Menu principal

Manutenção Relógios Quartz

Iniciado por automatic, 13 Janeiro 2010 às 09:49:29

tópico anterior - próximo tópico

automatic

Tenho alguns já com quase 20 anos rodando direto.
Troquei apenas a bateria e o o-ring da tampa de fundo.

Além disso, o que mais precisa ser feito em um relógio quartz com esta idade e que nunca parou ?

Abraços e obrigado !

igorschutz

Depende do movimento, mas em geral, máquinas quartzo são feitas para não serem mexidas por um loooooongo tempo. Só a título de exemplo, a Seiko recomenda que seus calibres 9F sejam revisados a cada 50 anos!

E se for um movimento "solid state", isto é, sem partes móveis, como os quartzo digitais, eles nem aceitam revisão.

Mas há exceções!
Há alguns anos, nosso amigo Wilson postou um pictorial de uma revisão que fez num Omega "Ant", com direito a desmontagem, lavagem, lubrificação e tudo.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

automatic

No caso de um Cronógrafo quartz. Há alguma lubrificação ?

igorschutz

Como disse, depende do movimento.

Um JLC 631, por exemplo, exige lubrificação como um crono mecânico qualquer.
Por outro lado, um ETA G10 não é revisável.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

automatic

Hummm...

Existem então quartz/mecânicos...

A ETA G10, sim esta eu já vi. É um módulo selado livre de manutenção. Usado nos cronos novos da Tissot pelo que eu sei.

O Cara

Acho que relógios quartz não tem muito o que fazer, há pouco tempo postei aqui uma troca de movimento que fiz num Skydiver ana digi, já tinha mandado "revisar e lubrificar" 2 vezes, gastei uns R$30,00 da primeira vez e o cara nem me cobrou nada da segunda vez, o meu relógio só funcionava o LCD, os ponteiros não funcionavam, navegando na net achei o movimento para vender por R$25,00, não tive dúvidas comprei e troquei eu mesmo, está novo em folha.

Dependendo do relógio, vale mais a pena trocar logo o movimento todo.
Um abraço
Fábio