Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 324002 Visualizações
*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #200 Online: 20 Novembro 2009 às 00:15:45 »
Ontem testei a mesa. Tive pouco tempo, por isso não tirei muitas fotos.

Aprendi que tenho muito o que aprender ainda. :-\
Se antes o meu problema era a falta de iluminação, com essa mesa o "problema" é o excesso de luz. ;D

E não que a mesa é ruim, pois cada uma das quatro luminárias pode ser ligada/desligada individualmente e posicionada conforme o desejo do fotógrafo. O problema é comigo mesmo, que ainda não sei operar o equipamento (mesa) a contento.

Ainda tenho que me acostumar com este fator (muita luz), pois ele pode atrapalhar tanto quanto a falta, principalmente quando o objeto a ser fotografo reflete bastante, como é o caso dos relógios.

Se o objetivo é fotografar usando somente o fundo infinito branco, tudo beleza: é só ligar as quatro lâmpadas e mandar brasa no botão da câmera. Agora, quando se deseja montar uma composição diferenciada, o excesso de luminosidade pode atrapalhar.

Das dezenas de fotografia que tirei, essa foi a que saiu mais razoável (ou seria "menos pior"?):



A idéia é boa, mas a execução, a meu ver, deixou a desejar.

Espero pode reeditar a composição no futuro, quando eu aprender a manejar melhor as luzes, e fazer uma foto melhor com este tema.

Um abraço,

Igor

Igor, desculpe desviar um pouco do foco, mas poderia/saberia dizer qual o modelo desta mobo?

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #201 Online: 20 Novembro 2009 às 00:30:50 »
Não faço a menor idéia!

Catei algumas placas velhas que tinha em meu escritório e trouxe para usar de cenário.
Tem uma vermelhinha da Pinnacle que vai dar um fundo bão.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #202 Online: 20 Novembro 2009 às 00:56:52 »
Salve!

Igor e Nilo,
Se me permitem um palpite.
Esta "caixa de luz", como vocês disseram, tem mesmo luz.

Eu creio que o segredo, o aprendizado a ser desenvolvido, está na orientação dos diversos spots, rebatedores e defletores.

Os mostradores são mesmo um motivo difícil, em especial quando os relógios são mostrados sobre fundos complexos e detalhados.

Em algumas das fotos, eu achei o resultado (do mostrador) um tanto "chapado" (sem profundidade, sem volume).
Eu creio que o negócio seja mesmo experimentar com os ângulos de iluminação.

Um grande abraço e...
Eu continuo apreciando os progressos e dicas de vocês!

Abraços!
Alberto

*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #203 Online: 20 Novembro 2009 às 07:33:49 »
Não faço a menor idéia!

Catei algumas placas velhas que tinha em meu escritório e trouxe para usar de cenário.
Tem uma vermelhinha da Pinnacle que vai dar um fundo bão.

Um abraço,

Igor

Tudo bem, não se dê ao trabalho. É mera curiosidade 'técnica' de informática, mas certamente a placa mATX da foto não é (tão) velha, a não ser no japão. :)
Aliás, as da Pinnacle são tradicionalmente 'avermeiadas'. A maioria das placas, em geral, são verdes, mas existem amarelas, azuis, marrom, pretas. Difícil será reunir algumas destas cores para 'brincar'. Ótima idéia daquele Accutron sobre um chip e bem ao lado da bateria da placa.

Sobre as suas fotos... são muito boas e você está humildade demais para admitir isso, tchê.  ;) Sei que está testando, aprimorando as técnicas na mesa e buscando obter resultados ainda melhores, ajustando algo aqui, tentando algo acolá...

1) Relógio "puro" na mesa, ie., fundo infinito branco:
A foto é meio sem graça, mas foi só um teste para sentir o potencial da mesa. Para fotos de anúncio, ela é perfeita, sem precisar de qualquer esforço.


No exemplo citado você fiz ser uma foto sem graça, só para teste, mas o suficiente para ser uma foto de anúncio. E precisa mais? Isso, como você mesmo disse, "sem precisar de qualquer esforço". E tem muita gente por aí que costuma recorrer ao fotoshop para fazer um reflexo, corrigir fundo, etc

Enfim, é sempre bom aprender coisas novas e ter sempre algo em mente como meta para alcançar. :)

E pensar que em breve veremos por aqui diversas fotos do tão aguardado RM2, de vários colegas "bons de foto" e com direito a versões diferentes do modelo (fundo, bezel, ponteiro).

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #204 Online: 20 Novembro 2009 às 07:50:52 »
Igor, parabéns pelo seu esforço e dedicação com suas fotos!  ;)

Pode ficar tranquilo, tenho certeza que conseguirá "rapidinho" os resultados esperados!  :)

Nilo, a mesa vai lhe proporcionar um maior ganho e qualidade nas suas já maravilhosas fotos, pois ao meu ver, trata-se de um equipamento profissional e que assim que for "dominado" será de grande valia.  :-*

Quero lhes propor uma coisa, ... uma idéia:
Gostaria de ver o Igor e o Nilo, fotografando um relógio sobre espelho(s).
Pelo que imagino, o resultado será muito interessante.
Já tentei por diversas vezes, mas nunca com um resultado "satisfatório".  :-[
Aceita o "desafio"?  ;D

Abraços!

ACPavanato

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #205 Online: 20 Novembro 2009 às 08:36:01 »
Gostaria de ver o Igor e o Nilo, fotografando um relógio sobre espelho(s).
Pavanato,

Desafio aceito. Agora é só achar um espelho ....

Abs,

Nilo

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #206 Online: 20 Novembro 2009 às 09:17:19 »
Turma,

A "saga" continua.

Experimentei com um pouco menos de luz e ...

Vamos ver: Comentários são esperados e bem-vindos (Como é mesmo que se escreve isto?)





Gostei desta:



E finalmente, junto com o relógio da sexta:



Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #207 Online: 21 Novembro 2009 às 10:50:28 »
Nilo,

Adorei, mas estão um pouco granuladas, não?

Além disso, e agora não é crítica, mas uma mera curiosidade, suas fotos saem de um jeito que não sei explicar direito como é e tampouco consegui reproduzir: você faz algum ajuste/retoque que faz com que os props pareçam "desenhos".

Uso "desenho" entre aspas porque acho que não é a palavra mais correta, mas também não estou sabendo explicar o que é.

Observe a primeira foto (que reproduzo abaixo): a concha da esquerda parece 2D, como se tivesse recebido algum filtro cel shading.




É um efeito curioso, que pode ser observado também na flor desta foto:



Não sei se você enxerga da maneira que estou vendo, mas não parece que a flor foi colorida como naquelas fotos antigas, de filme, que eram preto e branco e depois coloridas artificialmente pelo fotógrafo?

Um abraço e parabéns pelas fotos. Parece que você também está melhorando bastante na mesa, hein?

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #208 Online: 21 Novembro 2009 às 14:07:17 »
Adorei, mas estão um pouco granuladas, não?
Além disso, e agora não é crítica, mas uma mera curiosidade, suas fotos saem de um jeito que não sei explicar direito como é e tampouco consegui reproduzir: você faz algum ajuste/retoque que faz com que os props pareçam "desenos".
Uso "desenho" entre aspas porque acho que não é a palavra mais correta, mas também não estou sabendo explicar o que é.
Igor,

As fotos que v. se referiu receberam um tratamento mínimo. Tenho usado cada vez menos ferramentas como Photoshop (Elements) e, neste caso, usei pura e simplesmente o iPhoto (Aliás, está faltando um MacBook na tua e na vida dos demais) para ajustar os seguintes parâmetros:

- Sharpness (100%)
- Definition (100%)
- Exposure (diminuo um pouco -10-20%)
- Contrast (aumento um pouco +10-30%)

O método é simples. Importo todas as fotos (RAW, é claro) e escolho a que me parece melhor.
Ajusto os parâmetros nela, aplico nas demais e depois faço os cortes.

O "granulado", as vezes, aparece como conseqüência dos cortes e também da falta de luz. Sempre uso ISO 100 ou no máximo 200.

Abs,

Nilo


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #209 Online: 21 Novembro 2009 às 15:55:37 »
(Aliás, está faltando um MacBook na tua e na vida dos demais)

Nilo,

Eu tenho um Mac em casa (já é o meu segundo), mas prefiro o Windows. Sinto-me mais confortável com ele.
O Mac eu deixo como tocador de DVD.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #210 Online: 21 Novembro 2009 às 16:11:10 »
Citação de: igorschutz link=topic=1903.msg44731#msg44731 date=1258826137
O Mac eu deixo como tocador de DVD.
[/quote
Igor,

Faça-se um favor. De uma chance para o Iphoto do Mac. Aposto que v. não volta mais para o coitado/obsoleto/triste/sem imaginação/etc. do Windows.

Abs,

Nilo

*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #211 Online: 21 Novembro 2009 às 16:55:49 »
...o iPhoto (Aliás, está faltando um MacBook na tua e na vida dos demais) para ajustar os seguintes parâmetros:

- Sharpness (100%)
- Definition (100%)
- Exposure (diminuo um pouco -10-20%)
- Contrast (aumento um pouco +10-30%)...

Estes parâmetros você resolve fácil no linux também e não paga absolutamente nada por isso, aliás.


...O Mac eu deixo como tocador de DVD...
Tadinho do Mac, até parece que está se referindo ao windows. :)

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #212 Online: 21 Novembro 2009 às 18:36:30 »
Igor,

Só para tirar a dúvida, eis a foto original, da forma como saiu da máquina:



Lente 100mm f2.8 com: F22, 2s de exposição, ISO 200

Última coisa: Note que não estou mais usando o Photobucket mas sim Flickr por dois motivos:

a) Posso publicar a foto com qualquer tamanho (versão pro - paga-se um troco)
b) O iPhoto é integrado ao Flickr e para publicar uma foto (ou conjunto) é só apertar um botão.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #213 Online: 21 Novembro 2009 às 23:26:54 »
Nilo,

Gostei da versão original da foto, inclusive achei melhor do que a retocada.

Se me permite, sugiro que ajuste a imagem com mais critério, ao invés de jogar todos os parâmetros ao máximo, pois muita informação se perde neste processo.

A imagem original tem mais volume e as cores estão corretas (o mostrador está azul, e não preto).

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #214 Online: 22 Novembro 2009 às 07:15:56 »
Igor,

Concordo que exagerei. Pressa é uma m.

Um ponto que esqueci de observar desde o começo deste tópico: É necessário ter tempo, muito tempo, para se fazer uma foto boa, coisa que acho que todos nós não temos.

Abs,

Nilo

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #215 Online: 22 Novembro 2009 às 10:30:50 »
Nilo, permita-me um "pitaco", também concordo com o Igor.

Suas fotos sem qualquer retoque, fica mais "natural" e com, vou dizer assim, maior "profundidade"!  :D

Acho que o "retoque" tira um pouco da beleza "natural" das suas fotos. Não sei se estou me expressando corretamente, mas as fotos ficam mais "normais" sem retoques.

Quando é feito o "retoque" de imagem, a foto fica "chapada" e também noto que o contraste "pesa" na foto.

Bom é isso, na minha modesta opinião, prefiro suas fotos sem "retoques"!

Abraços!

ACPavanato

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #216 Online: 22 Novembro 2009 às 11:09:09 »
Salve, amigos!

Pois é!
Se os amigos me permitem.

Eu também estou acompanhando com muito interesse as experiências e os comentários dos amigos Nilo e Igor.
Mas eu creio que o Nilo "definiu" a coisa muito bem...

"É necessário ter tempo, muito tempo, para se fazer uma foto boa, coisa que acho que todos nós não temos."

Pelo menos na minha modesta visão este é o ponto.

Boas fotos são possíveis com as técnicas que estamos vendo ser discutidas aqui.
Na outra ponta, nível "profissional", ou ser profissional, já é mesmo uma tarefa dedicada. Tempo integral.

Mas nem de longe eu estou questionando a objetividade dos debates para quem (apenas) pretende aprender a tirar boas fotos de relógios.
Para isso, e como efeito motivador, este tópico é imperdível.
Por favor, continuem, pois!

E apenas para ilustrar os comentários do Igor e do Nilo tendo ambas as fotos "lado-a-lado"...

A foto "retocada".



A foto original, sem "retoques".



As minhas perguntas, para quem também está aciompanhando, como eu.

Quem consegue ver as diferenças, aí nos seus monitores?
Bom,... Eu vejo.    ::)  :D

Qual das duas versões da foto "impactou" mais (ou passou melhor o sentimento da imagem)?

Abraços!
Alberto

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #217 Online: 22 Novembro 2009 às 12:01:05 »
Olha eu prefiro a segunda, sem os retoques, dá pra ver com mais clareza os detalhes do relógio, e exibe as cores reais do mesmo.

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #218 Online: 22 Novembro 2009 às 13:39:36 »
Aí ... depende. Meus 2c:

Prefiro a primeira pois:

a) Os detalhes da catraca (Bezel para os mais ilustrados  :D) aparecem melhor.

b) Mostrador azul ...  :P

Abs,

Nilo

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #219 Online: 22 Novembro 2009 às 14:20:42 »
Salve!

Pois é...
Aí está um outro ponto importante.

Qual é o objetivo da foto.

As fotos que nós postamos aqui, embora muitas com "conteúdo artístico" (em termos de fotografia, etc) na minha opinião, devem privilegiar a "visualização" pela média das pessoas que acompanham o fórum.
Considerando os seus equipamentos, limitações destes, etc.
Eu penso que sendo assim as fotos até possam ser mais "ilustrativas" e (talvez) se permitam ser menos artísticas ou "reais".


E o que o que eu estou "tentando" dizer com essa conversa?

Que embora mais "dura", "dramática" e menos "real", a primeira, para mim, ilustra melhor. Tem mais contraste e "nitidez" em alguns detalhes...

Eu faço uma "provocação", e por isso eu coloquei as duas imagens "lado-a-lado".
Sem vê-las ao mesmo tempo (ou comparar detalhadamente), como eu disse antes, a primeira me parece "impactar" mais.
Como simples imagem ela é mais "dramática".

Será que a média das pessoas pensaria de forma diferente, caso não estivesse acompanhando o que aconteceu na gênesis das duas imagens?

O que vocês acham?
Será que eu estou exagerando?
 ::)  ???

Abraços!
Alberto