Quanto se perde num polimento?

  • 24 Respostas
  • 10686 Visualizações
Quanto se perde num polimento?
« Online: 20 Janeiro 2010 às 16:08:11 »
Amigos, quanto "se perde" de caixa (em mm) num polimento?

Claro q depende do estado de conservação, mas num procedimento padrão, é uma quantidade relevante?

Diga-se polimento profissional, bem feito... nada de torneiros mecânicos revisando Pateks....

Já vi cada coisa por aí.......  :( :( :(

Abraços!
Rafael.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #1 Online: 20 Janeiro 2010 às 18:02:14 »
Acho que além do estado da peça também depende do material que foi usado na fabricação da peça e do material que será usado para o tal polimento, eu mesmo estou longe de entender de polimentos em relógios, agora em carros estou acostumado a polir e conhecer algumas técnicas e materiais á ser usados.

No meu Technos automatico, aquele que recuperei da sucata, eu peguei umas fotos dele na internet bem detalhas da caixa para ver o polimento original e tentar para deixar próximo do original e consegui um resultado legal usando lixas finas d´agua com algumas variações de numeração e para finalizar eu usei uma pasta de dentes dessas que serve para clarear os dentes elas uma espécie de polímero que ajuda no polimento e uma flanela comum.

Olha o Paulo Rocha tinha feito alguns comentários de polimento de relógios e o Lessas também ele até usa um produto especializado para isso !! Acho que eles poderão lhe dar maiores informações por MP !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline Chris Galbraith

  • *****
  • 579
  • diver`s do it deeper !
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #2 Online: 20 Janeiro 2010 às 18:32:54 »
Amigos, quanto "se perde" de caixa (em mm) num polimento?

Claro q depende do estado de conservação, mas num procedimento padrão, é uma quantidade relevante?

Diga-se polimento profissional, bem feito... nada de torneiros mecânicos revisando Pateks....

Já vi cada coisa por aí.......  :( :( :(

Abraços!

Isto é algo que sempre me intrigou, rapaz.....

Qdo eu vasculhava o ebay à procura dos 6309-7040, quase todas as opções como resposta vinham das Philipinas, reformados, partes aftermarket, com polimento e etc.....Eu sempre me indagava: "Porra, se eu comprar e receber o relogio, será que vai ficar pequeno no pulso, dependendo do nivel de polimento que deram?"....

De todos os 6309-7040 que comprei, apenas um teve o polimento feito de maneira carniceira, a ponto de diminuir substancialmente o diametro e até mesmo a linha original da caixa (aquele oval maravilhoso que lá do espaço, se fosse possivle visualizar através do Ruble o relogio na Terra, vc identificaria que é SEIKO).

De um 6309-7040 originalmente, por causa do polimento mal feito, o relogio se tornou mais proximo de um SKX007  >:( ! Não aguentei e passei pra frente...
No need of swiss 2 B a WIS!

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #3 Online: 20 Janeiro 2010 às 19:23:52 »
Como diria Saladino, em um polimento não se perde nada, se perde tudo.

Depende da técnica (do técnico), do estado original e do estado desejado após o polimento.
Teoricamente se perde tanto quanto a marca mais profunda.

Um profissional bom pode fazer um relógio bastante usado renascer, assim como o contrário também é possível (provável).

Não é raro ver rolex com as dimensões alteradas, principalmente as garras.

Na minha opnião, as marcas do relógio são parte da sua vida e não devem, nunca, serem apagadas.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #4 Online: 20 Janeiro 2010 às 20:53:01 »
Putz, quase impossível dizer, pois a quantidade de material a ser retirada depende da profundidade do risco. Para a peça ficar "zero", você tem que polir até baixar o risco. Se o risco é fundo, precisa retirar mais material.

Essa é uma pergunta recorrente e percebo muitas vezes uma certa paranóia com relação à isso. Às vezes me perguntam isso e aparentam um medo de que se o relógio for polido umas 3 vezes, ele vai estar parecendo um relógio feminino de tanto que vai perder material.

Não é assim. Uma prova definitiva disso é a dificuldade que é remover um banho de ouro simples de 2 ou 5 microns (micra). É dificílimo, gasta-se uma quantidade bizarra de massa de polir, "come-se" vários centímetros da roda de polir, até que se retire esses 5 microns, por exemplo. Calculo com base nisso que em um relógio muito riscado, mas muito riscado mesmo, deve-se perder algo da ordem de décimos de micron (com certeza essa unidade tem um nome que não lembro agora). Em um relógio de uso decente normal, deve-se perder centésimos de micron. E um risquinho leve, daquele que saem sem uso de massa de polir, mas apenas com uma roda de lustre, nem sei calcular. Acho que perdem-se átomos apenas.

Não dá nem para pensar em milimetros. Nem caixas amassadas não se perde nada que chegue nem perto da ordem dos milímetros. Ninguém vai viver o suficiente para ver alguma diferença de quantidade de material mesmo se polir, durante a vida, umas 10 vezes. Acho que no fim, se pesar a peça polida por umas 5 vezes, não terá perdido um grama de material depois de 50 anos.

Por isso não se preoucupem com isso.

PS: no caso de arestas, é naturalmente muito mais fácil perder material, ou simplesmente rearranja-lo. Por isso, na mão de vários polidores barbeiros ao longo do anos, pode-se notar uma folga acentuada, por exemplo, entre as garras, como citou o Fernando.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 20 Janeiro 2010 às 20:56:13 por Adriano »

Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #5 Online: 21 Janeiro 2010 às 00:29:20 »
Obrigado pessoal!  ;)

Vejam essas arestas de fotos retiradas da net. Desculpe pelo tamanho das fotos, mas assim se vê os detalhes melhor.

Polimento original


Over polished

OT: Oyster Date com caixa de Oysterquartz. Interessante, diferente e difícil de achar.

Abraços!

Rafael.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #6 Online: 21 Janeiro 2010 às 00:42:14 »
O termo "overpolished" é meio equivocado. Isso não é polimento demais, mas polimento mal feito. Se você polir o relógio corretamente, pode polir 50 vezes que não acontecerá isso. Mas se polir mal, fará isso na primeira tentativa. Basta um pouquinho de cuidado. Eu que não sou polidor, não faço isso em um relógio, E olha que essa é uma caixa extremamente simples.

Imagine o que acontece com uma caixa de Speedmaster ou Seamaster mal polida... E quando é de titânio então? Meu X-33 é a prova de que se o polidor fôr bom, as quinas ficam preservadas. O bicho é de titânio (que é "mole" de se polir) e tem aquela complexidade de arestas do Speedmaster.

Abraços!

Adriano

*

Offline bdalla

  • ****
  • 377
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #7 Online: 21 Janeiro 2010 às 01:03:14 »
Gostei deste topico ! Interessante.

Aproveitando o ensejo, tenho um technos heuer montreal (que diga se de passagem eu não consigo achar um ponsoir com mola e o flyback lever do cal. 12 nem fudendo !!) que pretendo fazer um polimento como o original deste modelo e me falaram da Stilograph e da Two Timer daí de SP. Quem são os profissionais mais feras em polimento do Brasil, alguma indicação ??

Abraços

Bruno


O valor perfeito é fazer sem testemunhas o que se faria diante de todo mundo ( La Rochefoucauld)

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #8 Online: 21 Janeiro 2010 às 08:50:21 »
Gostei deste topico ! Interessante.

Aproveitando o ensejo, tenho um technos heuer montreal (que diga se de passagem eu não consigo achar um ponsoir com mola e o flyback lever do cal. 12 nem fudendo !!) que pretendo fazer um polimento como o original deste modelo e me falaram da Stilograph e da Two Timer daí de SP. Quem são os profissionais mais feras em polimento do Brasil, alguma indicação ??

Abraços

Bruno



Fale com o Nilo, ele tem um polidor excelente!

Abraço1
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #9 Online: 21 Janeiro 2010 às 09:21:56 »
Vou repetir apenas o que já ouvi da boca do Mestre Gravina: o polidor da Stilograph (esqueci o nome dele) é o melhor do Brasil, e ele foi iniciado na arte pelo Edilson da Two Timer.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #10 Online: 21 Janeiro 2010 às 10:23:35 »
Salve, amigos!

Realmente.
Concordando com muito do que foi dito, mas discordando de um ponto, a meu ver crucial...  ::)

Para mim a questão pura e simples não é o quanto se "perde" num polimento, seja ele bom ou mau, mas sim onde ele ocorre.

As arestas são simplesmente "fatais", são áreas críticas, são o "xis" da questão... Um "adoçamento" ("arredondamento") ali é visível a metros de distância.  :P

Um risco, mesmo que relativamente profundo, se estiver em uma superfície plana, a face frontal, por exemplo, pode ser eliminado por um hábil polimento, sem deixar vestígios visíveis.

Superfícies "curvas"... São "encrenca", só os bons polidores conseguem um resultado aceitável.

Abraços a todos.
Alberto

*

nilomis

Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #11 Online: 21 Janeiro 2010 às 11:48:23 »
Vou repetir apenas o que já ouvi da boca do Mestre Gravina: o polidor da Stilograph (esqueci o nome dele) é o melhor do Brasil, e ele foi iniciado na arte pelo Edilson da Two Timer.
Turma,

Iniciado não é bem o termo. Ele é sobrinho do Edilson.

Já vi o trabalho dele mas prefiro ficar com a "versão original", que é o Edilson.

Abs,

Nilo

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #12 Online: 21 Janeiro 2010 às 14:27:12 »
Olá companheiros,

Boa tarde

Exatamente Igor!!!
O Eriton (polidor da Stilograf - sobrinho do excelente relojoeiro Edilson), foi iniciado por este na profissão de 'polidor"
O Edilson, já fez um serviço de polimento em uma caixa minha de Constellation que poucos no mundo fariam...............é fera mesmo!................................ocorre que, mexer com polimento, e mexer (no senbtido profissional.........que é o caso) com relógio..........por vezes, não dá certo!!!...................Um é serviço sujo (polimento), outro requer total asseio (reparar relógios)....................isso sem falar das "mãos" ;)
Não dá aqui para ficar medindo o "pintinho" das crianças...................quem é o "bom"..........quem é o "melhor"...................ambos são feras!!!................um deles só faz "polimento"
Quem conhece a característica de certo modelo com polimento original de fábrica, é que estará habilitado para dizer quando um polimento é bem feito!
Estes são apenas os dois que conheço, outros, certamente existem!!!!
O polidor da Rolex São Paulo, também é ótimo..............em Rolex ;D
Acreditem ou não, Albert Einsten teve mais de um professor um dia..!


Abraços fraternos

Gravina

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #13 Online: 21 Janeiro 2010 às 14:28:53 »
Olá companheiros,

Boa tarde

Exatamente Igor!!!
O Eriton (polidor da Stilograf - sobrinho do excelente relojoeiro Edilson), foi iniciado por este na profissão de 'polidor"
O Edilson, já fez um serviço de polimento em uma caixa minha de Constellation que poucos no mundo fariam...............é fera mesmo!................................ocorre que, mexer com polimento, e mexer (no senbtido profissional.........que é o caso) com relógio..........por vezes, não dá certo!!!...................Um é serviço sujo (polimento), outro requer total asseio (reparar relógios)....................isso sem falar das "mãos" ;)
Não dá aqui para ficar medindo o "pintinho" das crianças...................quem é o "bom"..........quem é o "melhor"...................ambos são feras!!!................um deles só faz "polimento"
Quem conhece a característica de certo modelo com polimento original de fábrica, é que estará habilitado para dizer quando um polimento é bem feito!
Estes são apenas os dois que conheço, outros, certamente existem!!!!
O polidor da Rolex São Paulo, também é ótimo..............em Rolex ;D
Acreditem ou não, Albert Einsten teve mais de um professor um dia..!


Abraços fraternos

Gravina


Grande mestre... voltou....! o FRM vai ficar em festa...! ;D ;D ;D

Abraços

Rodrigo STR ;D
« Última modificação: 21 Janeiro 2010 às 14:40:14 por - STR - »

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #14 Online: 21 Janeiro 2010 às 15:07:09 »
Mestre Gravina!

(reverência)

Se eu soubesse que bastava conjurar seu nome para ter sua gloriosa presença entre nós, teria feito há mais tempo, eheheheheh. ;D ;D ;D
Sentimos muito a sua falta, até mesmo ao vivo, pois há tempos não nos vemos.

Obrigado pelo esclarecimento e um forte abraço deste seu amigo,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #15 Online: 21 Janeiro 2010 às 15:20:18 »
OPA!  :o

Bem legal o seu retorno, Gravina... Muito legal saber que o amigo está por aqui!  ;)

Abraços!

Fabiano
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #16 Online: 21 Janeiro 2010 às 15:57:18 »
Olá companheiros,

Boa tarde

Exatamente Igor!!!
O Eriton (polidor da Stilograf - sobrinho do excelente relojoeiro Edilson), foi iniciado por este na profissão de 'polidor"
O Edilson, já fez um serviço de polimento em uma caixa minha de Constellation que poucos no mundo fariam...............é fera mesmo!................................ocorre que, mexer com polimento, e mexer (no senbtido profissional.........que é o caso) com relógio..........por vezes, não dá certo!!!...................Um é serviço sujo (polimento), outro requer total asseio (reparar relógios)....................isso sem falar das "mãos" ;)
Não dá aqui para ficar medindo o "pintinho" das crianças...................quem é o "bom"..........quem é o "melhor"...................ambos são feras!!!................um deles só faz "polimento"
Quem conhece a característica de certo modelo com polimento original de fábrica, é que estará habilitado para dizer quando um polimento é bem feito!
Estes são apenas os dois que conheço, outros, certamente existem!!!!
O polidor da Rolex São Paulo, também é ótimo..............em Rolex ;D
Acreditem ou não, Albert Einsten teve mais de um professor um dia..!


Abraços fraternos

Gravina


Quem é vivo sempre aparece, seja bem vindo a nova casa  ;D
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #17 Online: 21 Janeiro 2010 às 16:20:45 »

Bahhh, tchê!

Bem-vindo de volta, Douglas...
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #18 Online: 21 Janeiro 2010 às 17:28:27 »
Olá companheiros,

Boa tarde

Exatamente Igor!!!
O Eriton (polidor da Stilograf - sobrinho do excelente relojoeiro Edilson), foi iniciado por este na profissão de 'polidor"
O Edilson, já fez um serviço de polimento em uma caixa minha de Constellation que poucos no mundo fariam...............é fera mesmo!................................ocorre que, mexer com polimento, e mexer (no senbtido profissional.........que é o caso) com relógio..........por vezes, não dá certo!!!...................Um é serviço sujo (polimento), outro requer total asseio (reparar relógios)....................isso sem falar das "mãos" ;)
Não dá aqui para ficar medindo o "pintinho" das crianças...................quem é o "bom"..........quem é o "melhor"...................ambos são feras!!!................um deles só faz "polimento"
Quem conhece a característica de certo modelo com polimento original de fábrica, é que estará habilitado para dizer quando um polimento é bem feito!
Estes são apenas os dois que conheço, outros, certamente existem!!!!
O polidor da Rolex São Paulo, também é ótimo..............em Rolex ;D
Acreditem ou não, Albert Einsten teve mais de um professor um dia..!


Abraços fraternos

Gravina



ÊBAAAA!!!!!!!!!!

O Mestre reapareceu!!!!!!!!!!!


HIP, HIP, HURRA!!!!!!!!!!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

Re: Quanto se perde num polimento?
« Resposta #19 Online: 21 Janeiro 2010 às 19:14:50 »
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...
Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina... Gravina...

Beleza te ver de volta!!!!!!!!!!!!!
Abraço
Paulo Sergio
 
Abraço
Paulo Sergio