Menu principal

Polimento com pasta de dente

Iniciado por mestreaudi, 19 Outubro 2009 às 13:01:12

tópico anterior - próximo tópico

mestreaudi

Amigos,

Não consigo mais tirar o Speedmaster de roupa nova do pulso....  :)

Eis q em um descuido deixei uma bela marquinha no acrílico...  >:(

Já li alguns comentários de pessoas q poliram os acrílicos com pasta de dente. Estava afim de tentar esse experimento!  ::)

Alguém já fez isso?
É recomendável?
Traz bons resultados?
COMO o fazer?

Abraços!
Rafael.

nilomis

Rafael,

Sou absolutamente um desastre com vidros de acrílico (o engraçado é que é somente com acrílico - nunca tive problemas com Safira).

Já usei e uso pasta dental e eis o método:

a) Escolha uma pasta dental "meia boca" (a que uso não é suficientemente abrasiva).
b) Coloco uma quantidade mínima em um algodão
c) Esfrega-se bastante, movimentos circulares até o risco sumir.
d) Remova o excesso com um algodão levemente molhado. No caso de um Speedmaster não ouso lavar.
e) Pronto para uso ... até o próximo esbarrão.

Nota: Deve-se tomar um cuidado extra para acrílicos que tem ciclope (Rolex, Tudor etc.) pois polir o ciclope pode/deve modificar a lente. Para estes casos, a troca é a solução.

Abs,

Nilo

mestreaudi

Excelente!!!  :D :D :D

Obrigado pelas dicas Nilo!!!!
Rafael.

Lourival

Já li por aqui mesmo no forum uma dica de uso de polidores como Brasso, Silvo etc.
O procedimento é mais ou menos o mesmo descrito pelo Nilo. Coloque um pouco do polidor (eu usei o Brasso) num chumaço de algodão e passe no acrílico dando uma esfregada de leve, fazendo pequenos círculos. Espere um pouco até que esteja seco. Vai ficar horrível, você vai achar que estragou o acrílico todo! >:( >:( >:(
Depois de seco, passe uma flanela seca e limpa até dar o brilho no danado! Fica novinho! ;)
Já vi uma dica também, não me lembro onde, onde o cara usava uma tal de Futura. Me parece que é uma cera líquida importada, usada para pisos de madeira. Nunca usei mas dizem que fica legal. Se achar a danada tenho até vontade de tentar ::) ::) ::)
Abraços
Lourival

O Cara

Em relógiso com bezel deve-se tomar algum cuidado extra ou basta apenas não esfregar os produtos (pasta de dente ou brasso) no bezel?

No caso do Brasso ou Silvo alguém já usou para polir também a caixa e a pulseira de aço?

Rafael, após faze o procedimento com a pasta de dentes, poste aqui suas impressões acerca do resultado por favor.
Um abraço
Fábio

Alberto Ferreira

Salve!

Um colega nosso, o Octávio Augusto, já fez isso.
Um pequeno "tutorial" de polimento (simples) de um acrílico.

Talvez ele possa postar de novo.

Quanto ao Brasso, Silvo e afins...

Mantenham-nos bem longe dos seus relógios.

O motivo não é o grau de abrasividade, mas sim o solvente usado neles.

A boa e velha pasta de dentes funciona, sim, como explicou o Nilo.
Mas vocês querem um material mais "adequado" (específico) ao polimento de acrílicos?

Usem o polyWatch da Swatch.

Ele pode ser encontrado aqui.

http://www.squiggly.com/br/pt/swatch/polywatch-POLY.htm

Abraços!
Alberto

lio

pasta de dente só funciona no acrilico ou em cristal mineral tb?

Alberto Ferreira

Salve!

Lio,
Cristal mineral (vidro), safira, etc, não dá!

São materiais duros demais para o abrasivo contido na pasta de dentes e no polyWatch.

O polimento de "vidros" e "cristais" tem que ser feito em uma máquina específica (politriz), e por quem entenda do assunto, não dá para polir "na mão", não.

Abraços,
Alberto

mestreaudi

Amigos, acabei de polir o meu Speedy com pasta de dente!  :D

Segui as dicas do Nilo (thanks again) e o acrílico realmente ficou muito bom!!!! Não 100%, eu diria uns 98%. Para um primeiro resultado acho excelente!! Usei pasta de dente em gel pouco abrasiva, por isso os 98%, imagino q uma pasta em creme o resultado seria melhor. Mas deixarei assim pq gostei bastante!!!  ;)
Dei uma lavadinha com água para sair totalmente a pasta.

Detalhe q fiz isso no banheiro do escritório com o algodão da caixa de primeiros socorros...  ;D

Pessoal, sem segredos, é fácil e eu recomendo!

Abraços!
Rafael.

EMERSON

Olá a todos.

Conhecem a pasta de polimento alemã AUTOSOL, dá um ótimo resultado,  em acrílicos e principalmente em metais, (aço inox, ouro, etc)

Abs.
Emerson

Lourival

Citação de: Alberto Ferreira online 19 Outubro 2009 às 15:09:59
Salve!

Um colega nosso, o Octávio Augusto, já fez isso.
Um pequeno "tutorial" de polimento (simples) de um acrílico.

Talvez ele possa postar de novo.

Quanto ao Brasso, Silvo e afins...

Mantenham-nos bem longe dos seus relógios.

O motivo não é o grau de abrasividade, mas sim o solvente usado neles.

A boa e velha pasta de dentes funciona, sim, como explicou o Nilo.
Mas vocês querem um material mais "adequado" (específico) ao polimento de acrílicos?

Usem o polyWatch da Swatch.

Ele pode ser encontrado aqui.

http://www.squiggly.com/br/pt/swatch/polywatch-POLY.htm

Abraços!
Alberto
Oi Alberto, boa tarde.
Qual o problema do solvente usado no Brasso etc?  ??? ??? ???
Confesso que só usei esta técnica num CASIO, todo de plástico e, pelo menos até agora, não dissolveu meu relógio ;D ;D ;D
Ele ataca o quê num relógio?
Abraços
Lourival

Alberto Ferreira

Citação de: Lourival online 20 Outubro 2009 às 14:32:42
...
Qual o problema do solvente usado no Brasso etc?  ??? ??? ???
Confesso que só usei esta técnica num CASIO, todo de plástico e, pelo menos até agora, não dissolveu meu relógio ;D ;D ;D
Ele ataca o quê num relógio?
Abraços
Lourival

Lourival,
Além da função abrasiva, que é efetuada pelos minúsculos grãos duros que compõem estes produtos, eles têm também uma ação quimica.

Coloque uma gota de um deles sobre uma bandeja de prata escurecida (oxidada), sem esfregar, espere e veja o que ocorre.
Haverá um processo químico de "clareamento".

Na verdade, é uma precaução, justamente por não sabermos ao certo como estes produtos químicos que formam a base daquelas misturas (o solvente) reagirão com cada um dos componentes de um relógio, incluindo aí as suas vedações, banhos, etc.

Talvez não dissolva nada... E você possa mesmo ir em frente, pelo bem da ciência exploratória... ::)  :D
Mas se encontrar algo que foi "dissolvido", avise, ok?
;D

Mas...
Vamos colocar assim...
Digamos que eu prefiro não fazer este tipo de experiência.  ;D

Numa boa!
8)

Um abração!
Alberto

paulorocha

Voto com o relator Alberto.  ;D

Pessoal, para quem tiver uma micro-retífica (tipo dremel), pode também utilizar massa rouge com roda de algodão e velocidade de média para baixa.

Fica "silviço porficional"  ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

Adriano

Citação de: Alberto Ferreira online 20 Outubro 2009 às 15:35:27

Na verdade, é uma precaução, justamente por não sabermos ao certo como estes produtos químicos que formam a base daquelas misturas (o solvente) reagirão com cada um dos componentes de um relógio, incluindo aí as suas vedações, banhos, etc.

Um abração!
Alberto

Eu já digo com certeza que os solventes estragam juntas, banhos, acrílicos e o que mais fôr. Cosméticos, que pressupõe-se bem menos agressivos que uma solução polidora, já fazem estragos em relógios... Não é só o solvente, mas o amoníaco também presente nessas soluções. Relógios não devem ter contato com esses produtos.

E sobre a pasta de dente, certifiquem-se se removê-la completamente. Não deixem restos de pasta em frestas, cantos e etc. Terão problemas.

Abraços!

Adriano

Lourival

Citação de: paulorocha online 20 Outubro 2009 às 16:02:47
Voto com o relator Alberto.  ;D

Pessoal, para quem tiver uma micro-retífica (tipo dremel), pode também utilizar massa rouge com roda de algodão e velocidade de média para baixa.

Fica "silviço porficional"  ;D

Oi Paulo,
usar a massa rouge no acrílico ou nas partes metálicas?
Aliás já vi em fornituras várias massas para polimento, dentre elas esta rouge, se não me engano Jacaré, é isso?
Qual a diferença entre elas; a abrasividade (se é que esta palavra existe)?
E o tutorial de polimento? Vai sair ? Podemos ter esperança? :-))
Abração pra você
Lourival

Cigano

Se caixa do relógio for em aço polido e tiver algum risco, eu uso uma lixa d água 1200 e 1600 (são bem finas) e massa de polir Nº1  que são usadas para polimento de verniz automotivo e  tanto na caixa quanto no acrílico !! Agora caixa com polimento jateado só em relojoeiro mesmo !!

Abraços!!
Cigano!!
Abraços,
Cigano!

paulorocha

Lourival, a massa rouge (sim, pode ser a jacaré...) é normalmente utilizada para ouro, prata e metais similares (mais moles) e também pode ser utilizada em acrílico.

A massa verde (óxido de cromo) já é recomendada para remover riscos leves em caixas de aço. JAMAIS use ela em acrílico! Vai abrir um buraco...

A massa branca já pode ser utilizada para um polimento mais profundo, porém não drástico. É boa para evitar destruir os cantos vivos. Se a verde não podia ser usada em acrílico, imagine esta...

Finalmente, a massa marrom. Esta é um caso a parte e poucas pessoas conseguem utilizá-la corretamente. É MUITO abrasiva e só é utilizada em caixas realmente detonadas.

Quanto ao tutorial, estou pensando em arrumar um reloginho este final de semana, e será basicamente polimento (e todo feito com rouge - o relógio é um Timex de "prastico"). Vou tentar fazer algumas fotos do processo. Mas não estou prometendo! O fim de semana ainda está longe e eu não sei se chegarei até lá com forças para o feito!  ;D
Um grande abraço

Paulo Rocha

paulorocha

Citação de: Cigano online 20 Outubro 2009 às 18:19:16
Se caixa do relógio for em aço polido e tiver algum risco, eu uso uma lixa d água 1200 e 1600 (são bem finas) e massa de polir Nº1  que são usadas para polimento de verniz automotivo e  tanto na caixa quanto no acrílico !! Agora caixa com polimento jateado só em relojoeiro mesmo !!

Abraços!!
Cigano!!

Cigano, evite utilizar lixas para esta finalidade. A massa marrom que eu citei acima já é considerada abrasiva demais e é no mínimo 100 vezes menos abrasiva que uma lixa 2500. Mesmo a massa automotiva não é lá muito recomendada...
Um grande abraço

Paulo Rocha

Cigano

Valeu mr. Paulo pelas dicas e eu aqui acho que estava fazendo certo, bom até o momento os relógios mais feios estavam ficando mais bonitos !! ;D

Eu uso mais para acrilicos arranhados que é o mais comum nos relógios !!

Valeu
Abraços !!
Abraços,
Cigano!

Lourival

Citação de: paulorocha online 20 Outubro 2009 às 18:37:10
O fim de semana ainda está longe e eu não sei se chegarei até lá com forças para o feito!  ;D
Que Deus te dê forças pra isso! ;D ;D ;D
Você mencionou em algum momento neste post que você usa roda de algodão na Dremel. Esta é aquela roda branca, que parece com um feltro?
Abração
Lourival