Enquete

Qual o melhor mecanismo de votação e critério de desempate?

Voto por enquete
19 (30.6%)
Voto por MP
9 (14.5%)
Desempate pelo primeiro post
14 (22.6%)
Desempate em segundo turno
20 (32.3%)

Votos Totais: 32

enquete encerrada: 08 Outubro 2009 às 10:20:37

Enquete sobre o concurso de fotos

  • 47 Respostas
  • 10714 Visualizações
*

nilomis

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #20 Online: 05 Outubro 2009 às 14:17:54 »
Igor,

Meu 1c:

Julgar e/ou imaginar que alguém só frauda um concurso pelo prêmio é ser muito otimista e acreditar demais na humanidade.

Há pessoas que fraudam pelo simples prazer da vitória (V. não conhece ninguém assim? Eu posso te apresentar ...  ;D).

O prêmio (que já sugeri ser algo como uma simples placa -- de acrílico) motiva e dará, para o legítimo vencedor, algo para mostrar.

As regras, quaisquer que forem, devem conter um incentivo para a participação ou teremos poucos candidatos e ...

Acabaram meus centavos ...

Abs,

Nilo



*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #21 Online: 05 Outubro 2009 às 14:21:03 »
Outra sugestão:

Por que os Moderadores não criam no sub-fórum "Tópicos clássicos" um tópico travado para edição e no topo chamado "Galeria da Fama: Vencedores dos Concursos de Fotografia do FRM" (ou algo do tipo) e lá inserem as fotos, em tamanho grande, que já foram vencedoras do nosso Concurso?

Seria muito legal, pois poderíamos revisitar sempre as imagens campeãs e os novos vencedores seriam incluídos ali ao passo em que os concursos forem finalizados.

Importante lembrar que as imagens teriam de ficar hospedadas num local em que não fossem excluídas ou movidas inadvertidamente, de forma a não quebrar o link (de preferências, todas as imagens deveriam ser hospedadas numa única conta do Photobucket).

O que acham?

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #22 Online: 05 Outubro 2009 às 14:31:47 »
Estou com todas as fotos dos vencedores e planejava publicar tudo junto, ao final do último concurso deste ano, numa Galeria de 3 anos de Concurso de Fotos. Não tinha pensado na seção dos tópicos clássicos, mas poderia ficar lá, sim...

Quanto à enquete que está rolando... Espero que finalizemos com a melhor das opções.

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #23 Online: 05 Outubro 2009 às 14:32:22 »
O que é chato é termos que pensar em um algoritmo “antifraude” de algo que deveria ser uma brincadeira apenas. Infelizmente em todo lugar há o dito espírito-de-porco.

Prefiro nem pensar que isso volte a acontecer.  :-\

Gente, não entendi, houve fraude?


*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #24 Online: 05 Outubro 2009 às 14:47:17 »
Quanto ao sistema de votação, tanto faz. Até acho mais prático a votação por enquete pois penso que gerenciar 50/60 mps não deve ser nada fácil.

Se a apuração por MP vencer a enquete e for posta em prática, e o colega vencedor do Concurso anterior não quiser se dar o trabalho, me candidato à função a qualquer tempo.

Um abraço,

Igor

Eu faço sem qualquer problema.


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #25 Online: 05 Outubro 2009 às 15:01:46 »
Gente, não entendi, houve fraude?

Lio,

Houve sim, mas não neste Concurso que você acabou de vencer, e sim no Concurso passado, vencido pelo Nilo.

Um usuário novato inscreveu sua foto e, estranhamente, recebeu muitos votos, numa quantidade bem acima do que seria razoável para uma fotografia com aquela qualidade/tema.
Ele estava em primeiro lugar, na frente de fotos magníficas, como as postadas pelo Nilo, Marcelo Costa, e outros mais... Até que um colega levantou suspeita e então descobriu-se que muitas contas haviam sido criadas apenas com o intuito de votar no favorecido pela fraude.

Por fim, a foto dele foi excluída do Concurso e o sujeito banido do Fórum.
Ele tentou justificar o injustificável, passando a culpa a outrem...

Foi um dos momentos mais tristes que já presenciei no FRM... :(
Curiosamente, tivemos esse contratempo logo na primeira vez que um prêmio foi oferecido ao ganhador do Concurso. Daí minha desconfiança com essa história de premiação.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #26 Online: 05 Outubro 2009 às 15:06:25 »
Gente, não entendi, houve fraude?

Lio,

Houve sim, mas não neste Concurso que você acabou de vencer, e sim no Concurso passado, vencido pelo Nilo.

Um usuário novato inscreveu sua foto e, estranhamente, recebeu muitos votos, numa quantidade bem acima do que seria razoável para uma fotografia com aquela qualidade/tema.
Ele estava em primeiro lugar, na frente de fotos magníficas, como as postadas pelo Nilo, Marcelo Costa, e outros mais... Até que um colega levantou suspeita e então descobriu-se que muitas contas haviam sido criadas apenas com o intuito de votar no favorecido pela fraude.

Por fim, a foto dele foi excluída do Concurso e o sujeito banido do Fórum.
Ele tentou justificar o injustificável, passando a culpa a outrem...

Foi um dos momentos mais tristes que já presenciei no FRM... :(
Curiosamente, tivemos esse contratempo logo na primeira vez que um prêmio foi oferecido ao ganhador do Concurso. Daí minha desconfiança com essa história de premiação.

Um abraço,

Igor

Entendi, é uma pena, mas infelizmente esse tipo de pessoa sempre irá estar presente no nosso meio.

Porque não limitar os votos a usuários com uma certa quantidade de posts ou tempo de cadastro no forum?
Será que não seria uma forma viável? Caso seja escolhida a votação por MP eu me prontifico a verificar todos os votos e somente computar aqueles que estejam de acordo com o critério escolhido, seja ele temporalidade ou participação. O que acham?

Abraços


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #27 Online: 05 Outubro 2009 às 15:07:19 »
Nilo,

Talvez eu seja muito inocente, mas eu acreditava sim que só teria motivos para fraudar nosso Concurso uma pessoa interessada em algum prêmio.

Acreditava que jamais alguém se daria o trabalho de: 1) preparar uma foto bacana; 2) se cadastrasse aqui; 3) inscrevesse sua foto; 4) cadastrasse várias contas fantasmas; e 5) votasse em si apenas para figurar como "Campeão do FRM" (que é um título que, na prática, não trás benefício algum).

Se você conhece uma pessoa que tem capacidade de fazer algo assim, por favor, não me apresente.
E se eu já conheço essa pessoa, espero nunca descobrir quem é, pois certamente ficaria com nojo de apertar a mão dela novamente.

Mas reconheço sim que a popularidade do Concurso cresceu MUUUUITO depois que começou a oferta de prêmios, e achei legal, porém, infelizmente, junto com o prêmio veio aquela confusão...
Imagine como seria chato para o Marcelo entregar o relógio àquele camarada, ao invés de entregá-lo a você, que foi o legítimo campeão?

Talvez seja o caso de pôr essa questão em votação e deixar a comunidade decidir. Ou melhor, a comunidade não, e sim os Moderadores, que são os responsáveis por fiscalizar a lisura dos Concursos.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #28 Online: 05 Outubro 2009 às 15:13:18 »
Porque não limitar os votos a usuários com uma certa quantidade de posts ou tempo de cadastro no forum?
Será que não seria uma forma viável? Caso seja escolhida a votação por MP eu me prontifico a verificar todos os votos e somente computar aqueles que estejam de acordo com o critério escolhido, seja ele temporalidade ou participação. O que acham?

Lio,

É isso que eu gostaria de ocorresse, mas, infelizmente, o voto por enquete está ganhando.

Vale lembrar que a fraude só foi descoberta porque, como disse acima, a qualidade da foto do sujeito não condizia com o número de votos que ele recebeu.
Se a foto dele fosse de melhor qualidade, é provável que a fraude jamais tivesse sido descoberta...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #29 Online: 05 Outubro 2009 às 15:16:07 »
os Moderadores, que são os responsáveis por fiscalizar a lisura dos Concursos.
Igor,

Perfeito pois, como dizia (acho que era o Nelson Rodrigues) "toda unanimidade é burra".

Que os moderadores decidam (hoje não estou muito democrático).

Abs,

Nilo

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #30 Online: 05 Outubro 2009 às 15:17:16 »
Eu votei na enquete mesmo, e deixo apenas uma pergunta aos moderadores e administradores:

Não há nenhum mecanismo administrativo que libere a votação em enquetes apenas aos que têm mais de 3 meses de cadastro ou um número determinado de posts (como no subfórum de vendas)?

Assim matava o assunto...

Abraço a todos,

Robson Xavier.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #31 Online: 05 Outubro 2009 às 15:31:29 »
Bom, já votei nessa enquete e concordo com o que alguns disseram, vou colocar aqui abaixo minhas 3 observações:

1. Concordo em que não haja premiação, pois como o Igor falour, sem premiação não há interesse em fraudar, pode até haver a fraude só pelo título de campeão, mas isso acontecerá em número muito menor do que a fraude para aquisição de um prêmio. Não podemos esquecer que o fórum é público então qualquer pessoa do mundo inteiro pode se inscrever e participar do concurso apenas visando o prêmio e depois sumir do site.

2. Concordo que o critério de desempate seja pela foto mais antiga, afinal quem posta depois leva vantagem sim, pois pode visualizar seus concorrentes e fazer alterações para melhorar sua composição. Eu mesmo teria mudado minha foto/composição se tivesse aguardado mais um pouco e tivesse visto meus concorrentes.

3. Concordo ainda que, como o concurso é trimestral, as pessoas que queiram participar e inclusive votar só possam fazê-lo após 3 ou 6 meses de cadastro e com um número mínimo de postagens (ainda a ser definido). Assim tenta-se evitar também o que escrevi no ítem 1, que pessoas se cadastrem só para participar do concurso visando premiação.

Acredito que colocando essas 3 regrinhas básicas em prática a "brincadeira" ficaria muito mais agradável à todos os participantes, e o melhor, sem "neuras".
Um abraço
Fábio

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #32 Online: 05 Outubro 2009 às 16:31:01 »

3. Concordo ainda que, como o concurso é trimestral, as pessoas que queiram participar e inclusive votar só possam fazê-lo após 3 ou 6 meses de cadastro e com um número mínimo de postagens (ainda a ser definido). Assim tenta-se evitar também o que escrevi no ítem 1, que pessoas se cadastrem só para participar do concurso visando premiação.


Se for viável, acho que resolveria 95% dos nossos problemas em relação ao concurso...

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #33 Online: 05 Outubro 2009 às 16:43:27 »
Uma outra forma de ser transparente tb seria a votação através de posts no próprio tópico de votação, você responde ao tópico com o número da foto que escolheu, perdemos o voto secreto, mas não tem como ficar mais liso do que isso, o WUS utiliza até hj essa forma.
Abraços


*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #34 Online: 05 Outubro 2009 às 16:44:40 »
Estamos chegando lá!

O mais indicado para responder isso é o Bruno... Bruno? Brunoooooooooooooo!?  ;D
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #35 Online: 05 Outubro 2009 às 16:55:18 »
Então chegamos a um consenso de que da forma que está fica sujeito a erros, né?

Para minimizá-lo já temos as opções:

- manter enquete, mas com restrições (é viável, tecnicamente?)

- mudar para MP (opção com poucos votos simpatizantes)

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #36 Online: 05 Outubro 2009 às 17:38:10 »
Amigos,
Acabei de votar.
Na minh opinião, não importa a premiação. O que vale é a saudável competição que o concurso promove. Gosto muito de fotografia e tenho aprendido bastante por aqui.
A votação por MP me parece melhor, apesar da trabalheira que dá ao responsável pela guarda da "urna eleitoral".
Quanto ao desempate, minha preferência é por um segundo turno.
Grande abraço
Átalo

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #37 Online: 05 Outubro 2009 às 19:29:21 »
Esse concurso é uma brincadeira em família!!!  :D  :D  :D
Espertos... sempre haverá!!!  :(  :(  :(
Sejamos mais espertos ao plotá-los!!!  ;)  ;)  ;)
Prêmios... qual o problema???
Que vença o melhor no concurso, e na forma de desempate!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #38 Online: 05 Outubro 2009 às 20:02:02 »
Outra sugestão:

Por que os Moderadores não criam no sub-fórum "Tópicos clássicos" um tópico travado para edição e no topo chamado "Galeria da Fama: Vencedores dos Concursos de Fotografia do FRM" (ou algo do tipo) e lá inserem as fotos, em tamanho grande, que já foram vencedoras do nosso Concurso?

Seria muito legal, pois poderíamos revisitar sempre as imagens campeãs e os novos vencedores seriam incluídos ali ao passo em que os concursos forem finalizados.

Importante lembrar que as imagens teriam de ficar hospedadas num local em que não fossem excluídas ou movidas inadvertidamente, de forma a não quebrar o link (de preferências, todas as imagens deveriam ser hospedadas numa única conta do Photobucket).

O que acham?

Igor


Salve!

Igor,
É uma boa idéia.

E não deixa de ser uma forma de "premiação" e de reconhecimento público também,
A meu ver um estímulo.

Por mim, eu acho que devemos fazer isso, sim.

Se o Humberto não tiver as fotos (e os dados descritivos postados na ocasião pelos prórios concorrentes vencedores), eles mesmos poderiam enviar outra vez, para quem estiver encarregado da coisa, etc.

Abraços!
Alberto

*

Offline Murão

  • ****
  • 295
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #39 Online: 05 Outubro 2009 às 22:36:03 »
Pessoal,

Ainda não votei porque tenho uma dúvida: pela enquete ninguém sabem quem votou em quem, nem os administradores do fórum? Acho a enquete mais prática e votaria nela, mas se o voto for tão secreto assim, fica muito fácil aparecer algum espertinho para melar a brincadeira. Nesse caso, serei contra a enquete e a favor de qualquer outra maneira de apurar os votos. Ninguém sabe de quem foram os votos dos dois últimos concursos, feitos via enquete??

Também concordo com o desempate a favor da foto mais antiga e, pelo menos aqui, falo por experiência própria. Acabamos de experimentar esse critério e, ao meu ver, o Lio teve muito mais mérito que eu. Primeiro, porque fez e postou a sua foto sem conhecer a minha. Eu mesmo sinto que competi com alguma "vantagem" sobre ele, pois analisei bem sua foto (não só a dele) antes de postar a minha. Oras, se ele competiu em desvantajem e obteve o mesmo número de votos, sem dúvida alguma merece o prêmio, pois isso não é um empate (seria se tivéssemos disputado em pé de igualdade). Segundo, a foto do Lio foi uma das que me motivaram a participar do concurso e, se de alguma forma ela ajudou a me inspirar, é justo que tenha o critério de desempate a seu favor.

Quanto à oferta de prêmios, é realmente lamentável que a contribuição dos colegas sirva de alimento à ganância de outros... nada colegas. Admiro demais a atitude do Nilo e do Automatic, pois sinto que fizeram isso apostando no ambiente saudável que (parece, pois sou novo por aqui) sempre existiu no fórum. Acho que se optarem por limitar a participação no concurso aos membros mais antigos/ativos, não há porque inibir a oferta de prêmios. Mas se a participação for livre, um trofeuzinho simbólico, como sugeriu o Nilo, cairia bem. Eu mesmo ficaria muito feliz com uma lembrança do fórum.

Abraços!