Desafio da Semana #13

  • 91 Respostas
  • 18442 Visualizações
*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #20 Online: 14 Janeiro 2010 às 18:53:14 »
A pergunta do GPS eu sinceramente não entendi. Fato é que o sistema é todo vinculado a relógios atômicos e trabalha, como já disseram aí, com diferença de horários. Aliás, a linha mestra do GPS é a mesma da utilização de um cronômetro de bordo, só que tudo está vinculado a relógios atômicos. O horário com os quais os sistema trabalha são bastante precisos. Mas não sei se é isso que queria.
O resto já foi respondido né?
Flávio
Flávio,

V. está correto quando afirma que a precisão da determinação de um local, com o uso do GPS, depende da precisão dos relógios atômicos que cada satélite possui.

Errou, ao afirmar que a linha mestra do GPS está de alguma forma relacionada com um cronômetro de bordo.

Como ninguém acertou 100% vou considerar esta pergunta como nula e prometo postar em um tópico separado como é o funcionamento de um GPS e de como a precisão dos relógios (somente os do satélite) pode afetar a determinação da posição.

Ainda faltam as perguntas 1 e 3.

Amigos, vamos acabar com este desafio(zinho  ;D)?

Abs,

Nilo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #21 Online: 14 Janeiro 2010 às 19:07:51 »
A pergunta do GPS eu sinceramente não entendi. Fato é que o sistema é todo vinculado a relógios atômicos e trabalha, como já disseram aí, com diferença de horários. Aliás, a linha mestra do GPS é a mesma da utilização de um cronômetro de bordo, só que tudo está vinculado a relógios atômicos. O horário com os quais os sistema trabalha são bastante precisos. Mas não sei se é isso que queria.
O resto já foi respondido né?
Flávio
Flávio,

V. está correto quando afirma que a precisão da determinação de um local, com o uso do GPS, depende da precisão dos relógios atômicos que cada satélite possui.

Errou, ao afirmar que a linha mestra do GPS está de alguma forma relacionada com um cronômetro de bordo.

Como ninguém acertou 100% vou considerar esta pergunta como nula e prometo postar em um tópico separado como é o funcionamento de um GPS e de como a precisão dos relógios (somente os do satélite) pode afetar a determinação da posição.

Ainda faltam as perguntas 1 e 3.

Amigos, vamos acabar com este desafio(zinho  ;D)?

Abs,

Nilo


O que quis dizer é que se antes se precisava do horário absolutamente correto para determinação da longitude, para comparação com um ponto fixo já determinado, o princípio básico continua o mesmo, muito embora se use triangulação, tempo de sinal, etc. Mas tudo gira em torno de: tempo.

Flávio

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #22 Online: 14 Janeiro 2010 às 19:26:24 »
Flávio

Concordo, mas o que vale é a diferença de tempo e não a hora certa.

Abs

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.056
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #23 Online: 14 Janeiro 2010 às 19:54:46 »
3) San Jose.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #24 Online: 14 Janeiro 2010 às 20:25:37 »
3) San Jose.
Um abraço,
Igor
Igor,

No, non, niet, não.  8)

E a primeira, que é mais ... filosófica. Ninguém se habilita?

Abs,

Nilo

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #25 Online: 14 Janeiro 2010 às 21:07:51 »
Salve!

Filosófica?

Bom,...
Eu pensava ser a fluidez e a capacidade de escoamento de forma controlada (constante).


Mas,...  ::)
Bom, para mim filosófica é esta imagem da ampulheta...


Fonte: NET (a gravura está assinada)


Pode ser, por exemplo, uma reflexão sobre o tempo, o trabalho, a vida...  ;)

Abraços!
Alberto

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #26 Online: 14 Janeiro 2010 às 21:28:35 »
Alberto,

Perfeito. A base do raciocínio: Os antigos imaginavam o tempo como se fosse um rio passando.

Daí, um gênio da época imaginou medir o tempo pela vazão da ... água e daí nasceu a clepsidra!

Eis uma:


(Fonte - Wikipedia)

Agora falta somente um ...

Vamos lá.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.056
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #27 Online: 14 Janeiro 2010 às 21:41:36 »
3) San Jose.
Um abraço,
Igor
Igor,

No, non, niet, não.  8)

Mas ó, sem querer apelar, se essa fosse uma questão de vestibular, os corretores teriam de aceitar esta resposta ou então anular a pergunta. Veja:

A pergunta:

"3) Nome de uma cidade que foi usada para nomear uma marca de relógio? Dica, esta fábrica depois mudou para outra cidade até ser vendida para outro país (bem distante) dando origem a indústria relojoeira deste país."


A resposta:



Tirada do livro Manufacturing Time: Global Competition in the Watch Industry, 1795-2000, de Amy K. Glasmeier, págs. 161 e 162


Vai dizer que não se encaixam direitinho? :o
a) San Jose é nome de uma cidade americana;
b) A tal da fábrica mudou de cidade (Chicaco, IL --> Berkeley, CA) e depois faliu;
c) O espólio da empresa, então denominada San Jose Watch Co., foi vendido e levado ao Japão, onde deu início à indústria relojoeira local.

Pode ser uma grande coincidência ou não, mas que a resposta vale, baseando-se nas dicas dadas, isso é inequívoco! ;D

Um abraço,

Igor

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #28 Online: 14 Janeiro 2010 às 21:53:29 »
Igor,

Acho que não vale (Nossa, comprei uma briga com advogado -- que os deuses, todos, me ajudem!!!).

Pela tua resposta, me parece que a fábrica em questão, situada em Chicago, IL, não se chamava Chicago mas sim Cornell. Correto?

A pergunta é:

"3) Nome de uma cidade que foi usada para nomear uma marca de relógio? Dica, esta fábrica depois (o depois implica, logicamente, que continuou com o nome da cidade original) mudou para outra cidade (o que, novamente implica que estava na cidade que nomeou o relógio) até ser vendida para outro país (bem distante) dando origem a indústria relojoeira deste país."

A pergunta continua em aberto.

Dica auxiliar: Este modelo de relógio era bastante popular e acha-se fácil, fácil, um deles sendo vendido nas feirinhas.

Abs,

Nilo
« Última modificação: 14 Janeiro 2010 às 21:57:04 por nilomis »

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #29 Online: 14 Janeiro 2010 às 21:57:17 »
Oi pessoal !

So pra ajudar a bagunçar um pouco as respostas...

Aqui vao 2 possibilidades ERRADAS pra pergunta em questao... Primeiramente, Landeron !! é sim uma cidade suiça... MAS hoje a marca Landeron pertence a uma empresa francesa !

Outra : PUW, ou Pforzheim Uhr Werk, do nome da cidade Pforzheim...

E uma que poderia ser a boa mas nao é... Glashutte Original !! Foi fundada em 1921, em Glashutte. Depois da guerra, virou a GUB, e uma parte do maquinario foi pra Russia ! Mas, infelizmente, a GUB nunca se mudou, e os russos nunca tranferiram a GUB pra Russia...

Abraços,

Bruno

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #30 Online: 14 Janeiro 2010 às 22:04:45 »
Turma,

Deixem de lado a alta relojoaria e pensem em alguma marca popular sem a nobreza européia.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.056
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #31 Online: 14 Janeiro 2010 às 22:10:12 »
"3) Nome de uma cidade que foi usada para nomear uma marca de relógio? Dica, esta fábrica depois (o depois implica, logicamente, que continuou com o nome da cidade original) mudou para outra cidade (o que, novamente implica que estava na cidade que nomeou o relógio) até ser vendida para outro país (bem distante) dando origem a indústria relojoeira deste país."

É lógico que minha resposta não vale. Você montou o desafio, você diz quando está certo. Não tem essa de "forçar" a resposta. Mas...

... em nenhum momento de sua pergunta diz que a fábrica tem que ter o nome da cidade em que ela está baseada. Diz só que a fábrica tem nome de uma cidade.

A fábrica se chamava 'Cornell', que passou a se chamar 'Otay' e então virou 'San Jose', que além de nome de santo, também é nome de cidade. ;) :D

Quem mandou ser pouco exato em suas perguntas? ;D ;D ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #32 Online: 14 Janeiro 2010 às 22:15:10 »
Que seja.

A pergunta ainda está em aberto.

Gente, tem até na Wikipedia!!!

Abs

Nilo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #33 Online: 14 Janeiro 2010 às 22:21:55 »
Flávio

Concordo, mas o que vale é a diferença de tempo e não a hora certa.

Abs

Nilo


Antigamente também! Diferença de tempo!


Flávio

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #34 Online: 14 Janeiro 2010 às 22:39:02 »
Flávio,

Não é o que eu entendi sobre o método usado para calcular a longitude.
Me pareceu que esta determinação era feita com base pura e simples na precisão do relógio e na sua habilidade de manter o horário em relação a cidade de partida do navio.

Tipo: se é meio dia (sol a pino) onde estou e o meu relógio marca meia noite, logo estou do outro lado do mundo (em relação a cidade original) ou 180 graus de longitude.

Confesso que li um livro sobre isto, longitude, "meio na diagonal" pois não acho muita graça nesses relógios marítimos.

Pode-se considerar este método como diferença mas não propriamente uma diferença matemática. 

Nilo

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #35 Online: 14 Janeiro 2010 às 22:46:52 »
Estas questões realmente não são para o meu "bico"!  :)

Mas confesso que estou curioso pela resposta da 3!!

Até tentei pesquisar...mas tá difícil!!

Abs

Marcelo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #36 Online: 14 Janeiro 2010 às 23:02:05 »
A determinação da longitude é feita com base na comparação de dois horários. Um é o horário do local de partida, que por convenção será determinado como sendo longitude 0 (afinal, a terra é uma bola, qualquer meridiano poderia ser o zero grau. O zero grau só ficou sendo o de Greenwich porque as observações para o almanaque náutico eram feitas lá. Aliás, por um tempo, antes da convenção mundial, a França adotava como zero o meridiano que passava no telescópio de trânsito do observatório deles!). O outro horário é o real, obtido no navio através de um sextante (normalmente o meio dia, o zênite).

A cada hora de diferença entre o horário real obtido através da observação em tempo real no navio, e o do relógio embarcado neste (que "carrega" o horário do meridiano 0), constituirá 15 graus de diferença de longitude.


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.248
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #37 Online: 14 Janeiro 2010 às 23:06:45 »
Ah, e Nilo, se não leu meu texto no site mãe sobre minha visita a Greenwich, estás amaldiçoado! Sério! kkkk :P


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.056
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #38 Online: 14 Janeiro 2010 às 23:13:05 »
Aliás, por um tempo, antes da convenção mundial, a França adotava como zero o meridiano que passava no telescópio de trânsito do observatório deles!

A França usou Paris como meridiano 0 por muitos anos depois da convenção mundial.
Se não me engano, não arredaram o pé até meados da década de 10 do Século XX.

Enjoados, né?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #39 Online: 15 Janeiro 2010 às 00:21:54 »
A França usou Paris como meridiano 0 por muitos anos depois da convenção mundial.
Se não me engano, não arredaram o pé até meados da década de 10 do Século XX.

Enjoados, né?

Na medicina há inúmeros exemplos - nas nomenclaturas e classificação de enfermidades, por exemplo - do orgulho francês, que não aceita a convenção americana ou mesmo mundial.

É uma filosofia interessante, mas em excesso começa a incomodar...