Menu principal

Eska de bolso

Iniciado por Sandro Maduell, 28 Novembro 2009 às 21:47:50

tópico anterior - próximo tópico

Sandro Maduell

Pessoal, possuo um Eska de bolso, herança do meu avô. Está em bom estado e eu gostaria de saber mais sobre ele... modelo, ano de fabricação, etc...
Ele é parecido com esse da foto, mas o meu é de bolso, banhado a ouro, não possui segundeiro, a coroa fica as 12h e as marcações de hora são com traços.

Farei fotos dele para postar aqui.

Alguém poderia me ajudar ou indicar algum site onde eu poderia ter maiores informações sobre ele?

Jeff

A foto não aparece. Sugiro utilizar outro host para fotos.

rlessa

Cigano

Use o imageshack.us é prático, rápido e eles não retiram o link das imagens dos servidores, tem forum que tenho imagens servidas por eles há mais de 3 anos !!

Agora o de King of Pocket Watch (Lessa)  conhece como ninguem (ao meu ver), pq eu já varios coments dele em tópicos relacionados aos belos pockts !!
Abraços,
Cigano!

rlessa

Citação de: Cigano online 28 Novembro 2009 às 23:37:45

Agora o de King of Pocket Watch (Lessa)  conhece como ninguem (ao meu ver), pq eu já varios coments dele em tópicos relacionados aos belos pockts !!

Olha o exagero... >:( tem gente aqui, como o Pandolfi, Wilson e outros, que são especializados em relógios de bolso!!!

Sandro Maduell

Recolocando a foto.

Relembrando as características:
Ele é parecido com esse da foto, mas o meu é de bolso, banhado a ouro, não possui segundeiro, a coroa fica as 12h e as marcações de hora são com traços.

Pandolfi

Amigo Sandro, veja este:

Este relógio é um dos mais precisos que conheço, uso direto nesta bainha presa à cinta:

Um abração.
Pandolfi

Paulo Sergio

Foto?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Sandro Maduell

Amigos, este é o Eska herdado do meu avô.
Estou a procura de maiores informações sobre ele.
Alguém tem uma ajuda?

Alberto Ferreira

Salve!

Sandro,
A marca Eska é antiga.

A empresa foi fundada por Sylvan Kocher e seu irmão, em Grenchen, na Suíça, no ano de 1918, tendo se estabelecido em Selzach (também na Suíça) em 1922.

O nome Eska vem das iniciais do seu fundador S e K, numa referência ao som dessas letras em francês.

Ao longo dos anos, a Eska produziu relógios de todos os modelos, femininos e masculinos (de pulso ou bolso).

Veja algumas propagandas antigas, da época em que estava em seu auge...

De 1948

De 1950 - do tempo dos primeiros "automáticos".

De 1954.

Quanto ao modelo específico do seu relógio (com segundeiro central), o seu movimento, etc, eu não conheço.
Mas a maioria dos movimentos usados pela Eska vinha da Ébauches S.A.

Vamos ver se algum colega tem mais alguma informação.

Abraços!
Alberto

igorschutz

A Eska vendeu demais no Brasil, demais mesmo.
Inclusive os relógios do Metrô de SP são dessa marca (fora outros tantos de relógios públicos com a marca espalhados por aí).

Seria possível postar uma foto do movimento, para que o identifiquemos?

É um relógio muito bonito, mas parece-me que falta o ponteiro central de segundos.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Alberto Ferreira

Pois é...
Eu creio que falta o segundeiro, sim!

Alberto

Sandro Maduell

Alberto, fico sem palavras para agradecer sua ajuda.

Citação de: igorschutz online 05 Dezembro 2009 às 19:15:47Seria possível postar uma foto do movimento, para que o identifiquemos?
Igor, eu não faço a mínima ideia de como se abre esse relógio, ele não tem tampa por tras, imagino que seja retirado pela frente e eu não tenho ferramentas e nem conhecimento para fazer isso.
O ideal seria leva-lo a um bom relojoeiro para fazer uma restauração no mostrador, limpeza no movimento e lubrificação. Nesse desmonte por um profissional eu teria a oportunidade de fotografar o movimento.

Falando nisso:
Alguém conhece um bom relojoeiro aqui em Porto Alegre?
Alguém tem ideia de quanto se gasta em um trabalho assim?

dyeego

acho que esse relógio é só de horas e minutos.
acredito que originalmente não tenha o segundeiro.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

Alberto Ferreira

Salve!

Até poderia ser...
Pois há mesmo alguns relógios sem o segundeiro, claro!
Mas, nesses casos o ponteiro dos ninutos costuma ser "fechado" na região do seu encaixe no eixo (nós não vemos ali um furo).

Agora, vejam aqui...

Abraços,
Alberto

Pandolfi

Igor, eu não faço a mínima ideia de como se abre esse relógio, ele não tem tampa por tras, imagino que seja retirado pela frente e eu não tenho ferramentas e nem conhecimento para fazer isso.
O ideal seria leva-lo a um bom relojoeiro para fazer uma restauração no mostrador, limpeza no movimento e lubrificação. Nesse desmonte por um profissional eu teria a oportunidade de fotografar o movimento.
Falando nisso:
Alguém conhece um bom relojoeiro aqui em Porto Alegre?
Alguém tem ideia de quanto se gasta em um trabalho assim?
[/quote]
Amigo Sandro, tenho vários relógios de bolso que não abrem por pressão e sim por rosca.
Veja este:

Ele abre pela frente desenroscando o vidro com o suporte do vidro e não por pressão de um dos lados
Teste assim: pegue firme a frente dele com três dedos com cuidado e tente desenroscar.
Se oferecer muita resistência, pare. Pode não ser por aí.
Depois falo como abrir o movimento.
Abração.
Pandolfi

Jeff

Citação de: Sandro Maduell online 06 Dezembro 2009 às 09:56:19
...
...

Este relógio Eska de bolso possui espessura bem fina (cerca de 8cm), originalmente não possui ponteiro de segundos e sua abertura se dá pela lateral com auxílio de canivete.

Alberto Ferreira

Citação de: Jeff online 06 Dezembro 2009 às 18:54:42
...
...

Este relógio Eska de bolso possui espessura bem fina (cerca de 8cm), originalmente não possui ponteiro de segundos e sua abertura se dá pela lateral com auxílio de canivete.

Salve!

Grato pela informação.
Você tem a referência ou foto do movimento, Jeff?

Abraços!
Alberto

Jeff

Citação de: Alberto Ferreira online 06 Dezembro 2009 às 19:08:15
Citação de: Jeff online 06 Dezembro 2009 às 18:54:42
...
...

Salve!

Grato pela informação.
Você tem a referência ou foto do movimento, Jeff?

Abraços!
Alberto
Exatamente deste mesmo modelo da Eska eu não tenho foto, mas eu poderia providenciar uma de um movimento que suspeito que seja o mesmo utilizado por ele.

Jeff

Citação de: Sandro Maduell online 05 Dezembro 2009 às 15:19:23
Amigos, este é o Eska herdado do meu avô.
Estou a procura de maiores informações sobre ele.
Alguém tem uma ajuda?

Eis o movimento de outro relógio suiço com as características semelhantes e cujo calibre possa ser o mesmo que o seu Eska:
Citação de: Jeff online 06 Dezembro 2009 às 19:12:35