Menu principal

O mercado de relojoaria em 2022 (Estudo da Morgan Stanley)

Iniciado por flávio, 12 Abril 2023 às 14:00:07

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Pelo 6º ano consecutivo, a empresa de consultoria Morgan Stanley, em parceria com a LuxeConsult, disponibilizou um estudo profundo sobre o mercado relojoeiro suíço. Duas tendências foram verificadas: incremento da polarização, com as maiores empresas abocanhando fatias cada vez mais expressivas do mercado; e a "premiumização", com a busca cada vez maior por produtos mais caros e que reflitam a posição social do consumidor. Colaciono abaixo alguns dados extraídos do estudo, para reflexão de todos. A indústria suíça de relojoaria é composta por cerca de 350 fabricantes, mas os "top 4" detêm 40% de todo mercado. A Swatch é a empresa que mais cresceu no último ano, cerca de 90%, certamente impulsionada pelo sucesso do Moonswatch. No ano 2000, os relógios com preço acima de 3000$ representavam 35% do mercado, hoje cerca de 75%. Isso ocorreu em virtude da popularização dos smartwatches, que acarretaram decréscimo de vendas nas faixas mais baratas do mercado (são vendidos cerca de 100 milhões de smartwatches anualmente). Excluindo Swatch, as empresas que mais cresceram no ano passado foram Ulysse Nardin e Girard Perregaux (cerca de 80%, considerando passivo de estoque, ou 40%, descontado este fator). A Rolex sozinha detém cerca de 30% de todo faturamento da indústria de relógios suíços. Jaeger Lecoultre e Piaget apresentaram queda de faturamento. O SwatchGroup também apresentou queda, sobretudo pela grande dependência do mercado chinês, bastante afetado pela pandemia, bem como pela diminuição de vendas das suas marcas mais baratas, como Tissot. A Breitling, sob gestão de Georges Kern, é um caso de sucesso, com crescimento anual de 25%. Os suíços bateram o recorde anual de faturamento, com cerca de 23 bilhões de francos em vendas. Ressalte-se que este valor corresponde a 45% do faturamento global com a venda de relógios, muito embora os suíços só tenham comercializado 15 milhões de exemplares (1.2 bilhão de relógios foram vendidos em todo mundo no ano passado). O mercado americano voltou a ser o mais importante da indústria, representando 16% de todas as exportações. Na próxima postagem continuarei a relacionar os dados que julguei importantes no estudo.




Adriano

Confirma a percepção "empírica" de quem observou com alguma atenção o mercado, especialmente na última década.

Mas também refuta a afirmação de que o "problema" dos preços no Brasil (que desestimulou o hobby de muita gente) é exclusivamente cambial.

Abs.,

Adriano