OT - Como afiar suas facas.

  • 16 Respostas
  • 12943 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
OT - Como afiar suas facas.
« Online: 19 Agosto 2009 às 14:02:07 »
Bom, sei que aqui muita gente curte facas além dos relógios, garimpando no Você Tubo, achei essa matéria bem interessante:

http://www.youtube.com/watch?v=NVIpEtPr6O4

Agora resta saber dos amigos cuteleiros se as informações passadas estão corretas ou se há algo mais a acrescentar, enfim, complementem com vosso conhecimento.
Um abraço
Fábio

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #1 Online: 19 Agosto 2009 às 15:11:39 »
Bom link, apesar de que de facas,  nada pesco, mas agora já tenho umas luzes.... ;D

Bom, estarei um pouco mais "iluminado" :-X, digamos assim...

Mas nem me atrevo a dizer se é assim ou assado, os Mestres que avaliem se é bão ou nem por isso.

 ;D

Abs,
Correia







Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #2 Online: 19 Agosto 2009 às 15:37:29 »
Podem ir com fé!  ;D ;D ;D

O Flávio Duprat é sem sombra de dúvida a maior autoridade brasileira em afiação de lâminas. As técnicas demonstradas por ele neste vídeo são básicas, porém muito eficientes.




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #3 Online: 19 Agosto 2009 às 15:40:14 »
Podem ir com fé!  ;D ;D ;D

O Flávio Duprat é sem sombra de dúvida a maior autoridade brasileira em afiação de lâminas. As técnicas demonstradas por ele neste vídeo são básicas, porém muito eficientes.




Um abraço

Valeu grande Paulo (ou seria BigPaul, seguindo a linha do betamplex), kkkk.

Mas o que queremos são técnicas básicas mesmo, coisas que podemos fazer em casa com nossos utensílios (bom, pelo menos é o que EU quero).

Um abração patrão.
Um abraço
Fábio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #4 Online: 19 Agosto 2009 às 16:00:47 »
Podem ir com fé!  ;D ;D ;D

O Flávio Duprat é sem sombra de dúvida a maior autoridade brasileira em afiação de lâminas. As técnicas demonstradas por ele neste vídeo são básicas, porém muito eficientes.




Um abraço

Valeu grande Paulo (ou seria BigPaul, seguindo a linha do betamplex), kkkk.

Mas o que queremos são técnicas básicas mesmo, coisas que podemos fazer em casa com nossos utensílios (bom, pelo menos é o que EU quero).

Um abração patrão.



Pô! Mais básico do que ele mostrou? Só se for com a força do pensamento!  ;D ;D ;D

Chaira você consegue encontrar em qualquer bom hipermercado. Recomendo as da Mundial, série Profissional (as de cabo branco). Faz muito tempo que não vejo, mas o preço não deve estar muito acima de uns 30 ou 40 pila.

Pedra combinada você compra em lojas de ferragem. Aqui a qualidade é importante! Das encontradas no mercado nacional eu só recomendo as da Carborundum ou da Norton. E são caras pra caramba... Quase 15 reais...  ::)


De resto, é só braço.  ;)
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #5 Online: 19 Agosto 2009 às 16:03:25 »
Mas é claro, se você preferir, tem a opção de usar chaira de cerâmica e pedras diamantadas...


Mas ai a brincadeira vai para uns 200 dólares...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #6 Online: 19 Agosto 2009 às 17:31:59 »
Oi pessoal !

é mais ou menos o método que eu uso, chaira no dia-a-dia e pedra quando a situaçao é dificil ! Eu passo "aliviando" a cada passagem, e a ultima é beeeem de leve, so pra dar o acabamento ! A unica coisa que eu nao tenho é pedra dupla face, so tenho uma com textura fina, é longo pra afiar...

Alias, Paulo, ainda nao recebi a tua faca, meu irmao esqueceu, meus pais vao trazer em setembro !

Quando ela chegou na casa do meu irmao, ele escondeu correndo, de medo que meus sobrinhos achassem a faca e se ferissem, ele diz que aquilo é faca do Jack estripador !!! ;-)

Abraços,

Bruno

*

Offline sat

  • *****
  • 1.031
    • Ver perfil
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #7 Online: 19 Agosto 2009 às 17:46:51 »
Podem ir com fé!  ;D ;D ;D

O Flávio Duprat é sem sombra de dúvida a maior autoridade brasileira em afiação de lâminas. As técnicas demonstradas por ele neste vídeo são básicas, porém muito eficientes.




Um abraço

Valeu grande Paulo (ou seria BigPaul, seguindo a linha do betamplex), kkkk.

Mas o que queremos são técnicas básicas mesmo, coisas que podemos fazer em casa com nossos utensílios (bom, pelo menos é o que EU quero).

Um abração patrão.



Pô! Mais básico do que ele mostrou? Só se for com a força do pensamento!  ;D ;D ;D

Chaira você consegue encontrar em qualquer bom hipermercado. Recomendo as da Mundial, série Profissional (as de cabo branco). Faz muito tempo que não vejo, mas o preço não deve estar muito acima de uns 30 ou 40 pila.

Pedra combinada você compra em lojas de ferragem. Aqui a qualidade é importante! Das encontradas no mercado nacional eu só recomendo as da Carborundum ou da Norton. E são caras pra caramba... Quase 15 reais...  ::)


De resto, é só braço.  ;)


Eu aprendi a afiar facas com esse e outro vídeo, numa demonstração num site de facas artesanais.
Paulo, uma correção: essa chaira Mundial, eu achei, a lisa, por R$ 24,80. A estriada é o mesmo preço. E não faz nem um mês.
Posso dizer uma outra coisa que, para mim, deu resultado, nas facas de cozinha. Usei uma chaira estriada, normal e conhecida por todos e, após, para dar o acabamento, usei uma lisa, essa mesmo que acabei de citar: Mundial e de cabo branco.
Abraços,

SANDRO
« Última modificação: 19 Agosto 2009 às 17:51:47 por sat »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #8 Online: 19 Agosto 2009 às 18:15:48 »

Pô! Mais básico do que ele mostrou? Só se for com a força do pensamento!  ;D ;D ;D


Eu estava na verdade concordando com você,  ;)

Eu tenho uma chaira dessas de cabo branco da Mundial, comprei o conjunto, chaira + faca de açogueiro no Carrefour, faça de 10" também de cabo branco.
Ganhei do dia dos pais uma pedra dessas dupla face.

Só faltava aprender a usar tudo corretamente.
 ;D  ;D  ;D
Um abraço
Fábio

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #9 Online: 20 Agosto 2009 às 07:30:53 »

   Muito bom o video, sempre tive curiosidade para amolar do modo certo uma faca,  8)

valeu mesmo, obrigado, abraços Tomas  ;)
abraços Tomas.

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #10 Online: 20 Agosto 2009 às 07:36:35 »
Oi pessoal !

é mais ou menos o método que eu uso, chaira no dia-a-dia e pedra quando a situaçao é dificil ! Eu passo "aliviando" a cada passagem, e a ultima é beeeem de leve, so pra dar o acabamento ! A unica coisa que eu nao tenho é pedra dupla face, so tenho uma com textura fina, é longo pra afiar...

Alias, Paulo, ainda nao recebi a tua faca, meu irmao esqueceu, meus pais vao trazer em setembro !

Quando ela chegou na casa do meu irmao, ele escondeu correndo, de medo que meus sobrinhos achassem a faca e se ferissem, ele diz que aquilo é faca do Jack estripador !!! ;-)

Abraços,

Bruno


Bruno, quando a faca chegar ai, se você puder, gostaria que fizesse um "mini-review" dela. Quanto às pedras, ai na França é bem fácil de achar as pedras belgas (afinal, é do lado...). Em se tratando de pedras naturais, só perdem para as Arkansas.



Eu aprendi a afiar facas com esse e outro vídeo, numa demonstração num site de facas artesanais.
Paulo, uma correção: essa chaira Mundial, eu achei, a lisa, por R$ 24,80. A estriada é o mesmo preço. E não faz nem um mês.
Posso dizer uma outra coisa que, para mim, deu resultado, nas facas de cozinha. Usei uma chaira estriada, normal e conhecida por todos e, após, para dar o acabamento, usei uma lisa, essa mesmo que acabei de citar: Mundial e de cabo branco.
Abraços,

SANDRO

Então, está até mais barato do que eu imaginava... Faz muito tempo que não verifico o preço destas ferramentas...



Eu estava na verdade concordando com você,  ;)

Eu tenho uma chaira dessas de cabo branco da Mundial, comprei o conjunto, chaira + faca de açogueiro no Carrefour, faça de 10" também de cabo branco.
Ganhei do dia dos pais uma pedra dessas dupla face.

Só faltava aprender a usar tudo corretamente.
 ;D  ;D  ;D

Agora não tem mais desculpa!  ;D

É só seguir as instruções do Duprat, e partir pro abraço!





Algumas pequenas considerações:

A chaira deve SEMPRE ser mais dura que a faca. Esta chaira da Mundial é apropriada para uma faca industrial de aço inox. Citei ela pois 90% das pessoas usam facas deste tipo. Mas se for tentar afiar uma faca de aço carbono de alta dureza nesta chaira, você só conseguirá destruir o gume da lâmina...

O ideal é utilizar uma chaira LISA. As estriadas também funcionam, porém são abrasivas, o que com o tempo irá deformar a área do gume. E além disso, as lisas permitem um fio bem mais fino (e portanto, muito mais "cortante").

Um substituto para a chaira é um pedaço de couro impregnado com pasta abrasiva. Uma dica: um cinto velho de couro (tem que ser de couro - aqueles de imitação não funcionam...) e pasta de dentes branca. Pendure o cinto pela fivela, passe a pasta de dentes no verso do cinto e esfregue a faca no couro. ATENÇÂO: o sentido é a favor do fio (o contrário da chaira, que é contra o fio).





Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #11 Online: 20 Agosto 2009 às 09:32:50 »
Paulo Rocha, santo homem de Deus...

E a MINHA faca ???

Como eu vou afiar alguma coisa que ainda não tenho ??? ???  :'( :'( :'(

Sei dos seus afazeres (muitos, e de reconhecida complexidade)... Mas não posso perder estas pequenas chances que surgem de te azucrinar...  ;D

Abração, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #12 Online: 20 Agosto 2009 às 09:54:22 »
Paulo Rocha, santo homem de Deus...

E a MINHA faca ???

Como eu vou afiar alguma coisa que ainda não tenho ??? ???  :'( :'( :'(

Sei dos seus afazeres (muitos, e de reconhecida complexidade)... Mas não posso perder estas pequenas chances que surgem de te azucrinar...  ;D

Abração, Flávio.


Ihhhh.... O cara me achou...  ;D


Flávio, a tua faca já está temperada. Ainda tenho que fazer o polimento, montar a empunhadura e fazer a bainha.

Em condições normais eu diria que ainda levaria 1 mês para terminar...

Mas como eu comecei a fazer faculdade à noite, só vou poder mexer na tua faca lá pelo final do ano, aproveitando as minhas férias... Mas ai eu termino ela, palavra!

Fica brabo comigo não, sinhozinho...  :'(


 ;D



Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #13 Online: 20 Agosto 2009 às 12:27:16 »
Citar
ATENÇÂO: o sentido é a favor do fio (o contrário da chaira, que é contra o fio).

Ué, Paulo, no vídeo tá mostrando a afiação na chaira a favor do fio (assim como na pedra), como se estivesse laminando a chaira.  ???
Um abraço
Fábio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #14 Online: 20 Agosto 2009 às 14:02:19 »
Citar
ATENÇÂO: o sentido é a favor do fio (o contrário da chaira, que é contra o fio).

Ué, Paulo, no vídeo tá mostrando a afiação na chaira a favor do fio (assim como na pedra), como se estivesse laminando a chaira.  ???

Na verdade o movimento mostrado no vídeo é exatamente CONTRA o fio... É só você imaginar que a faca está parada e quem se movimenta é a chaira: a chaira estará "subindo" o fio, ou seja, sendo raspada na direção do fio para o dorso.

O movimento no couro deve ser o inverso do utilizado na chaira.




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #15 Online: 20 Agosto 2009 às 16:03:13 »
Gostei muito do vídeo e da forma como foi mostrado.
Há tempo lembro que vi um apoio para faca, com a finalidade de dar o ângulo certo para a afiação.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: OT - Como afiar suas facas.
« Resposta #16 Online: 20 Agosto 2009 às 17:33:59 »
Gostei muito do vídeo e da forma como foi mostrado.
Há tempo lembro que vi um apoio para faca, com a finalidade de dar o ângulo certo para a afiação.

Octávio, você está falando do sistema Lansky (http://www.lansky.com), o Paulo Rocha tem um e pode dar maiores detalhes.

Esse é um sistema mais profissional, transforma a faca numa verdadeira navalha.

Veja um vídeo dele em ação: http://www.youtube.com/watch?v=KW64B0MZVOE

Paulo, entendi.
Na verdade o que eu pensava que era a favor na verdade é contra e vice-versa, eu que troquei as bolas.
Um abraço
Fábio