Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?

  • 13 Respostas
  • 7942 Visualizações
*

Offline Pinho

  • *
  • 18
    • Ver perfil
Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Online: 09 Dezembro 2008 às 22:04:24 »
Qual o mais robusto, fiavel e preciso calibre da omega?? acho que tenho de ter isso em conta... visto estar queimado com o 3313..

O 36XX também terá os mesmos problemas? vejam aqui http://chuckmaddoxwatch.blogspot.com/2005/06/some-c33xx-bookmarks-ive-saved-over.html e aqui http://forums.timezone.com/index.php?t=tree&th=303672&mid=740835&rid=146&rev=&reveal=.

Cumprimentos a todos

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #1 Online: 10 Dezembro 2008 às 13:53:36 »
Na minha opinião, quanto mais simples o calibre, mais robusto. Neste sentido, considero os atuais 2500 os mais robustos e confiáveis, pois possuem a base testada e aprovada há séculos ETA 2892, mas com um escapamento coaxial totalmente modificado e free sprung. E, aleluia, não sei o que a Omega fez desde os 1120 no sistema de carga (o rolamento central é claramente diferente), mas ele não me deixa na mão nem a pau, a contrário dos outros relógios que tenho com 2892 "normais". Voto nele.


Flávio

*

Enéias

Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #2 Online: 10 Dezembro 2008 às 14:00:45 »
Não tenho reclamações quanto ao meu reduced e estou de acordo com os comentários do Flávio.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #3 Online: 10 Dezembro 2008 às 15:46:46 »
Voto no 861 como o top, ainda que não seja um manufaturado pela Omega (como os 1120, 2500 e etc também não o são). Voto fortemente também no 1150 e família (Valjoux 7750).

Uma vez que a pergunta gira em torno, na verdade, do problema com o 3313, relembro que já comentei meu ponto de vista sobre esse calibre. É um dos cronos mais simples que já vi, considero-o excelente.

Abraços!

Adriano

*

Offline Pinho

  • *
  • 18
    • Ver perfil
Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #4 Online: 10 Dezembro 2008 às 17:02:58 »
Voto no 861 como o top, ainda que não seja um manufaturado pela Omega (como os 1120, 2500 e etc também não o são). Voto fortemente também no 1150 e família (Valjoux 7750).

Uma vez que a pergunta gira em torno, na verdade, do problema com o 3313, relembro que já comentei meu ponto de vista sobre esse calibre. É um dos cronos mais simples que já vi, considero-o excelente.

Abraços!

Adriano

Excelente sim mas com algumas falhas ou imperfeições por resolver, penso que algumas já foram resolvidas pela omega.Corringindo os problemas nos novos antes de ser vendidos e nos já vendidos quando vão fazer a revisão sem os clientes saber. Penso que os problemas existem e não são só meros rumores infundados. Relativamente à questão da actução do botão de reset com o crono a funcionar tb acho que é um erro em parte da Omega.
Este link identifica alguns problemas do calibre http://forums.timezone.com/index.php?t=tree&th=303672&mid=740835&rid=146&rev=&reveal=

É possivel que o 3313 que é referido no outro tópico tenha sido uma compra azarada e que ajam outro calibres por ai excelentes. Parece que não tiveram nenhum tipo de teste.


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #5 Online: 10 Dezembro 2008 às 19:19:59 »
Sem dúvida os problemas existem e não me lembro de nenhum comentário contrário. Penso que a maioria das pessoas já formaram uma opinião sobre esse mecanismo e acho quase impossível que essas opiniões mudem, boas ou ruins. Dei a minha, absolutamente pessoal, porque foi questionada.

Outra questão importante é que do ponto de vista do usuário comum é diferente do meu, que conheço as máquinas com profundidade. Para o usuário comum a coisa é simples: se funciona bem, é boa. Se funciona mal, é ruim. E ponto final. Por isso considero a sua opinião absolutamente compreensível e respeitável, inclusive até a decisão de nunca mais comprar um relógio da marca.

Meu ponto de vista é apenas diferente: conheço bem a máquina e acho ela um espetáculo. E de quebra sou também um proprietário/usuário de um calibre desses (especificamente o 3303) mesmo ciente e vitimado pelos defeitos. Do mesmo modo, a tão aclamada ETA 2892, eu passei a detestar, mesmo ciente de que é uma máquina muito confiável e precisa. Mas não a aprecio nem um pouco, conhecendo-a profundamente. Acho-a mal resolvida, de estrutura pouco rígida se comparada com maioria dos calibres de mesma categoria, com um sistema de carregamento muito sujeito à defeito e desgaste e difícil de se lubrificar de maneira adequada para que promova bom carregamento inclusive a longo prazo. Prova é que a Omega modificou o sistema original.

Abraços!

Adriano

Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #6 Online: 11 Dezembro 2008 às 01:26:46 »
Concordo plenamente com os 2 post´s do amigo Adriano.
Problemas existem...nada é imune a eles...quem sabe seu relógio "já foi fabricado com defeito"?
Claro está que a fábrica deverá resolver seu problema por completo...creio que o amigo ficará feliz no final da história!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Enéias

Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #7 Online: 11 Dezembro 2008 às 09:08:25 »
Sem dúvida os problemas existem e não me lembro de nenhum comentário contrário. Penso que a maioria das pessoas já formaram uma opinião sobre esse mecanismo e acho quase impossível que essas opiniões mudem, boas ou ruins. Dei a minha, absolutamente pessoal, porque foi questionada.

Outra questão importante é que do ponto de vista do usuário comum é diferente do meu, que conheço as máquinas com profundidade. Para o usuário comum a coisa é simples: se funciona bem, é boa. Se funciona mal, é ruim. E ponto final. Por isso considero a sua opinião absolutamente compreensível e respeitável, inclusive até a decisão de nunca mais comprar um relógio da marca.

Meu ponto de vista é apenas diferente: conheço bem a máquina e acho ela um espetáculo. E de quebra sou também um proprietário/usuário de um calibre desses (especificamente o 3303) mesmo ciente e vitimado pelos defeitos. Do mesmo modo, a tão aclamada ETA 2892, eu passei a detestar, mesmo ciente de que é uma máquina muito confiável e precisa. Mas não a aprecio nem um pouco, conhecendo-a profundamente. Acho-a mal resolvida, de estrutura pouco rígida se comparada com maioria dos calibres de mesma categoria, com um sistema de carregamento muito sujeito à defeito e desgaste e difícil de se lubrificar de maneira adequada para que promova bom carregamento inclusive a longo prazo. Prova é que a Omega modificou o sistema original.

Abraços!

Adriano

Adriano:

O que me diz do ETA 2824 com módulo? Melhor que o 2892?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #8 Online: 11 Dezembro 2008 às 09:38:59 »
O módulo, Dubois-Depraz, é o mesmo para a ambas. O único inconveniente da 2824 é que, por ser mais alta que a 2892, a adição de um módulo impossibilita o desenho de uma caixa bem fina. Por outro lado, relógios finos estão fora de moda e com a tendência de relógios grandes, a questão da altura da máquina anda sendo bem pouco relevante.

Então resta comparar as bases. Prefiro muito mais uma 2824 que uma 2892. A 2824 é um dos melhores calibres já fabricados na história, na minha modesta opinião. Mais uma vez, é um ponto de vista de quem já cansou de ver essas máquinas desmontadas.

Abraços!

Adriano

Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #9 Online: 13 Dezembro 2008 às 18:56:48 »
Olá...
Digam uma coisa: o módulo "DD", por vezes, não é o vilão dos problemas nesses relógios?
Digo isso pela complicação do mesmo.
Por falar nisso, alguem conhece algum sítio na rede mundial com um módulo "DD" desmontado?
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #10 Online: 13 Dezembro 2008 às 23:05:06 »
Não é não. Os módulos DD são raríssimos de dar defeito e é comum revisar o mecanismo base e não precisar revisar o módulo. A maioria dos problemas com esses mecanismos são mesmo relacionados com carregamento da corda.

Acho que das centenas de calibres Omega 1140 e família que já vi necessitando de revisão, só apresentavam defeito no módulo a ponto de necessitar de peças se tivessem sofrido com ferrugem ou com impacto. Caso contrário, nunca é necessário trocar uma peça sequer dele.

Abraços!

Adriano

Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #11 Online: 14 Dezembro 2008 às 11:15:34 »
Olá Adriano...
Obrigado pela resposta...pergunto se saberia onde poderíamos vê-lo desmontado (ou um esquema da desmontagem)!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #12 Online: 15 Dezembro 2008 às 13:54:27 »
Eu já acompanhei a revisão do meu. Achei o módulo bem projetado, mas nada muito elaborado, na verdade, aço estampado a dar com o pau. Mas funcionam. E muito bem, nunca vi um 1143 (meu caso) que desse saltinhos, não fosse bem macio, enfim. Até hoje não entendi a adoção, pela ETA, de um módulo próprio que, na minha opinião, é muito inferior, o usado no 2894.

Eu tenho o esquema de desmotagem do relógio e já até o publiquei no fórum antigo, mas estou sem meus livros em mãos.

Mas com certeza o Adriano deve ter.


Flávio

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Qual a vossa opinião sobre os calibres da Omega?
« Resposta #13 Online: 15 Dezembro 2008 às 15:19:00 »
Nem de longe tenho conhecimento sobre os calibres Omega como o demonstrado pelos colegas, mas convivendo a seis meses com o calibre 2500 continuo impressionado com a sua precisão, principalmente quando comparado ao 1152, que também deriva do Valjoux 7750, com o qual tenho contato a mais tempo.

Abraços!

Marcelo.