Menu principal

Eska de bolso

Iniciado por Sandro Maduell, 28 Novembro 2009 às 21:47:50

tópico anterior - próximo tópico

Alberto Ferreira

Salve!

Obrigado, Jeff.

Mas, será mesmo?  ::)

Abraços,
Alberto

Jeff

Restou a dúvida. Não posso afirmar com certeza absoluta qual o do Eska.

A propósito, conseguiu identificar o movimento?

Alberto Ferreira

Salve!

Jeff,
Como o nosso colega nos disse que o relógio foi do seu avô, eu parti do princípio que não seja um modelo muito "recente".

Como eu disse no post anterior, eu não conheço especificamente este relógio e não sei qual seria o seu exato movimento.

Mas, se for mesmo antigo, eu acho que ele não deve usar um calibre de pequeno diâmetro ("feminino") como o que você nos mostrou.
Essa é a principal razão da minha dúvida com relação ao fato de ser este o calibre.

Abraços,
Alberto

Sandro Maduell

Jeff e Alberto, realmente parece que ele não tem segundeiro, pelo menos na foto em 100% não consigo perceber um espaço onde ele possa ser encaixado.

Reparei na lateral, possui uma fenda bem fina, por onde deve separar a parte frontal da tampa traseira. Como fica bem no ponto onde a curvatura é mais aguda, não havia visto, pensando assim que era tudo uma peça só.
Somente com as mãos não consigo separar uma peça da outra e não tenho coragem de usar qualquer tipo de ferramenta.
O "vidro" dele, na realidade não parece ser de vidro, faz barulho de plástico quando se bate com a unha, mas se fosse plástico já estaria amarelado e com rachaduras (acho eu). Além disso, está solto, gira livremente com o toque do dedo.

Alberto Ferreira

Salve!

Sandro,
Ainda no sentido de tentar "orientá-lo", ok?

Na verdade há um "canivete" especial para abrir esse tipo de caixa, a sua lãmina tem um formato próprio para não "ferir" o material.

A abertura não é difícil, mas se você não tem prática é melhor não tentar, menos ainda com uma ferramenta improvisada.

O visor ser de acrílico é normal neste tipo de relógio.
Dependendo da idade do relógio ele poderia estar mesmo "amarelado", e/ou com micro-rachaduras, coisas também normais, a depender da idade da peça.
Mas o acrílico original pode já ter sido trocado.

Outra coisa, aqueles pontinhos visíveis na superfície do mostrador, que muitos insistem em chamar de "fungos", na verdade não são nem uma coisa e nem outra...

Nem eles estão na superfície e nem são fungos.
Na verdade é um processo de "oxidação" (a rigor a formação pontos com grânulos de sais).
Isso também é "normal" acontecer, melhor dizendo, é parte do processo de "envelhecimento" (a caminho da decrepitude) de um mostrador.

Infelizmente esses pontinhos, vêm de dentro para fora e só poderiam ser eliminados com uma restauração total do mostrador, que por enquanto não me parece tão necessária.

Abraços!
Alberto

igorschutz

Sandro,

Realmente, observando a foto em close percebe-se que não há ali no eixo dos ponteiros a "pontinha" destinada ao ponteiro central de segundos.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Sandro Maduell

Citação de: Alberto Ferreira online 07 Dezembro 2009 às 11:24:56
Na verdade há um "canivete" especial para abrir esse tipo de caixa, a sua lãmina tem um formato próprio para não "ferir" o material.

A abertura não é difícil, mas se você não tem prática é melhor não tentar, menos ainda com uma ferramenta improvisada.

Com certeza não tentarei.
Não me perdoaria se fizesse algum arranhão nele.

CitarOutra coisa, aqueles pontinhos visíveis na superfície do mostrador, que muitos insistem em chamar de "fungos", na verdade não são nem uma coisa e nem outra...

Nem eles estão na superfície e nem são fungos.
Na verdade é um processo de "oxidação" (a rigor a formação pontos com grânulos de sais).
Isso também é "normal" acontecer, melhor dizendo, é parte do processo de "envelhecimento" (a caminho da decrepitude) de um mostrador.

Infelizmente esses pontinhos, vêm de dentro para fora e só poderiam ser eliminados com uma restauração total do mostrador, que por enquanto não me parece tão necessária.

Ótima informação, pois não tinha conhecimento da causa dessa deterioração.
Me parece que os ponteiros estão em pior estado.
De acordo com sua opinião, vou dar uma segurada na restauração do mostrador.

Em uma marca como Breitling, que logotipo da empresa é colado. Imagino que o relojoeiro retire o logo, faça a restauração e cole o logo de volta em seu lugar. Mas no caso da Eska, como se refaz a pintura do logotipo para que fique idêntica?

Alberto Ferreira

Sim.

Os ponteiros estão oxidados.
E para uma restauração eles teriam que ser lixados e teriam que receber um novo banho.

No caso do mostrador, o processo seria semelhante, lixado até ficar na chapa original e em seguida ser re-pintado.

Em ambos os casos, a Sarica Cristais pode fazer o serviço, mas no caso do mostrador eles necessitariam ter a matriz (com a arte da pintura - o logo inclusive).

A questão então seria, a depender do custo, se valeria ou não a pena.
Isso só você poderia decidir, levando inclusive em conta o aspecto de ser uma peça de estimação, a manutenção da sua "originalidade", etc.

Bem,...

Considerando o que observou o Igor e o que já havia dito antes o Jeff, considere (verifique) antes o seguinte. O relógio é mesmo antigo?
Você tem idéia de quando o seu avô o adquiriu?

Eu levanto este ponto porque, em não sendo tão antigo ("vintage"), talvez a sua avaliação de como (ou se...) fazer uma restauração possa mudar.

Mas, importante, meu amigo, o valor que o relógio tem para você, só você mesmo pode "estipular".

Um abraço,
Alberto

Jeff

Se fosse eu (me colocando no lugar do colega), não restauraria este relógio. Deixaria original como está por ser uma peça de valor inestimável que pertenceu ao avô.

Wilson

O Jeff acertou !

eu tinha um Classic de bolso nesse mesmo estilo, com um mecanismo igual a esse,

A Eska, usava Peseux, AS, ST, UT e outros...

assim como a Mondaine, Mirvaine, Tissot, Tressa, etc, etc...

abraços,

wilson

Alberto Ferreira

Salve, amigo Wilson!

Legal! Grato por confirmar.  8)

Você tem idéia de quando seria este Eska?

Abraços!
Alberto

Sandro Maduell

Alberto, Jeff e demais colegas... eu só faria a restauração se esta deixasse o relógio como novo e mantendo a sua originalidade. Caso contrário, somente se ele estivesse em muito mau estado.
Quanto ao valor financeiro para a restauração, não poderia ser caro demais, afinal não tenho tantas condições assim. De qualquer forma, vou deixar isso pra bem mais adiante.

Vou procurar quem possa abrir a peça corretamente para que eu fotografe o movimento, facilitando a datação.

Não tenho ideia de quando meu avô comprou esse relógio, mas vou procurar me informar com familiares.

Jeff

Citação de: Wilson online 07 Dezembro 2009 às 16:42:27
O Jeff acertou !

eu tinha um Classic de bolso nesse mesmo estilo, com um mecanismo igual a esse,

A Eska, usava Peseux, AS, ST, UT e outros...

assim como a Mondaine, Mirvaine, Tissot, Tressa, etc, etc...

abraços,

wilson
Ocorre o mesmo comigo, também já tinha visto alguns neste estilo e atualmente mantenho comigo um, conforme foto do mecanismo que publiquei.

A dúvida maior é quanto ao mecanismo e época. Wilson nos deu uma contribuição importantíssima ao apontar o calibre e, se o Eska tiver o mesmo mecanismo da foto, podemos ter a confirmação de que se trata de um Peseux 320 (vide fonte). Corda manual, sem segundeiro, 17 rubis, incablock, frequência de 18.000 bph, reserva de marcha de 40h.

Quanto a época... os relógios que foram fabricados com este mecanismo eram de 1950 até 1965.

Alberto Ferreira

Salve!

Pois é, Sandro.

Em termos meramente financeiros, o custo da restauração pode ser "relevante" ou não.
E na verdade esta é uma questão absolutamente relativa, subjetiva até...  ::)

Eu creio que uma "restauração" completa, incluindo o mostrador, ponteiros e um novo acrílico deva ficar em algo parecido com uns 100 Reais.
Não considerando uma revisão e lubrificação, a ser feita por um técnico relojoeiro, e que pode chegar a outros tantos, ou algo menos.

Mas aí nós voltamos à velha questão.
Restaurar, ou não? That's the question...  ::)  ;)

Se o relógio fosse meu, no estado em que ele se encontra e com o perfil que ele tem (estimação) eu não restauraria, não.
Não tanto pelo custo da reforma em si, mas por julgar "desnecessário" mesmo.
Ainda não seria necessário, e talvez se perdesse o lado "histórico", digamos.

Mas,...
Dependendo do caso, da peça em si, eu estou entre aqueles que "aceitam" as marcas (se não forem descaracterizadoras da peça) como sendo algo inerente à vida do relógio.
Mas há pessoas que não pensam assim e que partem para deixar a peça o mais próximo possível do seu antigo "esplendor" (do seu aspecto de quando era novo).

E é aí que cabe a sua ponderação pessoal.
Como você se sente em relação à peça?
O que sente quando olha para o relógio?
Lembra da sua história ou se incomoda com as marcas que vê nele?

Simplesmente não há "regras" para isso, não há certo ou errado...
Você é quem decide o que sente, entende?

Bom é mais ou menos isso...  ::)
;)  :D

Abraços!
Alberto

Sandro Maduell

Citação de: Alberto Ferreira online 07 Dezembro 2009 às 18:32:41
Eu creio que uma "restauração" completa, incluindo o mostrador, ponteiros e um novo acrílico deva ficar em algo parecido com uns 100 Reais.
Não considerando uma revisão e lubrificação, a ser feita por um técnico relojoeiro, e que pode chegar a outros tantos, ou algo menos.

R$100,00 ou R$200,00 por tudo???
Só?
Te juro que eu pensei que era bem mais!

CitarE é aí que cabe a sua ponderação pessoal.
Como você se sente em relação à peça?
O que sente quando olha para o relógio?
Lembra da sua história ou se incomoda com as marcas que vê nele?

As marcas absolutamente não me incomodam, apenas pensei em deixa-lo zero como uma homenagem e recordação de família. Mas concordo que isso possa retirar a originalidade da peça.
Como ele está em bom estado, vou mante-lo assim por mais um bom tempo.
Quero apenas fotografar o movimento para ter certeza quanto ao modelo e datação.

Alberto Ferreira

Citação de: Sandro Maduell online 07 Dezembro 2009 às 23:36:55
...
R$100,00 ou R$200,00 por tudo???
Só?
Te juro que eu pensei que era bem mais!
...

Sim.
Eu creio que a ordem de grandeza seria essa.
R$ 200,00 no total, incluindo uma revisão básica, normal, sem a necessidade de peças.

Quando der, não deixe de postar a foto do movimento.

Abraços!
Alberto

Wilson

Citação de: Alberto Ferreira online 07 Dezembro 2009 às 17:01:54
Salve, amigo Wilson!

Legal! Grato por confirmar.  8)

Você tem idéia de quando seria este Eska?

Abraços!
Alberto

Fala Alberto !

Como ja´disse o Jeff,

deve ser de 1960 (+ ou - ), o que eu tinha era dessa época,

abraços,

wilson