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Mania de relojoeiro/assist. técnica não realizar teste de vedação: pq?

Iniciado por Chris Galbraith, 01 Dezembro 2009 às 20:27:29

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edumaroja

Adriano,

Obrigado pelas explicações.
Então em Brasília vai ser um problema conseguir fazer o referido teste. Estive também na assistência autorizada da Citizen e o relojoeiro disse que possuía um equipamento Bergeon e que o mesmo está quebrado - o que achei absurdo pois grande parte das vendas da Citizen são os modelos de mergulho - ademais, nem as vedações do Aqualand ele tinha (apenas por encomenda a incríveis R$ 290,00).
Vou ver se a autorizada Orient em Brasília tem esse equipamento Roxer. Não acredito que as autorizadas aqui não se preocupem com o teste de vedação, mas é o que está parecendo.

Acho que terei que esperar minha próxima ida a São Paulo e leva-los à SJ Time.

Abraços,

Eduardo

Citação de: Adriano online 13 Outubro 2010 às 16:16:14
Gostaria de lembrar que "teste na água" não é tudo igual. Uma oficina que não tem teste à seco, provavelmente não tem o teste de pressão na água, mas sim, apenas o teste de vazamento da Bergeon (que também é na água). Esse aparelho serve apenas para identificar o local do vazamento quando há.  E quando não há, esse teste não garante mais do que uma simples lavada de mão ou uma chuva.

Esse teste é totalmente inadequado para assegurar a vedação do relógio. Ele é uma ferramente de diagnóstico, e não de teste final.

O teste de pressão a que me refiro é os do tipo Roxer, em que o relógio é submerso, e daí submetido à 125% da pressão máxima de sua resistência, e fica mantido nessa pressão por duas horas. E depois é realizado o teste de condensação.

Sem esse tipo de teste, nessas condições, seguindo essas regras, não há como garantir nada, muito menos em relógios de mergulho.

Para ilustrar, este é o teste de vazamento da Bergeon, que é uma ferramenta para diagnosticar o vazamento:




E este é um teste de pressão na água, bem diferente. Este sim é o teste final que diz se o relógio está resistente ou não. E o teste nele só deve ser feito naquelas condições que já mencionei algumas vezes.




Notem a diferença clara entre os dois aparelhos. O primeiro garante aquela resistência básica para uma "chuvinha" dentro da ISO 2218. O segundo garante de verdade 100% da resistência declarada do relógio, dentro da norma ISO 6425.

Abraços!

Adriano

Chris Galbraith

#41
Citação de: edumaroja online 13 Outubro 2010 às 17:02:31
Adriano,

Obrigado pelas explicações.
Então em Brasília vai ser um problema conseguir fazer o referido teste. Estive também na assistência autorizada da Citizen e o relojoeiro disse que possuía um equipamento Bergeon e que o mesmo está quebrado - o que achei absurdo pois grande parte das vendas da Citizen são os modelos de mergulho - ademais, nem as vedações do Aqualand ele tinha (apenas por encomenda a incríveis R$ 290,00).
Vou ver se a autorizada Orient em Brasília tem esse equipamento Roxer. Não acredito que as autorizadas aqui não se preocupem com o teste de vedação, mas é o que está parecendo.

Acho que terei que esperar minha próxima ida a São Paulo e leva-los à SJ Time.

Abraços,

Eduardo

Citação de: Adriano online 13 Outubro 2010 às 16:16:14
Gostaria de lembrar que "teste na água" não é tudo igual. Uma oficina que não tem teste à seco, provavelmente não tem o teste de pressão na água, mas sim, apenas o teste de vazamento da Bergeon (que também é na água). Esse aparelho serve apenas para identificar o local do vazamento quando há.  E quando não há, esse teste não garante mais do que uma simples lavada de mão ou uma chuva.

Esse teste é totalmente inadequado para assegurar a vedação do relógio. Ele é uma ferramente de diagnóstico, e não de teste final.

O teste de pressão a que me refiro é os do tipo Roxer, em que o relógio é submerso, e daí submetido à 125% da pressão máxima de sua resistência, e fica mantido nessa pressão por duas horas. E depois é realizado o teste de condensação.

Sem esse tipo de teste, nessas condições, seguindo essas regras, não há como garantir nada, muito menos em relógios de mergulho.

Para ilustrar, este é o teste de vazamento da Bergeon, que é uma ferramenta para diagnosticar o vazamento:




E este é um teste de pressão na água, bem diferente. Este sim é o teste final que diz se o relógio está resistente ou não. E o teste nele só deve ser feito naquelas condições que já mencionei algumas vezes.




Notem a diferença clara entre os dois aparelhos. O primeiro garante aquela resistência básica para uma "chuvinha" dentro da ISO 2218. O segundo garante de verdade 100% da resistência declarada do relógio, dentro da norma ISO 6425.

Abraços!

Adriano

Com referencia ao aqualand (e tão somente a ele) que vc mencionou, suas vedações (ou a falta delas no DF) e o preço que te cotaram, afirmo sem pestanejar que trata-se de assalto à mão armada! Peça socorro à polícia. Em SP isto se faz discando 190...

Mande o seu aqualand para a autorizada Citizen em SP, que é sensacional. Peça pra falar com o sr. Aparecido ou com o sr. Roberto, e pode dizer que quem o indicou foi o Christiano colecionador de aqualands. Eles trocam a vedação do seu aqualand e fazem o teste de pressão e vedação tranquilamente - e eles dispoem dos equipamentos necessarios para isto, pode ficar sossegado. A Citizen em SP aceita que vc remeta o seu relogio por SEDEX. Eles cobram um preço justo pelo serviço. A Citizen tem uma politica bacana nesse negocio de vedação, testes, etc.....a politica é a seguinte: baixou o relogio para qq tipo de serviço que implique na abertura da tampa, automaticamente as vedações são trocadas (independentes do seu estado) e os testes conduzidos. Sinceramente, isto deveria ser politica obrigatoria para toda e qq assistencia tecnica que se preze.

Finalmente, eis aqui os dados da Citizen em SP:

Assistência Técnica Citizen
Rua Dr. Albuquerque Lins, 579 – loja C-1 (Santa Cecilia)
Zona Oeste - Sao Paulo - SP
011 - 3660-0244
assistencia.tecnica@citizen.com.br

Só um detalhe: se o seu aqualand for o da 1ª geração (1985), a Citizen em SP faz a troca da vedação MAS não dá a garantia do serviço. Motivo: como o módulo e circuito integrado originais deste modelo já não são mais fabricados para substituição e tb não há mais em estoque, no caso da vedação ceder em uso e o relogio inundar não tem como a Citizen substituir a maquina em garantia pra vc. Isto não quer dizer que o serviço não foi bem feito ou o relogio não está vedado. É tão somente um alerta de que eles se eximem de qualquer acidente.
No need of swiss 2 B a WIS!

edumaroja

Christiano,

Obrigado pela indicação. Irei para São paulo no final do mês de novembro e levarei pessoalmente à Citizen.

Abraços,

Eduardo

Citação de: Chris Galbraith online 13 Outubro 2010 às 18:25:16
Citação de: edumaroja online 13 Outubro 2010 às 17:02:31
Adriano,

Obrigado pelas explicações.
Então em Brasília vai ser um problema conseguir fazer o referido teste. Estive também na assistência autorizada da Citizen e o relojoeiro disse que possuía um equipamento Bergeon e que o mesmo está quebrado - o que achei absurdo pois grande parte das vendas da Citizen são os modelos de mergulho - ademais, nem as vedações do Aqualand ele tinha (apenas por encomenda a incríveis R$ 290,00).
Vou ver se a autorizada Orient em Brasília tem esse equipamento Roxer. Não acredito que as autorizadas aqui não se preocupem com o teste de vedação, mas é o que está parecendo.

Acho que terei que esperar minha próxima ida a São Paulo e leva-los à SJ Time.

Abraços,

Eduardo

Citação de: Adriano online 13 Outubro 2010 às 16:16:14
Gostaria de lembrar que "teste na água" não é tudo igual. Uma oficina que não tem teste à seco, provavelmente não tem o teste de pressão na água, mas sim, apenas o teste de vazamento da Bergeon (que também é na água). Esse aparelho serve apenas para identificar o local do vazamento quando há.  E quando não há, esse teste não garante mais do que uma simples lavada de mão ou uma chuva.

Esse teste é totalmente inadequado para assegurar a vedação do relógio. Ele é uma ferramente de diagnóstico, e não de teste final.

O teste de pressão a que me refiro é os do tipo Roxer, em que o relógio é submerso, e daí submetido à 125% da pressão máxima de sua resistência, e fica mantido nessa pressão por duas horas. E depois é realizado o teste de condensação.

Sem esse tipo de teste, nessas condições, seguindo essas regras, não há como garantir nada, muito menos em relógios de mergulho.

Para ilustrar, este é o teste de vazamento da Bergeon, que é uma ferramenta para diagnosticar o vazamento:




E este é um teste de pressão na água, bem diferente. Este sim é o teste final que diz se o relógio está resistente ou não. E o teste nele só deve ser feito naquelas condições que já mencionei algumas vezes.




Notem a diferença clara entre os dois aparelhos. O primeiro garante aquela resistência básica para uma "chuvinha" dentro da ISO 2218. O segundo garante de verdade 100% da resistência declarada do relógio, dentro da norma ISO 6425.

Abraços!

Adriano

Com referencia ao aqualand (e tão somente a ele) que vc mencionou, suas vedações (ou a falta delas no DF) e o preço que te cotaram, afirmo sem pestanejar que trata-se de assalto à mão armada! Peça socorro à polícia. Em SP isto se faz discando 190...

Mande o seu aqualand para a autorizada Citizen em SP, que é sensacional. Peça pra falar com o sr. Aparecido ou com o sr. Roberto, e pode dizer que quem o indicou foi o Christiano colecionador de aqualands. Eles trocam a vedação do seu aqualand e fazem o teste de pressão e vedação tranquilamente - e eles dispoem dos equipamentos necessarios para isto, pode ficar sossegado. A Citizen em SP aceita que vc remeta o seu relogio por SEDEX. Eles cobram um preço justo pelo serviço. A Citizen tem uma politica bacana nesse negocio de vedação, testes, etc.....a politica é a seguinte: baixou o relogio para qq tipo de serviço que implique na abertura da tampa, automaticamente as vedações são trocadas (independentes do seu estado) e os testes conduzidos. Sinceramente, isto deveria ser politica obrigatoria para toda e qq assistencia tecnica que se preze.

Finalmente, eis aqui os dados da Citizen em SP:

Assistência Técnica Citizen
Rua Dr. Albuquerque Lins, 579 – loja C-1 (Santa Cecilia)
Zona Oeste - Sao Paulo - SP
011 - 3660-0244
assistencia.tecnica@citizen.com.br

Só um detalhe: se o seu aqualand for o da 1ª geração (1985), a Citizen em SP faz a troca da vedação MAS não dá a garantia do serviço. Motivo: como já não há mais módulo e circuito integrado originais deste modelo sendo fabricados para substituição e tb não há mais em estoque, no caso da vedação ceder em uso e o relogio inundar não tem como a Citizen substituir a maquina em garantia pra vc. Isto não quer dizer que o serviço não foi bem feito ou o relogio não está vedado. É tão somente um alerta de que eles se eximem de qualquer acidente.

Chris Galbraith

#43
Citação de: edumaroja online 13 Outubro 2010 às 18:35:59
Christiano,

Obrigado pela indicação. Irei para São paulo no final do mês de novembro e levarei pessoalmente à Citizen.

Abraços,

Eduardo

Citação de: Chris Galbraith online 13 Outubro 2010 às 18:25:16
Citação de: edumaroja online 13 Outubro 2010 às 17:02:31
Adriano,

Obrigado pelas explicações.
Então em Brasília vai ser um problema conseguir fazer o referido teste. Estive também na assistência autorizada da Citizen e o relojoeiro disse que possuía um equipamento Bergeon e que o mesmo está quebrado - o que achei absurdo pois grande parte das vendas da Citizen são os modelos de mergulho - ademais, nem as vedações do Aqualand ele tinha (apenas por encomenda a incríveis R$ 290,00).
Vou ver se a autorizada Orient em Brasília tem esse equipamento Roxer. Não acredito que as autorizadas aqui não se preocupem com o teste de vedação, mas é o que está parecendo.

Acho que terei que esperar minha próxima ida a São Paulo e leva-los à SJ Time.

Abraços,

Eduardo

Citação de: Adriano online 13 Outubro 2010 às 16:16:14
Gostaria de lembrar que "teste na água" não é tudo igual. Uma oficina que não tem teste à seco, provavelmente não tem o teste de pressão na água, mas sim, apenas o teste de vazamento da Bergeon (que também é na água). Esse aparelho serve apenas para identificar o local do vazamento quando há.  E quando não há, esse teste não garante mais do que uma simples lavada de mão ou uma chuva.

Esse teste é totalmente inadequado para assegurar a vedação do relógio. Ele é uma ferramente de diagnóstico, e não de teste final.

O teste de pressão a que me refiro é os do tipo Roxer, em que o relógio é submerso, e daí submetido à 125% da pressão máxima de sua resistência, e fica mantido nessa pressão por duas horas. E depois é realizado o teste de condensação.

Sem esse tipo de teste, nessas condições, seguindo essas regras, não há como garantir nada, muito menos em relógios de mergulho.

Para ilustrar, este é o teste de vazamento da Bergeon, que é uma ferramenta para diagnosticar o vazamento:




E este é um teste de pressão na água, bem diferente. Este sim é o teste final que diz se o relógio está resistente ou não. E o teste nele só deve ser feito naquelas condições que já mencionei algumas vezes.




Notem a diferença clara entre os dois aparelhos. O primeiro garante aquela resistência básica para uma "chuvinha" dentro da ISO 2218. O segundo garante de verdade 100% da resistência declarada do relógio, dentro da norma ISO 6425.

Abraços!

Adriano

Com referencia ao aqualand (e tão somente a ele) que vc mencionou, suas vedações (ou a falta delas no DF) e o preço que te cotaram, afirmo sem pestanejar que trata-se de assalto à mão armada! Peça socorro à polícia. Em SP isto se faz discando 190...

Mande o seu aqualand para a autorizada Citizen em SP, que é sensacional. Peça pra falar com o sr. Aparecido ou com o sr. Roberto, e pode dizer que quem o indicou foi o Christiano colecionador de aqualands. Eles trocam a vedação do seu aqualand e fazem o teste de pressão e vedação tranquilamente - e eles dispoem dos equipamentos necessarios para isto, pode ficar sossegado. A Citizen em SP aceita que vc remeta o seu relogio por SEDEX. Eles cobram um preço justo pelo serviço. A Citizen tem uma politica bacana nesse negocio de vedação, testes, etc.....a politica é a seguinte: baixou o relogio para qq tipo de serviço que implique na abertura da tampa, automaticamente as vedações são trocadas (independentes do seu estado) e os testes conduzidos. Sinceramente, isto deveria ser politica obrigatoria para toda e qq assistencia tecnica que se preze.

Finalmente, eis aqui os dados da Citizen em SP:

Assistência Técnica Citizen
Rua Dr. Albuquerque Lins, 579 – loja C-1 (Santa Cecilia)
Zona Oeste - Sao Paulo - SP
011 - 3660-0244
assistencia.tecnica@citizen.com.br

Só um detalhe: se o seu aqualand for o da 1ª geração (1985), a Citizen em SP faz a troca da vedação MAS não dá a garantia do serviço. Motivo: como já não há mais módulo e circuito integrado originais deste modelo sendo fabricados para substituição e tb não há mais em estoque, no caso da vedação ceder em uso e o relogio inundar não tem como a Citizen substituir a maquina em garantia pra vc. Isto não quer dizer que o serviço não foi bem feito ou o relogio não está vedado. É tão somente um alerta de que eles se eximem de qualquer acidente.

Caro Edu, é o melhor que vc tem a fazer pelo seu aqualand. Mas tem um detalhe importante:

Seja taxativo ao pedir pra falar ou com o Roberto ou com o Aparecido. Se vc simplesmente se limitar a apresentar o seu aqualand vintage no balcão para uma das famosas atendentes, estas simplesmente se limitarão a te dizer que 'infelizmente o seu relogio já não tem mais peças pra conserto, senhor.'....ou então 'senhor, nós não estamos podendo consertar seu relogio pq a citizen não está mais fabricando este modelo. Só estamos consertando modelos que estão sendo fabricados. O senhor pode estar comprando um modelo novo que nós estamos podendo consertar.'  >:(

Insista em falar com os caras que indiquei, e diga que vc já sabe dos poréns implicados em refazer a vedação do bicho. Pode mencionar que 'um cara xarope de SP que coleciona aqualands troca as vedações dos modelos vintage dele aqui mesmo', e que vc está a par de que não haverá garantia para o serviço, e que quer que seja feito assim mesmo. Aí eles vão fazer o seu relogio. Tem que insistir e ser chato, pq aquelas minas estão lá pra filtrar o serviço - é o que parece, infelizmente. O Roberto fica no andar de cima da asisitencia tecnica, de modo que vc não tem acesso direto a ele - tem que mandar chama-lo. Já o Aparecido é um senhor muito gente boa que fica escondido numa bancada logo à sua direita, qdo vc estiver sendo atendido no balcão. Ele tem um cabelo avermelhado parecido com o do Nelson Rubens - OK, OK - e irá falar com vc na boa.

Boa sorte!
CHRIS
No need of swiss 2 B a WIS!

jfestrelabr

Citação de: edumaroja online 13 Outubro 2010 às 18:35:59
Christiano,

Obrigado pela indicação. Irei para São paulo no final do mês de novembro e levarei pessoalmente à Citizen.

Abraços,

Eduardo

Citação de: Chris Galbraith online 13 Outubro 2010 às 18:25:16
Citação de: edumaroja online 13 Outubro 2010 às 17:02:31

Adriano,

Obrigado pelas explicações.
Então em Brasília vai ser um problema conseguir fazer o referido teste. Estive também na assistência autorizada da Citizen e o relojoeiro disse que possuía um equipamento Bergeon e que o mesmo está quebrado - o que achei absurdo pois grande parte das vendas da Citizen são os modelos de mergulho - ademais, nem as vedações do Aqualand ele tinha (apenas por encomenda a incríveis R$ 290,00).
Vou ver se a autorizada Orient em Brasília tem esse equipamento Roxer. Não acredito que as autorizadas aqui não se preocupem com o teste de vedação, mas é o que está parecendo.

Acho que terei que esperar minha próxima ida a São Paulo e leva-los à SJ Time.

Abraços,

Eduardo

Citação de: Adriano online 13 Outubro 2010 às 16:16:14
Gostaria de lembrar que "teste na água" não é tudo igual. Uma oficina que não tem teste à seco, provavelmente não tem o teste de pressão na água, mas sim, apenas o teste de vazamento da Bergeon (que também é na água). Esse aparelho serve apenas para identificar o local do vazamento quando há.  E quando não há, esse teste não garante mais do que uma simples lavada de mão ou uma chuva.

Esse teste é totalmente inadequado para assegurar a vedação do relógio. Ele é uma ferramente de diagnóstico, e não de teste final.

O teste de pressão a que me refiro é os do tipo Roxer, em que o relógio é submerso, e daí submetido à 125% da pressão máxima de sua resistência, e fica mantido nessa pressão por duas horas. E depois é realizado o teste de condensação.

Sem esse tipo de teste, nessas condições, seguindo essas regras, não há como garantir nada, muito menos em relógios de mergulho.

Para ilustrar, este é o teste de vazamento da Bergeon, que é uma ferramenta para diagnosticar o vazamento:




E este é um teste de pressão na água, bem diferente. Este sim é o teste final que diz se o relógio está resistente ou não. E o teste nele só deve ser feito naquelas condições que já mencionei algumas vezes.




Notem a diferença clara entre os dois aparelhos. O primeiro garante aquela resistência básica para uma "chuvinha" dentro da ISO 2218. O segundo garante de verdade 100% da resistência declarada do relógio, dentro da norma ISO 6425.

Abraços!

Adriano

Com referencia ao aqualand (e tão somente a ele) que vc mencionou, suas vedações (ou a falta delas no DF) e o preço que te cotaram, afirmo sem pestanejar que trata-se de assalto à mão armada! Peça socorro à polícia. Em SP isto se faz discando 190...

Mande o seu aqualand para a autorizada Citizen em SP, que é sensacional. Peça pra falar com o sr. Aparecido ou com o sr. Roberto, e pode dizer que quem o indicou foi o Christiano colecionador de aqualands. Eles trocam a vedação do seu aqualand e fazem o teste de pressão e vedação tranquilamente - e eles dispoem dos equipamentos necessarios para isto, pode ficar sossegado. A Citizen em SP aceita que vc remeta o seu relogio por SEDEX. Eles cobram um preço justo pelo serviço. A Citizen tem uma politica bacana nesse negocio de vedação, testes, etc.....a politica é a seguinte: baixou o relogio para qq tipo de serviço que implique na abertura da tampa, automaticamente as vedações são trocadas (independentes do seu estado) e os testes conduzidos. Sinceramente, isto deveria ser politica obrigatoria para toda e qq assistencia tecnica que se preze.

Finalmente, eis aqui os dados da Citizen em SP:

Assistência Técnica Citizen
Rua Dr. Albuquerque Lins, 579 – loja C-1 (Santa Cecilia)
Zona Oeste - Sao Paulo - SP
011 - 3660-0244
assistencia.tecnica@citizen.com.br

Só um detalhe: se o seu aqualand for o da 1ª geração (1985), a Citizen em SP faz a troca da vedação MAS não dá a garantia do serviço. Motivo: como já não há mais módulo e circuito integrado originais deste modelo sendo fabricados para substituição e tb não há mais em estoque, no caso da vedação ceder em uso e o relogio inundar não tem como a Citizen substituir a maquina em garantia pra vc. Isto não quer dizer que o serviço não foi bem feito ou o relogio não está vedado. É tão somente um alerta de que eles se eximem de qualquer acidente.


Procure pelo Sr Francelino no 6° andar do conjunto nacional ele FAZ os 2 testes mostrados pelo Adriano, vou te passar o telefone dele, e vou te dar uma observação eu particularmente não gosto do serviço do Sr Carlos, possuo vários mecânicos e não tenho coragem de colocar nem o mais vagabundo na mão dele. O telefone do Francelino (Centro Relojoeiro) é o 61 33268526, para vc ter uma idéia é la que o Flavio (presidente) leva os seus relógios, quando são tratados aqui em Brasília.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

- STR -

Com relação a Citizen...

Enviei um Aqualand Crono Titanium calibre 3740 que tenho... para revisão...

serviço perfeito, testadinho nota 1000....!

Preço justo... já com todas as vedações como disse o Chris....

Eu recomendo...

Grande abraço

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

edumaroja

João Felipe,

Obrigado pela dica, eu até tentei procurar o Sr Francelino lá no Conjunto Nacional, mas ninguém soube me explicar aonde era.
Vou levar os meus Tags lá para fazer o teste.
O Aqualand vou deixar para trocar as vedações e testar em são paulo mesmo.
Quem normalmente mexe nos meus relógios no DF é o Sr. Antônio na 509Sul, muito conhecido e indicado pelos colecionadores. Mas a relojoaria dele não tem os testes de vedação, creio porque o forte dele seja mexer em vintages automáticos, por isso os colecionadores não se preocupam com esse serviço adicional.

Abraços,

Eduardo

Citação de: jfestrelabr online 14 Outubro 2010 às 09:45:26



Procure pelo Sr Francelino no 6° andar do conjunto nacional ele FAZ os 2 testes mostrados pelo Adriano, vou te passar o telefone dele, e vou te dar uma observação eu particularmente não gosto do serviço do Sr Carlos, possuo vários mecânicos e não tenho coragem de colocar nem o mais vagabundo na mão dele. O telefone do Francelino (Centro Relojoeiro) é o 61 33268526, para vc ter uma idéia é la que o Flavio (presidente) leva os seus relógios, quando são tratados aqui em Brasília.

FALCO

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!