Dúvida em cronos

  • 13 Respostas
  • 5487 Visualizações
*

Henk

Dúvida em cronos
« Online: 12 Dezembro 2008 às 16:02:51 »
Caros amigos,

Tenho um Seiko 6138-8020, meu primeiro crono automático, bonito e elegante.

Só fico incomodado com o segundeiro fixo (crono parado), algo que não me inspira confiança pois parece um relógio quebrado.

Esse seria realmente o uso correto ou posso deixar os ponteiros "correndo" normalmente?

Fico com certo receio de forçar um mecanismo que foi projetado para ser utilizado esporadicamente, pois parece que o segundeiro não faz parte da contagem oficial das horas. A princípio me parece que só influencia na reserva de marcha...

Desculpem essa dúvida, mas a transição de quartz para mecânico requer um pouco mais de raciocínio, observação e cuidados!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Dúvida em cronos
« Resposta #1 Online: 12 Dezembro 2008 às 18:41:00 »
O raciocínio está correto: o sistema de cronógrafo não é projetado para ser usado continuamente, nem é essa a sua função.

Por outro lado, levanto algumas considerações:

- O ponteiro parado causa estranheza no começo, mas é algo passível de virar costume. Digo porque já senti isso e hoje não tenho mais essa sensação, pelo contrário, acho até mais elegante e equilibrado o visual de um crono quando está zerado.

- O acionamento do cronógrafo tem influências sobre a precisão e a reserva de marcha. Um crono usado com mais freqüência naturalmente sofrerá mais desgaste que outro usado bem pouco.

- Por outro lado, a diferença só deverá ser notada se compararmos um relógio que foi usado por 20 anos direto com o crono ligado, diariamente, contra outro que nunca usou o crono em 20 anos. Logo, o efeito do desgaste é pequeno e só notável numa comparação dessa; não é nada muito notável ou que prejudicará gravemente o mecanismo.

- Ainda assim, não sou a favor de que isso seja um tormento ou uma preocupação: se tiver vontade de usar o crono ligado, use e ponto final. Esqueça esse negócio de desgaste. Só não recomendo que use diariamente o crono ligado de um Valjoux 22 com 50 anos de idade e que passou pela última revisão há 30 anos. Aí é meio suicídio.

- Outra consideração importante é que no caso do 6138 especificamente, o sistema de acoplamento por embreagem vertical é bem menos suscetível a desgaste, tanto pela sua própria concepção como também pelo fato de envolver poucas peças se comparado com o sistema de alavanca basculante. Além disso, uma vez que partes deslizam umas sobre aa outras, um crono de embreagem vertical em teoria pode sofrer mais desgaste ou um desgaste mais grave se estiver em más condições de lubrificação e fôr usado com o crono parado, além de prejudicar muito a amplitude. Embora eu nunca tenha notado uma folga ou desgaste entre a parte fixa e a móvel da roda de centro de um crono de embreagem vertical, em teoria o que eu falei é válido e faz todo sentido.

Abraços!

Adriano

*

Enéias

Re: Dúvida em cronos
« Resposta #2 Online: 12 Dezembro 2008 às 22:28:24 »
Adriano:

Isso é uma aula e das boas! ;D

Re: Dúvida em cronos
« Resposta #3 Online: 12 Dezembro 2008 às 23:34:36 »
Adriano,

Parabéns pela senhora aula! Acho que vou seguir o seu conselho

Abraço fraterno

Expedito
Expedito


*

Henk

Re: Dúvida em cronos
« Resposta #4 Online: 13 Dezembro 2008 às 11:16:06 »
Obrigado Adriano!

Realmente, os mecânicos deixam seus donos mais ilustrados!

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Dúvida em cronos
« Resposta #5 Online: 13 Dezembro 2008 às 11:41:46 »

Bela explicação, Adriano!

Agora, os 6139 também são com embreagem? Tem alguma foto do movimento e dessa embreagem do 6138?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Dúvida em cronos
« Resposta #6 Online: 13 Dezembro 2008 às 14:13:11 »
Olá...
Pergunto se poderíamos comparar os cronos com os veículos 4X4? Quero dizer, temos a "função", com os "componentes específicos", mas a aplicação dos recursos obedece às regras estabelecidas, como velocidade e terreno...seria isso?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Dúvida em cronos
« Resposta #7 Online: 13 Dezembro 2008 às 14:19:02 »
Salve!

Amigo Miguel, sim, o 6139 e 6138 são com embreagem vertical, assim como os 7016 (e família). Só o que muda entre os 6139 e 6138 é o fato deste último aceitar corda pela coroa e possuir acumulador de horas. Todo o resto do sistema é igual.

Tenho este pequeno artigo sobre o funcionamento da embreagem vertical:
http://adenoma.sites.uol.com.br/Seiko_Automatic_Chronograph.html

E também escrevi um artigo para a Pulso nº46 de set/out 2006 sobre sistemas dos cronógrafos.

Amigo Paulo Sérgio, a analogia é perfeitamente válida!


Abraços!

Adriano
« Última modificação: 13 Dezembro 2008 às 14:21:06 por Adriano »

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Dúvida em cronos
« Resposta #8 Online: 13 Dezembro 2008 às 16:03:17 »

Putz! Esse sistema é bárbaro! Difícil pensar em algo melhor!

Não é à toa que eses 6138/39 são tão procurados! Pena que a Seiko não faça mais nada parecido. Ou faz?
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Dúvida em cronos
« Resposta #9 Online: 13 Dezembro 2008 às 18:33:17 »
Os antigos cronos Seiko são bárbaros mesmo...
Creio que os atuais mecanismos da Seiko sejam totalmente diferentes...por falar nisso, alguém conhece algum sítio na rede com os atuias mecanismos de cronos Seiko?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Dúvida em cronos
« Resposta #10 Online: 13 Dezembro 2008 às 23:09:14 »
A Seiko não fez mais cronos mecânicos desde os 70xx. Voltou a fazê-lo recentemente com o calibre 6Sxx, um crono fantástico com roda de colunas mas com sistema de acoplamento por pinhão basculante. Mas este ano lançou um novo mecanismo crono, todo mecânico, apresentado na feira de Basel, com embreagem vertical. O crono spring-drive lançado também usa embreagem vertical. Se o 6Sxx já era fantástico sem embreagem vertical, esse calibre 8Rxx então...

Dêem uma olhada neste link:
http://www.seikowatches.com/baselworld/2008/press/details/07_velatura.html

E recomendo também uma olhada em todos os press-releases da Baselworld 2008:
http://www.seikowatches.com/baselworld/2008/press/index.html

PS: achei o estande da Seiko um espetáculo. Era um dos únicos que tinham uma entrada e uma saída, de modo que o visitante conhecesse o estande de acordo com uma ordem cronológica da história da empresa.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 13 Dezembro 2008 às 23:17:42 por Adriano »

*

ACPavanato

Re: Dúvida em cronos
« Resposta #11 Online: 13 Dezembro 2008 às 23:36:24 »
Olá Adriano, muito obrigado por nos deixar compartilhar desta sua aula sobre cronos.
Maravilhosa explicação, com didática simples e muito inteligente de sua parte.
De fato uma aula de mestre em sua exibição em doutorado!

Só para ilustrar, tenho um Seiko 6139:


Abraços

ACPavanato
 
« Última modificação: 13 Dezembro 2008 às 23:55:29 por ACPavanato »

*

Enéias

Re: Dúvida em cronos
« Resposta #12 Online: 13 Dezembro 2008 às 23:56:06 »
Adriano:

Os cronos seiko, esses atuais, virão para cá ou somente para Europa e similares?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Dúvida em cronos
« Resposta #13 Online: 14 Dezembro 2008 às 00:35:19 »
Caro Pavanato, obrigado e belo exemplar!

Amigo Enéias: pelo que tudo indica, nem para a Europa irão; serão modelos exclusivos para o Japão, como sempre...  ::)   :-[

Abraços!

Adriano