Minha modesta biblioteca de relojoaria

  • 23 Respostas
  • 11297 Visualizações
Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Online: 27 Agosto 2009 às 14:27:09 »
Pegando um gancho no post do Igor (Material de relojoaria em português) resolvi, no intuito de orientar os iniciantes, postar minha saga atrás de literatura sobre relojoaria! ;)
Minha saga de livros começou quando conheci o Flávio, aqui em BH. Foi quando ele me trouxe de presente um exemplar do livro do Dimas Pimenta.
Até então, o pouco que sabia, foi o que consegui de material na internet, basicamente no nosso fórum, Time Zone, The Purist, Hautehorlogerie, National Association of Watch and Clock Collectors(NAWCC),Watch Repair Help, Watch Talk Forums  e mais uma cacetada de sites que fui garimpando pela rede (links de outros sites, Google, Yahoo etc).
Foi aí que começou o problema, pois com os termos em inglês na cabeça, sempre que ia conversar com um relojoeiro amigo meu, virava aquela loucura ;D ;D ;D! Ninguém se entendia. O livro do Dimas Pimenta, nessa hora foi de fundamental importância pra mim. ;)
Ai o Flávio me deu a dica do Donald de Carle.
Como iniciante, resolvi “fuçar” primeiro nos relógios de parede que, por serem maiores, pelo menos pra mim eram mais fáceis de compreender e, para um neófito como eu, de consertar.
Ai comprei na Amazon Book o "Practical Clock Repairing" do Donald de Carle e naquelas promoções da Amazon, comprei junto o “Clock Repairing as a Hobby”, de Harold Kelly. O primeiro, excelente, entra em detalhes de funcionamento (tudo o que eu queria na época) e o segundo, bom também, só que bem mais prático. Meio que parte do princípio que o sujeito já conhece o assunto e vai direto aos defeitos e como arrumá-los.
Fui tomando gosto pela coisa e comprei um tempo depois o “Clock Repairing Handbook” de Laurie Penman, também muito prático, mas um pouco mais detalhado do que o do Harold Kelly. Achei muito bom também!
Nesse meio tempo o Flávio acabou me convencendo a comprar o “Revolution in Time” de David Landes e o “Longitude” de Dava Sobel.
Pra quem quer conhecer a história da relojoaria,são ótimos! Nesta linha me falta comprar o "Time Restored: The Harrison Timekeepers and R.T. Gould” que deve ser excelente!
Bom, na medida em que fui aprofundando meus conhecimentos, resolvi  partir pros relógios de bolso que, além de serem minha paixão, e seguindo a mesma linha de raciocínio, por serem maiores, seriam mais fáceis de mexer do que os de pulso. Lêdo engano! ??? ??? ??? São tão complicados quanto os de pulso! Pelo menos pra um iniciante como eu!
Acabei comprando primeiro o "Practical Watch Repairing" do Donald de Carle e depois o "Repairing Old Clock and Watches" de Anthony Whiten. Ambos excelentes!
Aí a curiosidade foi só aumentando e comecei a me interessar pelas “complicações” com a pretensão de algum dia ter culhão pra mexer num relógio com calendário, cronógrafos etc e tal. Foi quando comprei o “Complicated Watches and Their Repair” também do Donald de Carle. Muito bom, mas ainda muito hermético pra mim.
Depois achei, sem querer, um dos livros mais toscos de relojoaria que deve existir; quem reclama do Manual do Aprendiz de Relojoeiro deveria ver este  ??? ??? ???. Ia mudar de opinião na mesma hora! É o “Curso de Relojoeiro“ de Dorvalino Oliveira. Este sim, uma verdadeira bosta!
Por curiosidade gostaria de comprar ainda o “Watchmaking” do Daniels e o "The Theory of Horology" (um tanto de gente).
O problema com o Watchmaking é o preço! Como não tenho a pretensão de construir um relógio e nem mesmo alguma peça, pra uma simples curiosidade, tá caro demais! Mas que deve ser ducaralho, isto lá deve ...  ;)
Falta ainda o “The Theory of Horology”. Esse, apesar do preço, vou comprar, mas não encontro em lugar nenhum! Há três meses que estou atrás do danado e nada (se por acaso algum dos senhores souber de quem tenha ou onde tem, por favor, me avise!).
Pelo menos pras minhas pretensões amadorísticas (desmontar, lavar, montar, lubrificar e, eventualmente consertar um relógio) acho que já está bem legal.
Claro, se aparecer coisa bacana, de repente ... ::) ::) ::)
« Última modificação: 27 Agosto 2009 às 15:14:54 por Lourival »

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #1 Online: 27 Agosto 2009 às 15:30:41 »
Não sabia que existiam dois, o "Practical Clock Repairing" e o "Practical Watch Repairing". Estive pensando em comprar um desses, mas agora fiquei na dúvida... como eu me interesso mais pelos "watchs", acho que vou começar por ele.

Obrigado pelas referências, andei procurando livros a respeito mas não tive muito sucesso. Agora já tenho várias dicas  :)!

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #2 Online: 27 Agosto 2009 às 15:52:35 »
Para quem não tem nenhum livro, mas quer aprender sobre relógios de punho, qual comprar primeiro?

"Practical Clock Repairing"

ou

"Practical Watch Repairing"

???

[ ]s
Luciano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #3 Online: 27 Agosto 2009 às 15:57:14 »
Lourival,

Muito legal seu tópico. Também tenho uma biblioteca de livros de relógio, é um pouco maior que a sua (uns 30 e pouco volumes), mas voltada mais à livros de história, teoria relojoeira e referência. Tenho poucos livros de "reparo" (acho que só o Pratical Watch Repairing e o Watchmaking).

Se você achou o Watchmaking caro, se prepare, pois o The Theory of Horology é mais caro ainda (o dobro, praticamente).
Pesquise em http://used.addall.com e você achará o The Theory of Horology em um monte de lugares. O mais barato ali é US$ 106.

Como gosto muito de livros, e eles me dão mais prazer do que os próprios relógios, não acho uma obra tão cara. Vale a compra.
Tanto o Flávio quanto o Adriano possuem esse livro. Pergunte a eles o que acham.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #4 Online: 27 Agosto 2009 às 15:59:06 »
Luciano,

Compre o Practical Watch Repairing.

Como o próprio nome diz, o Practical Clock Repairing é destinado a relógios de mesa, parede e coluna ("clock"), e o Practical Watch Repairing aos relógios de bolso e pulso ("watch").

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #5 Online: 27 Agosto 2009 às 15:59:43 »
Para quem não tem nenhum livro, mas quer aprender sobre relógios de punho, qual comprar primeiro?

"Practical Clock Repairing"

ou

"Practical Watch Repairing"

???



Entendo que relógios de pulso são "watches", e os demais são "clocks".

Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #6 Online: 27 Agosto 2009 às 16:06:23 »
Para quem não tem nenhum livro, mas quer aprender sobre relógios de punho, qual comprar primeiro?

"Practical Clock Repairing"

ou

"Practical Watch Repairing"

???



Luw, os gringos fazem uma distinção entre relógios de pulso e relógios de parede, de mesa etc.
Os de pulso eles chamam de WATCH.
Os de parede, de mesa etc eles chamam de CLOCK

Abraço
Lourival

Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #7 Online: 27 Agosto 2009 às 16:12:51 »
Lourival,

Muito legal seu tópico. Também tenho uma biblioteca de livros de relógio, é um pouco maior que a sua (uns 30 e pouco volumes), mas voltada mais à livros de história, teoria relojoeira e referência. Tenho poucos livros de "reparo" (acho que só o Pratical Watch Repairing e o Watchmaking).

Se você achou o Watchmaking caro, se prepare, pois o The Theory of Horology é mais caro ainda (o dobro, praticamente).
Pesquise em http://used.addall.com e você achará o The Theory of Horology em um monte de lugares. O mais barato ali é US$ 106.

Como gosto muito de livros, e eles me dão mais prazer do que os próprios relógios, não acho uma obra tão cara. Vale a compra.
Tanto o Flávio quanto o Adriano possuem esse livro. Pergunte a eles o que acham.

Um abraço,

Igor
Uai Igor, quando olhei na Amazon o The Theory of Horology custava uns US$150,00 e o Watchmaking custava algo em torno de US$ 500 :o :o :o
Dei uma olhada lá agora pra conferir e vi que, para lançamento em dezembro, estão vendendo o watchmaking por US$54,00  ??? ??? ???
Como diz o bom mineiro, uai sô, num tô intendeno nada! ;D ;D ;D
Me parece, segundo uma dica do Flávio, que o Watchmaking é mais voltado pra construção de peças e o Theory of Horology mas a parte teórica da coisa. Tô certo?
« Última modificação: 27 Agosto 2009 às 16:15:23 por Lourival »

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #8 Online: 27 Agosto 2009 às 16:18:01 »
Bêle, "Practical Watch Repairing" será 8).
[ ]s
Luciano

Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #9 Online: 27 Agosto 2009 às 16:22:52 »
Bêle, "Practical Watch Repairing" será 8).
Só pra completar, os de bolso eles chamam de Pocket Watch

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #10 Online: 27 Agosto 2009 às 16:51:10 »
Uai Igor, quando olhei na Amazon o The Theory of Horology custava uns US$150,00 e o Watchmaking custava algo em torno de US$ 500 :o :o :o
Dei uma olhada lá agora pra conferir e vi que, para lançamento em dezembro, estão vendendo o watchmaking por US$54,00  ??? ??? ???
Como diz o bom mineiro, uai sô, num tô intendeno nada! ;D ;D ;D
Me parece, segundo uma dica do Flávio, que o Watchmaking é mais voltado pra construção de peças e o Theory of Horology mas a parte teórica da coisa. Tô certo?

Lourival,

Não se esqueça que a Amazon não é a única fonte confiável de onde você pode comprar seus livros. Geralmente os livros lá são mais caros que em outros sites.
Neste site que te indiquei (AddAll), o Watchmaking sai por US$ 54,00, contra os US$ 106 do The Theory of Horology.

No mais, é isso mesmo que o Flávio te informou: o Watchmaking é um livro em que o George Daniels ensina a construir um relógio. Não tem nada de reparo, nem conserto, nem lubrificação, nem diagnóstico, nem nada disso. Não é destinado a amadores, a não ser que seja um amador bastante interessado.
É um livro bacana, e dos melhores que tem sobre o assunto, mas ali não possui tudo o que uma pessoa precisa. Se nego realmente estiver interessado em construir um relógio de boa qualidade, fazendo de tudo, vai precisar de alguns outros livros também, pois Daniels passa muito "por cima" de alguns assuntos. É como que um "resumão".

O The Theory of Horology é como o nome diz, a teoria da relojoaria. É um livro de estudos que inclusive é utilizado no Wostep para formação de seus relojoeiros, mas não é destinado à parte prática do reparo relojoeiro, como os livros do De Carle.
Também não é para amadores curiosos, e sim para aqueles bem interessados e já iniciados.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #11 Online: 27 Agosto 2009 às 16:57:28 »
Igor, nunca comprei nesta AddAll. Pra ser sincero, nunca tinha ouvido falar deste troço. Compro somente na Alibris e Amazon. Nunca deu zebra! Já comprei umas 50 vezes!
Quanto ao preço, o Watchmaking da Amazon está com o mesmo preço desta AddAll. Agora o Theory of Horology não encontrava nem a pau! Esta livraria que você indicou é confiável?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #12 Online: 27 Agosto 2009 às 17:20:30 »
Lourival,

O AddAll não é uma livraria, nem um site de comércio de livros, é apenas um agregador de preços, tal como um Buscapé ou Bondfaro da vida.
Ele apenas indica onde tem o livro e os respectivos preços, de forma que você não tem que ficar zanzando por zilhares de sites para achar o que você quer.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #13 Online: 27 Agosto 2009 às 17:24:21 »
Putz Igor, só agora que vi isto! :-[ :-[ :-[

Perdão pela mancada! ;)

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #14 Online: 27 Agosto 2009 às 17:30:52 »
Já que você gosta de livros, participe deste fórum na NAWCC destinando apenas a livros de relojoaria: http://mb.nawcc.org/forumdisplay.php?f=21

Eu o visito com freqüência, pois tem muito informação bacana para quem gosta.
Se você procurar ali pelo The Theory of Horology, verá que já discutiram sobre o livro, e um camarada, o Richard Watkins, dono deste famoso site e casca grossa nesse negócio de biblioteca de relojoaria, meteu um pau fodido na obra.

Recomendo que procure ali e veja mesmo se o livro destina-se a você.

Um abraço,

Igor

P.S.: Pra facilitar, segue o tópico: http://mb.nawcc.org/showthread.php?t=19849
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #15 Online: 27 Agosto 2009 às 18:29:48 »
Amigos,
Minha história com os relógios mecânicos só tomou rumo depois que entrei no site e posteriormente no forum.
Curiosamente, cheguei no site por caminhos meio tortuosos, pelo Google, e por aí vai.
Depois conheci o Flávio, que me mostrou alguns dos caminhos das pedras.
Agora, a biblioteca é mais digital, busco muita coisa na net.
Tenho muitos catálogos, revistas, e uns poucos livros, esses, a maior parte que ganhei de amigos.
O mais curioso, por enquanto, é um que o Flávio me indicou, na verdade quase uma revista descartável - mostra passo a passo a construção (e é possível construir, com o modelo da própria revista), um relógio de papel. Já comecei, mas ainda demora pra ficar pronto.
Abraços.
Átalo

*

Offline jos

  • ***
  • 105
    • Ver perfil
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #16 Online: 28 Agosto 2009 às 18:55:54 »
Prezado Lourival

Puxa, voce chama a sua biblioteca de modesta. Imagina a de outros colegas, como a do Flávio, p.ex..

Legal o seu tópico. Para mim, um iniciante, as dicas são preciosas.

abs, jos

*

Online flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #17 Online: 28 Agosto 2009 às 20:52:13 »
Bem, abstraindo-me da loucura e teclando de BH, pois, tive um problema de família, o que posso dizer sobre os livros citados:


- Quer desmontar um relógio de pulso e aprender como lubrificá-lo, limpá-lo? Practical watch repairing. Pode parecer que, por ter peças maiores, etc, é condição você ler o practical clock repairing. Errado! Relógios de pulso e de mesa ou parede possuem arquitetura completamente diferente, a começar pelo pêndulo. Não comprem o último, a não ser que queiram desmontar despertadores, relógios de parede etc

- O Theory of Horology não é lá grandes coisas não e, vou além, tem uma diagramação tão "ocupante de espaço" que o livro poderia ter a metade das páginas e o mesmo conteúdo. Mas é bacana. Mas sinceramente não vale o que custa. Eu comprei, e aí o Igor e Adriano podem me ajudar, pois não estou com ele em mãos, direto do "publisher", que inclusive é quem faz o prefácio do livro. Há site na net, basta olhar qual é. Mas eu só o recomendaria no caso de já ter outros livros.

- O melhor livro sobre relojoaria, disparado, mas disparado mesmo, longe, que te coloca no contexto e faz você dizer a todo momento enquanto lê PUTA QUE PARIU é o Revolution in Time. Este todos tinham que ler. Mas é livro sem muitas gravuras, umas 600 páginas e em inglês. Mas é literatura para qualquer um, então, não precisa ser o mestre do inglês para saber le-lo. Este tem que ler.

- O Longitude eu sou suspeito. Muito suspeito, aliás. Tem que ler também. Há em português, mas todos que já leram o da cia das letras em português mesmo assim devem comprar a versão ilustrada gringa, nem que seja para ver as fotos enquanto acompanha o texto em português.

- Não recomendo o Watchmaking do Daniels, leitura chata e tortuosa. Eu mesmo não li o livro todo, na verdade só li o capítulo de escapamentos, balanços e....esqueci. Cheio de cálculos! Livro de referência.

Sei lá, eu tenho muitos livros, posso indicar vários se quiserem, mas o da ilha, aquele que se você pudesse, seria o que levaria para a ilha, é o Revolution in Time. É como se este livro estivesse num outro patamar: existe ele e os outros. Sério. Quem não leu tem que ler. Quem já leu, tem que ler de novo. Foda. Este livro, pode parecer conversa fiada, abriu minha mente de um modo tão absurdo que, depois, mudei completamente meu gosto pela relojoaria. E o modo meio sarcástico de escrever do Landes...É uma pena que este seja o seu único livro não traduzido para o português e, um deles, como já disse aqui, ficou meses na lista dos mais vendidos da Veja (e há até um capítulo rápido sobre relojoaria), o A riqueza e a pobreza das nações.

Enfim, não tenho tempo para ler, não sou tão bom no inglês, blá blá blá blá. Podem arrumar desculpa para ler todos os livros do mundo, mas se gostam de relojoaria, e presumo que gostam, senão não estavam aqui, digo de novo: ARRUMEM TEMPO E SACO PARA LER, ESTE TEM QUE LER.


Flávio


Flávio


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #18 Online: 28 Agosto 2009 às 21:45:25 »
Putz, o Revolution in Time realmente é o melhor que já li.

Tem um monte de coisa que eu gostaria de falar, mas tenho de correr daqui. Amanhã eu falo.

Um abraço a todos,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Minha modesta biblioteca de relojoaria
« Resposta #19 Online: 29 Agosto 2009 às 23:29:03 »
Bom, agora que estou com mais tempo:

O Revolution in Time sem dúvida é o melhor livro sobre relógios que li (estou com outro aqui, chamado "Manufactoring Time: Global Competition in the Watch Industry, 1795-2000" que promete ser muito bom também, na mesma linha, mas não comecei a ler ainda).

Duvido que uma pessoa leia o Revolution e não passe a ver os relógios com outros olhos, respeitando-os muito mais por sua história e influência no comportamento da humanidade. É impressionante quanta informação o livro reúne. Eu fico abismado de ver como uma pessoa sozinha conseguiu reunir aquilo tudo.
Você vai lendo e percebendo o quanto os relógios influenciaram o homem moderno, o quanto são importantes para o mundo. Você passa a valorizar todo tipo de relógio, até aquele quartzo mais vagabundo, e deixa de dar valor à vaidades bobas como metros na frente/pés na frete, Submariner em vermelho, e outras "raridades" artificialmente fabricadas, etc.

Faço coro com o Flávio: se você leva a sério mesmo e gosta de relojoaria, isto é, se pra você relógio não for só pra ver as horas ou então para ficar bonito na foto, você TEM de ler este livro. Não há aula melhor sobre o tema.

Um abraço e boa leitura,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES