Ajuda com um CLASSIC "ETA"

  • 11 Respostas
  • 6999 Visualizações
Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Online: 20 Dezembro 2008 às 02:07:37 »
Olá amigos do fórum.

Não consegui achar o calibre dessa máquina, sendo que a única indicação existente nela é "ETA", mas, sem nenhum número ou código. Estou tentando restaurá-la e falta o platô, o eixo e o cabelo. Se alguém a conhecer e puder ajudar, agradeço. Um forte abraço a todos.


*

Alberto Ferreira

Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #1 Online: 20 Dezembro 2008 às 09:46:52 »
Salve!

Caro Advogado,

No intuito de tentar ajudar, eu tomei a liberdade de "ampliar" a imagem,




Apenas com essa foto eu não consigo dizer qual seria o movimento (alguns têm platinas parecidas), mas talvez outro colega possa fazê-lo.

Você teria como postar uma imagem mostrando o "outro lado"?

Abraços!

Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #2 Online: 20 Dezembro 2008 às 12:24:47 »
Olá Alberto.
Segue a foto do outro lado deste classic. Eu ainda não aprendi direito a fazer o upload da foto, por isso tenho dificuldades quanto a ampliação. Mas, espero que a foto abaixo possa ajudar a indentificar o calibre.
Obrigado mais uma vez amigo.


*

Alberto Ferreira

Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #3 Online: 20 Dezembro 2008 às 13:52:59 »
Olá Alberto.
Segue a foto do outro lado deste classic. Eu ainda não aprendi direito a fazer o upload da foto, por isso tenho dificuldades quanto a ampliação. Mas, espero que a foto abaixo possa ajudar a indentificar o calibre.
Obrigado mais uma vez amigo.
...

Olá, amigo Advogado!
É sempre um prazer tentar ajudar.
 8)

Mas,...
"Si avexe, não, ôme!"
Essas manobras e detalhes de "informática" tomam tempo para serem apreendidas.
O importante aqui para nós é o resultado final...
...e essas nossas "trocas de figurinhas" fazem parte!  ;) 8)


Bom, vamos lá ao que interessa...

Veja aí na região que eu indiquei com a pequena seta vermelha, que fica sob o conjunto do balanço.
É aí que os fabricantes (ETA incluída) costumam gravar o código do modelo do movimento (ou ébauche).



Se nada encontrar, fale, pois eu (ou outro colega) poderei tentar identificar o movimento por essa foto, ok?


PS:
O movimento está um pouco "depenado".  :-\
Realmente faltam-lhe algumas peças, além do órgão regulador completo (balanço, escape, etc).

Mas, vamos por partes...
Tente primeiro identificar, você mesmo, o movimento.
Depois seguimos, ok?

Um grande abraço!

Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #4 Online: 20 Dezembro 2008 às 14:41:13 »
Não sei se o amigo conhece este sítio da rede mundial de computadores:

http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?10&ranfft

Ao abrir, clique em: "Archive: Watch Movements"
Lá, buscando em ordem alfabética, poderá encontra muitos mecanismos da ETA - compare o seu com as fotos e verifique o calibre (e as equivalências, se houver). Dica: além da configuração das platinas e pontes, a mola da tirete é outro fator importante para comparações, e se estabelecer o calibre!
Pelas peças que o amigo diz faltar, em minha opinião, o melhor seria comprar, se encontrar, um "balanço completo" - virá o volante, o platô, o cabelo e o eixo, todos já montados - é só aplicar a peça!!!  ;)
Outro detalhe que me chamou a atenção, salvo engano, é que seu relógio parece ser um "segundeiro central", com peças desse sistema faltando (ou o amigo as retirou?), como a sobre-roda, o eixo do segundeiro central, a ponte do segundeiro e, provavelmente, uma pequena mola do sistema do segundeiro.
Vamos ver se identificamos esse calibre!  ;)
Espero, pelo momento, tê-lo ajudado!
Abraço
Paulo Sergio

PS: tudo depende, também, de onde você mora... em S. Paulo e R. de Janeiro, as peças poderão ser encontradas com maior facilidade!  :D
Abraço
Paulo Sergio

Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #5 Online: 21 Dezembro 2008 às 01:00:20 »
Pois é amigos Alberto e Paulo, realmente, eu retirei a ponte do balanço para mostrar que não tem nenhum número ali naquele local, e, o relógio é bem antigo mesmo, pois sua caixa tem os pinos da garra soldados e plaquetados, fazendo uma peça única com a caixa. E ele veio sem a roda e o eixo do segundeiro central, porém, o restante do mecanismo está muito bem conservado e praticamente sem desgaste algum. A caixa também está muito bem conservada. Para ele funcionar só falta mesmo o cabelo e o platô, já que o eixo está intacto, com uma folga que poderá ser ajustada dando uma pequena punção no rubi do balanço.
Descobri que no mostrador, abaixo do nº 6 está escrito "Suizo" e não "Suiss Made". Não sei isso é base para alguma referência de calibre, mas, vai aí mais esta informação. O balanço dele está sem o cabelo e necessita um platô novo. Está assim:

Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #6 Online: 21 Dezembro 2008 às 01:26:55 »
Amigos, segue a foto do mostrador deste Classic.
Desta vez eu me inscrevi no "Photobooket" para torná-la mais nítida.


Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #7 Online: 21 Dezembro 2008 às 01:37:10 »
Beleza, Photobooket é um show. E segue a foto ampliada e mais clara do local aonde vai a ponte do balanço.
Amigos, nunca mais vamos precisar forçar a vista para ver minhas fotos ;D


Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #8 Online: 21 Dezembro 2008 às 11:19:45 »
Por favor amigo, não vá ficar fazendo coisas que, depois, poderão não ter volta!!!  ;)
Refiro-me a ter dito que há uma folga no eixo do balanço, e que a solução seria um ajuste "dando uma pequena punção no rubi do balanço" -  >:( - não faça essas coisas... quem te garante que o eixo que está nele é o ORIGINAL!
Desculpe, mas o amigo já pensou que o seu relógio pode ter sido um "doador de peças"! O amigo não disse onde o conseguiu (sua origem)... se foi em uma sucata de relojoeiro, ele pode ter tirado peças dele, ou ter "tentado" fazer a manutenção para algum cliente, não ter encontrado peças originais e ter tentado uma adaptação...  :(.
Fazer certos ajustes poderá não permitir uma volta!!!  :(  :(  :(
O melhor é ter um pouco de paciência e, ao conseguir identificar o calibre, tentar adquirir um balanço completo...é meu conselho!!!  ;)  ;)  ;)     
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline hessel

  • *****
  • 649
    • Ver perfil
Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #9 Online: 21 Dezembro 2008 às 12:08:07 »
Prezados Senhores:

Como tenho atividade acadêmica ligada ao tratamento digital de imagens, tomei a liberdade de dar uma melhorada geral nas fotos:

Redimensionei (ficaram em 1.200 x 900 pixels),
Aumentei o brilho,
Aumentei o contraste, e
Melhorei geral o foco.





As fotos ficaram um pouco grandes, e demoram algum tempo para carregar, porém ficaram melhores de visualizar.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 21 Dezembro 2008 às 12:10:18 por hessel »
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



*

Alberto Ferreira

Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #10 Online: 21 Dezembro 2008 às 14:55:57 »

... já que o eixo está intacto, com uma folga que poderá ser ajustada dando uma pequena punção no rubi do balanço.
...

Salve!

Amigo Advogado,
A técnica de "punsionar",  para eliminar uma folga, é aplicada em  platinas ou em buchas de bronze, em geral em relógios antigos, sem rubis...



Na verdade, ela não se aplicaria em rubis.


Quanto à restauração do movimento, o meu comentário vai na mesma liinha do do amigo Paulo Sergio.
Eu procuraria conhecer um pouco mais o movimento, para aí então tentar procurar as peças adequadas.

Abraços!

Re: Ajuda com um CLASSIC "ETA"
« Resposta #11 Online: 22 Dezembro 2008 às 19:23:48 »
Ok amigos. Acato e respeito todas as considerações, principalmente aquela que diz respeito a conhecer melhor o relógio para depois restaurá-lo, por isso conhecer o calibre e a história desse mecanismo é importante. Eu o adquiri no ML, como sucata mesmo, junto com um lote de outros relógios, por isso, é bem provável que ele já tenha sofrido algumas digamos, "adaptações" no eixo. E isto esplica também o sumiço da roda e do eixo do ponteiro dos segundos. Mas, se alguém puder me dar maiores informações sobre esta máquina vai ajudar bastante em conseguir um balanço completo para ela. ;)