Teste multipla escolha sobre relogios

  • 6 Respostas
  • 2304 Visualizações
Teste multipla escolha sobre relogios
« Online: 27 Novembro 2008 às 10:23:10 »
No uol educação, teste multipla escolha sobre relogios

  http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=4909
 :P


*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Teste multipla escolha sobre relogios
« Resposta #1 Online: 27 Novembro 2008 às 11:57:46 »

Legal! Mas errei a do tal de Christiaan Huygens .
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Teste multipla escolha sobre relogios
« Resposta #2 Online: 27 Novembro 2008 às 15:56:54 »
Humm. Legal, mas vou dar uma de chato agora. Errei duas: a primeira, do pêndulo, e a última, sobre cronômetros de olimpíadas. O teste é genérico, para pessoas "comuns" e não aficcionados. Sendo eu um membro do último grupo, questiono essas duas questões.

1º - Concordo, o período depende do comprimento do pêndulo, mas genericamente falando. Falando-se em relógios, o tamanho do pêndulo não determina nada, mas sim, é determinado por outros fatores. A freqüência de oscilação do pêndulo depende da rodagem, especialmente do escapamento e do tipo de escapamento usado, se é destacado ou não, se de alto ou baixo recuo, single ou double beat, dead-beat, e por aí vai. Isso determina se o pêndulo liberará o escapamento uma vez por oscilação ou a cada semi-oscilação. Baseado nisso, produz-se um pêndulo que oscile na freqüência desejada. Como o mais comum em relógios antigos de parede, no meu saber, são escapamentos ingleses, tipo Graham, ou verge, escolhi a alternativa de "uma vez por segundo", mesmo não sendo a mais precisa. Para piorar a compreensão da pergunta, é duvidoso o conceito de "balanço" do pêndulo. Esse balanço é para cada lado (semi-oscilação) ou uma oscilação completa?

2º - Na última questão, entendendo que trata-se de relógios de cronometragem, e nos dias atuais, respondi que o melhor é o quartz. Mas a resposta do quiz era "atômico". Claro, é o relógio mais preciso, genericamente falando, mas e para a finalidade para qual a pergunta se refere? Será que a palavra "portabilidade" não significa nada?

Abraços!

Adriano

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Teste multipla escolha sobre relogios
« Resposta #3 Online: 15 Setembro 2009 às 17:52:01 »
Adriano,
Concordo com vc.
Só errei a do pêndulo, e teria os mesmos questionamentos. Mas como brincadeira e dirigida ao público leigo...
Imagine se é prova prá valer?
Átalo

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Teste multipla escolha sobre relogios
« Resposta #4 Online: 15 Setembro 2009 às 18:11:53 »
...
2º - Na última questão, entendendo que trata-se de relógios de cronometragem, e nos dias atuais, respondi que o melhor é o quartz. Mas a resposta do quiz era "atômico". Claro, é o relógio mais preciso, genericamente falando, mas e para a finalidade para qual a pergunta se refere? Será que a palavra "portabilidade" não significa nada?...

Adriano, pelo que vi no teste ele fala de "tempos olímpicos", já li e infelizmente não tenho a fonte para citar que os relógios utilizados nas olimpíadas paras as cronometragens são de fato "atômicos". Acho que em um evento deste a portabilidade tem uma importância secundária mesmo sabendo que existem "atômicos" de dimensões bem pequenas (portátil).
A Symmetricom tem uma solução que cabe na palma da mão e o "National Institute of Standards and Technology" - NIST pesquisa outra solução já em "Chip-scale".
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Teste multipla escolha sobre relogios
« Resposta #5 Online: 15 Setembro 2009 às 18:24:00 »
Pior que hoje em dia um relógio atômico é efetivamente portátil, do tamanho de uma maleta, um videocassete, etc.

Não é o mais fodido dos atômicos, daqueles resfriados a quase zero absoluto, mas dá pra quebrar um galho... ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Teste multipla escolha sobre relogios
« Resposta #6 Online: 15 Setembro 2009 às 18:37:37 »
Aí é bão demais! Acho que no Museu de La Chaux-de-fonds tem um bicho atômico desses, parece um amplificador... Tirei foto dele:



Mas e aí? É só meter um troço desse debaixo do braço e tá funcionando? Se for assim então retiro minha queixa à pergunta. É que achei que não bastava isso, que precisava de uma parafernália e isso fosse somente parte do relógio.

Achei que esse em exposição no museu fosse um "dummy", apenas para demonstração.

Abraços!

Adriano