Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 323950 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #440 Online: 09 Janeiro 2010 às 17:07:54 »
Primeira tentativa bem sucedida de foto com flash. De quebra, também usei a lente TS-E 90 mm.
Reparem como todo o mostrador e aro estão focados, o que seria impossível com uma lente normal nessa abertura (f/8.0).

Um 580EX II à esquerda, 1/2 força, rebatida no teto do mini estúdio. Outro 580EX II à direita, 1/4 força, também rebatido no teto. TS-E 90 mm com tilt 8° à esquerda.

E desculpem a sujeira do relógio. :-[
Estou usando-o desde segunda-feira e, como estava só treinando, usei ele mesmo, direto do pulso.



Camera:   Canon EOS REBEL T1i
Exposure:   0.008 sec (1/125)
Aperture:   f/8.0
Focal Length:   90 mm
ISO Speed:   100
Exposure Bias:   0 EV
Flash:   On, Fired



Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #441 Online: 09 Janeiro 2010 às 19:09:15 »
Igor,

Fiquei um pouco decepcionado com a definição em geral mas ....

Quando dei um clique na foto e fui para o teu Flickr e vi a de tamanho maior ...

Agora sim! Está duca. V. deveria ter postado ela.

A redução feita pelo Flickr é bem pior.

Para não dizer que está perfeita, a composição ... cadê a regra dos terços?

Abs e nos vemos amanhã,

Nilo

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #442 Online: 09 Janeiro 2010 às 19:39:37 »
será que uma maquina digital canon  com 6.0 megapixels dá pra fazer fotos de qualidade com relogios ou é melhor fazer um maquina digital que tenha uma lente externa mais profissional?

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #443 Online: 09 Janeiro 2010 às 20:20:20 »
será que uma maquina digital canon  com 6.0 megapixels dá pra fazer fotos de qualidade com relogios ou é melhor fazer um maquina digital que tenha uma lente externa mais profissional?
Matheus,

Aí ... depende.

Tirei, e tiro, fotos com uma máquina Sony T100 (quando a minha esposa deixa, o que é raro).

Está máquina, já com uma certa idade e com 8 Mp, tira fotos bem decentes.

Veja uma foto tirada com uma Sony T100:



É claro que, com uma DSLR (as com lentes trocáveis), v. tem mais opções mas para obter em uma foto de qualidade v. tem que investir bastante em uma lente macro para ela.

Há, também, máquinas intermediárias como a Canon G10 que tiram fotos, com um macro muito bom.

Como em tudo, a resposta está no meio. Extraia o que der da sua Canon. Quando v. julgar que chegou no limite dela ... vá em frente.

Comece logo, tire bastante fotos e poste aqui.

Abs,

Nilo








*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #444 Online: 09 Janeiro 2010 às 20:47:53 »
Fotos de ontem:

Continuo experimentando fotografar com pouca luz ou com a técnica de "Noite Americana" (que é/era usada em filmes).

Gosto muito do Chiaroscuro (soa pedante, mas é esta a definição).

Vamos ver o que os amigos acham:





Agora uma mais molhada:



Abs,

Nilo


*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #445 Online: 09 Janeiro 2010 às 21:04:12 »
Uma pergunta:

Quais fóruns de fotografia do Brasil vc recomenda ?

Abraços !

Tem muito tempo que não entro, mas sou registrado no www.digiforum.com.br

Quando visitava o conteúdo era bem legal, não sei como está hoje.
Um abraço
Fábio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #446 Online: 10 Janeiro 2010 às 01:32:01 »
Nilo,

Obrigado pelos comentários!

Eu não posto numa resolução maior porque alguns colegas que porventura tenham um monitor de baixa resolução podem ter problemas para ver as fotos por inteiro.

Particularmente, não achei que a qualidade ficou ruim no tamanho postado, mas confio no seu julgamento. Portanto peço a todos os colegas interessados que visitem minha foto no Flickr, clicando diretamente na imagem acima, e clicando nas opções "All sizes/Original" para ver a foto em tamanho maior.

E sobre a regra dos três, na verdade eu não me atentei a isso.
Como disse, foi um treino, onde procurei posicionar os flashes em diferentes lugares, mirando diferentes posições e usando diferentes potências, só para ir pegando as manhas.
Cheguei a treinar antes, mas nenhuma foto saía minimamente decente. Essa foi a primeira, por isso postei aqui.

Agora que estou começando a progredir, vou me atentar às outras regras (principalmente sobre a limpeza do relógio, eheheheh).



Matheus,

Assino embaixo do que o Nilo disse.

Um DSLR lhe oferece mais possibilidades, porém nada impede que você tire boas fotos com sua Canon de 6 megapixel.
Aliás, irrelevante a quantidade de pixel. Uma de 3 megapixel já teria resolução suficiente para tirar fotos para a internet.

Vá treinando com sua câmera atual e participando deste tópico, e se um dia você achar que a câmera o está limitando, parta para uma melhor.



Continuo experimentando fotografar com pouca luz ou com a técnica de "Noite Americana" (que é/era usada em filmes).
Gosto muito do Chiaroscuro (soa pedante, mas é esta a definição).

Nilo,

As fotos estão excelentes, como de costume. Mas tenho notado uma coisa interessante: você já afirmou mais de uma vez seu desgosto com os flashes e preferência pela luz natural. No entanto, suas fotos são típicas fotos de quem usa flash (ou então, de quem deveria usar), pois a iluminação não parece natural.

Esses ajustes que você faz, aumentando o "highlight" e a sombra intensificam demais a luz.
Aposto 10 pra 1 que se você mostrar suas fotografias para um profissional e perguntar se tem flash ou não, todos dirão que tem.

Então deixo como sugestão: porque você não tenta usar alguns flashes um dia? Tenho certeza que irã gostar!

Um abraço e até amanhã,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #447 Online: 10 Janeiro 2010 às 07:57:44 »
Igor,

Nunca digo "dessa água eu não bebo", mas meu estilo (se é que posso falar assim) é colocar um relógio em um local e ficar olhando as variações da luz natural, quando ela vai diminuindo no final da tarde, depois de um tempo, tiro as fotos.

É mais lento e da para eu ficar ajustando a peça, o fundo, etc.
O que eu acho um grande barato é que, agindo assim, eu estou enxergando coisas, na minha casa, que sempre estiveram lá e que nunca as vi.

Quando uso iluminação artificial fico mais aflito e quero acabar logo.
Daí saem fotos, que acho bem sem alma (olha a alma de novo! e, por acaso, não acredito em alma).
Podem ficar tecnicamente bem melhores, com todos os detalhes mas ... bem chochas.

Bom dia para todos,

Nilo

*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #448 Online: 10 Janeiro 2010 às 15:57:26 »
Nilo, desculpe, mas quanto às suas fotos aí de cima acho que serei "el primero" a dizer o seguinte: rapaz, se vc continuar assim vai acabar se profissionalizando em fotografia :o
Sem pedantismo, acho que os únicos e poucos que ainda te barram são uns caras lá do "montresdeplongee"...e olhe lá!!!

Abraço.
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #449 Online: 10 Janeiro 2010 às 17:51:50 »
Byron,

Obrigado mas ... "são seus olhos".  :D

O que acho interessante neste tópico é a divergência quanto a abordagem.

Novamente, a virtude estará no meio e vamos aprendendo no caminho.

Abs,

Nilo

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #450 Online: 11 Janeiro 2010 às 08:15:53 »
Um amigo esta "caçando" um desses:


(GMT - 1675/Pepsi sobre GMT II - 16710/Coke)

Quem sabe esta foto o ajuda na "caça", que deve ser lenta e com toda calma.

Abs e uma ótima semana para todos,

Nilo

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #451 Online: 11 Janeiro 2010 às 08:41:12 »
Salve!

Eu gostei do "detalhe" do fundo!
Sutil.  :D

Um abração!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #452 Online: 11 Janeiro 2010 às 08:51:43 »
Muito bom!

Gostei da "claridade" das cores.

Sugiro ao amigo que imprima a foto e coloque na sua mesa de cabeceira, para ajudar na mentalização.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #453 Online: 11 Janeiro 2010 às 09:47:07 »
Sobre o fundo, aqui está o "making of".

Normalmente uso como fundo um cachecol (Com esse calor!!!!) preto pois um fundo preto é muito mais fácil de ser representado em uma foto.

Dica: Comparem o preto com os fundos brancos - é duro fazerem eles ficarem brancos mesmo.

Este cachecol, preto, "vive" em meu escritório doméstico mas ... temos uma empregada extremamente eficiente e que mantem, ou tenta manter, meu escritório minimamente apresentável.
O problema é que ela acha que qualquer coisa exótica pertence a minha esposa e o cachecol, na cabeça dela, é coisa de mulher e ... bingo.
O cachecol é "teleportado" para uma das inúmeras gavetas do closet da minha esposa.

Fui pegar o dito cachecol e na busca achei um outro, com essas cores (há também preto, amarelo e verde no cachecol).

Escondi o verde por conta de uma velha alergia de tudo que é verde  ;D) e liguei as cores com o Pepsi, Coke e ... zaz.

Ainda não achei o cachecol preto. Acho que vou passar em uma papelaria para comprar papel preto.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #454 Online: 11 Janeiro 2010 às 10:24:02 »
Ainda não achei o cachecol preto. Acho que vou passar em uma papelaria para comprar papel preto.

Nilo,

Tem papéis pretos e papéis pretos. Alguns são mais brilhantes e podem ficar com um aspecto cinzento nas fotos. Procure o que for mais fosco.

Infelizmente, destes foscos eu só achei em tamanho "normal", isto é, de papel sulfite (carta, A4).
Em tamanho de cartolina (grandão) só acho os mais brilhantes...

Ah, e não abra mão do cachecol, pois utilizando-o embolado fica muito bonito nas composições.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #455 Online: 11 Janeiro 2010 às 10:48:55 »
Salve!

Para eventuais efeitos (de "foscos" e focos...  :D) há papeis "acamurçados" (de várias cores, inclusive preto) disponíveis em folhas grandes nas boas papelarias.

Clique aqui


O problema pode ser mantê-los limpos, pois eles "pegam" qualquer coisa (mais ainda se forem fiapos brancos  ;D) que passe num raio de meio metro.  :P

Abraços!
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #456 Online: 11 Janeiro 2010 às 11:00:35 »
É Alberto, esse é um problema grave.

Eu preferia encontrar um papel mais liso, que fosse fácil de limpar com apenas um sopro. Esse aveludado acho que daria muito trabalho.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #457 Online: 11 Janeiro 2010 às 11:50:50 »
Esse aveludado acho que daria muito trabalho.
Concordo.

Vou visitar uma papelaria e informo sobre os meus achados. Comprei, no passado, uma folha emborrachada mas ... gruda fiapos até da casa do vizinho!

O bom é que é lavável, mas mesmo assim não funciona muito bem.

Abs,

Nilo

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #458 Online: 11 Janeiro 2010 às 19:41:57 »
Um amigo esta "caçando" um desses:

(foto)
(GMT - 1675/Pepsi sobre GMT II - 16710/Coke)

Quem sabe esta foto o ajuda na "caça", que deve ser lenta e com toda calma.

Abs e uma ótima semana para todos,

Nilo

Demais a foto e os modelos, igual aquelas playboy's com mãe e filha...
A foto é um inspiração... você disse bem "lenta e com toda calma".

Comprar um relógio desta idade é complicado, em um revisão o mostrador pode ter sido trocado por um com Luminova, ponteiros que não batem e etc. há de ter calma para saber o que está comprando e quais concessões serão abertas, pois elas existirão, e é melhor saber antes...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #459 Online: 11 Janeiro 2010 às 20:18:40 »
Comprar um relógio desta idade é complicado, em um revisão o mostrador pode ter sido trocado por um com Luminova, ponteiros que não batem e etc. há de ter calma para saber o que está comprando e quais concessões serão abertas, pois elas existirão, e é melhor saber antes...
Broker,

Saber que se é Luminova ou tritio é trivial. Mostre o mostrador para a luz e ponha o mesmo no escuro (mão em concha serve).

Brilhou, é Luminova, não brilhou é tritio.

Quanto ao mostrador, v. pode se iniciar no Vintage Rolex Dial Archive.

Abs,

Nilo