Menu principal

Sucata de Despertador Europa

Iniciado por Lourival, 06 Janeiro 2010 às 11:13:15

tópico anterior - próximo tópico

Lourival

Bom dia a todos,
alguém teria sucata daqueles antigos despertadores Europa (na época diziam que era para viagem) que, quando dobrados, se alojam dentro de um estojo?
Abraço
Lourival

Paulo Sergio

Olá amigo...
Que peça lhe é necessária???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Lourival

Citação de: Paulo Sergio online 06 Janeiro 2010 às 19:34:12
Olá amigo...
Que peça lhe é necessária???
Abraço
Paulo Sergio
Bom dia Paulo,
estou com um destes, de um amigo, que funciona somente na horizontal. Me parece que é somente limpeza pois o bichinho está imundo, todo babado de óleo que, junto com poeira, formou uma espécie de lama por todo o relógio.
O problema é que nunca desmontei um destes e gostaria de arrumar uma sucata para cobaia. Só aí me arrisco a desmontar o do meu amigo. ::) ::) ::)
Abraço
Lourival

mestreaudi

Rafael.

Paulo Sergio

Amigo...
Desculpe, mas não disponho de uma máquina completa para te ajudar...  :'(  :'(  :'(
Tenho somente algumas peças em uma sucata...
Porém, manutenir um despertador Europa é muito fácil...
O cuidado maior é com os eixos da âncora e roda de escapamento, que são finos, os demais eixos são mais grossos.
Uma coisa comum é encontrar esses relógios desse modo, com uma camada de óleo grossa, escura, misturada com poeira... mas isso esconde um problema: o desgaste dos furos das platinas onde se encaixam os eixos. Sem ver é difícil fazer-se um diagnóstico, mas, em muitos casos, o sintoma de funcionar somente na horizontal deve-se ao fato do desgaste desses furos, que ficam ovalados com o tempo de funcionamento.
Nos relógios Europa, uma "vantagem" é que quase todos os eixos encaixam-se em pequenas buchas nas platinas, as quais podem ser trocadas de forma simples, com um punção e um martelinho. Para colocar a nova bucha, faz-se a operação inversa.
Contudo, o maior problema é encontrar, nas Fornituras, certas buchas para os despertadores Europa... as da âncora e da roda de escapamento, que se desgastam com maior facilidade eu nunca mais encontrei para vender... somente encontro as das demais rodas!!!
Se algum amigo as tiver, por favor faça contato comigo!!!  ;)  ;)  ;)
Tenho, inclusive, um Europa que necessita dessas buchas, parado há algum tempo, por não encontrar buchas novas.
Há quem tente "fechar" o ovalado do furo com um punção, prática utilizada em relógios maiores, como os antigos despertadores do tipo Westclox ou Véglia, além dos relógios de parede; mas, devido ao tamanho reduzido das buchas e dos seus respectivos furos, isso é difícil de se ver fazer. Uma outra dica, meio "gambiarra" é "virar" a bucha, ou seja, "inverter" o sentido do ovalado da bucha para o lado oposto ao da força de tração da rodagem... por vezes dá certo, mas isso é uma "gambiarra".
Espero ter ajudado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Paulo Se´rgio

Abraço
Paulo Sergio

Alberto Ferreira

Salve!

Lourival,
Apenas uma observação (complementar) de caráter geral, ok?

Pelos seus comentários, uma limpeza é fundamental. Antes de qualquer outra coisa.  8)
Isso é exatamente o que qualquer relojoeiro faz antes de uma manutenção.

Mas, se funciona apenas na horizontal (seria com o mostrador para cima ou para baixo?), pode ser algo mais que a simples "sujeira"... Isso pode ser um indício de uma quebra, deformação, etc em uma das pontas do eixo do balanço.
E tentar apenas "conjeturar" talvez não seja o mais apropriado aqui, portanto, há mesmo é que fazer uma revisão.  ;)

Um grande abraço e boa sorte!
Alberto

Lourival

Citação de: mestreaudi online 08 Janeiro 2010 às 22:49:08
Alguma novidade Lourival?
Mestreaudi, infelizmente ainda não! Continuo na procura ...
Abraços
Lourival

Lourival

Citação de: Alberto Ferreira online 09 Janeiro 2010 às 12:13:48
Salve!

Lourival,
Apenas uma observação (complementar) de caráter geral, ok?

Pelos seus comentários, uma limpeza é fundamental. Antes de qualquer outra coisa.  8)
Isso é exatamente o que qualquer relojoeiro faz antes de uma manutenção.
Mas, se funciona apenas na horizontal (seria com o mostrador para cima ou para baixo?), pode ser algo mais que a simples "sujeira"... Isso pode ser um indício de uma quebra, deformação, etc em uma das pontas do eixo do balanço.
E tentar apenas "conjeturar" talvez não seja o mais apropriado aqui, portanto, há mesmo é que fazer uma revisão.  ;)
Oi Alberto,
tanto faz! Com mostrador para cima ou para baixo o relógio funciona bem, até com uma certa precisão - uma diferença de 2 minutos por dia, para menos. Não sei se é bom ou ruim ??? ??? ??? Como disse, o troço tá todo melecado de óleo com poeira.
Fiz um pequeno teste que li uma vez num texto de um relojoeiro que consiste em colocar um pouquinho de benzina na ponta do eixo do balanço ... só um tiquinho mesmo, pega a pinça e põe ela dentro da benzina e o que sair na ponta é isso mesmo. Se alterar a precisão, uma merrequinha que seja, já é indício de sujeira  ???  Realmente não sei se funciona mas faz sentido pois, se tiver óleo já grosso alí na ponta do eixo, uma merrequinha de benzina já dá uma dissolvida nele o suficiente pra fazer uma pequena diferença  ::) ::) ::)
Agora, quando ele fica "armado" - formando aquele triângulo - funciona, as vezes até um bom tempo mas, invariavelmente acaba parando  >:( >:( >:(
Pra começar, onde é que fica o raio do clique deste relógio pra desarmar a corda  ??? É uma daquelas duas engrenagens do lado de fora da platina, acima do tambor? Se for, como funciona aquilo?
Abração pra todos,
Lourival

flávio

Há dois lá em casa. Um é zero, nunca foi usado. Funciona. O outro foi usado e, numa inspeção visual, apenas precisa desmontar. O problema é que esses despertadores eram muito mal feito, a impressão que tenho é que não era para serem desmontados: escapamentos por pinos, mas o maior problema reside no encaixe da platina superior a inferior, que, pelo menos nos lá de casa, era feito através de linguetas metálicas dobradas. Ou seja, acho que dá para revisar, mas não muitas vezes, pois a lingueta irá abrir o bico alguma vez na vida.

Flávio

moco

Cara, tire a chave que dá corda tem uma engrenagem retire ela que a corda vai se sortar. faça uma boa limpeza e lubrificação e se o problema persistir é mesmo o balanço. esses relógios são faceis de encontrar inclusive no ml vc pode comprar para substituir as peças.