Enquete

Qual o melhor mecanismo de votação e critério de desempate?

Voto por enquete
19 (30.6%)
Voto por MP
9 (14.5%)
Desempate pelo primeiro post
14 (22.6%)
Desempate em segundo turno
20 (32.3%)

Votos Totais: 32

enquete encerrada: 08 Outubro 2009 às 10:20:37

Enquete sobre o concurso de fotos

  • 47 Respostas
  • 10713 Visualizações
Enquete sobre o concurso de fotos
« Online: 05 Outubro 2009 às 10:20:37 »
Pessoal, fico feliz que tenhamos concluido mais um concurso de fotos, e com participação recorde.

Precisamos discutir alguns detalhes, pra garantirmos um concurso saudável entre todos os amigos.

Primeiro: critério de desempate

- Usamos o de primeira postagem. Foi sugestão minha, quando imaginei que isso poderia acontecer, dada a qualidade das fotos. Acho justo, por vários motivos. O Igor me deu mais um: o que posta depois tem a oportunidade de verificar a repercussão da foto entre o público e prepara a sua 'sob medida' para o concurso. Eu gosto dessa opção por forçar a movimentação do tópico antes da quinzena final, que é quando a coisa costuma ferver. Gostaria da opinião/sugestão de vocês.

Segundo: mecanismo de votação

- No fórum antigo a votação foi - durante 8 concursos - por MP. Os votos eram enviados pra mim, que tinha a tarefa de computar tudo e divulgar as parciais e resultado final. Neste novo fórum, aceitamos a idéia do voto por enquete. Na época, nos pareceu mais transparente, afinal todos poderiam contralar a progressão do voto e todos poderiam ver quem estava liderando a votação. Infelizmente, comprovamos neste ano que a transparência não é, de fato, uma verdade. Descobrimos que é possível o acesso de outras pessoas à votação, com interesses diversos dos nossos. Percebemos que as opções de fraude são variadas e, por receio de perdermos um evento que nos ajuda a confraternizar, trocamos incontáveis MPs no período e seguimos debatendo o tema ainda hoje.

- Temos a opção de seguirmos assim. Neste caso, temos de confiar que cada um será fiscalizador do andamento da votação e não permitirá que pessoas alheias ao fórum se inscrevam com o único intuito de votar no seu amigo. Aqui, quero comentar que em duas votações tive de insistir para que amigos meus não se cadastrassem no fórum. Expliquei que tudo aqui era passatempo entre amigos e que não me importaria em ficar sem a taça.

- Temos também a opção de voltar ao voto por MP. Neste caso, o fiscal saberia perfeitamente quem são os votantes, o que garantia a fidelidade dos votos. Para evitar constrangimentos (imaginaram se eu sou o fiscal e ganho o concurso?), sugiro que o vencedor do concurso anterior seja o fiscal do concurso seguinte.

O tópico está também aberto para outras dúvidas e sugestão dos colegas. Peço que ninguém se sinta constrangido a expor sua opinião, pois o que buscamos aqui é o bem-estar de todos.

A enquete aceita dois votos, um para o critério de desempate e outro para o mecanismo de votação. Tem duração de 3 dias.

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #1 Online: 05 Outubro 2009 às 10:34:10 »
Bom, já temos o primeiro voto.

Participem! O concurso de fotos é de todos!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #2 Online: 05 Outubro 2009 às 11:00:55 »
Sou cabo eleitoral do desempate em favor da foto mais antiga e também da apuração por MP.

Quanto a questão de quem contabilizará os votos caso o vencedor do Concurso anterior não possa exercer o cargo, penso que não haveria problema em qualquer colega mais antigo fazê-lo, mesmo que este esteja participando do concurso.

Tenho certeza que o colega designado não seria mau caráter a ponto de fraudar uma brincadeira saudável em seu favor. Ninguém aqui é moleque, certo?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #3 Online: 05 Outubro 2009 às 11:18:27 »
Opa, mais votos!

Pois é, Igor. A questão dos votos me incomoda, pois não gostaria de encarar interferências alheias ao fórum e seu cotidiano. Temos harmonia aqui e isso deve se refletir também na votação do nosso concurso. Acho que o voto por MP nos daria uma maior segurança. No entanto, prefiro repartir com os colegas a reponsabilidade da decisão.

Quanto ao critério de desempate, é apenas um critério entre tantos outros. Isso não me preocupa tanto.

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #4 Online: 05 Outubro 2009 às 11:25:45 »
Olá amigos.

Eu acho o atual critério de desempate bastante justo, pois também concordo que os concorrentes que postam suas fotos próximo do fim do concurso levam uma pequena vantagem.

Quanto ao sistema de votação, tanto faz. Até acho mais prático a votação por enquete pois penso que gerenciar 50/60 mps não deve ser nada fácil.

Abraço,
Guilherme.
« Última modificação: 05 Outubro 2009 às 11:29:17 por Guilherme »

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #5 Online: 05 Outubro 2009 às 11:30:57 »
Legal, Guilherme!

Pessoal, lembrem-se de que é possível dar dois votos na enquete (critério de desempate e mecanismo de votação), e não apenas um.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #6 Online: 05 Outubro 2009 às 11:36:43 »
Ah, se eu puder dar uma sugestão, sugeriria que os colegas não mais oferecessem prêmios ao vencedor.

Explico: acho MUITO legal a atitude e desprendimento dos colegas que oferecem alguma coisa, altruísticamente, para incentivar a participação no Concurso, porém, sinceramente, temo por demais que a situação passada no concurso anterior se repita.
Não acho que seria legal trazermos para cá pessoas que estejam apenas interessada num possível prêmio, sem que estas tenham intenção de participar nas demais conversas (querem só papar o prêmio e sair fora).

Sou a favor de que a participação no Concurso seja "de mão aberta", meramente com o intuito de brincar e confraternizar com os demais colegas. E só um concurso sem prêmios permite que isto ocorra.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre esse tema.
Será que só eu penso assim e estou sendo paranóico demais?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #7 Online: 05 Outubro 2009 às 11:42:10 »
Quanto ao sistema de votação, tanto faz. Até acho mais prático a votação por enquete pois penso que gerenciar 50/60 mps não deve ser nada fácil.

Se a apuração por MP vencer a enquete e for posta em prática, e o colega vencedor do Concurso anterior não quiser se dar o trabalho, me candidato à função a qualquer tempo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #8 Online: 05 Outubro 2009 às 11:51:58 »
Já votei.

Quanto à premiação, concordo em gênero, número e grau com o Igor...




Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Alberto Ferreira

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #9 Online: 05 Outubro 2009 às 12:06:55 »
Salve, amigos!

Bem,...
Aí vão as minhas opiniões:

- O controle por MP dará uma certa "mão de obra" a alguém, é certo. Mas me parece ser melhor.
Até porque já foram feitas sugestões que eu acho bem plausíveis. Desde que o "indicado" para a tarefa possa fazê-lo, é claro.

- Sem "prêmios".
O ato de dar presentes é salutar e é algo já "implantado" entre nós. Amigos o fazem, mesmo sem motivos especiais!
Mas aqui, na minha opinião, atrapalham.

- O ganhador do último concurso "vai tomar um suco" e retorna apenas um concurso após.

- Eu reitero que eu vejo o concurso como uma "brincadeira" entre amigos, tendo como foco principal os relógios.
Sendo assim, as boas fotos e as técnicas fotográficas e equipamentos “sofisticado” são bem vindos... Mas para disputar com a criatividade e a emoção...
O critério eletivo da melhor foto será de quem vota.

- Sendo "inédita", a foto poderia ser "tratada" de alguma forma, sim.
Se na maior parte das vezes nós simplesmente usamos câmeras digitais... Por que não?

Abraços a todos,
Alberto

*

nilomis

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #10 Online: 05 Outubro 2009 às 12:13:04 »
Ah, se eu puder dar uma sugestão, sugeriria que os colegas não mais oferecessem prêmios ao vencedor.
Será que só eu penso assim e estou sendo paranóico demais?
Igor,

Discordo.

Um prêmio, sempre simbólico é claro, ficará como um troféu para o vencedor e motiva a participação.

Outra alternativa, para manter o padrão puritano do fórum, é o prêmio ser materializado na forma de uma placa sem valor algum, exceto como troféu.

Abs,

Nilo




*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #11 Online: 05 Outubro 2009 às 12:17:58 »
Eu acredito que a opção de votação por enquête, sem que apareça o resultado, seja a melhor, pois não estaria tendo o fator homem na sua apuração (não que os colegas não sejam honestos), mas ficaria mais tranqüilo no quesito transparência e colocaria as possíveis desconfianças do apurador de lado. Mas vale frisar que o resultado JAMAIS poderia estar aparecendo com antecedência, pois esse resultado visível gera manobra política: Às vezes a pessoa pode votar naquela que simplesmente está ganhando em disparada, isto é, só para seguir uma tendência, ou talvez, a pessoa vendo que fulano possui a melhor foto e está com uma vantagem satisfatória para a vitória, essa pessoa opte por votar em outro para somente prestigiá-lo. Acredito que se os votos não estivessem aparecendo teríamos uma foto com mais votos do que realmente ela teve. E aí... ...Estaríamos livres para um improvável, mas possível segundo turno.

[]'s
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline lio

  • *****
  • 555
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #12 Online: 05 Outubro 2009 às 12:25:36 »
O interessante seria ser por enquete, mas que não mostrasse o resultado provisório, tem como?


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #13 Online: 05 Outubro 2009 às 12:26:26 »
Jean,

Uma coisa que teria de ser vista e testada antes é se o autor da enquete ou os Moderadores conseguem ver o resultado parcial nessa modalidade de enquete "fechada".

Seria muito decepcionante se um fraudador cadastrasse diversas contas, cada uma dando seu respectivo voto "secreto", e, ao se abrir a enquete no final do prazo, o sujeito estaria com vários votos, ganhando o Concurso...

Lembre-se: só descobrimos a fraude no concurso anterior porque o resultado parcial era aberto. Se fosse secreto, ao final do prazo veríamos que o sujeito tinha ganhado e todo mundo ficaria com cara de bobo...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #14 Online: 05 Outubro 2009 às 12:32:37 »
O interessante seria ser por enquete, mas que não mostrasse o resultado provisório, tem como?

Sim, é possível.

Mas reitero minhas considerações acima: alguém TEM que conseguir ver as parciais, senão pode acontecer alguma surpresa desagradável.

Situação hipotética:
"Imaginemos que eu, interessado no prêmio, cadastro uma conta a cada dois dias apenas para votar na enquete.
Ao final do prazo, como ninguém está conferindo os resultados parciais, eu estarei com uns 30 votos..."

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline jeans

  • *****
  • 521
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #15 Online: 05 Outubro 2009 às 13:08:36 »
Jean,

Uma coisa que teria de ser vista e testada antes é se o autor da enquete ou os Moderadores conseguem ver o resultado parcial nessa modalidade de enquete "fechada".

Seria muito decepcionante se um fraudador cadastrasse diversas contas, cada uma dando seu respectivo voto "secreto", e, ao se abrir a enquete no final do prazo, o sujeito estaria com vários votos, ganhando o Concurso...

Lembre-se: só descobrimos a fraude no concurso anterior porque o resultado parcial era aberto. Se fosse secreto, ao final do prazo veríamos que o sujeito tinha ganhado e todo mundo ficaria com cara de bobo...

Um abraço,

Igor

Sim,

A fraude seria descoberta depois, mas seria descoberta. O que é chato é termos que pensar em um algoritmo “antifraude” de algo que deveria ser uma brincadeira apenas. Infelizmente em todo lugar há o dito espírito-de-porco.

Mas vamos ver o que a democracia escolhe.

[]'s
"...mas uma coisa eu faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." FP 3:13

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #16 Online: 05 Outubro 2009 às 13:15:04 »
O que é chato é termos que pensar em um algoritmo “antifraude” de algo que deveria ser uma brincadeira apenas. Infelizmente em todo lugar há o dito espírito-de-porco.

Prefiro nem pensar que isso volte a acontecer.  :-\

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #17 Online: 05 Outubro 2009 às 13:19:45 »
Minha única preocupação é esta, mesmo...

Temos um evento que mobiliza o fórum trimestralmente e com o qual já nos acostumamos. é muito divertido ver - a cada novo concurso - a criação de cada um. Ruim seria ter de montar uma 'arapuca' para pegar votos fraudulentos. Penso em alguém que nos veja sem querer, com o concurso aberto, e que participe com uma foto qualquer, com o verdadeiro intuito de ganahr o prêmio... Esse cara, que não conhecemos, pode fazer de tudo pra ficar com o prêmio.

Bom, uma opção é divulgar o prêmio após o ENCERRAMENTO das inscrições. Assim, ninguém sabe o que estará em jogo durante a vigência do concurso.

Finalizadas as inscrições, nenhum engraçadinho poderá participar, por mais que queira o prêmio oferecido. O que acham?

*

nilomis

Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #18 Online: 05 Outubro 2009 às 13:49:54 »
Turma,

O que acham disso:

a) Define-se quem tem direito de votar e de participar. Acho que o membro deve ter pelo menos 3 meses de atividade no fórum.

b) Votos por PM para o Humberto que serão apurados e publicados (com as respectivas PM's) no final do concurso.

c) No caso de empate, repete-se o processo somente com os finalistas.

Eu sei que será um saco para o Humberto apurar estes votos mas isto deixará o processo bem transparente (duvidar da transparência do Humberto é paranóia galopante).

Abs,

Nilo


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Enquete sobre o concurso de fotos
« Resposta #19 Online: 05 Outubro 2009 às 14:06:46 »
O que é chato é termos que pensar em um algoritmo “antifraude” de algo que deveria ser uma brincadeira apenas. Infelizmente em todo lugar há o dito espírito-de-porco.

Por isso da minha sugestão em não premiar o vencedor.

Se não há prêmio, não há justificativa para um espírito de porco fraudar o Concurso, afinal, sendo ele o ganhador, vai levar apenas um parabéns para casa. E se não há espírito de porco, não há motivo para esquentar a cabeça com "algoritmo antifraude".

Eu acho bacana o Concurso ser aberto a todos, seja participando com uma foto, seja com voto. Mas penso que a distribuição de prêmios é como introduzir a maçã no Éden...

Por isso, acredito (MINHA OPINIÃO) que das duas uma:
1) Mantém-se o prêmio e adotamos medidas antifraude;
2) Elimina-se o prêmio e o restante fica como está;

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES