Desafio da Semana #13

  • 91 Respostas
  • 18453 Visualizações
*

nilomis

Desafio da Semana #13
« Online: 14 Janeiro 2010 às 11:37:02 »
Como estou absurdamente ocupado (2010 promete ser um preparativo para 2012, que é quando o mundo acaba, correto?), demorei mas aqui estão as perguntas:

1) Os relógios da antiguidade, excetuando os de Sol, usavam algum tipo de fluído (clepsidra)ou areia (ampulhetas) para medir o tempo. Qual era a base de raciocínio que fazia os inventores escolher esses materiais?

2) Qual era o nome de um relojoeiro francês que, depois de mudar de profissão, escreveu peças de teatro que depois foram convertidas para óperas?

3) Nome de uma cidade que foi usada para nomear uma marca de relógio? Dica, esta fábrica depois mudou para outra cidade até ser vendida para outro país (bem distante) dando origem a indústria relojoeira deste país.

4) Qual é a relação entre os G. P. S. (de Global Positioning System) e a precisão dos relógios? (Fácil de achar mas pouca gente sabe).

5) Quem fez o primeiro cronógrafo e explique de onde vem o nome “cronógrafo”.

6) Quando se aciona um cronógrafo é bastante comum que o segundeiro “pule” (para frente ou até para traz - Há um movimento recente da Omega que pula para traz!) antes de continuar com o movimento mais “macio”. Qual o motivo dessa ocorrência? De um exemplo de um movimento que não tenha este “defeito” e explique como isto foi resolvido.

Abs,

Nilo

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #1 Online: 14 Janeiro 2010 às 12:12:38 »
Nilo, parabéns pelo desafio!

Acabo de chegar. Li o texto e fiquei boquiaberto...

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #2 Online: 14 Janeiro 2010 às 12:16:21 »
5) Não sei quem fez o primeiro (embora eu já tenha lido sobre), mas o nome é porque os primeiros cronógrafos realmente escreviam ("graphos") sobre o mostrados. O ponteiro era duplo, possuia um pequeno reservatório de tinta na ponta, e ao acionar o crono, a outra parte do ponteiro, na forma de uma agulha, rompia a tensão superficial do reservatório de tinta e sua ponta tocava o mostrador, deixando um rastro de tinta.

6) No sistema de acoplamento do tipo pinhão (Val 7750) ou roda (Omega 861) basculantes, a roda ou pinhão está sempre girando e tem qu se engatar à uma roda parada, que é a central do crono. Estamos falando de um pinhão ou roda de poucos dentes em movimento engatando em uma roda parada cheia de dentes. Como não há dispositivo nenhum pra sincronizar os movimentos (como no câmbio de um automóvel), o engate é "à seco" e caso dê sorte dos dentes estarem sincronizados, não há salto. Mas caso não estejam (é mero acaso) no momento do engate a roda central dá um salto para ocorrer o encaixe dos dentes. O sistema de embreagem vertical (Omega 3303, F. Piguet 1181, Seiko 6139, Rolex 4130, etc.) minimiza isso pois as peças que se unem são quase iguais e rodam no mesmo eixo. Não há engate entre dentes, apenas fricção de uma parte da roda com outra, como o disco de embreagem de um carro.

Acertei mestre?

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #3 Online: 14 Janeiro 2010 às 12:23:26 »
Vou tentar, hein:

1) Tanto o fluído quanto a areia deslizam numa quantidade que os antigos acreditavam ser constante. Porém estes relógio nunca foram muito precisos, pois para que o movimento seja constante, as condições do ambiente também deveriam ser imutáveis, o que na prática não ocorre.

2) Seria Jean-Jacques Rousseau? Acho que não, pois ele não era francês e nem foi relojoeiro, apesar de ter escrito peças teatrais que viraram óperas. Rousseau era suíço e seus antepassados foram relojoeiros, mas ele mesmo não exerceu a atividade.

3) Esta eu não sei de cabeça, mas vou pesquisar.

4) Perguntinha ampla, então vou chutar: os satélites GPS sempre estão sincronizados com o horário oficial dos EUA, e transmitem essa informação junto aos dados de posicionamento. Por isso, se um relógio ou equipamento tem acesso aos satélites, ele pode se auto calibrar para o horário correto.

5) Essa eu tenho que saber responder, né, já que escrevi um artigo sobre cronógrafos... Quem fez o primeiro cronógrafo foi o relojoeiro Nicolas Mathieu Rieussec.
Seu invento consistia de um ponteiro carregado com tinta que girava ao redor de um mostrador. Quando o usuário apertava um botão que seria o correspondente ao "iniciar/parar" dos nossos cronógrafos atuais, o tal ponteiro liberava um pequena gota de tinta, que marcava aquele instante. Pela diferença entre o instante inicial e o instante final, representado pelas gotículas, o usuário poderia determinar o tempo transcorrido neste intervalo.
Em razão das marcações feitas com tinta pelo ponteiro, que literalmente grafavam o mostrador, Rieussec chamou seu invento de cronógrafo ("escreve o tempo").

6) O Adriano já respondeu enquanto eu escrevia. Mas só queria adicionar algo: como ele corretamente escreveu, a embreagem vertical "minimiza" o salto, o que é diferente de "eliminar" este salto.
Este pequeno pulo ainda pode acontecer, mas é mais raro e em menor intensidade do que em cronógrafos com acoplamento por pinhão ou acoplamento horizontal.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #4 Online: 14 Janeiro 2010 às 12:31:02 »
Salve!

3) Vallée de Joux - Valjoux. Na Rússia, a "fábrica" e os direitos passaram à Poljot.

4) Essa dá o que pensar...  ::)

Abraços,
Alberto

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #5 Online: 14 Janeiro 2010 às 12:35:11 »
3) Vallée de Joux - Valjoux. Na Rússia, a "fábrica" e os direitos passaram à Poljot.

Pode ate ser, mas aí é pegadinha, já que "Vallée de Joux" é uma região, tipo Vale do Paraíba, e não uma cidade.
Outrossim, a Valjoux não foi vendida para o russos, e sim permaneceu com o Swatch Group até ser incorporada à ETA.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #6 Online: 14 Janeiro 2010 às 12:47:01 »
Com relação à primeira pergunta, em termos de fluidez constante a água é uma material definitivamente superior à areia, mas a utilização das clepsidras não deveriam ser nem um pouco praticas se comparadas às ampulhetas.

Estas por sua vez deveriam sofrer influências na precisão de fatores como o volume e a "qualidade" da areia utilizada (se de grãos mais finos ou mais expessos, presença de umidade, etc), angulação da área interna dos bulbos de vidro e tamanho da abertura entre o bulbo superior e inferior.

Abraços!

Marcelo
« Última modificação: 14 Janeiro 2010 às 12:48:47 por Desotti »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #7 Online: 14 Janeiro 2010 às 12:47:44 »
3) Tavannes?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #8 Online: 14 Janeiro 2010 às 13:02:32 »
Salve!

Sim, claro!
Vallée de Joux não é mesmo uma cidade, que na verdade seria Les Bioux.  ;D

Mas como o Nilo disse que valiam "pegadinhas" e "desvios"...
Eu entrei nessa...
;)  :D

E, é verdade, antes de cruzar fronteiras ele, o movimento Valjoux 7750 -> Poljot 3133, e não a marca, passou mesmo pela ETA,

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 14 Janeiro 2010 às 13:17:49 por Alberto Ferreira »

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #9 Online: 14 Janeiro 2010 às 14:58:33 »
Rápido, pois estou no trânsito:

Certas até o momento:

5) Igor - Correto, foi o francês Rieussec, em 1821

6) Adriano - Perfeito. a embreagem vertical apareceu também nos Frederic Piguet calibre 1185 e no Jaeger-LeCoultre calibre 752

As demais, "água".

Abs

Nilo
« Última modificação: 14 Janeiro 2010 às 15:29:51 por nilomis »

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #10 Online: 14 Janeiro 2010 às 15:53:32 »
2) Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais

4) O receptor GPS (vulgo, o aparelho que utilizamos para receber o sinal) utiliza a diferença entre o horário local e o horário em que o sinal foi emitido para calcular a distância dos satélites.
Recebendo os sinais de quatro satélites, o receptor, por meio da triangulação destes sinais, consegue determinar a localização do usuário.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #11 Online: 14 Janeiro 2010 às 16:10:39 »
2) Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais

4) O receptor GPS (vulgo, o aparelho que utilizamos para receber o sinal) utiliza a diferença entre o horário local e o horário em que o sinal foi emitido para calcular a distância dos satélites.
Recebendo os sinais de quatro satélites, o receptor, por meio da triangulação destes sinais, consegue determinar a localização do usuário.

Um abraço,

Igor
Opa!:

2) Correto. O Caron/Beaumarchais escreveu, entre outras coisas, as peças "O Barbeiro de Sevilha" e o "Casamento de Fígaro" que tiveram versões operísticas feitas por Gioachino Rossini e Wolfgang Amadeus Mozart, respectivamente.

4) Incorreta: A pergunta é: "Qual é a relação entre os G. P. S. (de Global Positioning System) e a precisão dos relógios?". Onde está a precisão dos relógios na tua resposta?

Ainda em aberto as perguntas (1), (3) e (4).

Resultados parciais:

Igor = 2
Adriano = 1

Vamos, meu povo, são perguntas bastante simples.

Abs,

Nilo

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #12 Online: 14 Janeiro 2010 às 16:16:23 »
4) Incorreta: A pergunta é: "Qual é a relação entre os G. P. S. (de Global Positioning System) e a precisão dos relógios?". Onde está a precisão dos relógios na tua resposta?

4) O receptor GPS (vulgo, o aparelho que utilizamos para receber o sinal) utiliza a diferença entre o horário local e o horário em que o sinal foi emitido para calcular a distância dos satélites.
Recebendo os sinais de quatro satélites, o receptor, por meio da triangulação destes sinais, consegue determinar a localização do usuário.

Se um dos relógios, tanto do receptor quanto do satélite, não for devidamente preciso, o cálculo da distância dos satélites será incorreto e, conseqüentemente, a localização do usuário também.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #13 Online: 14 Janeiro 2010 às 16:25:47 »
Nunca participei... as perguntas não são para o meu nível..

como me meti com esse negócio de GPS há um tempo (nem existiam os navegadores ainda)....

Deixa eu tentar...

4) o Relógio do Receptor GPS é sincronizado com o Relógio atômico dos Satélites... sendo assim... o GPS enquanto possuir sinal, pode ser considerado com a  precisão de um relógio atômico.


Bom.. eu tentei...

Abraços

Rodrigo STR ;D
« Última modificação: 14 Janeiro 2010 às 16:34:37 por - STR - »

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #14 Online: 14 Janeiro 2010 às 16:36:51 »
Igor e Rodrigo,

Não é bem assim. Os "tios" que inventaram o GPS eram dos bons e consideraram certas falhas.

Abs,

Nilo

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #15 Online: 14 Janeiro 2010 às 16:41:21 »
Igor e Rodrigo,

Não é bem assim. Os "tios" que inventaram o GPS eram dos bons e consideraram certas falhas.

Abs,

Nilo

Existe uma falha sim...! o sistema induz o aparelho receptor a um determinado erro... essa é uma forma de garantir que o sistema não possa ser usado contra seus criadores e mantenedores...!

Acredito que esse erro também seja induzido no relógio.. mas nas coordenadas com certeza é...!

não sei se é isso...! é um assunto amplo..


Grande abraço

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

nilomis

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #16 Online: 14 Janeiro 2010 às 16:55:32 »
Rodrigo,

Sem paranoias. As falhas existentes são consideradas e algoritmos foram criados para corrigir essas imperfeições.

Não há erro induzido e, infelizmente, em alguns casos esta precisão causou acidentes sérios (Recordem do triste acidente do Gol x Legacy).

Boa tentativa mas ...

Abs,

Nilo

Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #17 Online: 14 Janeiro 2010 às 17:56:07 »
4) Enquanto os relógios pretendem marcar com precisão a passagem do tempo, o GPS procura marcar com precisão o posicionamento de algo ou alguém na Terra. Essa precisão sofre interferências diversas, assim como ocorre com os relógios. No caso do GPS, testes com marcação de um ponto fixo em série demonstraram diferenças de leitura de alguns metros no decorrer das medições. A depender do software e dos ajustes realizados, esta precisão pode ser maior ou menor (Heinrich Pfeifer), o que - em analogia com os relógios - poderia significar um certificado COSC pra uns e vexame para outros localizadores.

Os satélites de GPS - além de indicar o posicionamento - permitem com extrema acurácia a verificação do horário (Thomas E. Parker & Demetrios Matsakis). Cada satélite é equipado com alguns relógios atômicos, que mantêm sua precisão dentro do segundo por milênios, dada a ressonância do Césio - elemento químico usado como 'marcador do tempo' nesses relógios.



*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #18 Online: 14 Janeiro 2010 às 18:16:52 »
A pergunta do GPS eu sinceramente não entendi. Fato é que o sistema é todo vinculado a relógios atômicos e trabalha, como já disseram aí, com diferença de horários. Aliás, a linha mestra do GPS é a mesma da utilização de um cronômetro de bordo, só que tudo está vinculado a relógios atômicos. O horário com os quais os sistema trabalha são bastante precisos. Mas não sei se é isso que queria.

O resto já foi respondido né?


Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Desafio da Semana #13
« Resposta #19 Online: 14 Janeiro 2010 às 18:21:33 »
O resto já foi respondido né?

Faltam as questões 1, 3 e 4.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES