Off Topic - Gravador AKAI

  • 48 Respostas
  • 28854 Visualizações
Off Topic - Gravador AKAI
« Online: 04 Dezembro 2008 às 19:10:54 »
Olá novamente!,
Já a algum tempo procurava um tape deck de rolo (open reel), sabe como é, lembrança da adolescência.....
bem.....estava no Bixiga domingo passado e me vieram avisar que uma pessoa estava oferecendo um deck de rolo, fui então falar
com o vendedor e para minha surpresa, era um Akai GX 4000DB, ok, ok não era um GX 635 e nem um Revox, mais casava bem com o que eu procurava $$$,  o aparelho estava perfeito, muito bem conservado, inclusive com manual original, não poderia deixar passar.
Consegui agora um carretel original de aluminio também muito bom, só me falta outro carretel de aluminio e aí sim o sonho estará realizado.
Ah.....gravei a trilha sonoro do filme "Os embalos de sabado a noite", putz.......de + ....................... ;D :D ;)
Segue algumas fotinhos da fera!.

















Abs


Jair Ribeiro.




*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #1 Online: 04 Dezembro 2008 às 20:09:07 »

Inacreditável!!!! Túnel do tempo !!!!

Parabéns!!!!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #2 Online: 04 Dezembro 2008 às 20:15:50 »
 Show !!!! :D :D :D :D

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #3 Online: 04 Dezembro 2008 às 20:43:18 »
Legal !!

Em termos de qualidade sonora, o que vale um desses gravadores ?

Realmente, me faz lembrar minha infância, as festas que os meus pais faziam...

Abraços,

Bruno

*

TempusVivendi

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #4 Online: 04 Dezembro 2008 às 21:43:11 »
Jair,


Parabéns pela compra, eu tive um desses nos anos 70.
Acho que eu ainda tenho alguns rolos, mas são de plasticos e se não me engano vinha apenas um de metal, se lhe interessar eu posso mandar eles para voce. Estão com com as fitas, mas devem estar cheias de bolor.
Eu usava um macete para gravar as 2 trilhas em mono com musicas diferentes.
Outra coisa que eu fazia era deixar gravando as estações FM a noite e no outro dia ia ver o que tinha.
Agora não dá mais para fazer isso, a maioria das rádios se convertem no meio da programação.
Uma curiosidade, que software usa para colocar sua assinatura?


Bruno,

Em matéria de audio estamos ganhando em espaço, mas perdendo em qualidade.
MPX é muito inferior ao CD que é muito mais inferior que a qualidade desse tape deck, que eu diria estar perto do disco de vinil.



Abraços,


Paulo

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #5 Online: 04 Dezembro 2008 às 23:10:46 »
Pois é Miguel!,
e dale Diana Ross, KC and Sunsine Band, Bread......... ;D
Valeu Solano!
Bruno, os melhores são sem dúvidas os de 2 pol x 10 pol (largura x diametro dos carreteis) até 36 canais (se não me engano), mais aí todos pofissionais.
Depois vem os de 1/2 pol x 10 de diam, residências e em um degrau mais baixo este, igual ao meu, com as fitas de 1/4 de pol x 7 de diam, agudos e medios, para o meu padrão auditivo excelentes (tudo bem já tô ficando surdo mesmo ;D).
Isso mesmo Paulo, a fita tinha que render o máximo, também tinha um truque que o pessoal usava que era pegar um monitor, colocava na saida de audio, e retornava para o deck, assim criava-se eco, depóis os japas já vieram com este recurso no próprio aparelho, se não me engano no MKII.
Quanto as fitas, interessa sim, se o bolor for somente nas laterais, sem problemas, com uma flanela devolverei elas na ativa, quanto a assinatura, utilizo o photoshop, com ele já redimenciono e coloco a assinatura.


Abs


Jair Ribeiro



*

Alberto Ferreira

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #6 Online: 05 Dezembro 2008 às 06:39:14 »
Salve, amigo Jair!

Putz! Parabens pela compra!
Eu tambem tive um desses. Mas anterior ao seu, ele nao tinha o Dolby  ;), se nao me engano era o modelo 4000 DS, ou D...
Eu o vendi depois de um bom tempo e comprei um outro Akai, este de cassetes.

Este ultimo eu dei para o meu falecido sogro muito tempo atras, quando eu comprei um Pioneer todo sofisticado, para a epoca , e que eu tenho ate hoje.
Se a minha sogra ainda nao se desfez do Akai, eu acho que vou dar um "toque" nela e herda-lo de novo.  ;) 8)

A minha mulher diz que eu nao posso ver uma boa "quinquilharia" (na opiniao dela, relogios vintage incluidos...  :D) sem ficar interessado.  8)

Bom,...
Numa coisa ela tem toda razao, sao mesmo BOAS!
 8)

Falando nisso, e lembrando o que disse o Paulo, ha usos ainda bem nteressantes para esses equipamentos antigos.
Alem dos quadrifonicos, etc...
Por exemplo, eu tenho um amigo que usa um gravador de video (tambem de rolos) para gravar apenas o audio.
A qualidade da reproduçao fica fantastica e da de dez a zero em qualquer CD.

Mas se eu comprar um desses, de video, eu terei que me explicar bastante com a Dona Teresa Cristina, posto que sao mesmo uns "trambolhos" (palavra dela... )   ;) :D

Abraços a todos!
« Última modificação: 05 Dezembro 2008 às 06:51:05 por Alberto Ferreira »

*

Offline hessel

  • *****
  • 649
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #7 Online: 05 Dezembro 2008 às 08:41:36 »
Estimado Jair Ribeiro:

Parabéns. Um belo exemplar. Está muuuuuuuuuiito inteiro.

Agora, para completar, só faltar um amplificador Sansui, ou Marantz, e um par de caixas da JBL.

Ahhhh, ia me esquecendo. Para completar um toca-disco Thorenz, ou pode ser até um Technics - MK2.

Abraços e parabéns.
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #8 Online: 05 Dezembro 2008 às 20:58:06 »
Estimado Jair Ribeiro:

Parabéns. Um belo exemplar. Está muuuuuuuuuiito inteiro.

Agora, para completar, só faltar um amplificador Sansui, ou Marantz, e um par de caixas da JBL.

Ahhhh, ia me esquecendo. Para completar um toca-disco Thorenz, ou pode ser até um Technics - MK2.

Abraços e parabéns.

Olá Hessel!,
pois é cara!, o Marantz tenho aqui, mais trata-se de um receiver já dos novos, 7.1 Dolby Digital + DTS, e não os da série Model, como o célebre 4400,
aquele com o espectrômetro, uma loucura, as caixas na época gostava muito das Sony da série Sigma, acho que foram os primeiros falantes de 15" que
ví, Thorenz era o supra sumo, e ainda com uma cápsula Sure.......bons tempos, apesar que estes aparelhos ainda estão na ativa, e seus preços, por vezes
beeemmmm superior aos novos :o.


Abs



Jair Ribeiro.

*

Alberto Ferreira

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #9 Online: 06 Dezembro 2008 às 06:55:58 »
Estimado Jair Ribeiro:

Parabéns. Um belo exemplar. Está muuuuuuuuuiito inteiro.

Agora, para completar, só faltar um amplificador Sansui, ou Marantz, e um par de caixas da JBL.

Ahhhh, ia me esquecendo. Para completar um toca-disco Thorenz, ou pode ser até um Technics - MK2.

...o célebre 4400,
aquele com o espectrômetro, uma loucura, as caixas na época gostava muito das Sony da série Sigma, acho que foram os primeiros falantes de 15" que
ví, Thorenz era o supra sumo, e ainda com uma cápsula Sure.......bons tempos, apesar que estes aparelhos ainda estão na ativa, e seus preços, por vezes
beeemmmm superior aos novos :o.
...
Jair Ribeiro.


Salve!

Jair,
O 4400 eu tenho aqui. Com direito a modulo quadrafonico e tudo.  ;) 8)

O toca discos eh Technics, com braço SME e a indefectivel capsula Shure X-15 e como opçao, algumas capsulas com agulhas Shibata (lembra delas? Sao aquelas com a ponta em formato especial para discos quadrafonicos).
Esta tudo funcionando numa boa.

Apos uma serie de negociaçoes, anos atras, eu consegui "convencer" a Dona Teresa Cristina que aquilo tudo tem historia e faz parte do meu, digamos, "pacote"...  :D 8)
Ela relutou um pouco, mas aceitou os "trambolhos" na sala (Eu incluido.  :-[ De headfone Koss e tudo  ;D ;D ;D)

Mas no "pacote" autoriizado por ela, pelo menos na sala  ;), eu me comprometo a nao incluir mais nada.
 ;D ;D ;D

Abraços a todos!

*

TempusVivendi

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #10 Online: 06 Dezembro 2008 às 11:24:29 »
Eita,


Uma sessão nostálgica audiófila!!!

Do meio dos anos 70 até o meio dos anos 80 eu curtia muito som.

Não sou bom para lembrar modelos, mas me lembro de algumas marcas.

Eu tive um Akay iguai esse do Jair, mas não me lembro se era o D, DS ou DB, aliás bem lembrado o lance do echiooooo.
Tive também um deck cassete e um toca discos Technics, do qual não lembro o modelo.

O Akay eu troquei por um Pionner que tinha um contador digital.
O tape deck Technics foi trocado por um Nakamishi (acho que é assim que se escreve).
O toca discos Technics foi trocado por um Sony e comprei um segundo Bang & Ol.... (não lembro o nome) com braço tangencial.
Claro que capsulas eram Shure, me lembro que tinha uma capsula que custava 1000 USD, mas essa faltou coragem.

O pré amplificador com equalizador não lembro a marca, mas o amplificador era Marantz (não dá para esquecer).
As caixas eu não lembro a marca, mas eram fabricadas em Cotia/SP e eram equalizadas.
Pifou uma e eu tive que enviar o par para a fabricada, para ser consertada e equalizadas.
Detalhe as caixas precisavam de pelo menos 20Wrms para começarem a fazer ruido com menos do que isso não dava.

Eu não sei se gostava de musica ou de equipamentos.  ???
Na verdade eu gostava dos 2.  ;D


Nem sei que fim foi dado a tudo isso, assim como a minha coleção de cachimbos, etc..
As únicas coisas que sobraram e foram guardadas com carinho foram meus bolachões.

Hoje eu tenho uma porcaria de um HT Gradiente, sem possibilidade nenhuma de ajustes para minha sala e meus ouvidos.
Pior de tudo tenho uma mulher neurótica, que deveria viver na Lua aonde não existe nenhuma propagação de som.  >:(


Jair, me passe por MP seu endereço que vou pedir para meus filhos localizarem os carreteis que ainda tenho em Osasco e te enviar.
Talvez até consiga recuperar algumas musicas interessantes.  :D


Abraços,


Paulo




   

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #11 Online: 06 Dezembro 2008 às 17:05:09 »
Putz.....que beleza virou este post!
não imaginava que a turma aqui gosta também de música, ou melhor..., como bem disse o Paulo...., de equipamentos!.
Alberto, vale uma tentativa com a sogra, ficaria maravilhoso com os equipamentos que vc tem, agora, estou curioso, este toca fitas "modernoso"
para a época será que não é o mesmo que o Paulo tem com contador digital?, "MEU DEUS"! :o.......se vcs. estão falando do Pioneer CTF 1250 aí eu
caio de costas...., tenho loucura por este aparelho, pena que os que já encontrei a venda estavam uma lástima, até em uma ocasião falei com o Bobby
pra que nós trouxessemos um pois havia acompanhado alguns no ebay e dava pra fazer uma "LOUCURA" ($), mais ele colocou vários empecilhos e acabei
deixando prá lá......  :'((em termos).
Agora Alberto, não conhecia esta capsula para quadrifonia não......, gostaria de ouvir um The Dark Side of the Moon em um aparelho quadrifônico, deve
ficar uma loucura, o bolachão eu tenho e foi um dos primeiros, ainda quadrifônico, ele é de 73 (toca discos já não tenho mais).
Tenho também um vídeo k7 HI-FI Sony, que já fiz algumas esperiências, não sei o som de um gravador de vídeo mas com o Vídeo K7 ficou um expetáculo!.
Tenho aqui em DVD os Shows do David Gilmour e também do Roger Walters em DD/DTS é um espetáculo!, dá até "barato" 8) rs...................................
Legal Paulo!, te mando uma MP com os dados.


Só mudando um pouquinho, passando da residência para o carro, ainda compro um KP 500, quando tive meu primeiro carro (um fusca é claro) tive um
com aquela bandeja enorme, quando ia no cinema com a namorada era ilário ;D................................


Abs.



Jair Ribeiro
« Última modificação: 06 Dezembro 2008 às 17:17:13 por Jair Ribeiro »

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #12 Online: 06 Dezembro 2008 às 17:29:48 »
Jair, maravilha de aparelho :D
Está novíssimo. Parabéns.

Um abraço,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #13 Online: 06 Dezembro 2008 às 17:40:58 »
Jair, maravilha de aparelho :D
Está novíssimo. Parabéns.

Um abraço,
Correia


Olá Correia!
obrigado, acredito que aí as oportunidades com estes aparelhos
deva ser bem maior que a nossa aqui! :(

Abs



Jair Ribeiro


*

Pandolfi

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #14 Online: 06 Dezembro 2008 às 21:25:49 »
Amigo Jair Ribeiro, eu tenho o equipamento completo do Akai AA A 35, faltando a agulha do toca-disco AP A2 e a fonte do Tape Deck.
Abraços
Pandolfi

*

Offline hessel

  • *****
  • 649
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #15 Online: 06 Dezembro 2008 às 23:30:00 »
Prezados audiófilos:

Este é o Tape-Deck que eu tinha. Quando mudei de apartamento, terminei vendendo o bichinho por um ninharia. Que pena...

Me digam se não era o melhor... Até redução de ruídos no formato Dolby ele tinha.

"Pause" mecânica... mais do que perfeita. Parada instantânea.



Abraços,

Hessel
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



*

Alberto Ferreira

Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #16 Online: 07 Dezembro 2008 às 07:45:55 »
Salve!

Amigo Jair,
Realmente. O meu deck eh um CTF  :D, aquele em que a fita fica "fora" do compartimento, VU's digitais (azuis), etc...

A quadrifonia infelizmente "nao pegou" (ou foi morta pela propria industria  :( :P) mas que o efeito era (ou eh) fantastico, la isso e mesmo.
Eu tenho ainda "um par" de bolachoes quadrifonicos. Depois eu conto mais...  ;D  8)



Salve, Hessel!
O que ainda deve estar ainda com a minha sogra era assim, mas sem o Dolby.

Realmente, a mecanica deles eh precisa, simples e muito robusta.

Abraços audiofilos a todos!

*

Offline Correia

  • *****
  • 1.767
  • VSF(Village St Fermín)
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #17 Online: 07 Dezembro 2008 às 09:32:02 »
Jair, maravilha de aparelho :D
Está novíssimo. Parabéns.

Um abraço,
Correia


Olá Correia!
obrigado, acredito que aí as oportunidades com estes aparelhos
deva ser bem maior que a nossa aqui! :(

Abs



Jair Ribeiro



Oi Jair.
Olhe, nem por isso, não aparecem muitos aparelhos desses, infelizmente.
O meu pai tem um desse género, mas mais antigo e cuja marca não recordo. Assim como umas câmeras de filmar antiquíssimas(preto/branco, sem som), máquinas reprodutoras de filmes, tudo bastante vintage mesmo, tem lá fitas de gravações de jogos de futebol de 1930, ou anteriores.
Penso que algum daquele material será mesmo raríssimo.
Era de um tio do meu pai - o meu Tio Gaspar, que todos adorávamos, uma pessoa muito especial e que nos deixou há mais de 20 anos :(....
Era um comerciante que tinha grande paixão por fotografia, filme e cinema, e música. O meu pai tem esses aparelhos bem guardados, e quando tiver oportunidade vou tirar umas fotos das peças.

Abraços,
Correia
Convém evitar 3 acidentes geométricos nesta vida : círculos viciosos, triângulos amorosos e bestas quadradas.

*

Offline hessel

  • *****
  • 649
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #18 Online: 07 Dezembro 2008 às 12:22:02 »
Senhores:

Bom dia.

Agora, gravador cassete de qualidade é este aí abaixo. 10 entre 10 conhecedores, algum dia, teve vontade de possuir um destes. Pioneer CTF-9191. Ele "é o cara".

Leiam e vejam a performance das características de resposta em freqüência, bem com a estabilidade da velocidade (refletida nos dados do wow & flutter).



Abraços,

Hessel
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



*

Offline hessel

  • *****
  • 649
    • Ver perfil
Re: Off Topic - Gravador AKAI
« Resposta #19 Online: 07 Dezembro 2008 às 18:14:26 »
Senhores:

E agora, para matar a pau os apreciadores de um bom áudio... um reverberador Pioneer SR-202W. Nada de digital, nada de controle remoto, etc.

Reverberador com mola...

Vejam só a tecnologia.



Abraços,

Hessel
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)