Vamos falar sobre canetas?

  • 3147 Respostas
  • 1506400 Visualizações
*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #160 Online: 23 Setembro 2009 às 22:20:54 »
Falando em Hero, alguem já usou estas Hero cópias das Parker antigas ?
Alguns dizem que são ótimas e outros dizem que são uma porcaria.... ???

Já testei e gostei, a que usei era muito fina, o que não é minha preferência e me impede de avaliar melhor.
Dizem que a fábrica da Parker que exsitia na China foi estatizada e tornou-se a Hero, daí seriam os mesmos equipamentos e funcionários, difícil dizer.

Foi isso que eu tbm li, em uma breve pesquisa.

O problema é que tbm li que as Hero que vendem hoje, são quase todas falsas.

Olha que bizarro, uma cópia da cópia  ;D  ;D

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #161 Online: 23 Setembro 2009 às 22:23:02 »
Falando em Hero, alguem já usou estas Hero cópias das Parker antigas ?

Eu tenho uma, que uso no meu dia a dia.

Gosto de canetas, mas não compro porque sei que perco, então prefiro me manter longe para não ter prejuízo.
Para satisfazer meus comichões, ainda mais porque me amarro no visual da Parker 51, comprei um Hero. Foi baratinha, R$ 30.

Com a caneta em mãos, você vê o porquê do preço.
A escrita não é ruim, MUITO pelo contrário, é excelente, em par com uma Lamy Safari que tive, mas o acabamento é muito tosco.

A tampa é muito fuleira, sem qualquer acabamento. O "conversor" (não sei o nome) é uma bombinha tosca, que não enche direito, o que se traduz em muito pouca carga. O plástico do corpo é muito vagabundo, leve e fininho.

Mas o que interessa é a "performance" da caneta, e nisso ela é boa, pois escreve direitinho e sem soltar muita tinta (uso uma Sheaffer Skrip preta)

Nunca fiz um teste mais extenso, até mesmo porque não entendo porra nenhuma de caneta, mas uma coisa que me desagradou é a facilidade com que a tinta espirra se você fizer movimentos bruscos com ela na mão e sem tampa.
Uma vez fiz um movimento normal, de girar um pouco mais rápido na minha cadeira, e a tinta espirrou na minha camisa, que acabei perdendo... >:(

Pra quem curte canetas e é mais exigente, talvez a Hero decepcione pela tosquisse, mas pra quem quer apenas uma caneta para usar, sem gastar muito, ele é muito boa. Só gostaria que o conversor fosse desses de pressão como o da Lamy.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #162 Online: 23 Setembro 2009 às 22:24:29 »
O problema é que tbm li que as Hero que vendem hoje, são quase todas falsas.

Ah, um detalhe: não entendo NADA de canetas, então não duvido que a minha Hero pode ser falsa e eu não saiba.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #163 Online: 23 Setembro 2009 às 23:30:24 »
Mais dúvidas:
1) O que é pena EF?
2) É possível trocar a pena da caneta?
3) Existe então tinta fina e grossa? É apenas uma questão de preferência pessoal ou determinadas canetas exigem algum tipo específico de tinta? Na mesma caneta, há diferença na escrita se usando um ou outro tipo de tinta?

Vcs estão me complicando a vida... ::)
[ ]s
Luciano

Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #164 Online: 24 Setembro 2009 às 00:04:57 »
Mais alguém aqui se interessa por Parkers Vacumatics?

Meu avô era jornalista e usava uma destas no dia-a-dia.  Eu sempre gostei de canetas, uso duas Sheaffer Prelude (tinteiro e esferográfica - não consigo enconrar a roller deste modelo de corpo preto e clip niquelado) todos os dias (naquele porta-canetas da Sheaffer, que achei muito bonito) e hoje comprei minha primeira Vacumatic. É apenas a primeira do que espero se torne uma coleção.

Um abraço,
Leandro

P.S.: Enquanto isto, sonho com Omega Speedmaster Professional e Montblanc Meisterstruck Le Grand Plainum.

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #165 Online: 24 Setembro 2009 às 00:19:08 »
Mais dúvidas:
1) O que é pena EF? ´´´´´´é pena exrta fine....o mais fino que existe
2) É possível trocar a pena da caneta? sim, mas tem que ser num aturoriazada
3) Existe então tinta fina e grossa? É apenas uma questão de preferência pessoal ou determinadas canetas exigem algum tipo específico de tinta? Na mesma caneta, há diferença na escrita se usando um ou outro tipo de tinta? Toda tinta tem sua característica em comum.....algumas são mais viscosas, outras mais fluidas..........mas pra pena média, normalmente, todas servem

Vcs estão me complicando a vida... ::)

me manda uma mp ou maisl morield@gmail.com que te tiro todas as dúvidas

abraços

Moriel

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #166 Online: 24 Setembro 2009 às 00:32:09 »
Falando em Hero, alguem já usou estas Hero cópias das Parker antigas ?

Eu tenho uma, que uso no meu dia a dia.

Gosto de canetas, mas não compro porque sei que perco, então prefiro me manter longe para não ter prejuízo.
Para satisfazer meus comichões, ainda mais porque me amarro no visual da Parker 51, comprei um Hero. Foi baratinha, R$ 30.

Com a caneta em mãos, você vê o porquê do preço.
A escrita não é ruim, MUITO pelo contrário, é excelente, em par com uma Lamy Safari que tive, mas o acabamento é muito tosco.

A tampa é muito fuleira, sem qualquer acabamento. O "conversor" (não sei o nome) é uma bombinha tosca, que não enche direito, o que se traduz em muito pouca carga. O plástico do corpo é muito vagabundo, leve e fininho.

Mas o que interessa é a "performance" da caneta, e nisso ela é boa, pois escreve direitinho e sem soltar muita tinta (uso uma Sheaffer Skrip preta)

Nunca fiz um teste mais extenso, até mesmo porque não entendo porra nenhuma de caneta, mas uma coisa que me desagradou é a facilidade com que a tinta espirra se você fizer movimentos bruscos com ela na mão e sem tampa.
Uma vez fiz um movimento normal, de girar um pouco mais rápido na minha cadeira, e a tinta espirrou na minha camisa, que acabei perdendo... >:(

Pra quem curte canetas e é mais exigente, talvez a Hero decepcione pela tosquisse, mas pra quem quer apenas uma caneta para usar, sem gastar muito, ele é muito boa. Só gostaria que o conversor fosse desses de pressão como o da Lamy.

Um abraço,

Igor

´´´´´´e por aí mesmo Igor........a Hero é um sub falsificado, de priimeira linha.....pode imitar em quase tudo mas no fim, é uma hero..........mas pra quem curte relógios e é mais exigente, talvez curta um sub genérico pra usar, sem gastar muito, ele quebra o galho....só gostaria que a qualidade e a precisão e o acabamento e o tudo mais fosse fosse pelo menos dum seiko........que pelo menos cumpriria a sua função básica de relógio, que é marcar as horas....
mas aí vai da opinião pessoal.......ja vi alguns sub fake funcionar melhoe que os seiko...........mas é meio lenda de tão poucos............então, sei lá.......se for só pra escrever , pega uma bic.......... se for pra marcar as horas, pega qualque digital.........ambos se equivalem, e cumprem bem suas funções.........

abraços

Moriel

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #167 Online: 24 Setembro 2009 às 00:44:48 »
Falando em Hero, alguem já usou estas Hero cópias das Parker antigas ?

Eu tenho uma, que uso no meu dia a dia.

Gosto de canetas, mas não compro porque sei que perco, então prefiro me manter longe para não ter prejuízo.
Para satisfazer meus comichões, ainda mais porque me amarro no visual da Parker 51, comprei um Hero. Foi baratinha, R$ 30.

Com a caneta em mãos, você vê o porquê do preço.
A escrita não é ruim, MUITO pelo contrário, é excelente, em par com uma Lamy Safari que tive, mas o acabamento é muito tosco.

A tampa é muito fuleira, sem qualquer acabamento. O "conversor" (não sei o nome) é uma bombinha tosca, que não enche direito, o que se traduz em muito pouca carga. O plástico do corpo é muito vagabundo, leve e fininho.

Mas o que interessa é a "performance" da caneta, e nisso ela é boa, pois escreve direitinho e sem soltar muita tinta (uso uma Sheaffer Skrip preta)

Nunca fiz um teste mais extenso, até mesmo porque não entendo porra nenhuma de caneta, mas uma coisa que me desagradou é a facilidade com que a tinta espirra se você fizer movimentos bruscos com ela na mão e sem tampa.
Uma vez fiz um movimento normal, de girar um pouco mais rápido na minha cadeira, e a tinta espirrou na minha camisa, que acabei perdendo... >:(

Pra quem curte canetas e é mais exigente, talvez a Hero decepcione pela tosquisse, mas pra quem quer apenas uma caneta para usar, sem gastar muito, ele é muito boa. Só gostaria que o conversor fosse desses de pressão como o da Lamy.

Um abraço,

Igor

Na verdade, a hero cumpre hoje o que a Parker parou fabricar  há décadas.....escreve bem e provavelmente tenha durabilidade.......mas se for comparar com relógios, seria um technos skydiver.......imita bem um sub, mas a sua principal semelhança é o design.....mas tudo bem, o que importa é ser feliz com sua ferramenta, custando ela milhares ou centenas de reais, pq no fim, servem todos pra mesma função;

abraços

Moriel

Moriel
« Última modificação: 24 Setembro 2009 às 00:57:50 por Moriel »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #168 Online: 24 Setembro 2009 às 02:23:54 »
Um abraço
Fábio

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #169 Online: 24 Setembro 2009 às 07:51:27 »
Moriel, muito obrigado pelas explicações (e paciência) 8).
Sou tão leigo que nem sei as dúvidas que tenho ainda ;D, é preciso que alguém poste alguma coisa para eu saber. Sou leigo mas aprendo rápido.
[ ]s
Luciano

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #170 Online: 24 Setembro 2009 às 12:42:35 »
Moriel, muito obrigado pelas explicações (e paciência) 8).
Sou tão leigo que nem sei as dúvidas que tenho ainda ;D, é preciso que alguém poste alguma coisa para eu saber. Sou leigo mas aprendo rápido.

Somos 2
Um abraço
Fábio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #171 Online: 24 Setembro 2009 às 22:34:16 »
Mais uma dúvida que me surgiu.
Pelo que andei vendo, no conversor cabe menos tinta que no cartucho, devido ao espaço utilizado para a bombinha fazer a sucção, correto?
Em virtude disso, já estava certo de trabalhar com cartuchos, porque são mais limpos e cabe mais tinta, ou seja, demora mais tempo para recarregar (no caso trocar o cartucho).

Entretanto notei que só se troca o cartucho quando este chega ao fim e isso pode acontecer numa hora imprópria, você longe de casa ou em viagem etc.

Aí passei a pensar que o conversor, mesmo cabendo menos tinta, é mais versátil nesse ponto, pois você não precisa esperar a tinta acabar para recarregar, se percebe que a tinta vai acabar, já carrega com mais tinta.

Está correto esse pensamento?
Um abraço
Fábio

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #172 Online: 24 Setembro 2009 às 23:04:42 »
Mais uma dúvida que me surgiu.
Pelo que andei vendo, no conversor cabe menos tinta que no cartucho, devido ao espaço utilizado para a bombinha fazer a sucção, correto?
Em virtude disso, já estava certo de trabalhar com cartuchos, porque são mais limpos e cabe mais tinta, ou seja, demora mais tempo para recarregar (no caso trocar o cartucho).

Entretanto notei que só se troca o cartucho quando este chega ao fim e isso pode acontecer numa hora imprópria, você longe de casa ou em viagem etc.

Aí passei a pensar que o conversor, mesmo cabendo menos tinta, é mais versátil nesse ponto, pois você não precisa esperar a tinta acabar para recarregar, se percebe que a tinta vai acabar, já carrega com mais tinta.

Está correto esse pensamento?


Sim, está correto.....mas vc pode carregar cartuchos reserva, assim como usar conversor e levar cartuchos tb...

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #173 Online: 25 Setembro 2009 às 01:09:54 »
Sim, Moriel, mas outra coisa que notei é que minha Vector está dando umas falhadas, arranhando mais o papel do que quando chegou, tenho a impressão de que a tinta já está no final e está causando isso.

Mas tendemos a esperar a tinta acabar totalmente para trocar o cartucho (consequentemente vai arranhando e falhando cada vez mais), já com o conversor isso não aconteceria pois bastaria recarregá-lo.

Ou será que isso é coisa da minha cabeça.
Um abraço
Fábio

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #174 Online: 25 Setembro 2009 às 08:28:32 »
Sim, Moriel, mas outra coisa que notei é que minha Vector está dando umas falhadas, arranhando mais o papel do que quando chegou, tenho a impressão de que a tinta já está no final e está causando isso.

Mas tendemos a esperar a tinta acabar totalmente para trocar o cartucho (consequentemente vai arranhando e falhando cada vez mais), já com o conversor isso não aconteceria pois bastaria recarregá-lo.

Ou será que isso é coisa da minha cabeça.

Se a pena é fina, pode ser por causa disso....mas pode tb ser algum resíduo, ou até tinta seca, se ela ficou muito tempo destampada......se  ela arranhar demais, faz uma lavagem fina...

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #175 Online: 25 Setembro 2009 às 08:51:32 »
Acabei de receber a mensagem: meu conjunto Parker Frontier (tinteiro e esfero) acaba de sair da Inglaterra! Agora é esperar e começar a escrever!

O conjunto que comprei é este:


Foto do vendedor.




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #176 Online: 25 Setembro 2009 às 09:02:09 »
Belo conjunto Paulo, parabéns.

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #177 Online: 25 Setembro 2009 às 09:28:45 »
Ontem de manhã recebi a minha Lamy Al Star, e estou usando desde então. Apesar de ter me batido um pouquinho em como montar o cartucho (lembrem-se que sou totalmente leigo e não existe absolutamente instruções nehuma), montei e estou usando. Vou usar mais hoje ainda até me pronunciar "oficialmente", mas por enquanto não gostei :(.
[ ]s
Luciano

*

Offline Moriel

  • ***
  • 238
  • "A sorte acompanha os audazes"
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #178 Online: 25 Setembro 2009 às 09:36:04 »
O que está acontecendo? ela nao escreve bem, larga muita ou pouca tinta, a letra fica feia,, ou ta dificil escrever com ela??? vai um tempo até dominar a tinteiro, não é só sair escrevendo....

*

Offline LUW

  • *****
  • 1.650
    • Ver perfil
Re: Vamos falar sobre canetas?
« Resposta #179 Online: 25 Setembro 2009 às 11:03:54 »
Moriel, eu quero crer que o problema é aquela peçinha que empunha a caneta, mas está difícil de acreditar nisso... ::)

Ela tem ponta média, e deixa a letra uma pouco "gorda", mas isso sei que é característica desse calibre de pena - acho que para mim o ideal teria de ser a fina. O problema mesmo são dois: ela solta quantidade variável de tinta, e no final do traçado a letra fica mais grossa. Por causa disso, como a tinta demora mais para secar, é fácil borrar. Eu escrevo bastante mas geralmente notas curtas, e isso é problema, pois agora tenho de cuidar bastante para não passar a mão e borrar. Com cheque, por exemplo, tive que esperar um pouquinho para entregar, pois fiquei com medo de borrar (fiz só um para sentir como se comportava com papel de cheque). Além disso, de vez em quando, o traçado fica "granuloso", como se fosse uma caneta de ponta porosa com pouca tinta. Notei também que de acordo com o tipo do papel eses probelmas melhoram ou pioram  :-\.

Em suma, não estou conseguindo um resultados consistente no traçado, e isso é piorado pelo fato de borrar. Tentei escrever com a parte côncava da pena para cima, deixando o traço mais fino, mas o borrar persiste (porque a tinta demora para secar). Mesmo com roller eu consigo resultados mais uniformes. Quanto a traços longos, que alguém aqui disse que com tinteiro se consegue uma deposição de tinta homogênea, eu não consegui, parece uma roller.

A caneta em si parece ser boa. No início achei leve demais, mas com o uso me acostumei. É bem simploriona, não tem a robusteza (peso) ou acabamento que uma topo de linha, mas para o dia a dia acho que vai muito bem. Inclusive, por causa do clipe, vai bem no bolso da camisa. Para assinaturas, ou algo extra-curto assim, parece excelente.

Do jeito que está, não sei se é um problema com essa pena ou então eu deveria usar uma pena mais fina, pois para o uso pesado está ruim.
[ ]s
Luciano