Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 323975 Visualizações
*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #380 Online: 17 Dezembro 2009 às 20:41:00 »
Igor,

O Flickr, que uso, é mesmo bastante bom mas para ser mesmo usável tem que ir para a versão paga. A de graça só deixa v. ver as últimas 200 fotos.

Sobre o teu estilo com parcimônia, é ... o teu estilo.
Pelo menos tente fazer uso do "aperture bracketing" da Canon (tira 3 fotos, uma mais escura, outra mais clara e a que v. escolheu. As vezes "da samba".

Testes de hoje de tarde/noite:



Editado pelo Apple Aperture 2.1.4:

Recorte e ajuste de resolução, brilho e ponto do negro.

Acho que este não vai deixar o Igor "caça ruído" triste.  :o

Caso alguém queira ver em verdadeira grandeza: S. D. (3018 x 2011).

Abs,

Nilo
« Última modificação: 17 Dezembro 2009 às 20:44:24 por nilomis »

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #381 Online: 17 Dezembro 2009 às 21:05:15 »
Bela foto Nilo.

Amanhã chega meu Manfrotto, prometo ajudar a movimentar o tópico. Mesmo não tendo tantos atores de peso! kkkk

Quanto ao estilo de fotografar, eu tiro fotos em excesso. Quem é bom mesmo não tira foto a toa, mas ai tem que ser bom mesmo.

Vocês já viram fotografos de jornais tirando foto? é assim: tátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátá

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #382 Online: 17 Dezembro 2009 às 21:09:26 »
Nilo,

Positivo e operante: satisfeitíssimo! Essa foto ficou maravilhosa!

Esse cenário com pedras é tão bonito, que tenho vontade de copiá-lo. Se um dia eu o fizer, por favor, não me xingue.

No mais, gostei da idéia do "aperture bracketing". Nunca usei e vou tentar. Pode ser que dê samba sim, até mesmo para poder "mixar" as fotos numa só!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #383 Online: 17 Dezembro 2009 às 21:33:04 »
Li este tópico de cabo a rabo e é interessante como descobrimos tantas coisas novas numa única tarde. Já separei o link da mesa de luz do Igor, pois pretendo comprar uma. Vi um monte de terminologia que nem faço idéia do que se trata, mas sei que vou descobrir com tantos mestres por aqui. Senti nas entre linhas o carinho que cada um trata seus relógios.
Uma coisa que me chamou a atenção, foi que todos fotografam os seus relógios no horário que está acontecendo a foto.
Existe uma convenção mundial no meio publicitário de fotografar os relógios sempre marcando 10 horas e 10 minutos. Não sei se os amigos já sabem disso e por alguma razão não dão bola para a questão e preferem fotografar sem essa preocupação.
O motivo de 10 e 10 nunca ficou muito claro, nunca encontrei uma explicação convincente, porém fica ai a observação.
Posso dizer que curti bastante as experimentações fotográficas.
Eu particularmente que não consigo usar um relógio de pulso, parece ironia, adoro relógios, já ganhei um monte, mas... sabe lá. Talvez porque ainda não ganhei aquele relógio.

abraços a todos

flávio
viver é a coisa mais rara do mundo. a maioria das pessoas apenas existe.
oscar wilde

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #384 Online: 17 Dezembro 2009 às 21:56:47 »
Flávio,

Este tópico é usado para discutir técnicas e não para fazer fotos de propaganda.

Fotografo, normalmente, o relógio que estou usando no dia e nem presto atenção no posicionamento dos ponteiros.

Os relógios nas propagandas, meio por convenção, são fotografados as 10:10 ou 10:08 pois isto, reza a lenda, faz com que o relógio pareça estar sorrindo. Os digitais, por outro lado, são fotografados as 12:38.

Como meus relógios não são tão alegres .... vai da forma como está no momento.  8)

Abs,

Nilo

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #385 Online: 17 Dezembro 2009 às 22:06:35 »
Vai ver tiram as fotos nesse horário (10:10) pelo fato dos ponteiros não taparem "nada" dos mostradores.

Aparece o logo, os chronos, a data, etc... e os ponteiros é claro, ambos!

Igor

Mixar fotos com bracketing é chamado de HDR é produz umas fotos muito legais, principalmente em ambientes onde tem lugares claros e escuros.

Tem um conhecido meu que adora esse tipo de foto, ele escreve um monte de coisa no site dele: http://www.omarjunior.com/blog/

Abraço
Vini

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #386 Online: 17 Dezembro 2009 às 22:21:04 »
Vini,

Já ouvi falar em HDR.
Um dia farei uns experimentos.

Valeu!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #387 Online: 18 Dezembro 2009 às 23:07:28 »
Segue algumas fotos que tirei agora há pouco:

1) Esta é com o brinquedo novo. Não ficou muito radical, pois ainda não peguei as manhas, mas com o tempo melhora:




2) Esta seria a foto sem o brinquedo. Dá pra perceber a diferença? E para os que percebem, sabem dizer qual é o brinquedo novo?




Acho que vai ser difícil perceber a diferença...



3) Até que enfim consegui tirar uma foto decente desse Swatch:






4) Essa também é com o brinquedo novo. Será que dá pra reparar algo especial?






5) Essa não tem relógio, mas gostei do resultado:




Perdoem o "off topic", ehehehehhe... ;D


Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #388 Online: 19 Dezembro 2009 às 00:14:04 »
Cruizes,

To morrendo de curiosidade e não consegui achar alguma diferença perceptivel entre a 1 e a 2 para dizer o que é. Só reparei que o ponto de foco não é o mesmo! :P

Conta ai pra gente Igor!

É algum tipo de filtro de realce de cores?

Abraço
Vini

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #389 Online: 19 Dezembro 2009 às 00:36:22 »
Nossa Senhora que fotos!! Os amigos estão de parabéns mesmo principalmete Igor e Nilo !!
Vão tirar ótimas fotos assim no vosso... ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #390 Online: 19 Dezembro 2009 às 00:40:08 »
Este tópico contém muitas informaçãos importantes para quem deseja melhorar suas técnicas de fotografia ! ;)

Agradeço a todos os amigos e em especial ao Nilo pelo completo tutorial ! :D

Grande Abraço !


Marcos Lima

*

Offline Jeff

  • ****
  • 260
    • Ver perfil
    • Relógios Mecânicos
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #391 Online: 19 Dezembro 2009 às 00:45:14 »
Bela foto Nilo.
... Quem é bom mesmo não tira foto a toa, mas ai tem que ser bom mesmo.

Vocês já viram fotografos de jornais tirando foto? é assim: tátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátá

Deveria ser frustrante um fotógrafo profissional de jornal/revista tirar tantas fotos e ser aproveitada apenas uma ou outra para uma matéria. Eu disse "deveria", pois eles continuam a tirar dezenas e dezenas de fotos mesmo assim, sendo que a grande maioria ficam boas.

*

Offline gilvvm

  • ****
  • 455
    • Ver perfil
    • Log3D Design
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #392 Online: 19 Dezembro 2009 às 01:35:16 »
Bela foto Nilo.
... Quem é bom mesmo não tira foto a toa, mas ai tem que ser bom mesmo.

Vocês já viram fotografos de jornais tirando foto? é assim: tátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátátá

Deveria ser frustrante um fotógrafo profissional de jornal/revista tirar tantas fotos e ser aproveitada apenas uma ou outra para uma matéria. Eu disse "deveria", pois eles continuam a tirar dezenas e dezenas de fotos mesmo assim, sendo que a grande maioria ficam boas.

Uma vez em um fórum sobre fotografia que eu participo postaram o número de fotos que um fotógrafo da National Geographic fazia por matéria.  Isso na época do filme, era um absurdo. Coisa de centenas de fotos.

E a galera brincava... PQP se eu tirar 1000 fotos desse assunto alguma vai sair boa  ;D

Isso depende muito, fotojornalismo o cara não tem muito controle do que está acontecendo, da luz, do ângulo... então justifica tirar o máximo de fotos possível para aproveitar a melhor que sair. Quem fotografa no estúdio tem completo controle do que está fazendo, logo pode fazer menos fotos e conseguir um resultado perfeito.

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #393 Online: 19 Dezembro 2009 às 06:37:44 »
Igor, Turma,

As duas primeiras fotos foram feitas com uma lente TS 90mm (as outras não olhei).
Não há muita diferença pois, nos dois casos, o mostrador está de frente.

Já tinha visto fotos com esta lente aqui mas o preço desta lente me desanimou.

Parabéns pela lente.

Abs,

Nilo

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #394 Online: 19 Dezembro 2009 às 11:49:16 »
Uma vez em um fórum sobre fotografia que eu participo postaram o número de fotos que um fotógrafo da National Geographic fazia por matéria.  Isso na época do filme, era um absurdo. Coisa de centenas de fotos.

E a galera brincava... PQP se eu tirar 1000 fotos desse assunto alguma vai sair boa  ;D

Tenho um amigo que tem por "hobby" ser fotógrafo da National Geographic, ele trabalha no mesmo ramo que eu e, em suas férias, participa de expedições. Ele vende o material para a revista, se acha um fotógrafo normal, tecnicamente como qualquer amador interessado. Segundo ele as fotos são aproveitadas porque, além da qualidade ser boa devido ao material TOP vendido pela NIKON para ele com 90%  :o de desconto (por ser da NG), são poucos que se sujeitam ou podem ficar 3 meses dentro de um barco no ártico para tirar fotos... Diz ele que já voltou de expedições com mais de 50 mil fotos.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #395 Online: 19 Dezembro 2009 às 16:32:52 »
Olá Nilo,

Me desculpa se meti a colher onde não fui chamado e sei que vocês não estão fazendo fotos para publicidade.

Porém penso que, se estão caprichando nelas, buscando aquela foto, se equipando cada vez mais com acessórios, que não são baratos, achei que esse detalhe poderia enriquecer mais ainda o resultado final e qualquer publicitário que visse estas fotos poderia ficar de queixo caído.

abraços

flávio
viver é a coisa mais rara do mundo. a maioria das pessoas apenas existe.
oscar wilde

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #396 Online: 19 Dezembro 2009 às 16:39:01 »
Me desculpa se meti a colher onde não fui chamado e sei que vocês não estão fazendo fotos para publicidade.
Flávio,

A tua participação é mais que bem-vinda. Mande ver, critique etc.

Sobre o ajuste da hora, já dizia o Mestre Didi (o futebolista -- Valdir Pereira): "Treino é treino, jogo é jogo".

Em resumo, quando for para valer, eu prometo que coloco nos 10:10 (uns dizem que é 10:08).

Por enquanto, o que está valendo é a discussão da técnica, ou seja treino.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #397 Online: 19 Dezembro 2009 às 18:46:18 »
As duas primeiras fotos foram feitas com uma lente TS 90mm (as outras não olhei).

Tá de olho no EXIF, né Seu Nilo? Garoto esperto...

É isso mesmo, estou usando uma lente TS 90 mm com um tubo de extensão 25 mm.

A diferença entre as fotos é mínima pois o relógio está pouco inclinado, mas dá pra notar na foto 2 que a parte superior do relógio, incluindo as garras, está fora de foco, enquanto que com a lente inclinada (foto 1) o foco se mantém.

A foto 4 também foi com a TS 90 mm, mas neste caso, inclinei a lente no sentido contrário ao plano "correto", e dessa forma apenas uma faixa bem estreita da foto ficou em foco.
Repare que a parte inferior e a superior do relógio estão fora de foco. Apenas a cabeça, braços e lança do mergulhador, e a cabeça e tronco da libélula estão em foco.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #398 Online: 19 Dezembro 2009 às 21:16:07 »
Ta ai,
 
Botando a cara a tapa.   ;D

Tirei essas fotos hoje de tarde com a ajuda (assessoria) do amigo gvmichel. O tripé facilitou um monte as fotos, mas sem lente macro é difícil...

Abraço
Vini




*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #399 Online: 19 Dezembro 2009 às 22:03:05 »
Vini,

Gostei da terceira.

Tente ficar mais longe do relógio, zoom no máximo e ache uma posição com menos reflexo (eu sei que não é fácil).

Vamos ver se outros colegas se animam e entram "na dança".

Abs,

Nilo