje por pessoas ultra influentes como, por exemplo, Jean Claude Biver.

Walt decepcionou-se com o Timezone, onde escrevia, e como tinha uma régua de valores muito definida, abandonou tudo quando o mercado se tornou uma competição por quem tinha um pau maior.

Ele nunca mais escreveu sobre relojoaria, nunca mais deu entrevistas e, para dizer a verdade, a última vez que li algo dele relacionado à relojoaria foi no ano de 2007.

E para minha GRATA surpresa, ele concedeu há alguns meses uma longa entrevista a um Podcast, por duas horas.

Confesso que cheguei a ficar emocionado, esse cara ME INFLUENCIOU MUITO, se escrevo sobre relojoaria hoje, é por causa dele. Mas... Após duas horas o ouvindo, porém, confesso que não só fiquei decepcionado como "para baixo"... Primeiro porque a impressão que tenho é que ele de fato abandonou tudo e nunca mais acompanhou nada sobre relojoaria. Então, é como se eu estivesse ouvindo uma pessoa "congelada" 20 anos atrás que foi descongelada agora. O host também não ajuda... O cara entrevista vários caras interessantes, aborda vários assuntos mas... A impressão que tenho é que não tem o conhecimento de fato necessário para aprofundar os temas. Mas também tive essa impressão quanto ao Walt... Acho que ele simplesmente se esqueceu de muita coisa do passado (ele já tem 72 anos), não pratica mais a relojoaria (tem tremor essencial nas mãos) e... Ligou completamente o foda-se para tudo. Identifiquei-me com ele, que disse que quando a relojoaria mecânica perdeu seus ares de novidade e efetivamente se tornou um produto de luxo, tudo perdeu a graça. Sei lá... Eu esperava tanto desta entrevista... Me deu uma pontada de tristeza ao ouvi-la até o final... Pensei com meus botões: caralho, como consegui me manter interessado e escrevendo sobre este assunto aqui, no blog e, agora, no Instagram...

Está aqui:

https://www.beyondthedial.com/post/e67-walt-odets-going-beyond-the-dial-with-the-original-watch-blogger/

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re:Podcast com Walt Odets
« Resposta #1 Online: 01 Junho 2022 às 19:43:09 »
O meu primeiro contato com assuntos mais "cabeludos" de relojoaria também foi lendo artigos/postagens do Odets.

Vou escutar o podcast amanhã. Mas não é surpresa a decepção com essa "indústria" para quem enxergava as coisas como ele...

Abs.,

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re:Podcast com Walt Odets
« Resposta #2 Online: 01 Junho 2022 às 21:08:00 »
Cara, eu sou meio emotivo... Esse podcast me deu um gatilho, chorei muito bicho! Conversei muito com minha esposa hoje sobre isso. Sei lá... É como se você não conhecesse seu pai, todos falassem super bem dele, você criasse uma super expectativa para reencontra lo e, quando isso ocorresse, ele se mostrasse um crápula e te rejeitasse.

Ei, esse exemplo não tem nada a ver comigo ok? Hahaha. Foi o primeiro que me veio na cabeça.

Mas enfim... Eu achei que o host do podcast não ajudou, mas o Walt se mostrou tão alheio a tudo que... Enfim... Chorei mesmo. Esse cara me influenciou muuuuuito. Comecei a escrever sobre relógios por causa dele.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk