Menu principal

Este é o meu "El Primero"

Iniciado por Atalo, 03 Setembro 2009 às 22:42:57

tópico anterior - próximo tópico

Atalo

Amigos,
Desculpem a brincadeira, mas não resisti ...
Não é o Zenith, uma pena...
Mas é o meu primeiro relógio. Ganhei o meu pai ainda no primário, isso já deve ter uns 40 anos ... ;D ;D ;D
Agora, estou tentando trazê-lode volta à vida...
Já consegui colocá-lo em funcionamento, mas ainda está bem ruinzinho... está com uma amplitude muito baixa e pra piorar, está adiantando quase uma hora por dia  :D :D :D

A propósito, alguém conhece a marca, tem alguma informação?

Grande abraço

Átalo

igorschutz

WOW!

Isso é o que eu chamo de mola do balanço torta!
Várias espiras estão grudadas.

Boa sorte na restauração.
Eu também gostaria de ainda ter meu primeiro relógio...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Atalo

Igor,
É isso mesmo, elas estão coladas, mas já esteve pior.
Prá faze-lo girar eu primeiro tirei a ponte e balanço. A espira não está amassada ou coisa assm, mas está colando as espiras. Depois, montei a ponte de volta e deixei uma luminária incandescente acesa perto dele, com o calor e uma ajudinha daquela bombinha de ar ele voltou a funcionar precariamente, a amplitude está em uns 60 graus, no máximo, tudo por causa das espiras coladas, eu acho.
Vou tentar desmontá-lo com cuidado.
Pra lavar as peças, o melhor é benzinha, não é?
Átalo

igorschutz

Desmagnetize o relógio também, sim? O magnetismo faz as espirar colarem (não é a única causa, mas é uma delas).

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

GUIMARÃES

Salve Átalo,
Este é um sonho meu também, achar o meu EL PRIMERO, que também ganhei no primário, era um Mondaine 17 rubís. Meus parabéns pela iniciativa, na época nunca imaginei que fosse gostar tanto de relógios.
Abs,

Guimarães.

Atalo

Guimarães,
Esse seu Mondaine deve ser aquele com movimento ST 96, ou algo parecido.
Foi o meu "El Segundo"  ;D ;D ;D
Esse eu já consegui fazer funcionar. Mais tarde posto aqui uma foto dele. E meu pai tinha um do mesmo modelo, só que o meu é cromado e o dele era dourado (tá todo desmontado, agora vamos ver se consigo colocar as peças de volta  ??? ??? ???
Grande abraço
Átalo

Atalo

Amigos,
Quem tem ou sabe onde posso encontrar uma vista daquelas "explodidas" do calibre 96?
O Mondaine que foi meu "El Segundo" tem um irmão, que foi do meu pai, e que está todo desmontado (adivinha quem desmontou?) E agora estou tentando montá-lo de novo, mas sem o risco de "sobrar peças"  :-[ :-[
Agradeço antecipadamente.
Átalo

A propósito, eis aqui o "El Segundo":