Quem utiliza Linux?

  • 17 Respostas
  • 7418 Visualizações
*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Quem utiliza Linux?
« Online: 25 Janeiro 2010 às 08:50:10 »
Olá pessoal



Quem mais utiliza o sistema operacional Linux? A quanto tempo? É iniciante, avançado ou guru? Qual sua distribuição favorita?

Eu sou usuário a mais de 15 anos. A primeira distribuição que instalei foi um slackware 2.alguma coisa... Já utilizei: Slackware, Debian, Mandrake, Conectiva, Mandriva (a atual fusão de Mandrake e Conectiva), Kurumim, Suse, Red Hat, Yellow Dog e Xandros. Atualmente estou rodando o Mandriva 2010.0 com interface gráfica Enlightenment e17.

Me considero um usuário avançado, mas ainda longe de poder me intitular guru. Sinto-me confortável mesmo utilizando interface console, mas não me atrevo a alterar o núcleo do sistema (apenas algumas configurações de kernel).

Já a uns 6 ou 7 anos que aboli completamente os sistemas MS dos meus computadores pessoais. Nos computadores da minha esposa e da minha filha o windows ainda está funcionando em paralelo com o linux - mas já estou conseguindo convencê-las a utilizar só o linux!

Minha última experiência com este sistema tem sido a criação de um sistema 100% customizado para o meu netbook Acer, baseado no projeto LFS - Linux from Scratch. Trata-se da confecção de um sistema completo a partir dos códigos fonte de todos os programas, configurando e compilando manualmente todos os componentes do sistema. Já está funcionando em modo console e a próxima etapa é construir a interface gráfica, que será também Enlightenment (meu gerenciador de janelas favorito!).




Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #1 Online: 28 Janeiro 2010 às 01:01:22 »
Bom, estava esperando alguém postar antes, como ninguém postou vou contar minha experiência.

Tenho um servidor alugado num grande Data Center americano, nele estamos rodando a última versão do Fedora.
Mas não manjo bulhufas, só alguns comandinhos anotados no caderninho para emergências, heheheh.
Quem mexe no servidor é meu sócio.

No meu HD anterior tinha 3 partições, uma para Win 98 outra para o XP e deixei uma pronta para receber o Linux (que nunca entrou).
Minha única experiência com o Linux (além do console do servidor) é com o Kurumin (aquele que roda direto do CD), tinha experança de aprender Linux a ponto de ter uma distro instalada (por isso havia deixado a partição), mas isso nunca aconteceu.

Minha busca por conhecer Linux chegou ao ponto de eu me inscrever num curso, sendo que demorou tanto para formar turma que decidi fazer outra faculdade e tive que cancelar o curso (isso há uns 6 anos atras).
Ainda tenho esperanças de fazer um curso e instalar uma distro (mais por causa do servidor, para não deixar tudo nas costas do meu sócio ou para não ficar na mão se um dia ele resolver sair da sociedade), mas hoje minhas prioridades são outras.

Isso já vai para 7 anos que temos servidor e até hoje não aprendi ::)  ::)  ::)

Em todos os PCs de casa usamos Windows, sendo um mais antigo com 98 e o restante com XP. ;)
Um abraço
Fábio

Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #2 Online: 28 Janeiro 2010 às 16:17:06 »
Uso linux em todos os meus servidores, mas ainda nao consegui usar exclusivamente linux no notebook...sempre falta alguma coisa, jogos, algum programa especifico, etc. Mas quem sabe algum dia!

Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #3 Online: 05 Fevereiro 2010 às 12:15:57 »
Olá Pessoal!

Estive ausente do Fórum uns tempos, e espero poder ficar mais frequente agora, principalmente depois que li este assunto por aqui, pois estou fazendo uma especialização em Software Livre e amo o Linux, no entanto estou engatinhando ainda, e este ano vou fazer o possível para aprender o máximo.

Instalei o Unbuntu em meu notebook e estou "apanhando" para conectar internet pois uso o modem da Vivo que era incompatível com a versão que instada, que é mais recente e não quero trocar. Vou ver se a Vivo já se atualizou...rsrs...

Mas meu filho, este ano ganhou um notebook com o Linux nas Olimpíadas de Matemática, agora eu aprendo....rsrs :D.....e poderei trocar mais idéias com vocês.

Abraços

Marthinha

*

nilomis

Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #4 Online: 05 Fevereiro 2010 às 12:46:44 »
Olha só (hoje está tão quente que estou com "sotaque" de carioca) meus 5c:

Usamos, na minha empresa, Linux desde o tempo em que o Linus era um menino  :o).

Atualmente os servidores rodam Ubuntu server.

Nos equipamentos dos desenvolvedores (todos são MacBook) usamos, é claro, OS X mas também rodamos, em máquinas virtuais, Linux (Ubuntu) e (argh) XP.

Nossos custos de suporte (mais de tempo gasto para) e recuperação de "crash" são mínimos.

Tenho a mais absoluta aversão aos que veem software livre como uma espécie de "nova religião" com fortes toques fundamentalistas (tipo Richard Stallman  :P) e que acham que o universo (o mundo é pequeno para eles) somente será um lugar feliz se todo o software for livre e que todo produtor de software proprietário seja queimado em uma fogueira.

Considero que, mesma forma que há espaço para Seikos, Omegas, Rolex etc. há espaço para todo e qualquer tipo de software, pago ou não.

O que importa é a aplicabilidade, o gosto de cada um e o fato de funcionar (ou não).

Abs,

Nilo

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #5 Online: 05 Fevereiro 2010 às 16:11:18 »
GRANDE colocação Nilo!

Também não vou muito com as idéias do Stallman (que aliás já deixou bem claro e por diversas vezes que NÃO gosta do Linux...).

Alias, existe uma grande confusão entre os conceitos de software livre e software gratuito. Uma coisa não tem nada a ver com a outra! Existem muitos exemplos de software livre que não são gratuitos e de softwares gratuitos que não são livres.

No caso específico do Linux, o que me fascina neste sistema é a sua gigantesca estabilidade. E a liberdade de escolha que se pode alcançar no seu uso.




Marthinha, no que eu puder te ajudar, fique a vontade para perguntar. Como eu disse anteriormente, não sou nenhum "guru", mas conheço bem o sistema. Estou às ordens!




dekkardnexus5, quais softwares você esta sentindo falta? Quem sabe eu possa fazer alguma sugestão.




Fábio, se quizer fazer mais uma tentativa, eu recomendaria você experimentar o Mandriva 2010.0. Ele é compativel com praticamente todos os hardwares disponíveis no mercado (e até com alguns exóticos e difíceis de se encontrar...) e é muito fácil de se utilizar. Como você está acostumado com o "smopnim", tente a a versão com o ambiente gráfico KDE. É o mais similar ao que você já conhece (e BEM mais poderoso).





Abração
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #6 Online: 05 Fevereiro 2010 às 19:01:22 »
Citar
dekkardnexus5, quais softwares você esta sentindo falta? Quem sabe eu possa fazer alguma sugestão.

VirtuaGirlHd é o primeiro que me vem a mente  ;D
Ja tentei usar o ubuntu netbook remix, mas nao consegui conectar em redes wi-fi com WPA.
Enfim, talvez no meu thinkpad eu consiga melhor suporte devido ao suporte oficial da ibm ao linux. Um dia eu tomo coragem e formato!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #7 Online: 08 Fevereiro 2010 às 20:18:17 »
Eu uso Linux dede o Conectiva 6.0 antes de acontecer a fusão com o Mandrake, teve um periodo que dei uma pausa para o uso de linux e voltei logo em seguida usando uma distro pequena e leve o TechLinux que era nacional saiu até 2.0 ai foi descontinuada, ai migrei para o Kurumin 3.0 usei até o 7.0 ai fui para o Debian e Slackware 10.0 no mesmo HD juntamente com Windows, etão eram 3 partiçõoes 1x Windows e 2x Linux, agora são 1x Windows e 3x Linux e 1 Unix.

As distro que já usei foram, Conectiva 6 á 10.1, Mandrake 8, Kurumin 3 á 7, Debian Sage, Etch e o Lenny, Mandriva2007 á 2009, Fedora 6 á 8, Arch 2006 á 2009, Alt Linux, Epdemic, Sidux 2007 á 2009, sempre estou trocando para pegar experiencia e ver o comportamente de cada uma delas mais minha fidelidade são o Debian e Slackware e o Arch.
Normalmente eu uso os sistemas de arquivos ReiserFS e Ext3 !!
O ReserFS dá mais segurança contra perca de dados e o Ext3 dá leveza e estabilidade no sistema.
E vou deixar claro que adoro usar o Konsole "Terminal"

Ai vocês me perguntam, para que tantos S.O´s ??

1º Gosto de usar algumas distros diferentes pelo motivo de cada um tem sua particularidades de grencias os pacotes e de se compilar o Kernel que é o coração do sistema !!

2º Tem tarefas que consigo realizar que em outros não consigo por motivo de faltar algum pacote para os mesmos!!

3º O Unix não é Linux mais é parecido, então mais para aparender estou com FreeBSD instalado para fuçar e aprender !!

4º Uso o Windows porque infelizmente preciso dele para passar as fotos do meu Cel e usar a impressora que é a minha ainda não saiu driver atualizado para as distros que uso que é o Debian Lenny 5.2 KDE, Arch Linux LXDE e Slackware 12.2 KDE e não tentei ainda configurar no FreeBSD com Gnome !!

Me considero intermediário, minha ultima façanha foi fazer um displey com back light me mostrar as informações do sistema no Arch Linux e no Debian só falta fazer no Slackware agora, eu uso o LCDproc para isso !!

Abraços pessoal use linux, quanto mais dificil para mexer mais estavél é o sistema !! ;D ;D
Abraços,
Cigano!

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #8 Online: 11 Fevereiro 2010 às 10:26:44 »
Amigos,
Estou trocando o meu notebook, e nunca tive experiência com Linux, e talvez por isso, pelo desconhecido, tenho medo de não me entender direito com o sistema.
Daí que o micro novo vem com o W7 Premium. É novo também mas já se conhecem os antecedentes.
Agora, pergunto:
Posso fazer uma partiçao no HD e instalar o Linux, e ele rodará sem interferir no Windows? É mais ou menos como instalar um outro navegador de internet, por exemplo, o Firefox, e utilizar um ou outro?
Já agradeço pelas orientações.
Grande abraço.
Átalo

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #9 Online: 12 Fevereiro 2010 às 14:09:19 »
Sim Atalo, é perfeitamente possível ter os dois sistemas (ou até mais) instalados no mesmo computador, sem um interferir no outro.

Para isto você irá precisar de um partição separada para a instalação do linux. Não precisa ser muito grande, algo em torno de uns 20~30 GB já serão mais do que suficientes.

Se precisar de ajuda para instalar e configurar fique a vontade para me contactar.
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #10 Online: 12 Fevereiro 2010 às 15:27:04 »
Eu uso Linux desde 1997, em desktop desde 1999.
O primeiro "Conectiva" que usei foi o 3.0 -- comecei com Slackware.
Há uns 2 ou 3 anos abandonei de vez o Windows.

Alex

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #11 Online: 13 Fevereiro 2010 às 23:53:11 »
Eu uso Linux desde 1997, em desktop desde 1999.
O primeiro "Conectiva" que usei foi o 3.0 -- comecei com Slackware.
Há uns 2 ou 3 anos abandonei de vez o Windows.

Alex

Então minha experiencia começou com TechLinux uma distro nacional e dai desde então uso linux, mais tem muitoas coisas que não me deixa abandonar de vez o Windows, impressora que ainda não é todas as distros que tem smporte á ela (unico que tinha era o Etch mais estou de Lenny) e o meu celular usom para descarrebar vidoes e fotos, no linux já não consigo com o motorola eu já estava acostumado a usar a conectividade dele com linux, mais a nokia já comlica um pouco.

Falando em Slack acbado de instalar o 13.0 e fiquei bem animado com a evolução dele !!

Agora eu queria instalar outra distro com outro modo de gerênciar os pacotes, estou com Debian (deb) Slack (tgz slackpkg) estou em duvida entre o Arch (pacman) ou Red Hat (RPM yum)

Atalo já que você quer se iniciar-se  no mundo linux tem uma distro muito facíl e com muitas dicas na net e com uma farta documentação que o Ubuntu, agora se está acostumado com Windows e quer aprender linux sem sentir muita diferença tem o Kubuntu tbm que é mais parecido com modo de usar do Windows !!

Tem 2 distros que é a cara do windows, Satux e Insigne, o Satux é bem completo mesmo já tem tudo que precisa como msn, editores de texto e planilhas, imagens e apresentações de slides, além de player de filves e audios!!

Abraços,
Cigano!

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #12 Online: 15 Fevereiro 2010 às 11:04:03 »
Sim Atalo, é perfeitamente possível ter os dois sistemas (ou até mais) instalados no mesmo computador, sem um interferir no outro.

Para isto você irá precisar de um partição separada para a instalação do linux. Não precisa ser muito grande, algo em torno de uns 20~30 GB já serão mais do que suficientes.

Se precisar de ajuda para instalar e configurar fique a vontade para me contactar.

Paulo,
E como fica o funcionamento dos outros aplicativos, por exemplo, documentos de texto e planilhas? Os do MS Office vao funcionar direito?
Átalo

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #13 Online: 15 Fevereiro 2010 às 21:44:45 »
Tem o BROffice (StarOffice) que é padrão em qualquer distribuição Linux atual. 100% compatível com Word, Excel e PowerPoint.

O mesmo pode ser dito para quase todos os tipos de arquivos de uso corriqueiro. Para falar a verdade, o único tipo de arquivo que eu ainda não consegui utilizar no Linux foram os do tipo CDR do Corel Draw. E isto de forma direta, porque usando emulação mesmo o Corel Draw funciona.
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #14 Online: 20 Fevereiro 2010 às 17:49:36 »

Usei o Xenix, um Unix para PC, desde 1988.

Adorava o bicho!
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #15 Online: 22 Fevereiro 2010 às 04:27:24 »
Por falar em Corel, no linux tem um programa que é muito indicado para quem quer fazer trabalhos do estilo Corel, o programa é o Inkscape, eu nunca usei, mais vi algumas imagens e videos por ai vale a pena tentar !!
Abraços,
Cigano!

*

Offline zecarlos

  • **
  • 51
  • Seja indispensável para alguém!
    • Ver perfil
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #16 Online: 23 Fevereiro 2010 às 22:09:33 »
Já usei Kurumim(do Carlos Morimoto) e Ubuntu por cerca de 03 anos. Fucei bastante, gostava muito, descobri muita coisa legal com o Linux, mas atualmente estou sem tempo e sem computadores disponíveis pra instalar o Linux. O PC aqui de casa é comunitário e nas eleições gerais realizadas algum tempo a minha coligação perdeu feio. Mas assim que adquirir meu notebook, com certeza vou instalar o ubuntu nele.
Um abraço,
Zé Carlos.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Quem utiliza Linux?
« Resposta #17 Online: 27 Fevereiro 2010 às 01:48:44 »
Já usei Kurumim(do Carlos Morimoto) e Ubuntu por cerca de 03 anos. Fucei bastante, gostava muito, descobri muita coisa legal com o Linux, mas atualmente estou sem tempo e sem computadores disponíveis pra instalar o Linux. O PC aqui de casa é comunitário e nas eleições gerais realizadas algum tempo a minha coligação perdeu feio. Mas assim que adquirir meu notebook, com certeza vou instalar o ubuntu nele.

Boa escolha, é uma distro que está cada vez mais estável e segura, sem contar com a facilidade e com a compatibilidade com novos hardwares.!!
Abraços,
Cigano!