Menu principal

Clube dos "Fuçadores"

Iniciado por paulorocha, 02 Setembro 2009 às 09:24:49

tópico anterior - próximo tópico

paulorocha

Amigos

Temos aqui no fórum alguns "clubes" já formados "oficialmente", como a ASA, a REBOCO, KD e WD, "velhinhos" (vintages), etc.

Que tal fundarmos mais um? O CLUBE DOS FUÇADORES!

Aqueles que além de colecionar (ou apenas "juntar") relógios, também se dedicam a desmontar e remontar alguns deles, de forma puramente amadora.

Minha ideia é discutirmos um pouco sobre as experiências de cada um, as dificuldades encontradas, as soluções descobertas (ou inventadas...), modificações, dicas, etc.

No fórum antigo tínhamos um tópico sobre os movimentos mecânicos, que inclusive me ajudou MUITO na minha aventura fuçadora, mas acho que seria interessante falarmos das nossas próprias experiências.

O que vocês acham?

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Atalo

Paulo,
Já estão abertas as inscrições? Vai ter carteirinha?
Tô dentro!!
Átalo

Pandolfi

Ótima ideia. Acho que participo da REBOCO, por causa dos relógios de bolso.
Uma advertência: cuidado com o nome do grupo porque CFU fica meio esquisito, bolem outro nome.
Grande abraço.
Pandolfi

Alberto Ferreira

Salve!

Legal!

Fuçadores. Sim, é assim mesmo como nós nos autodenominamos, de forma um tanto crítica.   ::)

Na verdade, nós somos apenas aqueles que romperam a barreira do "medo das chavinhas"...
E que, mais que por mera curiosidade, por interesse, nos permitimos arriscar.

Eu diria que, "fuçadores", sim.
Mas com todo o respeito.  :D

O que eu estou simplesmente tentando dizer é que "fuçar" é uma etapa.
Que deve ser usada para aprender a forma correta, nosso objetivo principal aqui.

Parabéns pela idéia Paulo!

Abraços a todos,
Alberto
8)

flaviobsb

klaus

Lourival

Grande idéia Paulo!
Tô dentro também  ;)

Atalo

Citação de: klaus online 02 Setembro 2009 às 11:39:44
tambem estou dentro

no PMWF(forum de relogios dos homen pobres) hahahaha, cara, esse nome é muito engraçado. tem um tuto basico

http://www.pmwf.com/Watches/WatchSchool/WS%2011%20How%20to%20remove%20and%20replace%20a%20watch%20movement/WS%2011%20How%20to%20remove%20and%20replace%20a%20movt.htm

Boa. É basicão, mas ajuda bem, não é?
O que desanima é o kit de ferramentas... até conseguir juntar tudo aquilo :-[

rlessa

O Cara

Depois do Skydiver, to dentro............

Já vou começar com uma dica.

Não comprei aquele kit de ferramentas chinês, é muito ruim, kkkkkkk.
é melhor ir comprando as ferramentas aos poucos, conforme a necessidade, conforme forem precisando, vão montando um kit personalizado aos poucos.

Já tenho quase todas as ferramentas do Kit chinês substituídas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Um abraço
Fábio

klaus

Citação de: O Cara online 02 Setembro 2009 às 16:13:32

é melhor ir comprando as ferramentas aos poucos, conforme a necessidade, conforme forem precisando, vão montando um kit personalizado aos poucos.

Já tenho quase todas as ferramentas do Kit chinês substituídas, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

nem me fala do kit chines, primeira vez q fui usar o alicate de bico ele se transformou em 2 peças instantaneamente, e nao foi magica, simplesmente quebrou, rsrsrsrs

LUW

"Muito ruim" é pouco para descrever aquele lixo .
[ ]s
Luciano

klaus

queria agradecer publicamente(ou quase) aqui ao meu antigo relojoeiro....
ele é um dos responsaveis por eu ter se tornado, ou estar se tornando um fuçador.
lembro que o primeiro relogio um pouco mais caro que comprei, na epoca um sk247 seiko, ele foi tremendamente descuidado, jogou em cima da mesa de qualquer jeito, bateu nos pinos com martelo, arranhou a pulseira, enfim, ou verdadeiro estupro horologico, meus olhos se encheram de lagrimas e meu coraçao de ira!
isso sem contar um citizen meu que ele ja "mecheu" 2 vezes e piorou a situaçao.
disse para mim mesmo: nunca mais!! so levo no relojoeiro se for algo realmente que eu nao consiga resolver
hoje mesmo desmontei um chines aqui para relococar uma engrenagem que havia desprendido.

obrigado SR....................fulano de tal ;D

O Cara

Citação de: O Cara online 02 Setembro 2009 às 16:13:32

Corrigindo o que falei (já que não consegui editar):

Não COMPREM.

Ficou parecendo que eu não comprei, mas comprei sim e me dei mal, kkkkk.
Um abraço
Fábio

Atalo

Amigos,
Eu também já comprei um joguinho de chaves de fenda dos olhinhos puxados...
Mas depois comprei um outro, AF, bem melhor.
Tenhos coutras coisinhas, a chave de tres pontas, um saca ponteiros (esse é ruinzinho), as pinças também não sao lá essas coisas.
Mas tem uma ferramenta que é especial, um canivete Bergeon, dá gosto trabalhar com ferramentas de boa qualidade.
A proposito, uma das minhas pinças está magnetizada, como fazer para desmagnetizar?
Grande abraço
Átalo

Lourival

Atalo,
naquelas lojas da galeria do Ouvidor, lá no centro, você encontra desmagnetizadores. São baratos e resolvem! ;)

Atalo

Valeu Lourival,
Vou lá um dia desses.
Átalo

paulorocha

Pô, legal que a ideia agradou!

Uma dica que, pelo menos para mim, foi fantástica: lupa do tipo "boné". Eu até tenho duas lupas de prender diretamente no olho (aquelas tradicionais), mas a lupa que fica presa na testa, como se fosse um boné, é insuperável! Fica firme, pode trocar de lentes e alguns modelos tem até mesmo uma lanterna para iluminar a área trabalhada.

Recomendo MESMO!

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Lourival

Citação de: paulorocha online 03 Setembro 2009 às 10:03:54
Pô, legal que a ideia agradou!

Uma dica que, pelo menos para mim, foi fantástica: lupa do tipo "boné". Eu até tenho duas lupas de prender diretamente no olho (aquelas tradicionais), mas a lupa que fica presa na testa, como se fosse um boné, é insuperável! Fica firme, pode trocar de lentes e alguns modelos tem até mesmo uma lanterna para iluminar a área trabalhada.

Recomendo MESMO!
Um abraço
Paulo,
estas lupas são chamadas de Lupa de Pala! São boas pra cacete! Principalmente pra quem usa óculos!

Atalo

Aha!
Essa eu também tenho. Não consigo colocar aquela que prende no olho, e uma outra, com um clip para prender nos oculos também não funcionou comigo.
Átalo