Desafio da Semana - Nº 3

  • 16 Respostas
  • 6131 Visualizações
*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Desafio da Semana - Nº 3
« Online: 04 Setembro 2009 às 18:41:37 »
Primeiramente peço desculpas a todos pela demora.

O meu desafio é bem simples, nos moldes do desafio iniciado pelo Humberto. Acho interessante um desafio, digamos, mais técnico, mas infelizemente não possuo conhecimento para tal. :-[ :-[ :-[ ;D ;D ;D

Tentei encontrar uma foto para lilustrar mas não encontrei.

Cronógrafos:

Antigamente os cronógrafos possuiam o acionamento pela coroa. Qual o nome da empresa a lançar o primeiro cronnógrafo acionado por um botão independente? Em que ano isso ocorreu?

Abraços

Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #1 Online: 04 Setembro 2009 às 20:50:56 »
Legal, Júlio!

Lembro a todos que o evento Desafio da Semana segue uma regra bastante simples:

- o Desafiante propõe uma questão em tópico novo e tem plena autonomia para escolher a melhor resposta. O autor da resposta correta tem o direito de abrir o próximo Desafio da Semana.

Para quem deseja rever os desafios anteriores:

- Desafio do Mês de Agosto, o início da série;

- Desafio nº 1, proposto pelo Rovel;

- Desafio nº 2, proposto pelo Igor;

- Desafio do Flávio (seria o nº3, mas ficou junto com o nº2), proposto pelo Flávio;

- Desafio Extra, também embutido no desafio nº2, proposto pelo Paulo Rocha.


Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #2 Online: 06 Setembro 2009 às 15:45:05 »
Pelo o que li, minha resposta é:

1. Nome da empresa: Seiko. Calibre 6139.

2. Ano: 1969.

Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #3 Online: 06 Setembro 2009 às 17:09:32 »
Olá amigos.

Acho que foi a Breitling, em 1923. Colei daqui ;D:

http://www.relogiosmecanicos.com.br/cronografo.html

Abraço,
Guilherme.

Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #4 Online: 06 Setembro 2009 às 17:49:57 »
Oi pessoal,

Normalmente, foi o Gaston Breitling, filho do Leon, fundador da Breitling, que lançou em 1915 o primeiro relogio com poussoir independente da coroa. Em 1923, ele lançou o 1o a ter 2 poussoirs !

Abraços,

Bruno

Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #5 Online: 07 Setembro 2009 às 13:53:16 »
Acho que errei feio...

Júlio, alguém já acertou?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #6 Online: 07 Setembro 2009 às 18:40:20 »
Acho que não. Se a pergunta é quando o botão de acionamento, ainda que apenas um, foi deslocado da coroa para outro ponto da caixa, foi em 32 (a patente, sei lá que relógio usou), por, adivinhem? Marcel Depraz.  A Breitling patenteou o sistema de dois botões, e isso em 33, não em 23. Isso, também, não quer dizer que, mesmo depois da patente da B., várias outras fábricas não tenham patenteado sistemas de botão único e que permaneceram em uso.


Flávio

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #7 Online: 07 Setembro 2009 às 18:49:28 »
Pelo que li, inclusive esta no site do fabricante.

O Guilherme está correto. A Breitling em 1923 criou o primeiro cronógrafo com acionador independente da coroa. E em 1934 cirou o segundo acionador.

O Flávio acertou o nome Gaston Breitling

O vencedor é o Guilherme.

Fonte:
http://www.breitling.com/pt/#/since1884/

Abraços

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #8 Online: 07 Setembro 2009 às 18:52:31 »
Engraçado, pesquisei em dois livros (Chronographs e The Chronograph) e ambos citam a patente da B. com sendo de 33 e com dois botões. Não citam essa de um botão.


Flávio

Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #9 Online: 07 Setembro 2009 às 19:33:10 »
Oi pessoal,

pra falar a verdade, eu tenho a data 1915 daqui:

http://www.invenitetfecit.com/modeles/page-breitlingchronomat.html

esse e o site de um amigo, que dedica a vida inteira a historia da relojoaria...

Confio mais nele do que no pessoal do marketing da breitling !

1 abraço,

bruno

Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #10 Online: 07 Setembro 2009 às 21:11:41 »
Então a própria empresa indica uma data posterior para seu feito?

Do ano 1923 comentado pelo Guilherme teríamos a antecipação da engenhosidade em 8 anos, segundo o site que o Bruno postou...

Será que inventaram o mecanismo de acionamento independente e não patentearam por 8 anos?

Guilherme, parabéns! Já esperamos seu Desafio na semana seguinte!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #11 Online: 07 Setembro 2009 às 23:25:37 »
Sei lá, para mim ainda restam dúvidas. O livro do Gerd Land é referência no assunto e ele não cita este lance da Breitling em 1915, muito menos nas outras datas. E aí?


Flávio

Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #12 Online: 08 Setembro 2009 às 00:17:21 »
Olá amigos.

Quando o JotaA lançou o desafio, em seguida tentei buscar algo na net, e também me deparei com informações que se desencontravam. Depois lembrei do artigo da página inicial e decidí dar crédito a ele, até porque o mesmo foi escrito pelo nosso amigo Igor.

Mas acho interessante discutirmos o assunto até chegarmos na resposta mais próxima possível da verdade.

Abraço,
Guilherme.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #13 Online: 08 Setembro 2009 às 09:25:01 »
(...) Depois lembrei do artigo da página inicial e decidí dar crédito a ele, até porque o mesmo foi escrito pelo nosso amigo Igor.

Vixe, for depender de alguma informação desse artigo para comprovar algo, tá lascado.
Este artigo está tão ruim, que já pedi ao Flávio para retirá-lo do ar, mas ele não tira!

Mesmo assim, confio na informação do site da Breitling. Concordo com o Humberto e acho que eles não se "enganariam" colocando a data pra cima.
Fosse mais um daqueles "erros" [propositais] do Departamento de Marketing, certamente adiantariam a data aos invés de atrasá-la.

Portanto, no meu ponto de vista, como se trata de informação oficial, acho que 1923 é a data correta, a não ser que venha à luz alguma evidência comprovando o contrário, como por exemplo algum anúncio, algum registro, a patente original, etc.

Sei lá, para mim ainda restam dúvidas. O livro do Gerd Land é referência no assunto e ele não cita este lance da Breitling em 1915, muito menos nas outras datas. E aí?

O livro do Lang é referência, mas não é absoluto. Ali não contém todas as informações, e tampouco podemos garantir que tudo esteja correto.

Um abraço,

Igor

P.S.: Este link indica que em 1915 a Breitling lançou um cronógrafo com botão de acionamento na coroa, e que apenas em 1923 lançou um crono com o botão em separado.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #14 Online: 08 Setembro 2009 às 10:12:11 »
Lendo novamente com mais atenção o livro que citei, observa-se que o crono da Breitling com dois botões é da Breitling, patente n. 172129. A outra patente que citei era de um acionamento por alavancas, do outro lado. O livro é omisso quanto ao primeiro com um botão separado, mas vemos que realmente foi antes do que disse. Exemplos: há foto de um Omega de e1930 com um botão separado (calibre 28.9T); Morrow (1925), Longines (calibre 13.33, de 1920) etc.

Então, realmente, acho que o consenso é que o troço foi inventado em 1923 mesmo, pela Breitling, e em 1933, o de dois botões. Ou seja, tudo da Breitling.

Igor, tanto o texto não é ruim como continha informações (contém) referência. Ora, meus textos antigos eram muito menos complexos, nem por isso os acho ruins. Claro, não dá muito para comparar a quantidade de informações num texto com o The Worshipful Company of Clockmakers com o Como funicona o Turbilhão, mas ambos tem sua utilidade.


Flávio

*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #15 Online: 08 Setembro 2009 às 10:14:58 »
Pessoal,

no livro de Lang & Meis,

Cronografo com 1 ponsoir - Breitling (1915)
Cronografo com 2 ponsoirs - Breitling (1923)

fala também que o de 2 ponsoirs foi inventado primeiramente para relógios de bolso,
somente em 1934 ele registrou outra patente para relógios de pulso,


abraços,

wilson

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana - Nº 3
« Resposta #16 Online: 08 Setembro 2009 às 10:56:27 »
Outra informação oficial: neste livro online da Breitling, página 12 e 15, diz que em 1915 a marca lançou um cronógrafo com botão em separado e em 1923 lançou um cronógrafo em que o acionamento e parada dos ponteiros se dava num botão e apenas o reset na coroa, permitindo assim que se cronografasse diversos eventos seqüenciais.

O livro é bem recente, deste ano, feito para o lançamento do calibre B01, o primeiro in house da casa.

O detalhe interessante é: o mesmo relógio ilustra a passagem de 1915 no livro e de 1923 no site, e são informações contraditórias!
Até a própria marca de embananou nessa...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES