Fotografando nossos relógios

  • 1130 Respostas
  • 323965 Visualizações
*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #840 Online: 04 Abril 2010 às 19:24:17 »
Agora pegou fogo aqui!!

O Pavanato resolveu abrir o jogo!  ;)

Essa foto do Tissot ficou muito interessante. Os reflexos na lente da Kodak deram um toque especial!  ;)

Sim...parece que há Sol em Bauru... :D....mas.... por aqui hoje...chuva o dia todo....

Abs

Marcelo

Grande Marcelo, por aqui tenho aprendido bastante coisas com as postagens dos amigos.
Interessante que esta foto estava meio que "perdida" e não sei porque não me interessei muito por ela.
Sua observação com relação ao reflexo da lente, também não tinha observado. Ficou legal mesmo!  ;)

Valeu e obrigado pelos seus comentários!  :D

Abraços!

ACPavanato

*

ACPavanato

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #841 Online: 04 Abril 2010 às 19:47:56 »
Nilo - show de bola suas fotos!

Vou chamá-las de um ensaio "abstrato", esta sua última postagem!

Os "tais" reflexos, muitas vezes indesejados, quando fotografamos nossos relógios, penso que poderiam nos ajudar na composição da foto.
Vou tentar explicar melhor, por exemplo, busco e já tentei fazer uma foto do "Speed-Moon" tendo como reflexo a lua-cheia - bela e formosa no seu ápice, assim que ela "nasce" - grande e linda, mas sem contar com tal "photoshop"  ...tem que ser no "braço" mesmo!

Apenas para ilustrar, tenho aqui comigo esta foto do meu amigo, Daniel De Granville - fotográfo profissional que soube aproveitar de forma ímpar o "tal" reflexo:

Esta foto mostra o Morro do Japi, refletido numa gota d'água, veja que interessante.
Fiz um giro de 180 graus na foto para que todos percebam com mais clareza o "detalhe".  ;)

Imagino fazer uma foto com o "Speed-Moon" tendo a lua refletida no relógio. Imaginem que interessante ficaria!  ;)

Parabéns pelas fotos e continue postando pois curto muito este tópico.  :D  :D  :D

Abraços!

ACPavanato
« Última modificação: 04 Abril 2010 às 19:58:42 por ACPavanato »

*

Alberto Ferreira

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #842 Online: 04 Abril 2010 às 21:26:21 »
Salve!

Grato por compartilhar, Pavanato!
Eu sempre curti essa idéia! Usar uma gota (ou gotas) como lente.

É muito difícil mesmo acertar tudo, foco, iluminação, cor... e ainda manter uma composição legal.!

Abraços,
Alberto

« Última modificação: 04 Abril 2010 às 21:28:01 por Alberto Ferreira »

*

Offline jones

  • ***
  • 129
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #843 Online: 04 Abril 2010 às 21:53:17 »
Pavanato, a sua idéia é otima de se fotografar a lua cheia pelo reflexo do Speed Moon, porém creio que terá uma certa dificuldade na fotometria pois fotografar a lua é como fotografar em dia de sol pois a luz da lua é exataente o reflexo da luz direta do sol. Creio que se não usar uma fonte de luz extra no relogio não irá conseguir sequer que ele apareça na foto. Eu, depois de muitas tentativas, cheguei numa configuração otima pro meu equip para fotografar a lua que foi:

ISO 200
1/200s
F/10

Claro que é essencial o uso de tripé e disparador a cabo/wireless. Aqui uma foto que tirei da lua crescente nessa config com uma Bigmos a 500mm:



[]'s

Jones

*

Offline michelim

  • *****
  • 1.733
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #844 Online: 04 Abril 2010 às 22:38:32 »
Pavanato, sou fã das suas composições, esta foto do tissot está MUITO bem equilibrada!!!

Jones, gostei da foto da Lua, e nilo, estas fotos do speedmastes estão muito boas!! gostei dos efeitos!

mich
“The Quality Remains Long After the Price is Forgotten.”

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #845 Online: 05 Abril 2010 às 17:26:51 »
Um pouco do pós-processamento (Não sei se tem hífen ou não  :o)

Faz tempo que estou para postar isto mas ... cade tempo.

O pós-processamento, na era digital, é quase que mandatório.
As máquinas, em especial as que capturam imagens no formato RAW, esperam que você ajuste as fotos usando um editor de imagens.

Vamos ver uma sequencia:

Iniciamos com uma foto básica, da forma como foi capturada pela câmera: (notem como a imagem parece "lavada")



Uns ajustes no contraste e na luz:



Corte, seguindo a "regra dos terços" (acho isto muito importante):



Um ponto importante, no caso do "corte" é que as câmeras digitais de hoje esbanjam resolução.
Assim pode-se cortar sem muita dó

O resultado. Não é para ganhar nenhum concurso mas ... para o gasto está bom:



Mais um ajuste, no caso do "ponto de preto": (notem como o relógio ficou destacado)



Agora uns testes:

a) Conversão para escala de cinza:



b) Aplicando uma "vinheta" (cantos mais escurecidos):



c) Deixando o fundo mais "chapado":



Todas estas "gracinhas" podem ser facilmente executadas com o seu programa de edição preferido. É só procurar nos menus.
O importante é que você goste do resultado.

Um bom programa, de graça, é o Gimp.
Há versões para Windows, Linux, OS X etc. e tem um monte de adições especialmente feitas para fotos.

Divirtam-se e postem fotos.

Nilo

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #846 Online: 05 Abril 2010 às 17:30:58 »
Nossa Nilo, obrigado pela aula  ;)

Nao tenho o equipamento necessário para tirar fotos boas, mas com essas aulas dá para deixá-las menos ruins! vou tentar brincar no editor de imagem um pouco!

Muito Obrigado mesmo!!!!

Adoro poder fazer algo cada vez melhor, afinal, é para isso que estamos nesse mundo!

Um abração!

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #847 Online: 05 Abril 2010 às 17:53:34 »
Acabei de instalar o GIMP, e confesso que como um leigo total no assunto fotografia, vou ter muuuuuuuuuuuuuuuuuuito o que aprender, há coisas que eu nem sei para que servem!

Um abração a todos!

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #848 Online: 05 Abril 2010 às 17:56:16 »
Acabei de instalar o GIMP, e confesso que como um leigo total no assunto fotografia, vou ter muuuuuuuuuuuuuuuuuuito o que aprender, há coisas que eu nem sei para que servem!
Um abração a todos!
Shun,

Vá experimentando.
O bom do GIMP, além de ser de graça e ter um monte de recursos, é que tem um UNDO bastante bom e é fácil de desfazer coisas que não deram certo.

Abs,

Nilo

*

betampex

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #849 Online: 05 Abril 2010 às 20:07:21 »
Excelente aula Nilo, tenho que ver se arranjo tempo novamente para a voltar a fotografar as minhas belezinhas, este ultimo topico relacionando o fundo de preto era o que me faltava quando queria realçar mais as minhas fotos e nao sabia como, sempre tive preguiça em aprender a trabalhar com as fotos, tive uma baita camera Canon EOS 50D com lente macro, lente Canon EF 24-70mm f/2.8L USM e uma outra que nao me lembro mais, mas minha esposa me fez vender tudo e comprar uma simples camera Canon SX110, pois nao aguentava mais carregar a bolsa da D50 e lentes pois levava 3 e em viagem internacional e tive que concordar com ela pois era muito trambolho fora as bolsas de mao etc mas depois acabei me arrepedendo bastante pois eu estava começando a aprender a fotografar pois sou iniciante ainda, bom, vamos ver se consigo tirar boas fotos com a SX110 rsrsrsrs pois nao penso em comprar a D50 novamente tao cedo e a prioridade esta sendo um novo reloginho.

abracos

Paulo

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #850 Online: 05 Abril 2010 às 21:08:03 »
Paulo,

Com uma SX110 v. pode tirar belas fotos.
Essa máquina tem um ótimo recurso de macro e ainda com foco manual.
De resto 70%, ou mais, de uma foto é o fotógrafo.

Vá em frente, tire um monte de fotos e poste aqui.

Abs,

Nilo

*

RÔMULO FÓZ

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #851 Online: 05 Abril 2010 às 21:27:16 »
Opa, valeu mestre,
Estou lutando aqui com a máquina.... nao é mais apontou ,mirou e clicou...rss
Abs
Romulo Foz

mas que fotos essas ultimas eim?!!!!


Rômulo,

Boas fotos. Gostei mais da gota.

Agora tente:

1) Limitar a luz. Veja a da gota.
2) Fique um pouco mais longe do objeto

Abs,

Nilo

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #852 Online: 08 Abril 2010 às 16:48:39 »
Ainda apanhando com os reflexos (principalmente o meu).... mas menos da lente com foco no manual


Camera Model: Canon EOS DIGITAL REBEL XTi
Flash Used: Yes (refletido no teto branco)
Focal Length: 100.0mm
Exposure Time: 0.167 s (1/6)
Aperture: f/8.0
ISO Equiv.: 400
Whitebalance: Manual
Exposure: shutter priority (semi-auto)  >:(


Camera Model: Canon EOS DIGITAL REBEL XTi
Flash Used: No
Focal Length: 100.0mm
CCD Width: 22.28mm
Exposure Time: 0.167 s (1/6)
Aperture: f/6.3
ISO Equiv.: 400
Whitebalance: Manual
Exposure: shutter priority (semi-auto) >:(




*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #853 Online: 08 Abril 2010 às 16:55:20 »
Rogério,

Trocou as fotos x descrições, não?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #854 Online: 08 Abril 2010 às 17:06:45 »
Rogério,

Trocou as fotos x descrições, não?

Um abraço,

Igor
Não Igor, estão corretas... na segunda eu estava com a persiana aberta com mais claridade mesmo.

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #855 Online: 08 Abril 2010 às 17:13:55 »
Ainda apanhando com os reflexos (principalmente o meu).... mas menos da lente com foco no manual
Lessa,

O truque recomendado pelos profissionais, que as vezes funciona, é ficar mais longe do relógio e depois fazer um "crop".

Agora que esses relógios com aro polido são complicados para fotografar, isso é uma verdade.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #856 Online: 08 Abril 2010 às 17:21:52 »
Não Igor, estão corretas... na segunda eu estava com a persiana aberta com mais claridade mesmo.

Ah bom!
Estava estranhando a primeira ter flash e sair mais escura que a segunda.

Para não apanhar tanto com seu reflexo, porque você não começa tentando fotografar com luz artificial e no escuro? Assim seu reflexo não sai no relógio.
Depois, quando você tiver pego melhor as manhas, aí você passa pra luz natural, que é mais difícil.

Tipo, a luz natural facilita para que a foto não saia uma completa m****, mas também é muito difícil de ser dominada com perfeição.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #857 Online: 08 Abril 2010 às 17:26:48 »
Para não apanhar tanto com seu reflexo, porque você não começa tentando fotografar com luz artificial e no escuro?
Lessa,

Concordo com o Igor.

Acho que v. é mais um candidato para ter uma "Mesa de luz do Igor"  ;D ;D

Abs,

Nilo

*

rlessa

Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #858 Online: 08 Abril 2010 às 17:48:22 »
 Rapaz.... ainda estou brincado com a abertura da lente e oceis estão falando em luz... ;D ;D ;D

Estou nessa parte da lição...  ::) ::)
faço a mesma foto com a lente macro com abertura pequena... média e grande e ficou "analisando"...





Valeu pelas dicas....  ;) ;) ;)


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Fotografando nossos relógios
« Resposta #859 Online: 08 Abril 2010 às 18:16:49 »
Lessa,

Você deve escolher a abertura da lente caso a caso.
Para fotografias do tamanho destas últimas, uma abertura pequena pode ser utilizada sem maiores prejuízos, porém, em fotos maiores, ou naquelas que você pretender imprimir, ir próximo ao limite da lente pode diminuir a qualidade da imagem.

Outra coisa: em certas fotografias, especialmente naqueles macros mais aproximados, pode ser que seu objetivo seja destacar certo detalhe do relógio.
Nestes casos, o uso da abertura correta pode significar o sucesso ou o fracasso de uma foto.

Por exemplo, você quer destacar a coroa do seu relógio. Aqui, é melhor você usar uma abertura grande, de forma a deixar apenas a coroa em foco e o restante do relógio desfocado, assim, todos os olhares se voltarão exclusivamente para a coroa. Se você usar uma abertura pequena, focando toda a imagem, o espectador vai ficar procurando o que ver em sua foto, e isso pode ser desagradável.

Veja um exemplo:


Fonte: Ming Thein

Portanto, a escolha da abertura da lente faz parte da composição da sua foto. Não é uma regra fixa.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES