Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?

  • 10 Respostas
  • 2571 Visualizações
Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Online: 07 Fevereiro 2023 às 20:13:31 »
Tenho escutado muito sobre o recente lançamento do Speedmaster Super Racing da Omega e fiquei impressionado com a precisão de 0/+2 segundos por dia, mas ainda sinto falta de mais detalhes técnicos da tecnologia desenvolvida e sua história. Entretanto, no IPR tem um artigo bem resumido e introdutório sobre o tema.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/o-caminho-da-precis%C3%A3o

Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #1 Online: 08 Fevereiro 2023 às 00:54:43 »
Tenho escutado muito sobre o recente lançamento do Speedmaster Super Racing da Omega e fiquei impressionado com a precisão de 0/+2 segundos por dia, mas ainda sinto falta de mais detalhes técnicos da tecnologia desenvolvida e sua história. Entretanto, no IPR tem um artigo bem resumido e introdutório sobre o tema.

https://www.institutoportuguesderelojoaria.pt/post/o-caminho-da-precis%C3%A3o

Boa noite,
Pelo que li sobre o tema, parece que fizeram uma mola de altissima qualidade, o que garante uma afinada precisao.
Devagando sobre o assunto...

...Ando me perguntando se nós, os entusiastas não estamos sendo feitos de bobos pela industria relojoeira... Qual a logica hoje de esperar uma mega precisao em um relogio mecanico se vc tem a hora super precisa no seu bolso no celular? e outra, qual a dificuldade em ter de acertar o relogio caso fosse necessario acertar 1x pela semana? quando tempo se demora pra fazer isso? 1 minuto? e vou mais além ainda, se a precisao é um fator tao primordial, nao seria mais sensato pegar um relogio a quartz ? ja que mesmo relogios comuns a quartz sao mais precisos de qualquer mecanico, e se quer exageros, tem o bulova precisionist (10s por ANO) ou mesmo o citizen 0100 (1 misero segundo por ano) e sobre esse ultimo, entro no mesmo pensamento de pq investir mais de 15 mil dolares pra ter uma precisao que meu celular fornece de graça? outra coisa sao os relogios de mergulho, pq diabos querer um relogio que suporta mais de 1000 metros de profundidade ? mesmo os melhores mergulhadores do mundo que colocam as vidas em risco na profissao de mergulho saturado descem no max a pouco mais de 300 metros... em mergulho amador o maximo que vc vai descer sao uns 40 metros (em 40 metros ja ha necessidade de fazer paradas descompressivas na subida, e nessa profundidade pode ficar no max cerca de 10 minutos, mais que isso iria necessitar de uma camara hiperbarica pra descompressao por conta do nitrogenio no sangue), eu ate entendo um relogio de 200m , 300m, pra quem faz esportes aquaticos como ser puxado de lancha por jetski , ao cair na agua pode sim dar uma pressao de uns 20atm no relogio , oq faria um relogio de 100m ficar avariado, porem so vejo necessidade nesses casos, tirando isso pra piscina e mergulho um de 100m ja é suficiente (tanto que com 100m ja pode receber certificação de diver preenchendo os outros requisitos). Eu mesmo estava pronto pra pegar um relogio que suporta 8 mil metros , porem o mesmo tem mais de 2cm de altura a caixa, nao ia ser legal pra usar no dia a dia, depois eu pensei, perai , PQ? pq pegar algo q provavelmente nao vou me adaptar ao uso diario e nem mesmo esporadico? pra deixar numa gaveta? pra dizer que tenho?

Enfim, nos anos 50 e 60, a precisao era necessaria, pois se nao teria de ficar todos os dias apos o trabalho na radio esperando tocar a hora certa pra poder ajustar o relogio... Hoje em dia uma precisao absurda ja nao faz sentido, assim como nao faz sentido uma resistencia a profundidade que o homem nunca vai atingir ou necessitar, ai criticamos aquelas coisas bizarras da invicta , DOURADOS com caixa ENORME e desenhos extravagantes, que sao vendidos a preço de banana para funkeiros e pessoas que querem ostentar um relojao e nao entendem nada de relogio, mas vao "ostentar" a porcaria pra outras pessoas que tambem nao entendem nada de relogios... e fazem isso gastando mixaria, e nós debochamos e rimos pq achamos sem noçao, ai se contar pra esses caras que em relogios temos 1, 2 , 3 carros, em alguns casos 1, 2 , 3 apartamentos, o que sera que esses que usam invicta iam dizer? que somos loucos provavelmente... kkkkk


Uma boa noite a todos !


 
Corrija um sábio e o fará mais sábio ! Corrija um idiota e ganhará um inimigo !

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #2 Online: 08 Fevereiro 2023 às 08:22:46 »
Adicione mais umas perguntas à sua filosofada:

- Por que usar relógio de pulso, se você tem as horas no celular, no carro, no computador, na rua, na televisão, se pode perguntar para alguém?
- Por que alguém compraria um relógio mecânico, se você tem os quartzos, que são mais precisos, muito mais baratos, quase não requerem manutenção, têm diversas complicações?

Ora, tudo isso existe simplesmente porque tem alguém disposto a pagar para ter essas coisas!

Pra quê serve um relógio senão para medir as horas? Então, obviamente, existirão aqueles interessados em extrair o máximo possível de determinada máquina a fim de obter o melhor funcionamento, isto é, precisão, daquele mecanismo.

"Ah, mas se o sujeito quer precisão, melhor pegar um quartzo!", sim, mas isso é uma meia verdade, pois desconsidera que o fetiche do sujeito é querer obter a melhor precisão que um relógio mecânico pode dar; não é a precisão pela precisão, e sim tirar o melhor daquele mecanismo rudimentar. Fosse precisão pela precisão, desencana do quartzo e pega um relógio atômico logo...

Não tem gente que prefere pagar fortunas em carro velho, que precisa de manutenção toda hora, fazer ajuste fino em carburador etc? Então... tem os doidos que preferem pagar caro em relógio mecânico...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #3 Online: 08 Fevereiro 2023 às 09:05:18 »
A resposta é simples e objetiva (embora, paradoxalmente, envolva quase exclusivamente a subjetividade): paixão! Fetiche, como bem disse o Igor.
Não há motivação racional para ter e colecionar certas coisas, sobretudo se for algo que dê algum trabalho e despesa. Relógio mecânico é caro; a sua manutenção é cara; em geral é impreciso etc.
No entanto, ninguém vive e age de modo totalmente racional. Mesmo o mais racional dos humanos tem paixões e fetiches que escapam à racionalidade. Se não fosse assim,  ninguém resistiria às pressões da vida. Precisamos da fuga da razão.
« Última modificação: 08 Fevereiro 2023 às 09:08:34 por Devenalme Sousa »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #4 Online: 08 Fevereiro 2023 às 09:33:18 »
Tem um stories salvo na minha conta @relogiosmecanicos no qual explico a técnica do troço, já que NENHUM jornalista de blog gringo se dignou a fazê-lo.

Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #5 Online: 08 Fevereiro 2023 às 10:22:20 »
Adicione mais umas perguntas à sua filosofada:

- Por que usar relógio de pulso, se você tem as horas no celular, no carro, no computador, na rua, na televisão, se pode perguntar para alguém?
- Por que alguém compraria um relógio mecânico, se você tem os quartzos, que são mais precisos, muito mais baratos, quase não requerem manutenção, têm diversas complicações?

Ora, tudo isso existe simplesmente porque tem alguém disposto a pagar para ter essas coisas!

Pra quê serve um relógio senão para medir as horas? Então, obviamente, existirão aqueles interessados em extrair o máximo possível de determinada máquina a fim de obter o melhor funcionamento, isto é, precisão, daquele mecanismo.

"Ah, mas se o sujeito quer precisão, melhor pegar um quartzo!", sim, mas isso é uma meia verdade, pois desconsidera que o fetiche do sujeito é querer obter a melhor precisão que um relógio mecânico pode dar; não é a precisão pela precisão, e sim tirar o melhor daquele mecanismo rudimentar. Fosse precisão pela precisão, desencana do quartzo e pega um relógio atômico logo...

Não tem gente que prefere pagar fortunas em carro velho, que precisa de manutenção toda hora, fazer ajuste fino em carburador etc? Então... tem os doidos que preferem pagar caro em relógio mecânico...

Igor, o mistermjr é fã incondicional de homages chinesas, por isso ele acha que não vale gastar em precisão.
@watches.in.sampa

Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #6 Online: 08 Fevereiro 2023 às 20:04:32 »
Igor, o mistermjr é fã incondicional de homages chinesas, por isso ele acha que não vale gastar em precisão.
Caro jvitor, isso não condiz com a realidade! Possuo desde suíços, a japas hi-beat, a questão não é essa, é bem outra, se a questão é precisão tem celular e quartz aí pra isso( coisa que nos anos 50 não existia)...
Ha décadas não há cronometristas mecanicos em competição alguma, isso pq quartz é mais preciso, qnd se faz necessário a precisão em algum evento sério ninguém sequer pensa em algo mecânico.
Eu particularmente gosto de relógio mecânico pela durabilidade, segundeiro que nao da tranco, a questão de precisão vem depois disso e para mim pouco importa quem fabrica ou onde fabrica desde que atenda esses requisitos de durabilidade , design e precisão razoável ( ate 30s por dia acho aceitavel)! Tenho alguns suíços inclusive com caixa em ouro maciço, e nem por isso saio dizendo que suíço com banho de 80 microns é lixo ( poderia incluir nesse balaio de lixos mtu omega que mtus acham ser bacana, mas é lixo fato) e só pq tem gnt q paga caro por lixo ele nao deixa de ser lixo ! Porcaria mesmo ! Mas ate a balenciaga vende umas porcarias caras ! Eu mesmo tenho sapato Prada que custa mais de 15 mil reais e é muito mais desconfortável que um jacometti n1 fabricado em SP por exemplo !  Se os china conseguem fazer algo bom e barato parabéns pra eles ! 
Corrija um sábio e o fará mais sábio ! Corrija um idiota e ganhará um inimigo !

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #7 Online: 10 Fevereiro 2023 às 08:31:38 »
Apesar de a cronometria ser uma área da horologia que me interessa bastante e, inclusive, eu sinceramente gostar dos avanços da área, mesmo hoje, em coisas intrinsecamente obsoletas, também não sou paranoia com marcha diária. Aliás, não estou nem aí para isso no meu uso diário, meus relógios estão sempre com a data e horários errados (não ajusto no segundo, quando muito no minuto...). O que me tira do sério nos relógios mecânicos, e que parece ser um problema crônico de alguns modelos, é a carga ineficiente. Bicho, isso me tira do sério... Eu trocaria uma precisão de 1 segundo ao dia por 30 segundos ao dia se o relógio tivesse um mecanismo de carga tão eficiente que com um safanão de braço o troço funcionasse o dia inteiro sem parar... Meu Deus, tem mecanismo (ETA 2892 stock é o primeiro que me vem à cabeça), que com 3 anos de revisão NO MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAXIMO e com muita fé, benzido pelo Papa, começa a não carregar direito. Isso é chato pra caralho!

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil

Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #9 Online: 10 Fevereiro 2023 às 09:46:01 »
Apesar de a cronometria ser uma área da horologia que me interessa bastante e, inclusive, eu sinceramente gostar dos avanços da área, mesmo hoje, em coisas intrinsecamente obsoletas, também não sou paranoia com marcha diária. Aliás, não estou nem aí para isso no meu uso diário, meus relógios estão sempre com a data e horários errados (não ajusto no segundo, quando muito no minuto...). O que me tira do sério nos relógios mecânicos, e que parece ser um problema crônico de alguns modelos, é a carga ineficiente. Bicho, isso me tira do sério... Eu trocaria uma precisão de 1 segundo ao dia por 30 segundos ao dia se o relógio tivesse um mecanismo de carga tão eficiente que com um safanão de braço o troço funcionasse o dia inteiro sem parar... Meu Deus, tem mecanismo (ETA 2892 stock é o primeiro que me vem à cabeça), que com 3 anos de revisão NO MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAXIMO e com muita fé, benzido pelo Papa, começa a não carregar direito. Isso é chato pra caralho!

Caro Flavio,
O que eu fazia pra nao ter esse problema é basicamente dar corda pela coroa nos relogios automaticos que aceitam corda pela coroa, uma vez a cada 5 dias (se em uso continuo, ou apos parado qnd for começar a usar) e nos automaticos que nao possuem corda pela coroa, fazer uma corda apenas balançando o movimento por uns 3 minutinhos... Sempre resolveu...

No caso do seu eta ele aceita corda pela coroa, o ideal antes de por no pulso e sair usando é dar um pouco de coda pela coroa...

Abraço
Corrija um sábio e o fará mais sábio ! Corrija um idiota e ganhará um inimigo !

Re:Será que a tecnologia SPIRATE™ da Omega é isso tudo mesmo?
« Resposta #10 Online: 10 Fevereiro 2023 às 20:15:45 »
Caro Flavio,
O que eu fazia pra nao ter esse problema é basicamente dar corda pela coroa nos relogios automaticos que aceitam corda pela coroa, uma vez a cada 5 dias (se em uso continuo, ou apos parado qnd for começar a usar) e nos automaticos que nao possuem corda pela coroa, fazer uma corda apenas balançando o movimento por uns 3 minutinhos... Sempre resolveu...

No caso do seu eta ele aceita corda pela coroa, o ideal antes de por no pulso e sair usando é dar um pouco de coda pela coroa...

Abraço
Flávio, eu sempre tiro da caixa o relógio que vou usar no dia seguinte antes de ir dormir. Ai eu dou corda e ajusto data a hora. Nunca tive B.O.. tenho 2892 num Longines que peguei mês passado, até agora tudo tranquilo


Sent from my iPhone using Tapatalk
@watches.in.sampa