Pulseiras de couro - limpeza e conservação

  • 34 Respostas
  • 51253 Visualizações
*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Online: 10 Setembro 2009 às 00:43:07 »
Olá Pessoal,

Fiz uma pesquisa no fórum e não encontrei muita coisa sobre o assunto... Acho que seria útil para muitos usuários. 
Os amigos poderiam ajudar com as respectivas experiências?

Limpeza...
1-   Como limpar uma pulseira de couro? Especialmente aquelas com costuras claras que tendem a escurecer com o uso.
2-   Algum produto recomendado?
3-   Depois de molhadas como secá-las adequadamente?

Conservação...
1-   Como armazená-las?
2-   Algum produto recomendado?
3-   Outros cuidados e observações?

Obrigado!

Abraços para todos!

Fabiano
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #1 Online: 10 Setembro 2009 às 08:37:11 »
Posso contribuir, pelo menos, com o que não fazer...  :-\

Uma vez fui lavar uma pulseira de couro e mesmo tentando evitar molhar muito, o couro absorveu bastante água.

Foi aí que eu tive a brilhante idéia de secar com um secador de cabelos...  :-[ mesmo após pouquíssimo tempo de ar quente na pulseira, toda a cola que é utilizada derreteu e melou toda a pulseira... resultado: a pulseira ficou limpa, mas inutilizável.

Abraços!

Fabiano
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #2 Online: 10 Setembro 2009 às 08:52:03 »
Putz, esse assunto já foi discutido e minha opinião normalmente é a mais decepcionante. Sou adepto de que não há o que fazer a não ser se conformar que pulseiras de couro vão estragar, vão ficar feias e vão virar lixo uma hora ou outra. É um material orgânico. Não há o que se fazer e não recomendo que se faça nada mesmo, a não ser tomar cuidado.

Limpeza...
1- Como limpar uma pulseira de couro? Especialmente aquelas com costuras claras que tendem a escurecer com o uso.
Não há muito o que fazer a não ser uma escovinha para limpar uma sujeirinha superficial. Caso contrário, as sujeiras, especialmente oleosas, são absorvidas e não há o que fazer.

2- Algum produto recomendado?
Nenhum. O que pode ajudar, dependendo do tipo do couro, é usar um impermeabilizante spray vendido em sapatarias. Ajuda um pouco a evitar que a sujeira penetre, especialmente sujeiras úmidas ou oleosas. Funciona pouco em pulseiras envernizadas, funciona melhor em pulseiras cruas.

3- Depois de molhadas como secá-las adequadamente?
Não. Molhou, ferrou. É esperar secar e ter a certeza de que já reduziu a vida de sua pulseira em vários %.


Conservação...
1- Como armazená-las?
Evitar mantê-las tortas ou dobradas. Evitar luz.

2- Algum produto recomendado?
Nenhum. Qualquer coisa que se usar estará ajudando um lado e estragando outro. Hidratante? "Hidrata", mas engordura. Evita o ressecamento, mas acelera a degradação, mancham a pulseira, mudam a cor dela. Estragam mais do que não fazer nada. E não recupera a pulseira. Se ela já está estragada, é auto-alívio tentar recuperar. O lugar dela é no lixo.
Ou seja, usar hidratante estraga tanto quanto não usá-lo. Ou ela vai ressecar por falta de hidratação, ou ela vai apodrecer por excesso de hidratação. O melhor é não fazer nada e esquecer fórmulas mirabolantes.

3- Outros cuidados e observações?
Prevenção. Evitar usar em dias de muito calor, quando se transpira muito. Evitar situações em que ela pode ser molhada. Evitar dobrar demais, esmagar demais e etc. Preferir fechos deployant. E caso uso fivela comum, SABER abrir a pulseira é fundamental para não destruir ela, sem dobrar e puxar ela contra a fivela.
A coisa que mais preserva a pulseira de couro é não usa-la. Se usar, vai estragar, vai ficar feia, e vai precisar ser trocada, o que custará $$$. É o preço de se querer uma pulseira de couro no lugar de uma de metal.

Meus 2 centavos...

Abraços!

Adriano


*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #3 Online: 10 Setembro 2009 às 09:08:32 »
Adriano....

show de bola!  ;)

Obrigado pela contribuição!

Abração!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #4 Online: 10 Setembro 2009 às 09:32:11 »
Não sei se aplica (acredito até que não) mas vaselina líquida é excelente para conservar couro.

Aqui em casa aplicamos semestralmente em um par de sofás de couro que já deve ter uns 20 anos e o aspecto é de zero, não dá para usar no dia, mas depois de 24hs está impecável e sem cheiro ou resquícios.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #5 Online: 10 Setembro 2009 às 09:39:46 »
Concordo com a visão do Adriano.

Couro ... acaba, fica fedido, etc.

Para minimizar (doce esperança) uso de quando em quando um líquido/creme que foi comprado em uma loja (não lembro qual) que se destina a tratar sofás e bancos de couro.

Funciona? Para o sofá e os bancos de couro sim. Para a pulseira, pelo menos não estragou a mesma.

Com base no fato de que a pulseira de couro dura pouco o que resolve mesmo é comprar o relógio com pulseira de metal e, se for o caso, usar uma de couro (não original - as originais custam um absurdo) com a fivela original (esta dura "para sempre").

Abs,

N

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #6 Online: 10 Setembro 2009 às 09:55:19 »
Eu não faço nada com minhas pulseiras de couro. Também sou dessa linha de que é inevitável que elas estragarão.

Vou usando até quando aguentam. Aí jogo fora e compro outra (se der original beleza, senão vai uma não original, mas de qualidade).

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #7 Online: 10 Setembro 2009 às 10:00:39 »
Realmente, a vaselina é indicada para sofás. Mas a pulseira é completamente diferente pois está sujeita à outro uso. O sofá não toma sol, não fica em contato com a pele suada (pelo menos não na maioria das vezes, mas nada contra.... ;D ;D ;D), não passa normalmente por ciclos de secagem e umidecimento... Essas coisas todas que castigam a pulseira. Basta ver que a pulseira estraga de dentro para fora normalmente, ou seja, o couro de fora não é o problema, mas sim o de dentro e sua estrutura.

Utilizando esse mesmo exemplo, se pegarmos um sofá de couro, colocarmos do lado de fora de casa, e passarmos 8 horas por dia sentados nele peladão e suando (não me interessa mais detalhes...), acho que ele iria deteriorar também.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #8 Online: 10 Setembro 2009 às 10:07:38 »
Cara, o sonho da minha vida é passar 8 horas por dia peladão ao sol em cima do meu sofá de couro, sem fazer nada, só tirando onda... 8)

Como é que você adivinhou? ;D ;D ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #9 Online: 10 Setembro 2009 às 11:50:55 »
Tem alguns tópicos que fornecem informação demais.
[ ]s
Luciano

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #10 Online: 10 Setembro 2009 às 13:59:45 »
 Eu passo um bom hiratante de pele ( pele de gente mesmo !  :D) e dá uma boa conservação e textura ao couro !!!! Uso o hiratante da minha MULHER ! :o Se ela lê esse tópico vou falar fino amanhã !!! ;D ;D ;D ;D


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #11 Online: 19 Dezembro 2009 às 01:44:53 »
Solano, você escolhe qual tipo (específico para as mãos, rosto, pernas/pés...) de hidratante coporal? tem vários
Já testou algum antirugas ou antiestrias nas pulseiras de couro?

Brincadeira. :) Ainda bem que Homem é beeeeem diferente da Mulher. Ele pensa: qualquer produto deve servir e pronto.

Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #12 Online: 19 Dezembro 2009 às 19:29:13 »
Isto é verdade, um dia vão ter um hidratante para a mão direita e outro para a esquerda !  ;D ;D

abs

Glauco

*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #13 Online: 20 Dezembro 2009 às 17:28:37 »
Eu utilizo um limpador/condicionador específico para couro que realmente hidrata e protege sem deixar aquele aspecto engordurado, sem alterar a cor ou outros "efeitos colaterais", mas foi depois testar vários produtos. A dica é exatamente esta: testar e passar a utilizar aquele produto que mais te agradar, pois nem todos os produtos cumprem o que prometem.

Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #14 Online: 25 Setembro 2010 às 18:49:16 »
UP para os amigos que estão revisando o tema!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #15 Online: 25 Setembro 2010 às 20:13:28 »
Salve!

Eu concordo com os comentários e "dicas" do amigo Adriano.
Em especial com relação à do "impermeabilizante" específico para couros.

Mas, importante, o tal produto deve sempre a ser aplicado com parcimônia, sempre a depender do acabamento (verniz, etc) e...
... apenas nas pulseiras totalmente secas, antes de qualquer uso.

Aí, na minha opinião (e talvez algumas experiências feitas) até funciona por algum tempo adicional, mas não é nenhuma panacéia.

Abraços!
Alberto

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #16 Online: 25 Setembro 2010 às 20:28:47 »
Estou interessado na tal cera de abelha, dizem que é bom para aplicar na parte interna da pulseira... Usar um produto natural, sem aquele monte de químico, me 'soa' mais saudável para usar o dia todo colado ao pulso.


Ahh, e também tem aquelas pulseiras em que a linha usada nas costuras foi previamente encerada, a minha Orb é encerado, já a Marry Montan e outras que possuo, não são enceradas. Acredito que isso influencie também na durabilidade das pulseiras, menos lugares para a umidade se infiltrar.
« Última modificação: 25 Setembro 2010 às 20:37:47 por shun »

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #17 Online: 26 Setembro 2010 às 22:50:15 »
Huumm.. E que tal uma solução mais "nacionalista"?
Acabei de ver que a cera de carnaúba também se presta para usar em itens de couro..

Depois de tirar todas as dúvidas possíveis com o vendedor eu acho que vou arriscar e ver se funciona mesmo...  Tomara que eu não me dê mal..!  :-X

A cera de abelha só encontrei nos EUA..

*

Offline TUDA

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #18 Online: 27 Setembro 2010 às 09:44:12 »
A minha qdo tiver que comprar outra vai ser uma facada :-[, mas compensa, adoro pulseira de couro.

*

Alberto Ferreira

Re: Pulseiras de couro - limpeza e conservação
« Resposta #19 Online: 27 Setembro 2010 às 10:01:34 »
Salve!

Shun,
Um mero palpite, pois eu não tenho qualquer "referência" real a respeito...

Para a cera de abelhas, que tal procurar com um apicultor?
Eu não faço idéia se ela pode, ou deve, ser usada no couro...
Mas, pode até ser que ela também tenha alguma propriedade "bactericida", como alguns outros produtos das abelhas.


E um outro, mais genérico...

Tudo aquilo que irá ficar em contato direto e constante com a nossa pele deve ser bem "avaliado" e testado antes.
Inclusive, e principalmente, os produtos industrializados (de base química), como os "impermeabilizantes" que nós citamos.

Mesmo que eles sejam inócuos ou "toleráveis" para a maioria, pode haver casos de hipersensibilidade e/ou até alergia.

Abraços!
Alberto