Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1502743 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Vamos falar sobre canetas?
« Online: 10 Setembro 2009 às 19:38:07 »
Se não me engano, no fórum antigo tinha uma sub-seção sobre canetas, não vi nada parecido por aqui.
Que tal criar uma subseção para assuntos diversos, evitando assim poluir o tópico principal com Off Topics?
Enquanto não se cria o Sub-fórum (nem sei se há internção em criá-lo realmente) vamos discutindo por aqui.

Bom, to querendo adquirir minha primeira caneta tinteiro, não quero gastar muito porque não sei se vou me adaptar, estou pensando numa Parker Vector que vi a menos de R$50,00.
É uma boa compra?

Nessa linha Vector tem também as Roller Ball, essas saem ainda mais baratas, mas não conheço a tecnologia, o que podem me dizer sobre elas (Roller Ball)?

Por fim, quero uma caneta que não vaze, o que indicam (caso as duas acima não atendam a essa condição)?
« Última modificação: 10 Setembro 2009 às 19:39:40 por O Cara »
Um abraço
Fábio

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #1 Online: 10 Setembro 2009 às 19:44:01 »
Eu ADORO roller. Na minha opinião é o escrever mais suave que uma caneta pode proporcionar.
[ ]s
Luciano

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #2 Online: 10 Setembro 2009 às 20:45:41 »
Olá, aqui no brasil, no fórum do fa tem uma subseção de canetas:
http://www.forumnow.com.br/vip/topicos.asp?forum=119310&grupodiscussao=237228

Quanto a roller, pra mim não acho muita graça, gosto mesmo das tinteiro....

Quanto às novas, já tive uma parker Vector nas mãos (tinteiro) e não gostei do acabamento, digo o mesmo paras as waterman. Vale gastar um pouquinho mais e comprar uma parker antiga, ou pelikan nova, ou omas (antiga ou nova), montblanc (antiga ou nova), waterman antiga, e por aí vai...

abração

mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #3 Online: 10 Setembro 2009 às 21:14:52 »
Olá...
Não há coisa melhor para se escrever do que uma caneta tinteiro! Se for uma Parker 51 melhor. Servem, em "quase" igualdade, as Parker 21 (qualquer dos dois modelos). Escrita suave, sem falhas... um "must"!!!  ;)  ;)  ;)
As 61, no meu modo de ver, são boas... mas somente as mais modernas, com sistema de abastecimento por conversor ou cartucho... as primeiras, com o sistema de abastecimento de tinta por capilaridade têm falhas no funcionamento, associadas à idade normalmente.  :(
Não gosto da 45 da Parker... minha experiência com elas não foi boa.  >:(
As Vector, linha "barata" da Parker, mas de qualidade, são uma boa opção, principalmente para quem quer iniciar na escrita à "tinta". Há, também, as Reflex - mais baratas que as Vector - também boas.  ;)
Há várias outras linhas de canetas Parker, ou de outras marcas. Muitas com defensores ou críticos.
As Roller Ball são excelentes, mas são "gastonas", a não ser que seja utilizada uma carga de escrita fina, o que acho que dá à escrita uma melhor qualidade. Contudo, cuidado se viajas de avião... as tinteiro e as Roller Ball vazam ao serem submetidas à pressurização da cabine! Assim, prefira as esferográficas nesse tipo de viagem. Uma boa? As Parker "Jotter".
Desculpem se prefiro as Parker, mas é o que tenho de experiência nessa seara, além de terem cargas a preços bons, fáceis de se encontrar em qualquer papelaria. As cargas da Crown servem nas Parker e são ainda mais baratas!
Uma dica valiosa... se você usar, e gostar, de uma tinteiro, lembre-se: quem usa uma tinteiro, leva, SEMPRE, uma esfero no bolso!   ;) Se alguém pedir uma caneta, empreste a ESFERO!!! Primeiro devido ao fato de que a pena de uma caneta se "molda" à escrita de seu dono. Segundo, pois, se o amigo a quem emprestarmos a caneta deixá-la cair ao chão, com o estrago respectivo na pena, ficaremos PUTOS - o que não ocorre com uma esfero!!!  ;D  ;D  ;D. Por terceiro - normalmente a carga de uma tinteiro acaba mais rapidamente que a de uma esfero... assim, ela servirá de "estepe"!!!
Essas são algumas observações e dicas!!!  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #4 Online: 10 Setembro 2009 às 21:50:37 »
Muito legais as dicas, Paulo Sérgio!

Eu comprei minha Waterman Perspective em março, pois queria experimentar uma tinteiro novamente (depois de uma experiência ruim com uma chinesa). Pensei comprar a série especial da Montblanc Marlene Dietrich (estava menos de 500 euros na El Corte Inglés), além de ficar de olho numa Dunhill, mas o medo de não gostar me fez pegar um modelinho mais barato (a minha estava por 130 euros, mais ou menos).

Hoje, apaixonado pela tinteiro, penso em investir numa grande caneta. Assim, pensava numa Montblanc especial (não achei nenhum ainda definitiva), ou na Waterman Edson ou Sérénité, ou na Caran d'Ache Ivanhoe (esta, com decoração em cota-de-malha).



Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #5 Online: 10 Setembro 2009 às 22:04:23 »
Vocês não vão acreditar!

Olhem o que achei:

Caran d'Ache 1010 Limited Edition


Um tributo aos grandes mestres da alta relojoaria suiça.

Neste link tem uma animação e apresentação da caneta.

Ah, o modelo custa 11.200 libras. Isso dá mais de 40 mil reais, não é?
« Última modificação: 10 Setembro 2009 às 22:09:53 por HumbertoReis »

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #6 Online: 10 Setembro 2009 às 22:16:16 »
O Paulo Sérgio foi muito feliz quando falou sobre levar uma caneta "estepe". Depois de ter problemas com uma waterman, parei de andar com tinteiros porque vivem pedindo emprestado.

Gosto muito da linha roller fineliner da Montblanc - acredito ser original da Starwalker - que tem a ponta porosa uso quase que diariamente. Mas depois de um tempo passei a deixar uma tinteiro Noblesse trancada na gaveta do escritório - não resisti hehehe...

Curiosamente, minha próxima será um Marlene Dietrich, e tem que ser tinteiro, que é beeeeeeeeemmmmm mais bacana que a esfero.

PS Sensacional essa Caran d'Ache Humberto!!!!

Abs

Paulo

*

Offline Mauro

  • *****
  • 570
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #7 Online: 10 Setembro 2009 às 22:41:17 »
Humberto,

Está Caneta é linda,

Ano passada na feira de Basel, tive o prazer de ir no stand da Carand Ache, que fica ao lado da Feira em um Hotel, e ela estava la em exposição, muito linda , mais muito caro também,

Estava com um grande lojista aqui do Brasil e ele estava fazendo seu pedido , e estava tentando trazer uma peça ao Brasil , mais não foi possível pelo que fiquei sabendo,

Abs,

Mauro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #8 Online: 11 Setembro 2009 às 00:52:54 »
Minha caneta de todos os dias anda sendo uma Parker 51, preta, tampa de aço, clip "blue diamond". Bem, Parker 51 não tem como errar.

Mas recomendo também as Sheaffer Javelin tinteiro: são modernas, cores bonitas, gostosas de escrever e baratas.

Abraços!

Adriano

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #9 Online: 11 Setembro 2009 às 08:14:00 »
 Adriano


 Eu tenho uma dessas que ganhei de presente de 15 anos do meu Pai ! :D Eu achava o máximo a pena ser de ouro !!!! :o :o :o


 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #10 Online: 11 Setembro 2009 às 12:28:34 »
Eu também gosto de canetas.
Tenho usado algumas recentemente, entre elas:
Parker 51;
Parker 45;
Parker 21;
Parker Frontier;
MB Noblesse;
Sheaffer Javelin.

Tenho ainda 2 Sheaffer que estão paradas, uma Snorkel e outra Imperial.

Outra coisa, as penas tem diversas configurações que vão desde extra fina a muito grossas. Isso deve ser levado em consideração no momento da compra.
Eu prefiro pena fina, mas como várias canetas foram compradas por meu Pai, que não conhecia essa especificação de pena, temos várias canetas broad.
Abraço,

Octávio Augusto

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #11 Online: 11 Setembro 2009 às 13:05:28 »
Bem, acho que grande parte ja foi dito, também gosto muito de canetas, tenho 2 Parker 51, Sheaffer Snorkel, Parker 21, Lamy Safary broad e medium nib, Parker duofold Inglesa e Sheaffer Prelude, além de uma Parker Sonnet (espetáculo - opinião minha) e uma Roller que tem sistema de abastecimento de tinteiro, usando inclusive a tinta destas, a Monteverde Mega Ink Ball,   ah, e tenho tb algumas outras parker, Frontier e mais duas que não recordo agora......mas a grande dica:  visite o site www.ebay.co.uk que é onde vc vai conseguir canetas tinteiro baratas e com frete em conta....adquiri a Frontier, que aqui no  Brasil custa quase 200 reais por 6 libras, com frete.......se continuarmos no assunto, posto fotos depois........abração

Moriel

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #12 Online: 11 Setembro 2009 às 13:25:03 »
Ah, tinha esquecido, tenho tb uma Parker 45 tinteiro, uma 45 roller, uma 45 esfero, uma lamy safary esfero e 2 MontBlanc esfero, slém de 2 canetas do meu saudoso sogro, que valem mais que todas as outras juntas pelo valor sentimental........

abraços

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #13 Online: 11 Setembro 2009 às 14:17:50 »
Pessoal, aproveito o tópico para abusar dos entendedores: pretendo comprar uma Meisterstuck em breve. Mas estou na dúvida entre a 146 e a 149. Conheço bem a 146 estou inclinado à ela. Minha mão eu diria que é média para grande. Já acho a 146 um tamanho ligeiramente grande para o meu costume, por isso acho que a 149 seria grande demais (nunca fiz "test-drive" nela). Porém acho a 149 mais clássica então estou na dúvida: escolho a mais clássica ou a mais confortável. Como falei, não escrevi com a 149 para saber se ela será bem confortável, mas se já estranho um pouco a 146, acho que não foi me sentir confortável com a 149. Tenho a impressão que o cara precisa ser um gorila para ficar 100% confortável com uma 149.

O que acham? Devo ir no conforto da 146 ou na imponência da 149? Quais as opiniões/impressões de vocês?

Abraços!

Adriano


*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #14 Online: 11 Setembro 2009 às 14:29:28 »
Olá Adriano, minha opinião:  se vc nao escreve muito (muito que eu digo é passar o dia todo com a caneta entre os dedos), vai de 149, pq realmene é a mais clássica..........a 146 é mais confortável, mas em se tratando de MB, quanto mais poderosa melhor......eu uso direto uma Monteverde Mega Ink Bal, que parecia gigante (muito maior que as Sonnet e 51, que sempre usei), e escrevo bastante.......me acostumei muito fácil.........mas o melhor é fazer um test drive mesmo pra não se arrepender depois..........mas seja qual for tua escolha, será ótima........

abraços

Moriel

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #15 Online: 11 Setembro 2009 às 15:06:05 »
Sempre adorei canetas!

Usava Lamy e Cross no colégio, na faculdade a Parker 51 foi a escolhida, voltei para uma Cross para as pós.

Hoje no trabalho uso uma MB 146. Comprei uma roller edição limitada em 30000 em comemoração dos 100 anos da Mont Blanc baseada nos modelos vintage, absolutamente linda! Ainda não usei, está na caixa!

Adriano, para o dia a dia a 146 é mais confortável MESMO. Essa q eu indico pra vc!
A 149, apesar de magnífica é um absurdo de grande! Fica desproporcional com tudo... Se quer imponência e MB, pq não alguma da famosa série dos patronos da arte? Essas sim fazem a diferença... o problema é o preço!  >:(
Mas faça o test drive sim, como disse o Moriel!  ;)

Abraços!
Rafael.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #16 Online: 11 Setembro 2009 às 15:24:56 »
Sempre adorei canetas!
...Comprei uma roller edição limitada em 30000 em comemoração dos 100 anos da Mont Blanc baseada nos modelos vintage, absolutamente linda! Ainda não usei, está na caixa!
...

Limitada ??

Quanto à 146/149 eu voto em 146 com a pena da 149, para mim, a 149 não foi feita para escrever...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #17 Online: 11 Setembro 2009 às 15:29:09 »
Sempre adorei canetas!
...Comprei uma roller edição limitada em 30000 em comemoração dos 100 anos da Mont Blanc baseada nos modelos vintage, absolutamente linda! Ainda não usei, está na caixa!
...

Limitada ??

Sim, a roller é limitada em 30000 a esfero em 45000 a pena 15000 a lapiseira eu não sei....
Rafael.

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #18 Online: 11 Setembro 2009 às 16:47:43 »
Olá...
146 sem dúvida Adriano!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Bruno

  • *****
  • 507
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #19 Online: 11 Setembro 2009 às 17:15:39 »
Possuo esta :