Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"

  • 20 Respostas
  • 10486 Visualizações
*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Online: 16 Dezembro 2008 às 21:10:57 »

Caros amigos, como forista recém chegado, quero de antemão me desculpar caso este post seja, digamos, “café pequeno” diante de todo o vasto conhecimento em horologia que, em poucas horas de navegação, já pude constatar que os ilustres colegas possuem.  :)

Fiquei impressionado com o post do forista Miguel sobre a construção de um winder “caseiro”, algo que eu mesmo nunca imaginei fazer, tanto pela escassez de tempo quanto das habilidades e ferramental necessário que, suponho, sejam necessárias para tal.

Sempre que procurava informações sobre winders confiáveis na internet acabava caindo nos “Orbita”, “Scatola Del Tempo”, “Wolf”, “Eilux”, “Rapport”, “Mônaco”... todos caros ou caríssimos  :o e, principalmente, não disponíveis para envio internacional nas lojas virtuais que os revendem (com exceção para os Eilux que, mesmo assim, ficariam muito caros entregues aqui).  :(

As alternativas, que muitos devem conhecer, são winders oferecidos no site eBay, a maioria de baixa qualidade e que, por este motivo, não levei em consideração.

Depois de "queimar muita pestana", finalmente acabei encontrando uma opção relativamente acessível e que foi elogiada em tópicos de alguns foruns estrangeiros, o winder Landmark para quatro relógios, produzido pela empresa ERS, que achei particularmente interessante pela possibilidade de ajustes individuais para cada base giratória em voltas contínuas (para “corda rápida”), 450, 650 ou 850 voltas por dia, além dos usuais giros horário, anti-horário e em ambos os sentidos.

Apesar da origem chinesa do fabricante, nesse caso lembrei-me da afirmação que ouvi há tempos de um amigo audiófilo que possui excelentes equipamentos de áudio Hi-End, sendo alguns deles projetados e construídos na China: “existem na atualidade três tipos de produtos chineses: a cópia ruim, a cópia boa e o produto original ótimo”... pelo que pude constatar e pela garantia de dois anos oferecida ao produto, tive fé de que este winder se encaixaria no terceiro grupo e assim sendo comprei-o.  ;D

Outro fator determinante para a compra, foi a possibilidade oferecida pelo site de realizar o pagamento através de PayPal, onde é possível enviar instruções específicas ao vendedor. Assim sendo, utilizei este recurso para pedir à loja que, se possível, o winder me fosse enviado por um menor valor declarado, no que fui atendido. Aqui também peço desculpas antecipadas aos amigos que eventualmente discordem desta postura pois não tenho intenção alguma de polemizar, apenas mostrar o “caminho das pedras” que utilizei.

Ao final, em cerca de 3 semanas winder chegou, muito bem embalado em “double box” e em perfeitas condições, tendo passado sem nenhum arranhão pela inspeção da receita (que abriu ambas as caixas), como pode ser constatado nas fotos anexas:





A construção é impecável e o acabamento idem, com gabinete e plataformas giratórias confeccionados em madeira aparentemente maciça. A forração em veludo é bem aplicada e esconde inclusive as dobradiças, que sustentam a tampa quando aberta, evitando seu fechamento acidental. O display é em vidro (nada de acrílico) e os botões de ajuste em metal com inscrições indicativas de funções em baixo relevo. Plásticos se resumem a duas pequenas chaves que permitem ligar e desligar individualmente cada plataforma, além da chave geral na parte traseira do winder.

A fonte fornecida é 110/220v automática e os motores são muito pouco audíveis com a tampa fechada (4db segundo o fabricante). Tenho deixado o winder em minha mesa de cabeceira e consigo dormir tranquilamente, até porque quando a chave geral é ligada entre 9 e 10 da manhã, geralmente o mesmo está na condição de repouso nos horários em que costumo dormir.

Os 6 nichos para acomodação de relógios utilizam a mesma almofada das plataformas giratórias, facilitando a colocação de um relógio ali acomodado nas mesmas, permitindo que estas trabalhem sempre com o peso balanceado no caso de apenas um relógio automático estar sendo movimentado. Eu chuto que as  plataformas tenham cerca de 75 graus de inclinação, bem "íngremes".

O custo total da “brincadeira”, incluindo impostos, foi de R$ 1.450,00 com o dólar a R$ 2,40... não propriamente barato, mas também não tão inacessível.

O tempo dirá se a aparente qualidade se traduzirá em durabilidade do conjunto motriz, pois estou com a peça a apenas 3 meses, enquanto isso fica aberto o tópico para que sejam discutidas outras opções, um abraço a todos!  :)

Marcelo.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #1 Online: 16 Dezembro 2008 às 21:35:11 »

Também já tive 2 equipamentos similares, e concordo que são bons produtos!

Eu os vendi apenas porque ocupavam muito espaço e resolvi montar um grandão, de parede, para 60 relógios. Já estou com todas as peças compradas. Só falta encomendar a parte da marcenaria.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Byron

  • *****
  • 661
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #2 Online: 16 Dezembro 2008 às 21:58:10 »
Marcelo, vc está bem de winder e melhor ainda de relógios, hein?!

Parabéns!!
" J'ai plus de souvenirs que si j'avais mille ans."  C. Baudelaire

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #3 Online: 16 Dezembro 2008 às 23:04:43 »
... de um amigo audiófilo que possui excelentes equipamentos de áudio Hi-End, sendo alguns deles projetados e construídos na China: “existem na atualidade três tipos de produtos chineses: a cópia ruim, a cópia boa e o produto original ótimo”...Marcelo.

De fato existem equipamentos de audio chineses de primeirissima linha.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #4 Online: 17 Dezembro 2008 às 11:39:37 »
Marcelo, Bom Dia !!

Obrigado por dividir conosco sua empreitada para conseguir um WW a preço acessível !! ;)

A julgar pelas fotos parece-me que tem qualidade ... além de bonito !!

By the way, parabéns pelo belos relógios ... eu, particularmente gostei bastante daquele Omega Seamaster, lá no canto inferior direito do WW.  :D

Abraços !


Marcos Lima

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #5 Online: 17 Dezembro 2008 às 13:43:52 »
Tenho este. Não tem couro nem madeira, mas me serve.







Abraços!

Adriano

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #6 Online: 17 Dezembro 2008 às 18:58:47 »
Obrigado pelos comentários e elogios amigos, estou inteiramente à vossa disposição. :)

De qualquer maneira, posso ao menos atestar que o site http://www.watchwinderstore.com é confiável, caso alguém se interesse por este ou outro winder lá comercializado.

Malima, creio que o amigo se refira ao canto superior direito da foto, no canto inferior direito está um Omega Genève vintage automático, herança de meu Pai. ;)

Caros, no site Arremate.com está sendo leiloado um winder de testes suíço Bergeon e, segundo o vendedor, o mesmo é novo, vejam o link: http://produto.arremate.com.br/MLB-86254281-_JM




Se alguém se interessar, ainda falta um dia para terminar o leilão.  ;)

Grande abraço a todos!

Marcelo.
« Última modificação: 17 Dezembro 2008 às 19:14:18 por Desotti »

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #7 Online: 17 Dezembro 2008 às 19:11:28 »
Salve, Marcelo e demais amigos!

Para quem não sabe, este do leilão não é propriamente um "watchwinder" (dispositivo cujo precípuo objetivo é "dar corda" em movimentos automáticos).

Este é o que, no jargão, os relojoeiros também chamam de "cicloteste".

A diferença é que neste último o giro é acionado por um sistema planetário (giro em vários planos e não apenas em um, como nos "winders").

Os ciclotestes mantèm as cordas carregadas, mas servem principalmente para "testar" os movimentos, que após revisão, passam um período neles e posteriormente têm a sua precisão conferida.

Abraços!

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #8 Online: 17 Dezembro 2008 às 19:22:18 »
Amigo Alberto, eu mesmo coloquei o termo "winder de teste", pois desconhecia os detalhes de seu funcionamento, grato pela explicação.

Não obstante, utilizando-se eventualmente de um timer de tomada como o mostrado no tópico dos winders "Do-It-Yourself", ele poderia eventualmente também ser utilizado como winder "doméstico" ou mesmo assim poderia ser prejudicial para o mecanismo dos relógios se usado a longo prazo, devido aos movimentos planetários?

Abraço!

Marcelo.

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #9 Online: 17 Dezembro 2008 às 19:29:51 »
Amigo Alberto, eu mesmo coloquei o termo "winder de teste", pois desconhecia os detalhes de seu funcionamento, grato pela explicação.

Não obstante, utilizando-se eventualmente de um timer de tomada como o mostrado no tópico dos winders "Do-It-Yourself", ele poderia eventualmente também ser utilizado como winder "doméstico" ou mesmo assim poderia ser prejudicial para o mecanismo dos relógios se usado a longo prazo, devido aos movimentos planetários?

Abraço!

Marcelo.


Salve!
Não, amigo Marcelo.
Não há restrições. ele serviria para dar corda também.

Os únicos "inconvenientes" seriam o espaço ocupado, a "estética" (antes, há que convencer a "patroa" para ter uma "aranha" dessas na sala...  ;) :D) e o custo maior.

Ah! Para quem não sabe, ele também pode ser fixado numa parede.

Abraços!

*

Enéias

Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #10 Online: 17 Dezembro 2008 às 23:28:19 »
A questão do espaço é o que me impede de ter um. Paciência... :(

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #11 Online: 18 Dezembro 2008 às 01:19:43 »
Prezados :

Boa noite !

Caríssimo Alberto Ferreira, a par da ignorância que me assola, entendi mal ou um cicloteste, como este Bergeon referido pelo Marcelo pode, sem qualquer restrição, ser usado como um watchwinder ?

Questiono de maneira tão direta, haja vista que neste link : http://74.125.113.132/search?q=cache:iEVm7xvSR10J:www.ofrei.com/page254.html+bergeon+watchwinder&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br, consta que este mesmo modelo à venda no Arremate (e no ML, por tabela) "serviria", apenas, para relógios automáticos cuja carga se dê ante a movimentação do rotor numa única direção...  ??? ???

Estou "viajando na maionese"  ;D, ou ainda tenho salvação ?  8)

Um forte e fraternal abraço, Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #12 Online: 18 Dezembro 2008 às 05:56:35 »
Prezados :

Boa noite !

Caríssimo Alberto Ferreira, a par da ignorância que me assola, entendi mal ou um cicloteste, como este Bergeon referido pelo Marcelo pode, sem qualquer restrição, ser usado como um watchwinder ?

Questiono de maneira tão direta, haja vista que neste link : http://74.125.113.132/search?q=cache:iEVm7xvSR10J:www.ofrei.com/page254.html+bergeon+watchwinder&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br, consta que este mesmo modelo à venda no Arremate (e no ML, por tabela) "serviria", apenas, para relógios automáticos cuja carga se dê ante a movimentação do rotor numa única direção...  ??? ???

Estou "viajando na maionese"  ;D, ou ainda tenho salvação ?  8)

Um forte e fraternal abraço, Flávio.


Salve, amigo Flávio!

Grato pela correção.

Sim, você está certo!
Este modelo em específico, o 5803..., carrega (gira) os movimentos apenas de forma "unidirecional", como aliás pode ser bem visto no "rótulo" verde que vemos na foto do anúncio.
Para uso como watchwinder, esta seria uma restrição, sim.




A própria Bergeon possui outros modelos, de função semelhante, mas que poderiam carregar (giram) os movimentos de maneira "bidirecional".


Desculpem a minha desatenção e a incorreta abrangência do meu comentário anterior.

Quem "viajou na maionese" fui eu.  ;) :P

Sorry!  :-\

Um grande abraço, Flávio!
« Última modificação: 18 Dezembro 2008 às 15:12:54 por Alberto Ferreira »

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #13 Online: 18 Dezembro 2008 às 11:42:39 »
Mas, se ele serve para movimentos unidirecionais como ela não serviria para os bidirecionais?
Imagino que a função do cicloteste possa ser prejudicada utilizando movimentos bidirecinais, mas carregar vai carregar...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #14 Online: 18 Dezembro 2008 às 14:27:31 »
Mas, se ele serve para movimentos unidirecionais como ela não serviria para os bidirecionais?
Imagino que a função do cicloteste possa ser prejudicada utilizando movimentos bidirecinais, mas carregar vai carregar...


Salve!

Broker,
Eu creio que não fui muito feliz no segundo comentário (o de resposta ao amigo Flávio).
 :-\

Grato por corrigir!

Eu já alterei o texto (errado) que havia escrito antes, para que não ficasse lá fazendo mais confusão. Ok?



Na verdade, o que estamos falando é que os 5803... giram os movimentos em apenas um só sentido.
Sendo assim, ele carregaria os movimentos que fossem no sentido correto (digamos, os horários, por exemplo), nas não os que exigissem giro no sentido contrário (os anti-horários, por exemplo).

Os de carregamento bidirecional, como você bem disse, seriam carregados, sim. Embora no dobro do tempo.

Abraços a todos!
« Última modificação: 18 Dezembro 2008 às 15:15:07 por Alberto Ferreira »

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #15 Online: 18 Dezembro 2008 às 15:19:47 »
Caros, pesquisei mais um pouco e acabei encontrando esse mesmo modelo Bergeon no eBay por US$ 50.00 + US$ 25.00 de envio para o Brasil.

Mesmo com o recolhimento de impostos, o que raramente ocorreu comigo em produtos que negociei via eBay, o custo final não ultrapassaria 300 reais (R$ 288,00 com dólar a R$ 2,40).

Abraços!

Marcelo.


*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #16 Online: 18 Dezembro 2008 às 18:27:57 »
Vou dar apenas um toque: Cyclotest por US$ 50,00??? O preço dele, na Suíça, diretamente na Bergeon, é de cerca de CHF 1.000,00. Especificamente o modelo 5803, para 6 relógios, deve ficar em torno de CHF 700,00.

Com US$ 50,00 não se compra nem os ganchinhos de prender os relógios...

Tem algo de errado aí.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #17 Online: 18 Dezembro 2008 às 20:19:46 »
Salve!

Certamente.
Ou se trata do preço inicial do leilão, ou tem mesmo algo errado com as moedas.

Abraços!

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #18 Online: 19 Dezembro 2008 às 01:52:40 »
Amigos, confesso que desconheço o valor dessa peça (me baseava pelo andamento do leilão do Arremate.com), e o vendedor do eBay tem alto índice de aprovação perante um igualmente expressivo número de negociações realizadas, por isso indiquei o link.

Abraços!

Marcelo.

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Watch winders comerciais: opções "menos inacessíveis"
« Resposta #19 Online: 22 Março 2009 às 19:16:04 »
Bem, a mola que auxiliava a tampa do winder a ficar aberta acaba de se quebrar >:( e como a mesma fica inacessível atrás do acabamento de camurça, que é colado, permanecerá assim mesmo, já que não é fundamental para a permanência da tampa aberta.

Mecânicamente, tudo continua OK, mas confesso que essa ocorrência me deixou "com a pulga atrás da orelha" quanto à qualidade geral da peça... ::)

Abraços!

Marcelo.

« Última modificação: 22 Março 2009 às 19:23:49 por Desotti »