Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 323899 Visualizações
*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #480 Online: 14 Janeiro 2010 às 10:30:43 »
Uma dica para quem possui máquinas "compactas" e não tem um tripé, e quer evitar fotos "tremidas", é usar o recurso do "temporizador" da máquina.

Geralmente este recurso é identificado pela figura de um "círculo com 2 ponteiros". É interessante pois ao acioná-lo, a foto será "batida" em 10 segundos ( + ou _) e a máquina estando apoiada, você não corre o risco de "tremer", como no caso da foto ser tirada na (digamos) "mão-livre".  ;)

Este é um recurso que ajuda muito, pois evita em 100% as fotos tremidas!

Lembre-se que a máquina precisa estar devidamente apoiada e firme.

Abraços!

ACPavanato

 

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #481 Online: 14 Janeiro 2010 às 10:37:14 »
Nilo, seria bacana se déssemos uma noção de regra dos terços ao pessoal.
Sei que como fotógrafo eu poderia contribuir bem mais nesse tópico, mas a coisa está corrida. Mesmo assim vou procurar alguma matéria bacana sobre esse assunto.


Salve!

Sandro,
Com a devida permissão do Nilo.


Na verdade, o Nilo já havia comentado sobre a "regra dos terços.
Veja aqui mesmo neste tópico (na penultima mensagem da página 17).

Lá foi até mencionado um link (http://en.wikipedia.org/wiki/Composition_%28visual_arts%29), que esclarece sucintamente o assunto.



A propósito,
Atendendo aos pedidos, eu estou transferindo algumas partes mais relevantes deste tópico aqui para a nossa seção de Clássicos.

Vejam aqui -> (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,2527.0.html).

A idéia é que aquela, fique lá para consultas, em paralelo com esta aqui, que permanecerá aberta para postagens de fotos, idéias, críticas e demais comentários.


Abraços a todos!
Alberto

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #482 Online: 14 Janeiro 2010 às 10:42:12 »
Sobre a "caixa de luz" do Murão:


(Foto, do Murão)

Dois centavinhos:

a) Eu sugiro recobrir esta caixa (boa caixa, por sinal) com papel vegetal (duas camadas?) para difundir mais a luz.

b) Da para ver, na foto, o Sol. Fotografar com o "Sol a pino" cria um problema de excesso de luz e logo (como já foi comentado) os benditos reflexos aparecem e os detalhes desaparecem.

Abs,

Nilo

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #483 Online: 14 Janeiro 2010 às 11:17:37 »
Aqui estão alguns textos sobre a regra dos terços. Acho muito bom que iniciantes leiam, tomem conhecimento e passem a usar essa regrinha, apesar de ela não ser rígida.

http://www.fotografarvenderviajar.com/aprendendo/dicas-como-compor-melhor-suas-fotos-%E2%80%93-a-regra-dos-tercos-composicao-fotografica-i

http://www.dicasdefotografia.com.br/a-regra-dos-tercos-na-fotografia

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #484 Online: 17 Janeiro 2010 às 19:43:36 »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #485 Online: 18 Janeiro 2010 às 09:07:50 »
Broker,

Foto interessante, de um relógio mais interessante ainda (pena que não veste bem no meu braço fino).

Uma observação. Atente para os pontos brancos e para o pelo que ficou no cristal. Isso ocorre todo o tempo e na maioria dos casos, como nesta foto, poderia ter sido eliminado depois da foto ser tirada. Quase todos os programas de pós-processamento fazem isto (é chamado normalmente de "healing tool".

Abs e continue postando.

Nilo

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #486 Online: 18 Janeiro 2010 às 09:35:13 »
"Never say never again"

Conversando com os amigos, ontem no MASP, decidi voltar a postar neste tópico.

Espero que o resto do pessoal se anime e poste também.

Vamos primeiro para o "making of".

1) Iluminação.
Coloquei a minha "caixa de luz" na janela de forma a captar e difundir a luz do entardecer (a janela que eu uso fica voltada para Oeste).
O horário escolhido foi por volta das 17:30h. Gosto mais da luz por volta dessa hora.

2) Fundo
Usei um papel preto. Infelizmente, só notei depois de comprar um monte, este papel é brilhante. Não bom mas decidi usar assim mesmo.

3) Dados das fotos
Usei a minha Canon 50d com lente 100mm f2.8 macro, assentada em um tripé ajustado para ficar um pouco acima da caixa de luz.
Os relógios são Breitling: O de mostrador azul é um Old Navitimer II e o que está sendo usado como "base" é um B1.

Configuração: ISO 100, aberturas variando de f5.6 até f11 com tempos de exposição de 1/8s até 0,50s.

Bom, chega de papo e vamos ao que interessa:


(Foto macro, tentando explorar os detalhes do mostrador)


(Composição - Tentei compor os círculos do relógio e do mostrador com a bússola)


(Composição - Dois relógios)


(Composição - Dois relógios. com a pulseira como parte do alinhamento)

Dificuldade:

Fotografar dois relógios com os mostradores não alinhados (ou quase perpendicular como estão nas fotos) é uma tarefa complexa.
Quanto se elimina os reflexos de um relógio o outro fica cheio de reflexos.
Complicado.

Abs,

Nilo


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #487 Online: 18 Janeiro 2010 às 10:05:29 »
Nilo,

Belas fotos!

Se me permite uns comentários:

Na primeira foto, acho que você poderia ter mirado o acumulador às 6h mais para o centro, pois ele é o objeto em foco. Ou então, mantivesse a foto nessa posição, porém com o contrapeso do ponteiro de segundos em foco.
Acho que fotos macro de mostradores só ficam legais se forem para ressaltar bem apenas UM detalhe do mostrador, como por exemplo o acumulador, ou então o ponteiro, ou a janela de data, o logotipo do fabricante, o marcador, alguns caracteres impressos, etc.
Esse tipo de foto tão aproximada, mas que chega a mostrar "tudo" do mostrador só é legal se for para um Vintage Rolex Dial Project da vida. Se não fica um pouco confuso de ver.



Dificuldade:

Fotografar dois relógios com os mostradores não alinhados (ou quase perpendicular como estão nas fotos) é uma tarefa complexa.
Quanto se elimina os reflexos de um relógio o outro fica cheio de reflexos.
Complicado.

Não sei se você está falando dos reflexos da caixa ou do vidro, mas se for do vidro, talvez fique até legal mostrar o reflexo do relógio inferior, a fim de que este não "roube a cena" do relógio de cima.
Nesse sentido, das duas fotos mostrando ambos os Breitling, preferi mil vezes a primeira, pois nela o B1 ficou mais discreto e o Navitimer deu seu show.

Um abraço,

Igor

P.S.: Pretendo contribuir em breve com este tópico. Comprei na semana passada umas placas acrílicas para poder trabalhar melhor com meus flashes.
Espero dessa vez tirar algumas fotos do meu setup.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #488 Online: 18 Janeiro 2010 às 10:12:34 »
Na primeira foto, acho que você poderia ter mirado o acumulador às 6h mais para o centro, pois ele é o objeto em foco. Ou então, mantivesse a foto nessa posição, porém com o contrapeso do ponteiro de segundos em foco.

Não sei se você está falando dos reflexos da caixa ou do vidro
Igor,

A primeira foto (do mostrador) "ficou macro" por acaso.
É uma foto do relógio completo que cortei, pois achei que tinha captado os detalhes que tanto nos fogem.

Sobre os reflexos, o comentário se aplica aos reflexos do cristal e, as vezes, queremos captar mais de um relógio.

Veja mais "capítulos" desta briga com os reflexos aqui.
A tentativa de pegar os três relógios foi ... complexa e sem muito sucesso.

Abs,

Nilo

Em tempo: Acho que, nessas fotos, exagerei na abertura e o mostrador, em um dos casos, poderia ter ficado um pouquinho mais no foco.

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #489 Online: 18 Janeiro 2010 às 10:25:33 »
"Never say never again"

Conversando com os amigos, ontem no MASP, decidi voltar a postar neste tópico.

(Composição - Tentei compor os círculos do relógio e do mostrador com a bússola)

Abs,

Nilo

Bom retorno, Nilo "Sean Connery!!

Voltou, como o citado 007, em grande estilo!

Quanto à foto dos círculos, tenho certeza que você ainda vai conseguir compor o símbolo das olimpíadas!


Forte abraço!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #490 Online: 18 Janeiro 2010 às 10:29:14 »
Amigo Nilomis, eu tenho plena consciencia de que vc fotografa infinitas vezes melhor do que eu, mas (in)felizmente possuo minha opiniao, adorei as fotos, mas uma foto que me deixou com uma pulguinha foi a da composição dos 2 relógios, acho que deveriam ter ambas as pulseiras metálicas, ou ambas de couro, para ficar mais uniforme( talvez a "quebra" de uniformidade foi de propósito e eu nao percebi).. mas é só isso mesmo, suas fotos assim como as do Igor sao maravilhosas! Parabéns!


PS. achei que o papel preto que o sr. considera muito brilhante deu um efeito de fundo legal para as fotos!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #491 Online: 18 Janeiro 2010 às 11:02:25 »
Amigo Nilomis, eu tenho plena consciencia de que vc fotografa infinitas vezes melhor do que eu, mas (in)felizmente possuo minha opiniao, adorei as fotos, mas uma foto que me deixou com uma pulguinha foi a da composição dos 2 relógios, acho que deveriam ter ambas as pulseiras metálicas, ou ambas de couro, para ficar mais uniforme( talvez a "quebra" de uniformidade foi de propósito e eu nao percebi).. mas é só isso mesmo, suas fotos assim como as do Igor sao maravilhosas! Parabéns!
PS. achei que o papel preto que o sr. considera muito brilhante deu um efeito de fundo legal para as fotos!
Shun,

Muito obrigado. Agradeço os comentários, sem os quais, a gente não progride mesmo.

Sobre as pulseiras, infelizmente (ou felizmente - a pulseira pesa muito) não tenho os dois Breitling com pulseiras metálicas. Outro ponto a ser considerado é o da uniformidade. Tudo que é demais ...

Sobre o papel preto, deu um trabalho enorme para ele não ficar muito brilhante. Felizmente o software que eu uso (Apple Aperture) tem um recurso para escurecer o que não está em primeiro plano. Usei e deu resultado.

Abs,

Nilo


*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #492 Online: 18 Janeiro 2010 às 18:20:05 »
Salve!

Nilo,
Nesta foto,



Eu achei muito legal o efeito de "profundidade" que o ângulo da iluminação e do mostrador conferiu, especialmente enfatizado pelas sombras dos ponteiros pequenos.


Abraços!
Alberto

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #493 Online: 18 Janeiro 2010 às 19:47:09 »
...Uma observação. Atente para os pontos brancos e para o pelo que ficou no cristal. Isso ocorre todo o tempo e na maioria dos casos, como nesta foto, poderia ter sido eliminado depois da foto ser tirada. Quase todos os programas de pós-processamento fazem isto (é chamado normalmente de "healing tool"...

Grato pelos comentários, achei "healing tool" no photoshop, de fato funciona muito bem, quando usado com moderação...
Grato pela dica.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #494 Online: 18 Janeiro 2010 às 21:38:34 »
Grato pelos comentários, achei "healing tool" no photoshop, de fato funciona muito bem, quando usado com moderação...
Grato pela dica.
Broker,

Note que o "healing tool" tem dois modos de operação. Um que tenta ser automático e muitas vezes erra e outro que é o "clone", onde v. escolhe um local limpo e copia sobre o defeito.

Nas minhas fotos do Breitling, de forma insistente, havia (ou há) uns dois pontos brancos que foram consertados pelo clone.

O que fiz foi colocar o zoom do editor em 1:1 e sair caçando os pontos e "clone" neles. É claro que isto não funciona com todos os mostradores.

Abs,

Nilo


*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #495 Online: 18 Janeiro 2010 às 22:11:44 »
Lindas fotos NILO!!
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #496 Online: 22 Janeiro 2010 às 17:50:25 »
Umas diquinhas boas, curtas e explicadas de um jeito fácil (e em português!) sobre histograma:

http://macworldbrasil.uol.com.br/dicas/2010/01/22/melhore-sua-imagens-com-o-histograma-do-iphoto/

No caso, está explicando no iPhoto, porém serve para qualquer programa.

LEITURA OBRIGATÓRIA! :D :D :D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #497 Online: 23 Janeiro 2010 às 13:09:48 »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #498 Online: 23 Janeiro 2010 às 14:13:43 »
Nice!

Só que você poderia diminuir um pouquinho a luz.
Para isso, afaste um pouco mais a fonte de luz, ou então coloque uma ou mais folhas de papel sulfite entre a fonte de luz e o relógio.

Veja que na parte superior a luz ficou superexposta, e a decoração do movimento perdeu um tanto de detalhes em comparação com a parte menos exposta, como a ponte do balanço.

E acho que você comprimiu a imagem um pouco além da conta, pois está um pouco granulada.

Mesmo assim, está uma foto boa.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #499 Online: 23 Janeiro 2010 às 15:03:50 »
Broker,

Foto perfeita.

Morro de inveja de quem consegue fotografar um movimento dessa forma.

Abs,

Nilo