Menu principal

Bezel de cerâmica

Iniciado por vinigrando, 15 Setembro 2009 às 09:37:30

tópico anterior - próximo tópico

vinigrando

Amigos,

Qual a vantagem do bezel de cerâmica? Peso, estética ou algo mais?

abraço
Vini

igorschutz

É mais difícil de ser riscado do que os aros normais, plásticos e metálicos.

Mas se der algum problema, p. ex. quebrar com um impacto, a dor no bolso será muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito maior.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

FALCO

Citação de: vinigrando online 15 Setembro 2009 às 09:37:30...Qual a vantagem do bezel de cerâmica? Peso, estética ou algo mais?...

Não sei nem se existe vantagem no Bezel cerâmico...

Estética - Os pintados podem ter acabamentos muito semelhantes ao cerâmico, tanto que anteriormente se acreditava que o MM da seiko tinha luneta cerâmica, e depois foi esclarecido que era metal pintado, especificamente na rolex, eles tem aparência diferente pois são de cores diferentes (tons). Acredito até que seja interesse comercial da fábrica diferenciar visualmente.
Peso - Irrelevante

Na última feira da basiléia, a rolex disse que tinha dificuldades em fazer certas cores de bezel cerâmico (o vermelho foi citado com um insucesso de 95%) logo os bicolores (como no caso dos GMT) estão longe. Ou seja, para que curte os "pepsi" e "coke" o cerâmico foi desvantagem.

O Igor disse bem sobre os custos, um bezel rolex de alumínio já vi, original e zero, por us$49 ou u$75, não me lembo ao certo, mas quanto custaria o cerâmico, quantas trocas do alumínio seriam possíveis com o valor do cerâmico?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

nilomis

Meu 1c:

O bezel de cerâmica, que acompanha o GMT IIC, é um pouco mais complicado do que o bezel que é usado no GMT antigo e nos Subs.

Ocorreram mudanças na mola interna (click spring) e a montagem tem mais componentes.

Mais detalhes, Click aqui para ver um excelente comparativo entre o GMT II e o IIC.

Abs,

N

igorschutz

Sim, claro, Nilo. Mas eu pensei que estávamos falando apenas do decalque do aro, ou seja, a diferença entre o material cerâmico e o material plástico ou metálico.

Sobre a construção do aro inteiro, varia de marca para marca, independente do material utilizado no decalque.

Um abraço,

Igor

Adriano

E tem mais um detalhe: quem se meter a tirar essas lunetas com canivete, vai arrumar para a cabeça...

Abraços!

Adriano

automatic

Este material ceramico é semelhante ao usado pela linha da RADO ?

igorschutz

Sim, similar aos Rado neste material.

Um abraço,

Igor

Alberto Ferreira

Salve, amigos.

Huuuummm!
Apenas aproveitando o "gancho".

Talvez seja tentar aprofundar demais os conceitos.  ::)
E eu nem sei se seria muito "cabível", ou de interesse geral, discutirmos esta questão aqui.
Mas,... Talvez seja apenas algo como um "lembrete"...

Por exemplo, pela minha formação, eu reluto em aceitar os termos que se popularizam (ou popularizaram) nos relógios, sem contudo ter melhores especificações.
Coisas como.
- Cerâmica, cerâmico.
- Porcelana, "porcelanizado".
- Plástico.
- Fibra.
- Nylon, não a marca que foi um dia, mas o termo "genérico" escrito em letra minúscula...
- Etc, etc, etc...

Bem,...
O que vemos, por vezes ao sabor do mero "marketing" (e eu não estou dizendo que seja o caso mencionado da Rolex - pois não é!) é que esses temos acabam sendo usados, e repetidos por nós os que até gostam do assunto, sem a menor consistência, ou conhecimento do material do qual de fato estamos falando.

Afinal, tecnicamente falando, o que são mesmo (especificadamente) aqueles termos?  ::)

Alguns não são nada daquilo.

Abraços a todos!
Alberto

igorschutz

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Setembro 2009 às 18:28:21
Afinal, tecnicamente falando, o que são mesmo (especificadamente) aqueles termos?  ::)

Devolvo a pergunta... ;D

Um abraço,

Igor

FALCO

O da Rolex chama "cerachron" (nome de remédio...) acho difícil que eles divulguem a composição.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Alberto Ferreira

A vantagem?

Pois é...

Depende da tal "cerâmica".
Em geral é um material (não necessariamente, ou exatamente "cerâmico - no estrito sentido) muito duro e resistente ao riscamento.

Essas "cerâmicas" na verdade são materiais geralmente sinterizados a altas temperaturas (o pó de uma matriz é sinterizado - digamos que fosse como que "fundido" (sem derreter) juntamente com outro material, este na forma de mínimos grãos, extremamente duros.

O resultado é um novo material que combina as características da matriz com as dos tais grãos duros.

Apenas para exemplificar.
A Widia, ou metal-duro é um produto sinterizado.
A matriz, no caso, é uma liga de cobalto. Os tais grãozinhos, são de  carboneto de tungstênio.

O resultado, um material composto "quase" tão duro (especialmente no aspecto de resistência ao riscamento) quanto o diamante.

O nome da marca comercial, Widia, vem mesmo do alemão... wie diamant, ou seja, como o diamante.

Que de cerâmica, aquela dos potes  :D, não tem nada.

Abraços!
Alberto

Correia

Seja que nome ou material específico for, o certo é que o bezel denominado como cerâmico dos novos Oris transmite uma sensação de qualidade incrível, mesmo comparado aos tradicionais da marca - bons, por sinal.(cerâmico, só me lembro de ver uns Rado, no bezel apenas o Rolex, e meio à distância).
Nunca liguei muito a esses novos "C", ou melhor, aos bezel's dos mesmos, mas depois de ver....a história muda mesmo de figura. :o ;)

Abs,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

igorschutz

Mas widia é um metal, e não cerâmica, certo?

Um abraço,

Igor

Adriano

Citação de: igorschutz online 15 Setembro 2009 às 19:06:14
Mas widia é um metal, e não cerâmica, certo?

Um abraço,

Igor

Igor, "má-ô-meno". Ambos são materiais sinterizados, ou seja, pega-se o pó do material básico, prensa-se, torra num forno e boa. A cerâmica é basicamente tungstênio, um metal, com carbono. Apesar da matéria prima ser metálica, o material final sinterizado adquire caractetísticas de minerais.

O processo de fabricação da cerâmica é muito parecido, mas a base é mineral: zircônio.

Voltando à widia, lembremos que por exemplo a safira pode ser produzida por um método semelhante à sinterização, e seu material de base é um metal: alumínio. O produto final é um mineral.

Penso que a widia está mais para um mineral. Mas aí são divagações da minha mente insana, sem nenhum cunho científico uma hora dessas.

Abraços!

Adriano

nilomis

Meus 0,25c:

Widia == wie diamant (como diamante em Alemão) == carboneto de tungstênio.

Abs,

N

LUW

Citação de: nilomis online 15 Setembro 2009 às 20:22:10
Meus 0,25c:

Widia == wie diamant (como diamante em Alemão) == carboneto de tungstênio.

Abs,

N

É essa a definição que eu conhecia de widia ::).
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Salve!

;D

Widia.

Sim.
Como eu havia dito.
O nome remete à dureza (no caso expressão da capacidade de resistir ao "riscamento" - escala de Mohs) dos diamantes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Mohs

Widia, é uma marca comercial que virou (ou está virando) substantivo, como já aconteceu com tantas outras, celofane, por exemplo.

Abraços!
Alberto

mestreaudi

Esse se deu mal... o anel de diamante da esposa fez um estrago na safira e no bezel de cerâmica!!!

Bela porrada hein?!  :D
Rafael.