Menu principal

SIHH 2010

Iniciado por igorschutz, 20 Janeiro 2010 às 00:13:46

tópico anterior - próximo tópico

igorschutz

Amigos,

Alguém está acompanhando a cobertura deste evento (o segundo mais evento relojoeiro da Suíça)?

Tenho visto as novidades pelos maiores fóruns internacionais e, sinceramente, não ando me entusiasmando...

Não sei se é porque tudo parece ser "mais do mesmo", ou se é porque os modelos apresentados são tão extraordinários que passam longe do meu alcance... :-[

Para quem está acompanhando: acharam alguma peça extraordinariamente fantástica?

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

mestreaudi

Chrono 1966 Girard-Perregaux

Achei fantástico!!!

Time Zone

Pena q para apreciá-lo só em fotos ou do outro lado de uma vitrine...  >:( >:( >:( >:(
Queria ser pobre um dia...
Rafael.

Wadley

Igor,

Tenho acompanhado os lançamentos noTimezone.

Os VC estão sensacionais....
Wadley

HumbertoReis

Pois é, Wadley!

Os VC me agradam muito como marca, pela história e pela qualidade aparente (pois nunca segurei um na mão) dos relógios produzidos.

Percebi que o modelo da marca que fica mais em conta é o OverSeas, que possui um design esportivo, o que combinaria com meu gosto pessoal. Os demais modelos estão para 'sonho impossível'.

mestreaudi

WOW!!!!!!!!!
Eu tinha me esquecido de acompanhar as novidades da VC.... realmente!!!!!!  :-* :-* :-* :-*

Interessante como a beleza está na simplicidade de alguns relógios.
Rafael.

HumbertoReis

Inclusive, pra quem reclama que Panerai usa movimento comum demais (todo o mundo?), aqui temos algo legal. Pra quem não quer ir pro link, uma foto abaixo:

Calibre Panerai OP XXV. Equipa o Mare Nostrum, um cronógrafo que, a bem da verdade, foge do 'visual Panerai'.

mestreaudi

Gostei do visual vintage desse Panerai!!  :)

E esse movimento!!Lindão!!!

Alguém sabe das suas origens?

Abraços!
Rafael.

igorschutz

Wadley

A única coisa esquisita, é ele ser estanque a apenas 30 m .   :-[
Wadley

igorschutz

Diver de botique, né?

A Panerai é cheio dessas... Lembra do Egiziano, que foi motivo post aqui no Fórum?

(http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,898.0.html)

Um abraço,

Igor

mestreaudi

Citação de: igorschutz online 20 Janeiro 2010 às 14:47:31
Citação de: mestreaudi online 20 Janeiro 2010 às 14:43:57
Alguém sabe das suas origens?

É da Minerva.

Um abraço,

Igor

Tks!  ;)

Citação de: Wadley online 20 Janeiro 2010 às 15:09:50
A única coisa esquisita, é ele ser estanque a apenas 30 m .   :-[

Não tinha reparado nisso...

Desse jeito o nome deveria ser MARE LONGEUM
Rafael.

HumbertoReis

Eu já não tinha gostado da caixa (como disse acima, não tem 'cara' de Panerai)...

Com esse 'detalhe' dos 30m o conceito afundou. É ridículo mesmo um relógio com aparência robusta indicar resistência a 30m!!

Gosto dos Radiomir (comentamos sobre o modelo 8 Days aqui) e dos outros modelos com visual mais característico da marca.

Gostava, mas agora não curto tanto, dos modelos Panerai com franquia Ferrari.

FALCO

Citação de: HumbertoReis online 20 Janeiro 2010 às 14:38:55...

Calibre Panerai OP XXV. Equipa o Mare Nostrum, um cronógrafo que, a bem da verdade, foge do 'visual Panerai'.
...

Calibre Panerai OP XXV ???
Vou comprar um caixa destas, uma pulseira de lona e terei meu Mare sei lá o que com "Calibre Panerai OP XXV"...

FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

igorschutz

Finalmente, um relógio que achei fantástico:

Now we're talking: Montblanc Metamorphosis

Estou acompanhando atentamente o SIHH 2010 para ver as novidades mas, sinceramente, tenho me decepcionado.

Coisas como escapamento de silício, uso de cerâmicas e fibras sintéticas, mistura de grandes complicações em variadas combinações, nada disso me impressiona mais, pois em algum momento isso já foi feito. Coisa inédita mesmo, que é o bom, não tinha visto nada... até agora!

Quando falo em "inédito", não estou esperando por algo revolucionário, que vá mudar a história da relojoaria.
Eu apenas quero ver alguém fazer algo que outras empresas jamais tiveram coragem ou capacidade tecnica/criativa de fazer.

Um Vacheron Constantin Patrimony Traditionnelle Calibre 2755, com repetidor de minutos, turbilhão e calendário perpétuo é mesmo um relógio maravilhoso – uma obra de arte – ninguém pode negar, porém não é novidade alguma, já que relógios com esta configuração existem desde os tempos de Abraham-Louis Breguet.

Felizmente, a minha espera por novidades acabou hoje, quando vi o press release do Montblanc Metamorphosis (aqui, via The PuristS).

Trata-se de um relógio com algo jamais visto: ele muda seu layout, de relógio comum para cronógrafo, com o mover der uma alavanca posicionada na lateral esquerda da caixa. E faz isso de uma maneira espantosamente engenhosa!

Quando no seu "modo civil", o Metamorphosis apresenta uma disposição comum à qualquer outro relógio regulador: um acumulador às 12 h para as horas, ponteiro central de minutos retrógrado (num arco de 240°, das 8 h às 4 h), ponteiro de segundos dividindo o mesmo eixo central , e um acumulador às 6 h que faz as vezes de datador.

Movendo a citada alavanca, semelhante a de um repetidor, começa a mágica: o interior de ambos os acumuladores se abre em duas metades, como cortinas de um teatro, e escondem-se embaixo das laterais do mostrador, revelando dois outros acumuladores, com diferentes desenhos, que se elevam ao nível do mostrador, como dois elevadores de palco.

É algo que tem de ser visto para ser entendido (e acreditado!):

http://www.youtube.com/watch?v=K6ami-a_ahw <- clique para ver o vídeo!

Simplesmente fantástico!

A partir daí, travestido no seu "modo cronógrafo", o ponteiro às 12 h e ambos os centrais mantém suas funções de hora, minutos e segundos, mas agora do cronógrafo, e não do relógio. E o ponteiro às 6 h passa a ser um segundo acumulador de minutos do cronógrafo, mas com mudança instantânea, para facilitar a visualização pelo usuário.

Não só o relógio em si é fenomenal, mas também digno de nota é a postura da Montblanc frente aos dois geniais criadores do conceito, Franck Orny e Johny Girardin.

Além da empresa fornecer os meios financeiros e produtivos necessários para tornar a idéia tangível, ela dá ampla publicidade aos dois, de uma maneira antes só reservada a verdadeiros superstars da relojoaria, inclusive gravando o nome de ambos no mostrador do relógio (!).

Kudos à Montblanc, que a partir de hoje subiu váááárias posições no meu conceito como empresa íntegra e comprometida com a arte relojoeira.

São lançamentos assim, verdadeiramente originais, que gostaria de ver mais vezes nestes eventos.

>> link para a página do Metamorphosis na Montblanc.

HumbertoReis

Muito engenhoso!

Eu tinha olhado o site da Montblanc na semana passada e fiquei boquiaberto com a série Nicolas Rieussec. A posição dos acumuladores é inovadora e belíssima! Caixa em ouro ou platina, somente.

A Montblanc surgiu em 97 e pelo visto pretende abocanhar o topo da relojoaria, como no mercado de canetas. Bom pra todos nós!

Desotti

Eu tinha a Montblanc como mais uma marca "de griffe" em se tratando de relógios, mas vejo que não poderia estar mais enganado!

Uma pena que tanto o Nicolas Rieussec quanto o Metamorphosis entrarão direto para a lista de "sonhos impossíveis", mas a empresa está realmente de parabéns.

Abraços!

Marcelo.