Menu principal

Desmontagem de relógios para tontos

Iniciado por LUW, 22 Setembro 2009 às 19:37:14

tópico anterior - próximo tópico

LUW

Esbarrei com esses dois artigos (em inglês, com fotos):

Vão ser três partes (o autor ainda não publicou a terceira). Ele usa um 6105, e mesmo para um tonto como eu, me pareceu praticável e ainda com uma razoável chance de sucesso. Outra coisa que anima é que o investimento em ferramentas é bem pequeno. Só sob tortura para eu pensar em fazer isso com um 6105, mas com um china dá para arriscar. Porém o problema de usar algo marca ânus é que não se terá acesso ao manual de serviço do movimento, e para alguém sem boa noção de relojoaria isso dificultaria um monte a remontagem do movimento ::).
[ ]s
Luciano

Cigano

Citação de: LUW online 22 Setembro 2009 às 19:37:14
Esbarrei com esses dois artigos (em inglês, com fotos):

Vão ser três partes (o autor ainda não publicou a terceira). Ele usa um 6105, e mesmo para um tonto como eu, me pareceu praticável e ainda com uma razoável chance de sucesso. Outra coisa que anima é que o investimento em ferramentas é bem pequeno. Só sob tortura para eu pensar em fazer isso com um 6105, mas com um china dá para arriscar. Porém o problema de usar algo marca ânus é que não se terá acesso ao manual de serviço do movimento, e para alguém sem boa noção de relojoaria isso dificultaria um monte a remontagem do movimento ::).

Opa eu tbm estou no grupo dos tontos rsrs vai ser uma ótima lição, hj mesmo achei muitos desmontes de seikos de alguns calibres !!
Valeu pela contribuição!
Abraços
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Luciano, vai por mim: pega um Orient para começar a brincadeira. Esquece esta história da china...

Muito mais fácil, movimento robusto, e se quebrar ou perder alguma peça você consegue outra muito fácil.

Você consegue comprar um Orient funcionando por menos de 50 pilas. E pra não ter dó de mexer, compre logo um verde-varejeira...

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

LUW

Boa idéia! Não é caro e além disso há uma boa chance de se conseguir diagramas do movimento. Vou pensar nisso...
Atualmente, vc acredita que o meu maior empecilho seria o espaço para fazer isso? Em casa é difícil porque tenho um atrapalhante de dois anos e meio que me obrigaria a criar uma "estação móvel", pois não poderia deixar nada solto.
[ ]s
Luciano

Lourival

Citação de: paulorocha online 23 Setembro 2009 às 08:36:43
Você consegue comprar um Orient funcionando por menos de 50 pilas. E pra não ter dó de mexer, compre logo um verde-varejeira...
Sei não, viu Paulo  ::) ::) ::) Uma das coisas mais difíceis pra mim é arrumar sucata. A única que consegui foi o Wilson que me arrumou! ;) ;) ;)
Numa procura no ML só aparece coisa de R$100, 00 pra cima :o :o :o
Ô trem difícil de arrumar é a tal da sucata,viu ...

Atalo

E tem mais uma coisinha,
Uma sucatinha de Orient dá pra brincar bastante porque as peças resistem ..... aos mais tontos!!!  ;D ;D
Átalo

paulorocha

Citação de: Lourival online 23 Setembro 2009 às 09:16:42
Citação de: paulorocha online 23 Setembro 2009 às 08:36:43
Sei não, viu Paulo  ::) ::) ::) Uma das coisas mais difíceis pra mim é arrumar sucata. A única que consegui foi o Wilson que me arrumou! ;) ;) ;)
Numa procura no ML só aparece coisa de R$100, 00 pra cima :o :o :o
Ô trem difícil de arrumar é a tal da sucata,viu ...

Lourival, acabei de fazer uma pesquisa lá no ML, usando os seguintes critérios: "Relógios antigos e de coleção" | "Preço fixo" | "ordenar por menor preço"

Nas 3 primeiras páginas eu já encontrei 3 Orient a 50 pila cada e mais 3 a 60 pila. Todos funcionando. E tem vários Seiko também, que são ótimos para brincar. Principalmente os 6119 (não olhei para ver o calibre dos que estão listados).  ::)

Uma dica: nunca compre relógios "no estado"  :-X. Você só vai conseguir usá-los como peso de papel... Procure sempre por relógios FUNCIONANDO. Mesmo que o funcionamento não esteja lá estas coisas...  ;)

Um grande abraço  :D
Um grande abraço

Paulo Rocha

paulorocha

Citação de: LUW online 23 Setembro 2009 às 08:48:22
Boa idéia! Não é caro e além disso há uma boa chance de se conseguir diagramas do movimento. Vou pensar nisso...
Atualmente, vc acredita que o meu maior empecilho seria o espaço para fazer isso? Em casa é difícil porque tenho um atrapalhante de dois anos e meio que me obrigaria a criar uma "estação móvel", pois não poderia deixar nada solto.

Luciano, eu vou me mudar para um apartamento em breve e vou também ter um grande problema de espaço, embora a minha filhota já passou faz tempo da fase atrapalhante (esta na fase aborrecente...). Estou pensando em arrumar uma escrivaninha deste tipo:

Quando não estiver usando, é só fechar!

Pode ser a solução dos seus problemas...

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Alberto Ferreira

Citação de: LUW online 23 Setembro 2009 às 08:48:22
...

Salve!

Luciano,
Tentando contribuir com mais alguns pontos, ok?

Quanto a "brincar" de desmontar um movimento "das chinas" (e, provavelmente, com a intenção de remontar, eu imagino...  :D), há três "inconvenientes".
Mesmo, e principalmente, para um iniciante.

- Não há manual técnico.

- Não há peças de reposição. Perdeu uma "molinha",... Dançou!

- A qualidade do material (as peças em si) é baixa. Portanto, estragar algo (parafusos, por exemplo) é muito fácil
  E você não saberá se foi erro seu ou se era um problema do movimento...

A única "vantagem", se é que é mesmo, seria o preço...
Mas aqui eu concordo com o Paulo, use um Orient.

Mas,...
Neste caso, se possível, sem "destruir" um bom "vintage"...  ;)  ;D

Abraços!
Alberto

LUW

Paulo, isso seria uma bancada ideal! Um dia quero construir minha casa, e quando isso acontecer, vai ter um escritório GRANDE e uma oficina. Espaço na minha casa até eu consigo dar um jeito mas obrigatoriamente eu teria de usar algo como essa escrivaninha, com tampa e chave.

Alberto, a idéia de começar com os chinas é atraente porque não há perda nenhuma se eu fizer besteira (o que provavelmente vai acontecer). Abrir um vintage, mesmo que seja um Orient, apenas para "estragar", é pecado. Infelizmente hoje em dia seria o caso, como o meu atual nível de habilidade técnica.
[ ]s
Luciano

Alberto Ferreira

Citação de: LUW online 23 Setembro 2009 às 11:11:04
...
... Abrir um vintage, mesmo que seja um Orient, apenas para "estragar", é pecado...
...

Concordo!

Mas apenas para firmar conceitos, ok?
Pois com freqüência nós podemos ver o termo "vintage" sendo "interpretado" de uma forma, no mínimo, genérica demais.

"Vintage" não é apenas e tão somente qualquer relógio antigo, ou "velho", no dizer de alguns.

Vintage são relógios antigos (sim), mas que, por uma série de motivos, têm relevância.
Portanto, estas são as peças que o amante atento respeita e preserva. E isso pode independer de marcas.
O critério da "relevância", embora subjetivo, é o mais importante.

E chamar um relógio das décadas de 80/90 de "vintage", pode até mesmo ser uma mera "força de expressão".

Por outro lado, nem todo relógio "velho", "antigo", "de tiozinho", "que estava jogado em uma gaveta", "que eu ganhei de um parente", etc...
...pode ser considerado (automaticamente) como vintage.

Ou seja,...

Vintages, só os melhores chegam lá.  ;)

Abraços a todos!
Alberto

paulorocha

Complementando o Alberto (com uma opinião totalmente pessoal minha):

Um Orient KD de 1980 É um vintage.

Um Orient Cristal de 1970, com mostrador verde-varejeira NÃO É um vintage...

Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Cigano

Eu tenho um Seiko 6319 que estou me coçando á dias para meter á mão ná massa, e agora eu fiquei mais animado ainda pq eu estive balançando ele enquanto conversava com um chegado ao telefone e quando eu vi ele voltou a mexer o segundeiro coisa que não fazia antes, então pode ser um sinal que ele pode voltar a funcionar depois de uma geralzinha!!

Vou comprar a base, a lupa, pinças e os óleos !!
Vamos ver o que vai sair, como eu mexo com informática e já acostumado a desmontar muitos componetes, então para mim gravar as posições das peças creio que não vai ser muito dificil porém não muito fácill.
Mais depois de ficar o dia todo olhando videos e desmontes explicados como o do nosso amigo Paulo Rocha, eu já até aprendi muita coisa que nem imaginava que tinha ou existia!!

Agora a peça mais legal do mecânismo para mim é a âncora ela desmontada parece um escorpião !!

Abraços!
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

Alberto Ferreira

Salve!

Se me permitem, e a questão aqui é (mais uma vez) apenas um mero esclarecimento, ok?

Cigano,
Eu vou usar as suas palavras, mas, por favor, considere que eu não estou necessariamente dizendo com isso que seja o seu caso.
Eu apenas me lembrei de uma situação recente, que eu vi ocorrer.

O que é o tal "balançar" para dar corda em um relógio mecânico?
O que é o tal "acordar" o movimento?
Seria acordar de "dar corda" ou de "despertar"?  ::)

Bem,...
Uma pessoa me pediu uma explicação sobre o problema que tinha...
Balançava o relógio, mas ele não acordava, e quando acordava era por um curto espaço de tempo...  >:(

Eu então pedi para ver como ele fazia.
Por simples desconhecimento de como a coisa funciona de fato, ele "balançou" o relógio umas três ou quatro vezes e no sentido transversal ao mostrador, para cima e para baixo.

Claro está que o dito relógio não "acordou", de fato.

Se alguém com este tipo de dúvida estiver nos lendo... Não se constranja, ok?
Tome os meus comentários apenas como dicas,...

As questões (básicas) são as seguintes:

- Suponhamos que o movimento não "aceite" o carregamento pela coroa.

- Os tais movimentos para o carregamento da corda devem ser na forma de "arco", (de preferência na horizontal) e num plano paralelo ao mostrador.
  São estes movimentos de vai-e-vem que impulsionarão o rotor (para que o mesmo gire).

- E quantas "balançadas"?
   Depende. No mínimo, digamos, umas trinta ou quarenta, para ter certeza.

- Movimentos bruscos, tipo "machadadas"? Nunca!

- O relógio estava parado, sem uso, há muito tempo? Voltou a funcionar por uns momentos, mas de forma irregular?
  Não o use. Leve-o para uma revisão.
  O uso pode agravar o problema.

Abraços!
Alberto

Jefferson

Olá para todos!

Minha situação é semelhante a de muitos colegas do fórum. O máximo que me atrevo no momento é abrir a tampa para observar o movimento, e só!!

Para mim é muito frustrante, considerando que sempre fui capaz de fazer pequenas intervenções em meus objetos de apreciação, como bicicletas, motocicletas e marcenaria...

Ou melhor, frustante não... desafiador.

Como sugestão aos colegas do fórum, poderiam ser realizados encontros dos membros que residam em cidades próximas. Tais encontros seriam dedicados ao aprendizado da manutenção nos movimentos, algo como um workshop ou oficina. Desta forma, os mais experientes poderiam transmitir seus conhecimentos aos novatos.

Fica a sugestão.

Abraços,

Jefferson

Cigano

É verdade Alberto eu sempre dei cordas pelo balançar na horizontal e bem de leve para sentir o movineto do rotor já que está a um certo tempo parado, é que nem carro parado há dias não se pode ir ligando e ja acelarando ou saindo com ele até que atinja a temperatura estável de trabalho do motor certo !!

Então eu tenho um Orient 3 Estrelas cal.1942 que gosto muito e que está funcionando normalmente só que percebi que o calendario (duplo 2 janelas) dele parou defuncionar e com o medo de agravar oun até afetar ooutra parte mecânismo dele eu guardei ele para mandar para revisão !!

Tem casos que não se pode usarr o amadorismo se não acaba piorando, e também se não meter ás caras não aprende !! :-\

Abraços e valeu Alberto o seu breve comentário, é ótimo para iniciantes (eu) neste belo mundo da relojoaria !!

Cigano!!
Abraços,
Cigano!

lio

LUW

Lio, ontem pelo menos, olhei e não tinha :(.
[ ]s
Luciano

Cigano

Ow pessoal só para não cair no esquecimento, será que já saiu a 3ª parte ??
Obrigado
Cigano!! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

Daniel Eira

Amigos,

Aproveitando o tópico do Luw, eu achei um site que segue a mesma idéia: http://www.pmwf.com/Watches/WatchSchool/WS%2011%20How%20to%20remove%20and%20replace%20a%20watch%20movement/WS%2011%20How%20to%20remove%20and%20replace%20a%20movt.htm
Depois que eu li, estou esperando a terceira parte do link do Luw, para encomendar umas ferramentas e começar a ser curioso. ;D

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy