As diferenças do calibre Rolex Zenith do Daytona para o Zenith El Primero

  • 1 Respostas
  • 4365 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
O calibre 4030, como todo sabem, é baseado no Zenith El Primero, com modificações. Já li textos dizendo que as modificações alteravam 50% da peças mas, após ler o texto abaixo (está em italiano, usem o tradutor, como eu fiz), percebi que não chega a tanto. Mas tem muita coisa modificada. O acabamento é totalmente diferente e, nesta versão antiga do El Primo, melhor no Rolex. Mas ouso dizer que o acabamento Zenith, pelo menos do meu relógio, que é um El Primo de 2014, parece similar, senão melhor. Mas onde estão as modificações técnicas. Basicamente, de cabeça, são essas:

- Massa oscilante diferente no Rolex, para melhor amortecer choques
- Rodas reversoras diferentes, melhor na Rolex, que usa cliqués tradicionais internos, e não dois araminhos externos, como na Zenith
- Roda de transmissão do cronógrafo diferente, perfil dente reto na Rolex, epicicloidal na Zenith (não sei o que é melhor)
- Perfis internos de todas as rodas Rolex diferente, o que não afeta em nada o desempenho (as Zenith tem melhor acabamento)
- Retém dos acionadores dos cronos diferentes (não sei se um é mais vantajoso que o outro)
- Balanço, ponte do balanço, espiral, roda de escape, etc, ou seja, todo escapamento, completamente diferente no Rolex. Aliás, como a rodagem foi mantida no Rolex (número de dentes), eu presumo que a alteração de frequência (para o balanço "casar" com a rodagem) se deu na roda de escape: a Zenith tem 21 dentes, a Rolex 20. Confere isso? Porque não teria como simplesmente manter toda relação de rodagem e simplesmente mudar o balanço, a frequência não seria alterada para 28800. Tá certo isso Adriano e demais da labuta?
- Diferenças em perfis de algumas alavancas do crono, muito embora os pontos de contato sejam os mesmos
- Ausência de todo mecanismo de data no Rolex, apesar de mantida a mesma platina inferior (as furações estão lá...)


Acho que são essas coisas. Se eu fosse chutar, eu diria que mais de 50%, para dizer a verdade quase tudo, tem um acabamento diferente na Rolex. Porém, em funcionalidade mecânica, ou seja, em alteração funcional, eu chutaria uns 25%. Certamente as peças idênticas podem ser substituídas entre si, inclusive rodas. O resto não.

Vejam

http://www.orologeria.com/italiano/rivista/rivista019.html

Re:As diferenças do calibre Rolex Zenith do Daytona para o Zenith El Primero
« Resposta #1 Online: 25 Agosto 2023 às 07:23:08 »
Para quem se interessa pela mecânica, postagens como essas são preciosidades.