Adriano,
Obrigado pelas explicações.
Então em Brasília vai ser um problema conseguir fazer o referido teste. Estive também na assistência autorizada da Citizen e o relojoeiro disse que possuía um equipamento Bergeon e que o mesmo está quebrado - o que achei absurdo pois grande parte das vendas da Citizen são os modelos de mergulho - ademais, nem as vedações do Aqualand ele tinha (apenas por encomenda a incríveis R$ 290,00).
Vou ver se a autorizada Orient em Brasília tem esse equipamento Roxer. Não acredito que as autorizadas aqui não se preocupem com o teste de vedação, mas é o que está parecendo.
Acho que terei que esperar minha próxima ida a São Paulo e leva-los à SJ Time.
Abraços,
Eduardo
Gostaria de lembrar que "teste na água" não é tudo igual. Uma oficina que não tem teste à seco, provavelmente não tem o teste de pressão na água, mas sim, apenas o teste de vazamento da Bergeon (que também é na água). Esse aparelho serve apenas para identificar o local do vazamento quando há. E quando não há, esse teste não garante mais do que uma simples lavada de mão ou uma chuva.
Esse teste é totalmente inadequado para assegurar a vedação do relógio. Ele é uma ferramente de diagnóstico, e não de teste final.
O teste de pressão a que me refiro é os do tipo Roxer, em que o relógio é submerso, e daí submetido à 125% da pressão máxima de sua resistência, e fica mantido nessa pressão por duas horas. E depois é realizado o teste de condensação.
Sem esse tipo de teste, nessas condições, seguindo essas regras, não há como garantir nada, muito menos em relógios de mergulho.
Para ilustrar, este é o teste de vazamento da Bergeon, que é uma ferramenta para diagnosticar o vazamento:
E este é um teste de pressão na água, bem diferente. Este sim é o teste final que diz se o relógio está resistente ou não. E o teste nele só deve ser feito naquelas condições que já mencionei algumas vezes.
Notem a diferença clara entre os dois aparelhos. O primeiro garante aquela resistência básica para uma "chuvinha" dentro da ISO 2218. O segundo garante de verdade 100% da resistência declarada do relógio, dentro da norma ISO 6425.
Abraços!
Adriano
Com referencia ao aqualand (e tão somente a ele) que vc mencionou, suas vedações (ou a falta delas no DF) e o preço que te cotaram, afirmo sem pestanejar que trata-se de assalto à mão armada! Peça socorro à polícia. Em SP isto se faz discando 190...
Mande o seu aqualand para a autorizada Citizen em SP, que é sensacional. Peça pra falar com o sr. Aparecido ou com o sr. Roberto, e pode dizer que quem o indicou foi o Christiano colecionador de aqualands. Eles trocam a vedação do seu aqualand e fazem o teste de pressão e vedação tranquilamente - e eles dispoem dos equipamentos necessarios para isto, pode ficar sossegado. A Citizen em SP aceita que vc remeta o seu relogio por SEDEX. Eles cobram um preço justo pelo serviço. A Citizen tem uma politica bacana nesse negocio de vedação, testes, etc.....a politica é a seguinte: baixou o relogio para qq tipo de serviço que implique na abertura da tampa, automaticamente as vedações são trocadas (independentes do seu estado) e os testes conduzidos. Sinceramente, isto deveria ser politica obrigatoria para toda e qq assistencia tecnica que se preze.
Finalmente, eis aqui os dados da Citizen em SP:
Assistência Técnica Citizen
Rua Dr. Albuquerque Lins, 579 – loja C-1 (Santa Cecilia)
Zona Oeste - Sao Paulo - SP
011 - 3660-0244
assistencia.tecnica@citizen.com.br
Só um detalhe: se o seu aqualand for o da 1ª geração (1985), a Citizen em SP faz a troca da vedação MAS não dá a garantia do serviço. Motivo: como o módulo e circuito integrado originais deste modelo já não são mais fabricados para substituição e tb não há mais em estoque, no caso da vedação ceder em uso e o relogio inundar não tem como a Citizen substituir a maquina em garantia pra vc. Isto não quer dizer que o serviço não foi bem feito ou o relogio não está vedado. É tão somente um alerta de que eles se eximem de qualquer acidente.