Menu principal

Benzel desajustado

Iniciado por charles, 24 Novembro 2009 às 21:08:25

tópico anterior - próximo tópico

charles

Ultimamente tenho me concentrado nos Diver, tenho notado que mesmo os relogios de marcas conceituadas muitas vezes o marcador do benzel não fica bem ajustado com a macação do mostrador, digo o triangulo que marca o tempo de mergulho não fica bem em cima do 12.

Claro estou falando do diver com catraca unidirecional.

Tenho 04 divers,  a marcação fica bem certa em 02 e nos outros 02 não.

Agora girando o aro ele nos demais numeros fica certo, geralmente é só no 12 mesmo.

Inclusive meu chefe tem um rolex sub, original, mas bem usado, dei uma olhada e no dele também não fica bem em cima, quase não da para notar,  mas não fica.

O srs. s com mais experiencia isso é assim mesmo??

abraço ;)

Adriano

Não deve ser assim, mas acontece, e em escala menor quanto melhor for o relógio.

Sem puxassaquismo, eu nunca vi um Omega de fábrica com esse problema. Não quero dizer que não exista, mas eu nunca vi, e olha que já vi muito Omega. Os que estão desalinhados, é porque alguém já mexeu.

Já ouvi também gente dizer, como uma forma de consolo, de que acontece até com Rolex. Eu honestamente não creio, e se está desalinhado, é porque já foi mexido.

Abraços!

Adriano

Cigano

Eu vi esse problema em um Technos Skydiver que meu tio comprou zero na loja, ele só reparou uma semana depois e ele voltou na loja e lá ele pode ver que todos tinham o mesmo problema mais é algo que você percebe só se reparar mesmo tipo não dá para notar o pequeno desalinhamento, ai ele mexendo consegue deixar certinho o triangulo no 12 !! Estranho não ?? 
Abraços,
Cigano!

igorschutz

Concordo com o Adriano: quanto melhor o relógio, menor a probabilidade disso ocorrer, afinal, quando se paga caro, o mínimo que se pode exigir é essa "perfeição".

Honestamente, também acredito que o Rolex mencionado pelo colega tenha sido mexido, pois esse tipo de desalinhamento não é algo que se vê nos relógios da marca.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Tomas

Olá amigos, olha eu vejo que é raro, nos meus Seikos fica justinho, agora já vi Orient 300M novinho e estava um pouco fora, mas tudo bem

abraços, Tomas  ;)
abraços Tomas.

mestreaudi

Charles, isso acontece mesmo!!  :(

Tenho dois Rolex Sub e os dois estão com o bezel alinhado!
Porém para continuar alinhado são dois processos diferentes:
No 168000 q já passou por revisão na própria Rolex tenho q passar a marcação (digamos 12 horas) e voltar com o bezel para trás (sentido horário), usando o próprio jogo entre os dentes da catraca interna do bezel.
Já no 16610 LV q nunca passou por revisão em lugar nenhum, com o próprio movimento do bezel (sentido anti horário) ele já alinha com as 12 horas.

Será q deu pra entender??  ;D ;D

Abraços!
Rafael.

nilomis

Turma,

Meus 2c.

Esta história de:

1) Bezel desajustado
2) Relógio que não vira a data (quando o movimento foi desenhado para agir assim) exatamente a meia noite

São problemas causados por relojoeiros "meia boca" e/ou por, quando novo, por controle de qualidade fraco.

Os meus novos estão (vieram assim) perfeitamente ajustados e com a data virando com exatidão. Os antigos, o meu relojoeiro é mais exigente do que eu funcionam como deve. Tenho um Sub 1680 que estava virando a data "a la" ETA e ele não descansou enquanto não localizou uma nova "roda do calendário".

No caso do bezel dos Rolex Sub, quando não estão perfeitamente alinhados, é por preguiça do relojoeiro. Basta ter cuidado ao inserir o "adesivo" e, se não estiver alinhando, repetir a operação até ficar certo. Me espanta ouvir que mesmo a Rolex, por aqui, entrega um relógio que requer um ajuste, mesmo que pequeno, visto o número de elogios que ela recebe.

Abs,

N

Adriano

O Nilo tem razão. O calendário é outro detalhe que pode acontecer isso. E também está correto em dizer que ambos os casos são coisas simplíssimas de se fazer: para deixar um bezel alinhado ou um calendário passando corretamente à meia-noite, não é uma questão de perícia, experiência, nem nada: é apenas uma questão de capricho.

E justamente por serem coisas simplíssima de se fazer, acho inaceitável que um bezel ou um calendário não estejam perfeitamente funcionando, seja de fábrica, seja após uma intervensão.

Um detalhe técnico: para mudanças de calendário, mesmo as instantânea, deve-se tolerar uma diferença de +/- 3 minutos ou até +/- 5 minutos, dependendo de mecanismo para mecanismo, uma vez que a própria folga entre a rodagem toda do sistema gera esse tipo de erro. Normalmente, em qualquer caso, consegue-se deixar a diferença inferior a +/- 2 minutos.

E mais um detalhe, voltando ao bezel e o caso explicado pelo amigo Rafael: é importante notar se o desvio ocorre por desalinhamento mesmo ou por mola clique muito folgada. É o que acontece no Rolex dele: para ficar alinhado, é preciso voltar o bezel um pouquinho para ele travar contra o clique. Isso ocorre porque o sistema da Rolex é o mais simples que há, e soma-se ser um relógio um pouco mais antigo, com molas com menos pressão. Há como ele ficar zero bala dando mais pressão na mola clique e na mola de fricção, ou trocando-as.

Abraços!

Adriano

charles

Obrigado pelas dicas, só deixando claro que quando falei em marcas conceituadas estava querendo dizer em Seiko, Tissot, Citizen.

Dos 04 divers que tenho 01 é seiko(benzel desajustado), 01 é orient(benzel desajustado), 01 é eska(ajustado) e 01 citizen(ajustado).

Ainda não tenho um Rolex sub(eu disse ainda) um dia vou ter.

O Rolex do meu chefe esta velhinho, já deve ter caido na mão de relojoeiro varias vezes.

Abraço;

igorschutz

Citação de: charles online 25 Novembro 2009 às 12:32:16
O Rolex do meu chefe esta velhinho, (...)

Estas são as palavras-chaves para você começar a receber vários pedidos do telefone do seu chefe... ;D ;D ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

charles

Igor;

Tu acha que já não tentei levar esse sub dele?Várias vezes até consorcio propus para ele.rsrsrsrsrsrs

Mas ele é apegado no "bixo", mas sei lá, tudo tem seu preço, um dia ele vende.

;D

charles

Citação de: Tomas online 25 Novembro 2009 às 07:17:11

Olá amigos, olha eu vejo que é raro, nos meus Seikos fica justinho, agora já vi Orient 300M novinho e estava um pouco fora, mas tudo bem

abraços, Tomas  ;)

Tem um orient de mergulho que ao invés do triangulo é circulo em alto relevo com uma ranhura no meio igual a cabeça de um  parafuso esse até que passa, pois não ficando bem do 12 cima não dá para notar.

Alberto Ferreira

Salve, amigos!

Pois é.

Eu também acho inaceitável um grande fabricante "pecar" num "detalhe" desses e vender ou entregar revisado um relógio com esses problemas.
Eles não fazem isso.

Mas se fizerem, para mim, simplesmente "jogariam tinta" na imagem da marca.  :P

Como disseram os amigos, a coisa é simples.
Só requer mesmo cuidado, dedicação (para refazer se não ficar bom da primeira) e controle de qualidade disso.

Mas,...
Do ponto de vista prático, de uso mesmo, nenhuma das duas funções exige mesmo tanta "precisão".
Em especial a do bezel, que num hipotético mergulho "mediria" alguma coisa com resolução da ordem do minuto. Ou seja, ao girar a referência e medir o tempo decorrido, um desalinhamento mínimo é irrelevante.
Talvez por isso ocorram as negligências comentadas aí acima...  >:(

Mas, que em geral essas coisas são imediatamente vistas e rechaçadas pelos amantes, lá isso é bem verdade!

Eu já vi mais de uma vez, colegas dizerem que estavam a ponto de "se livrarem" do relógio por problemas assim.
Para um "purista", como a maioria de nós, a coisa irrita mesmo.

Abraços!
Alberto