Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 324009 Visualizações
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #400 Online: 19 Dezembro 2009 às 23:12:07 »
Valeu Nilo,

Acho que eu vou ter que acabar comprando um polarizador pra ajudar e mais pra frente uma lente macro.

Algumas das fotos eu tirei com uma 35mm (cam aps-c) e outras com uma 200mm (cam aps-c).
Mas a distância mínima de foco é bem grande nos 2 casos, tive que cropar pra elas ficarem melhores.


Amanhã tem mais!

Abraço
Vini

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #401 Online: 20 Dezembro 2009 às 11:49:04 »
Vini,

A lente macro ajuda bastante, mas não faz milagres.
As fotos estão muito legais, bonitas mesmo!

Na primeira e na segunda, o reflexo do vidro atrapalhou um pouco, e o mostrador perdeu detalhes.
É provável que um filtro polarizador melhorasse muito estas fotos. Se você puder, adquira um, já que é um acessório relativamente barato e que é uma mão na roda.

A terceira foto está excelente, digna de vencer um dos nossos Concursos.
Se eu tivesse que forçar uma crítica, diria para você colocar o relógio um pouco mais para esquerda, e não tão no canto, já que ele é a estrela da foto.

A quarta foto também está legal, mas não sei se a escolha da cor dos reflexos foi proposital ou apenas aleatória. Se foi proposital, eu escolheria outras cores.
O lado amarelo ficou muito bom, inclusive para ressaltar o polimento do relógio. Já o lado vermelho ficou "chapadão" demais. Talvez se você tivesse girado o relógio um pouquinho mais para a direita a coisa teria melhorado.

É muito bom ver mais colegas participando deste tópico. Mantenha-o atualizado, sim? Vá mandando suas fotos!

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #402 Online: 20 Dezembro 2009 às 12:47:18 »
Valeu Igor,

Acho que vou começar a postar mais aqui, as vezes a gente não vê alguns detalhes, como por exemplo o reflexo vermelho dum lado e amarelo do outro (isso tinha passado despercebido por mim).

Quanto a lente eu sei que não faz milagres, mas eu sei que ajuda e muito. Meu problema é que eu não consigo chegar perto do relógio pra tirar as fotos porque minhas lentes não focam de perto. Ai não consigo ver todos os detalhes e reflexos no viewfinder.

Mas hoje de tarde vou praticar mais... já adiantando vou levar o RM2 pra piscina! ;D

Dei uma mudada nas fotos (aquela em P&B e uma outra).
Na em P&B eu não consigo puxar o relógio muito pro centro porque eu tirei a foto muito pro lado.

Ai vai


*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #403 Online: 20 Dezembro 2009 às 20:55:02 »
Vini,

Melhorou bastante. Acho que v. gostaria de dar uma olhada neste artigo sobre composição fotográfica. Artigos como esses me ajudaram a olhar fotos com outros olhos.

Bom, o dia de hoje, e todos antes do natal) foi cheio e somente tive uns 15 minutos para tentar uma composição.

Coisa feita nas "carreiras", sem muito capricho. Esqueci de limpar os relógios ...

Meu objetivo hoje era o de tentar (incrível como é difícil) capturar a luz da forma como ela estava (fim de tarde).

Vamos lá:





Edição (só ajustes mínimos) via Apple Aperture (ainda tenho que ler o manual).

Abs e que todos tenham uma excelente semana,

Nilo

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #404 Online: 20 Dezembro 2009 às 20:58:33 »
Uma foto dessa do 3706, mas não consigo nem a pau... :-\ :-\ :-\ :-\
Esse e o Speedmaster são de desistir de fazer foto... :-[

Nilo qual é a dica para não ter reflexo? pouca luz?

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #405 Online: 20 Dezembro 2009 às 21:05:36 »
Nilo qual é a dica para não ter reflexo? pouca luz?
Lessa,

O "pulo do gato", se é que tem, é:

a) Fotografo no final da tarde usando uma parede branca como "refletor".
b) Uso, quase que sempre, um filtro polarizador. Sobre este filtro, v. gira e o reflexo some (as vezes). Compre um, serão os dólares mais bem gastos que v. fará (aí deve custar "peanuts").

Abs,

Nilo

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #406 Online: 20 Dezembro 2009 às 21:13:21 »
O "pulo do gato", se é que tem, é:

a) Fotografo no final da tarde usando uma parede branca como "refletor".
b) Uso, quase que sempre, um filtro polarizador. Sobre este filtro, v. gira e o reflexo some (as vezes). Compre um, serão os dólares mais bem gastos que v. fará (aí deve custar "peanuts").

Abs,

Nilo

Eu tenho o filtro, olha só a ultima que tentei... o maldito reflexo lá...


*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #407 Online: 20 Dezembro 2009 às 21:23:53 »
Eu tenho o filtro, olha só a ultima que tentei... o maldito reflexo lá...


Lessa,

Neste foto está visível que o 3706 está virado para um lado que tem um reflexo não uniforme.
Tente virar o mostrador para uma coisa branca, localize um ângulo onde o mostrador fique uniformemente iluminado e ... bingo.

Agora se v. quer um bom desafio, tente fotografar um Longines Diver (Heritage) -- Acho que v. tem um. Este nem o filtro tira os reflexos.

Abs,

Nilo 


*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #408 Online: 20 Dezembro 2009 às 21:38:18 »
Lessa,

Neste foto está visível que o 3706 está virado para um lado que tem um reflexo não uniforme.
Tente virar o mostrador para uma coisa branca, localize um ângulo onde o mostrador fique uniformemente iluminado e ... bingo.

Agora se v. quer um bom desafio, tente fotografar um Longines Diver (Heritage) -- Acho que v. tem um. Este nem o filtro tira os reflexos.

Abs,

Nilo 

Nilo achei ele mais fácil que o 3706... mas fiz poucas fotos dele...




Eu não tenho a "mesa do Igor", mas vou pensar em algo para refletir a luz no 3706 e speedmaster... esses dois me deixam desanimado :-[

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #409 Online: 20 Dezembro 2009 às 22:24:52 »
Nilo achei ele mais fácil que o 3706... mas fiz poucas fotos dele...

Eu não tenho a "mesa do Igor", mas vou pensar em algo para refletir a luz no 3706 e speedmaster... esses dois me deixam desanimado :-[
Lessa,

Note, na foto do Longines, que ainda há reflexos e a borda/bezel polido está refletindo tudo ao redor do relógio. É aí que mora o perigo.

Quanto a "mesa do Igor" ela não só não resolve os reflexos como cria outros. Há que se fazer um enorme investimento, em tempo, até achar uma forma correta de difundir a luz. Tenho usado a mesa muito pouco (ela fica "lá em baixo" e da preguiça descer até lá) mas tive que colocar uns tantos difusores até acertar tudo.

Abs,

Nilo

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #410 Online: 20 Dezembro 2009 às 22:37:11 »
Lessa, Turma,

As vezes um reflexo até que da uma certa vida na imagem:



Amanhã, cedo, o 3706 dará entrada no SPA para um belo e merecido polimento.
Fotografando é que vi o estado da lateral do mesmo.

Abs,

Nilo

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #411 Online: 20 Dezembro 2009 às 22:48:21 »
Ficou show esse reflexo no vidro, já é preparatório para o espelho? ;D

Ontem a noite fiquei brincando com luz artificial e hoje pela manhã com a natural, fiz uma cacetada de foto e de cada 30... aproveitava 4... ;D ;D

Outro que dá trabalho é esse JLC o mostrador reflete luz pra caramba...



Esse 3255 é fácil de fotografar... acho ::) ::)


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #412 Online: 21 Dezembro 2009 às 08:13:53 »
Estas últimas fotos ficaram bacanas Lessa.

O negócio é esse mesmo, ir tirando um monte de fotos para pegar experiência. Quando você estiver manjando bem, esta relação entre fotos tiradas e fotos aproveitadas aumentará bem!

Em relação àquela foto do 3706 acima, o problema é que tem alguma coisa branca refletindo no mostrador (um quadro, será?). As vezes, quando acontece isso comigo, abro uma cartolina preta na direção do reflexo, para cortá-lo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #413 Online: 21 Dezembro 2009 às 08:15:37 »
Lessa,

Nas duas fotos acima v. está usando "auto exposure" com "shutter priority". Sim, Igor, eu olho o EXIF das fotos.  8)

Baseando-se nas minhas "brigas" com a Canon (primeiro com uma XTi e depois com a 50d) o "seu" Canon não se da bem com fotos macro (acho que nem o "seu" Nikon) em qualquer um dos modos automáticos.
Por inacreditável que possa parecer, uma "point and shoot" Sony e outras, funcionam melhor em modos automáticos.

Eu sei que é um pé, mas tente passar para modo manual, incluindo o foco, e veja as diferenças em termos de detalhes.
A tua XTi pode e deve dar resultados muito melhores em manual.

Tente, também, tirar o relógio do centro da foto, dando espaço (para a esquerda ou direita).
Os meus "gurus" do Time Zone "Time Exposure" sempre me puxam as orelhas, quando não deixo espaço para o relógio respirar.

Veja meu comentário acima sobre a composição.

Abs,

Nilo


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #414 Online: 21 Dezembro 2009 às 09:12:25 »
Eu sei que é um pé, mas tente passar para modo manual, incluindo o foco, e veja as diferenças em termos de detalhes.

Isso é uma verdade!

Para fotos de relógio, o ideal é que você use a câmera no "M" ou, no máximo, "Tv" ou "Av", dependendo das condições de luz.
Usar as programações da câmera é furada, a não ser que você queira fazer apenas aquela foto rápida e sem qualidade, só para deixar registrado o momento.

Independente da opção selecionada, o foco manual é imprescindível para uma foto de qualidade.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #415 Online: 23 Dezembro 2009 às 13:53:01 »
Turma,

Como o Igor não está mais postando (quebrou a máquina?), estou com a foto de hoje.

Estou fazendo uma fotos para um amigo (isqueiros) e aproveitei a "mesa do Igor" para uma foto rápida.


Sub 1680 depois da troca dos ponteiros (um dia eu chego lá)

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #416 Online: 23 Dezembro 2009 às 16:23:13 »
Como o Igor não está mais postando (quebrou a máquina?)...

Pelo visto, só vou poder tirar novas fotos de relógio ano que vem.
Neste restinho de 2009, só fotos de Natal e Ano Novo...  :'( :'( :'(

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #417 Online: 25 Dezembro 2009 às 10:25:53 »
Natal com chuva

Aproveitando uma manhã calma e chuvosa em SP: (E com o Igor não verificando o ruído das minhas fotos :o)


(Na chuva)


(Nesta foto deu para pegar os 10:08!!)

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #418 Online: 25 Dezembro 2009 às 13:33:00 »
E com o Igor não verificando o ruído das minhas fotos :o

Nessas épocas de festividades a gente fica mais manso e acaba relevando essas coisas... ;D

Um abraço,

Igor

P.S.: Passando o Natal em família aqui em Brasília, o pessoal tomou nota que agora virei "fotógrafo". Então já viu né? Fui incumbido de registrar todas as festas... :P
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #419 Online: 25 Dezembro 2009 às 20:50:31 »
Já que o "seu Igor" está em Brasília (coitado), vamos aprontar:


(Chuva verdadeira - o nome do vaso, aprendi ontem com quem me deu, é Banksia!)





Notem que o IWC 3706 voltou renovado do "SPA".

Foi o último grande trabalho/milagre do ano de Mestre Gabriel.

Abs,

Nilo