Menu principal

A proporção áurea e os relógios

Iniciado por flávio, 12 Agosto 2022 às 17:13:37

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Texto do Instagram

Na Grécia antiga, a ciência pura era estudada por homens que tinham muito mais de filósofo do que de cientista. A matemática, por exemplo, não era apreciada como um instrumento prático, mas modo para construção intelectual de um mundo abstrato.
Em 580 a.C., na ilha grega de Samos, nasceu Pitágoras. Reza a lenda que durante 30 anos viajou pela Arábia, Síria, Fenícia, Caldeia, Índia, Gália e Egito, tendo aprendido Astronomia e Geometria. Com 50 anos, fixou-se em Crotona, onde se estabeleceu como professor. Seus variados conhecimentos angariaram-lhe centenas de alunos que se portavam como integrantes de uma seita: juravam lealdade para com o Mestre, não podiam matar animais nem comer carne, pois acreditavam na transmigração de almas, e adotavam a comunhão de bens. Defendiam, ainda, que o princípio fundamental do Universo era a estrutura numérica. Para os Pitagóricos, a purificação da alma exigia não só a abstinência como o estudo científico, sobretudo da Matemática. Os Pitagóricos perceberam que as proporções geométricas mais harmoniosas sempre estavam em uma razão de 1 para 1,618, e que isto se refletia nos seres vivos. A "Divina Proporção", como foi chamada depois, passou a ser utilizada pelos homens em suas obras, que assim acreditavam replicar o trabalho de Deus.
Em 1943, um dos proprietários da Minerva, André Frey, projetou um movimento (calibre 48) cujas pontes possuíam desenhos geométricos que seguiam a "Divina Proporção". O relógio, chamado "Pythagore", foi vendido por preços bastante razoáveis até a aquisição da marca pela Montblanc. Seu mecanismo de fato era harmonioso aos olhos, como pregavam os Pitagóricos.
Quando Günter Blümlein decidiu relançar a Lange & Sohne, sabia que precisava mostrar ao público um relógio singular e esteticamente harmonioso. Certo dia, em seu escritório na IWC, ele se juntou a Kurt Klaus e Reinhard Meis e passou a testar alguns designs no computador. O resultado, um relógio com contadores descentralizados (Lange 1), algo teoricamente desequilibrado, era muito harmonioso. E isto se explicava pela deliberada utilização da "Divina Proporção" pelo time de projetistas.

Enviado de meu SM-A528B usando o Tapatalk

Devenalme Sousa

Enéias

Eu tenho um modelo do minerva com mostrador preto. Na feira do Bixiga ele me foi oferecido a um preço baixo até. Importante dizer que ele é pequeno. Não chega a 33 mm. Por isto ninguém o queria e acabu vindo para minha mão.

Não sabia destes detalhes. Para mim era apenas um relógio de massa.

Paulo Sergio

Excelente texto amigo Flávio!!!    :D :D :D
Terias fotos amigo Enéias???    ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio