Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 321270 Visualizações
*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #60 Online: 21 Setembro 2009 às 13:23:06 »
...E neste quesito eu concordo em gênero número e grau com o Nilo - quanto menor a abertura, MELHOR...

Em relação ao foco né, pois eu tento utilizar abertura maior (f baixo) para entrar mais luz, vou testar maior tempo de exposição e menor abertura...
Usualmente eu deixo o anel de foco da câmera todo virado e vou ajustando a distância do objeto, acho mais fácil.

No manual da minha máquina eles mandam tapar o "viewfinder" quando utilizando tripés pois, mesmo com os dispositivos para que isto não ocorra, sempre vaza alguma luz por lá.

Tem um programa que liga a câmera ao notebook e você faz os ajustes por lá, com "preview" e tudo mais, mas só tem para "windows"...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #61 Online: 21 Setembro 2009 às 14:03:48 »
Muito legal este tópico !

Nos tempos já um pouco distantes  :-\ eu fotografei muito,
tinha câmera reflex, objetivas avulsas e inclusive fiz curso
de fotografia.

Mas com a chegada das digitais, notei que comecei a não
dar mais tanta atenção à composição das fotos, e com a
facilidade (custo) de se tirar fotos, acabei relaxando no
resultado. Estou com uma Sony Cybershot, que possui
regulagem manual bem simples, mas que dá para brincar.

Vou montar uma caixa de luz para começar as tentativas...

abs

Glauco
 

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #62 Online: 21 Setembro 2009 às 14:13:41 »
Nikon D40 + lente do kit modo macro tudo em automático - RAW.



FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #63 Online: 21 Setembro 2009 às 14:47:01 »
Nikon D40 + lente do kit modo macro tudo em automático - RAW.
Broker,

Tente a mesma foto com tudo em modo manual (lente, foco, abertura e velocidade). Vai ter que tirar um monte de fotos, até acertar a todos os parâmetros, mas ... recompensa.

Não parece que o foco, da tua foto acima, está na parte de fora do cristal do relógio?

Abs,

Nilo


*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #64 Online: 21 Setembro 2009 às 19:11:48 »
Nikon D40 + lente do kit modo macro tudo em automático - RAW.

É Broker, o resultado não é o que eu esperava ::). Vou fazer o teste com a minha objetiva, vamos ver se há diferença. Sem querer ser chato, você poderia repetir essa foto com a 24-70mm, mesma iluminação e modo macro? Ou então fazer outra foto, exatamente igual, com as duas objetivas em 55mm?

Abraço.

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #65 Online: 21 Setembro 2009 às 19:30:13 »
Minha (pequena) contribuição: O fundamental é simplesmente o FOCO. Tudo depende dele. E neste quesito eu concordo em gênero número e grau com o Nilo - quanto menor a abertura, MELHOR.
Paulo,

Sobre a abertura, "vareia".

Um conselho que obtive no Time Zone "Time exposure" foi o de aumentar, em alguns casos, a abertura de forma a obter uma profundidade de foco menor, destacando desta forma o objeto a ser fotografado. É uma opinião que considero, de novo - em alguns casos, válida.

Abs,

Nilo

Acho que o ideal seria focar o(s) objeto(s) ou a parte do objeto que você quer mostrar e desfocar o resto. Para isso podemos controlar a profundidade de campo conforme descrito anteriormente: quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo; quanto menor a abertura, maior a profundidade de campo. Mas o comprimento focal (zoom) também interfere de maneira similar, pois quanto mais você "aumenta" o objeto, menor será a profundidade de campo disponível. Por fim, quanto mais perto o objeto estiver da câmera (não estou falando de zoom), menor será a profundidade de campo.



*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #66 Online: 21 Setembro 2009 às 22:00:56 »
Aí está: duas fotos "nas coxas", sem peocupação com iluminação, composição, fundo, etc., ambas nas mesmas condições, sem edição e feitas com a Nikon D60 + Nikkor 18-55mm VR do kit:

Modo Macro (tudo no automático ::)) s/ flash:


Mega-corte da foto acima:

Entendo naaaaada de photoshop... :-[

---

Modo Manual (aí sim, hein ;)):
Abertura: f/5,6
Exposição: 0,1 seg
Dist. Focal: 55mm
ISO 400
Bal. Branco: automático


Mega-corte da foto acima:

Entendo naaaaada de photoshop... :-[

Pro pessoal das DSLRs: nada se compara ao manual, certo :D??

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #67 Online: 21 Setembro 2009 às 23:12:29 »
...
Abertura: f/5,6
Exposição: 0,1 seg
Dist. Focal: 55mm
ISO 400
Bal. Branco: automático
...

amanhã vou repetir sua config e posto aqui, quando vc diz "Dist. Focal: 55mm" está medindo da marca que a câmera possui para medir (aquele sinal atrás do botão de disparo) ou da ponta da lente?
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #68 Online: 22 Setembro 2009 às 07:44:04 »
Muito bom Murão!

Veja que como você usou uma abertura relativamente grande (5.6), o foco ficou perfeito no mostrador mas o ponteiro de segundos está já começando a sair de foco. Tente usar uma abertura menor (f 11 por exemplo) com um tempo de exposição um pouco maior. Em fotos como esta, totalmente frontais, eu acho (opinião pessoal) que o correto é ficar tudo em foco. Numa perspectiva inclinada, ter um ponto focado (o ponto de interesse principal) e o restante desfocado pode criar imagens sensacionais.



Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #69 Online: 22 Setembro 2009 às 09:21:31 »
A distância focal é a medida do “zoom” da sua objetiva. Por exemplo, com a sua objetiva 24-70mm, você consegue distâncias focais entre 24mm e 70mm. Quanto maior a distância focal, maior o “aumento” do objeto.
Num linguajar nada técnico, é mais ou menos isso... ;D

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #70 Online: 22 Setembro 2009 às 09:40:36 »
Resumindo:

1) Quanto menor for a abertura, maior será a profundidade do foco. Se as distâncias (focal e da foto) forem as mesmas a profundidade do foco será maior em f16 do que a f2.

2) Quanto mais longe for a distância da foto (distância entre a máquina e o objeto), maior será a profundidade do foco. Fotografar a 1/2 metro terá uma menor profundidade de foco do que a 2 metros.

3) Quanto menor for a distância focal, maior será a profundidade do foco. Uma lente de 50mm, na mesma abertura e distância da foto, terá mais profundidade de foco do que uma lente de 100mm.

4) Uma parcela maior do objeto estará focada depois do ponto de foco do que antes do mesmo (aprox 1/3 antes e 2/3 depois).

Abs,

Nilo

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #71 Online: 22 Setembro 2009 às 10:12:00 »
Complementando o Nilo: em fotos macro o foco se torna extremamente crítico, justamente devido a pequeníssima distância do objeto fotografado à lente. Nestes casos (foto macro), torna-se imperativo o uso de aberturas bem pequenas (número f-stop grande) e velocidades baixas. E claro, o uso de tripé é praticamente obrigatório.

Outra dica: nas fotos muito próximas o efeito da perspectiva fica muito acentuado. Desta forma, se houver a possibilidade de se escolher a lente (numa DSLR por exemplo), dê preferência por uma de MAIOR distância focal. Sem exageros, é claro...

Na minha opinião, as melhores macros são as de distância focal de 100 mm.

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #72 Online: 22 Setembro 2009 às 10:18:36 »
Uma dica interessante, exclusiva para os proprietários de DSLR:

Existe um acessório chamado inversor. Não é muito fácil de se encontrar atualmente, mas às vezes aparece... A função dele é permitir montar uma lente "ao contrário". Ou seja, a parte da frente da lente fica presa no inversor e este vai encaixado na baioneta do corpo da máquina.

A função disto? Permitir fotos macros extremas! Com uma lente 50 mm normal (não macro) montada desta maneira, é possível fazer uma foto com o objeto a apenas 5 cm de distância da lente, com uma ampliação monstruosa.




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #73 Online: 22 Setembro 2009 às 10:22:42 »
A distância focal é a medida do “zoom” da sua objetiva. Por exemplo, com a sua objetiva 24-70mm, você consegue distâncias focais entre 24mm e 70mm. Quanto maior a distância focal, maior o “aumento” do objeto.
Num linguajar nada técnico, é mais ou menos isso... ;D

resumidamente, a lente estava na posição 55mm mas a que distância estava o relógio da máquina?
Pergunto isto porque com a H50 eu consigo foco com o objeto encostado (tocando) na lente, já na D40 preciso de uma distânica mínima razoável.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #74 Online: 22 Setembro 2009 às 15:26:22 »
A distância focal é a medida do “zoom” da sua objetiva. Por exemplo, com a sua objetiva 24-70mm, você consegue distâncias focais entre 24mm e 70mm. Quanto maior a distância focal, maior o “aumento” do objeto.
Num linguajar nada técnico, é mais ou menos isso... ;D

resumidamente, a lente estava na posição 55mm mas a que distância estava o relógio da máquina?
Pergunto isto porque com a H50 eu consigo foco com o objeto encostado (tocando) na lente, já na D40 preciso de uma distânica mínima razoável.
Pois é, nossas objetivas de kit não são próprias para macro... o que eu faço (e fiz nas fotos acima) é aproximar a câmera até uma distância em que a objetiva não consiga focar. Aí pressiono o botão disparador até o meio para ela procurar o foco e vou afastando a câmera devagar, até que ela consiga focar (ela apita e o ponto de foco no visor fica vermelho), aí é só pressionar o botão até o final.

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #75 Online: 22 Setembro 2009 às 15:37:36 »
Desculpa, a distância aproximada para ela conseguir focar é de um palmo (20cm) do objeto até a lente.

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #76 Online: 23 Setembro 2009 às 19:47:12 »
Murão, em que condições de luz você tirou a foto do seiko branco?
Pergunto isto pois acho que 1/10sec deve ter sido em luz fraca (artificial), e aí minha lente sem VR não vai...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #77 Online: 24 Setembro 2009 às 00:18:57 »
Exatamente, a foto foi no escritório de casa, apenas com a iluminação de uma lâmpada fluorescente no teto. Iluminação bem fraca, por isso usei ISO400, abertura máxima da objetiva para aquela dist. focal e, ainda assim, a velocidade do obturador teve que ser pequena :P. Como a sua objetiva não é VR, vai ter que melhorar a iluminação ou usar um tripé.
Usei ISO400 pq o ruído da D60 a ISO800 me incomoda e nesse aspecto a sua D40 leva vantajem, pois faz fotos bem melhores a ISO800...

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #78 Online: 27 Setembro 2009 às 19:58:27 »
Eu vou arrebentar no próximo concurso de fotos...

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #79 Online: 28 Setembro 2009 às 09:30:55 »
Nilo Duran, ou outro amigo que manja dessas coisas,

Melhora alguma coisa, em relação aos reflexos emitidos a partir do vidro do relógio, se eu usar um filtro polarizador em minha câmera?
Alguém já testou essa solução?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES