Menu principal

Neste calor o que acontece com o mecanismo ?

Iniciado por automatic, 11 Fevereiro 2010 às 00:14:54

tópico anterior - próximo tópico

automatic

Neste calor de 40 graus no Brasil todo o que acontece microscópicamente com nossas máquinas ?
Com certeza existe um grau de dilatação, e aí o relógio adianta ou atrasa ?
E os lubrificantes ? Resistem ?

Quais as recomendações dos mestres ?

Obrigado !!

Adriano

Não acontece nada. O relógio em seu pulso funciona a uma temperatura entre 28ºC e 32ºC, dependendo quase nada da temperatura atmosférica. Ou seja, ele mantém a temperatura estando 40ºC na rua, tanto quanto 0ºC. E mesmo fora do pulso, mesmo que ele chegue a 40ºC, não há influência quase nenhuma.

O que não recomendo é, no calor de 40ºC, deixar o relógio fritando no painel do carro ou sobre uma mesa de granito. Aí já é abusar.

Abraços!

Adriano

ACPavanato

Citação de: Adriano online 11 Fevereiro 2010 às 08:23:33
Não acontece nada. O relógio em seu pulso funciona a uma temperatura entre 28ºC e 32ºC, dependendo quase nada da temperatura atmosférica. Ou seja, ele mantém a temperatura estando 40ºC na rua, tanto quanto 0ºC. E mesmo fora do pulso, mesmo que ele chegue a 40ºC, não há influência quase nenhuma.

O que não recomendo é, no calor de 40ºC, deixar o relógio fritando no painel do carro ou sobre uma mesa de granito. Aí já é abusar.

Abraços!

Adriano

Oi Adriano, tenho curiosidade sim com a temperatura.
Me diga uma coisa, noto que meu relógio de parede, sofre alterações quando frio (inverno) e calor (verão).
Me informaram que a mola fica mais rigida no inverno, fazendo com que ocorra diferenças na marcação das horas.
Inclusiive no inverno só dou corda no relógio de parede, por volta do meio dia, por estar mais "quente".
No relógio de pulso, isso ocorre ou não? A mudança de temperatura não causa nenhuma influência na sua regulagem?
Ou isso tudo é "mito"?

Abraços!

ACPavanato

Adriano

Não é mito não, pelo contrário, é fato. As molas, especialmente a espiral, sofre com a mudança de temperatura. É básico: no calor a espiral dilata, fica mais longa, mud toda a regulagem. No frio acontece o inverso.

Mas espirais mais simples, mais baratas, de materiais inferiores, são mai susceptíveis à isso. Normalmente relógios antigos, mesmo de pulso, mas principalmente de parede e mesa, usam espirais de aço comum, no máximo temperadas. Sofrem muito com o calor.

Os relógios de pulso modernos, e classifico de modernos os relógios da década de 1950 para cá, passaram à usar espirais de melhor qualidade, no início de uma liga chamada "invar" e depois "elinvar", até chegarem na Nivarox. A liga da espiral Nivarox promove um fenômeno chamado magnetostriccção. O material tem características magnéticas internas que não se expressam externamente sob a forma de magnetismo. Esse fenômeno faz com que a espiral, sob aumento de temperatura, se torne mais rígida, compensando o efeito da dilatação. Ou seja, ela fica mais longa, mas fica mais rígida para manter a freqüência de oscilação. Sob a queda de temperatura, ocorre o inverso: apesar dela encolher, ela se torna mais flexível, compensando o efeito. Isso é padrão nos relógios de qualidade desde a década de 1950. Existem Nivarox de diferentes categorias e preços. As melhores são justamente as que mais apresentam esse efeito compensatório, e são usadas em cronômetros.

Basta lembrar por exemplo que um dos testes do COSC é justamente com a temperatura. O relógio é testado nominalmente a 23ºC, mas passa por um dia de testes a 8ºC e depois a 38ºC. O relógio não pode variar mais ou menos de 0,2 s/dia para cada ºC, em ambas as situações.

Relógios quartz também sofrem: o quartz é "programado" para funcionar com melhor marcha quando está no pulso, naquela temperatura que falei. Ele sofre desaceleração da marcha se a temperatura aumentar muito ou cair muito. Ou seja, quanto mais ele for usado do pulso, menos a marcha dele sofrerá variação, mesmo para termocompensados.

Abraços!

Adriano

igorschutz

Citação de: Adriano online 11 Fevereiro 2010 às 09:20:56
Relógios quartz também sofrem (...)

Aliás, as únicas coisas que fazem um relógio quartzo sofrer é temperatura e idade do cristal.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

shun

Caramba! Valeu pela aula Adriano!!! eu sabia( e compreendia ) a mudança de temperatura em relogios de pendulos.. mas nunca tinha me inteirado sobre as molas em relogios de pulso, mesa ou parede! Muito obrigado por mais informações!  ;)

Cigano

Que aula Adriano, valeu mesmo !!

Vivendo e aprendendo!!

Abraços,
Cigano!

automatic

Obrigado !!

Tópico como este merece ficar nos clássicos.

Glauco GM

Adriano,

Mais uma vez, obrigado pela explicação clara para um leigo como eu !

abs

Glauco

leon

Citação de: automatic online 11 Fevereiro 2010 às 00:14:54
Neste calor de 40 graus no Brasil todo o que acontece microscópicamente com nossas máquinas ?
Com certeza existe um grau de dilatação, e aí o relógio adianta ou atrasa ?
E os lubrificantes ? Resistem ?

Quais as recomendações dos mestres ?

Obrigado !!

;D ;D ;D ;D Pelo menos aqui em Portugal estou livre deste problema , pelo menos na região que moro ( norte do país-zona fria) eheheheh ;D ;D ;D ;D

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

solano

Aqui, no Rio de Janeiro tem sujeito fritando ovo na testa ! :P 50 graus !!! ::)

Abs,

O meu RM2 amarelo virou omelete ! ;D ;D ;D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Mario

Abraços!

Adriano

Este tópico caiu do céu.
Fiz uma bobagem hoje: deixei meu relógio ao lado do computador, de onde sai "ar quente".
Quando fui pega-lo estava bem quente. Por enquanto está funcionando.
Quais sintomas o relógio apresentaria (ou apresentará) se o mecanismo tivesse sido afetado pelo calor?

Obrigado

Mário

franco

OTIMO TOPICO ALTAMENTE RELEVANTE!!!!!!!!
ANDRE FRANCO :o :o :o
ANDRÉ "doxa 750 t gmt"FRANCO

Alberto Ferreira

Citação de: Mario online 14 Fevereiro 2010 às 21:34:12

Abraços!

Adriano

Este tópico caiu do céu.
Fiz uma bobagem hoje: deixei meu relógio ao lado do computador, de onde sai "ar quente".
Quais sintomas o relógio apresentaria (ou apresentará) se o mecanismo tivesse sido afetado pelo calor?

Obrigado

Salve!

Mario,
Nas circunstâncias que você descreveu (pressupondo-se o tempo relativamente curto de exposição ao calor, temperatura máxima, etc) e embora não seja nada recomendável deixar o relógio numa situação assim, eu não acredito que algum dano maior, ou permanente, tenha ocorrido no seu relógio.

Mas como disse o Adriano, não abuse.  8)

Abraços!
Alberto

ESTRELADEDAVI

É muito interessante como a engenharia e tecnologia vão se tornando com o tempo cada vez adaptadas às intempéries.
Antigamente, isso pode ser observado muito bem em relógios de bolso antigos, para combater as mudanças bruscas de temperatura tinhamos os balanços chamados "bi-metálicos" feitos metade, acho que a parte externa em aço e a interna em latão, justamente para manter a precisão nesses picos de temperatura, entre calor e frio.

E hoje temos o balanço feito em um único material, acho que ainda é o latão (se estiver enganado me corrigam) e a expiral em material que se adapta a temperatura, como descrito pelo Adriano.

Isso que me encanta no relógio mecânico, a micro-engenharia que está embutido nessas máquinas fantásticas de marcar o tempo.

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

Adriano

Oi Weber! Os balanços de qualidade têm que ser feitos obrigatoriamente de um metal duro. Por isso não podem ser de latão. Ate por causa da baixa massa do latão. Balanços de menor qualidade são feitos de níquel, como os dos Seiko 7S26, por exemplo. Os ETA 2824 de menor categoria usa balanços de níquel com banho de ouro.

Qualquer relógio de qualidade um pouco melhor, desde a década de 1950, usam balanços de Glucydur, uma liga dura basicamente de bronze e berílio, mas com vários outros metais.

Abraços!

Adriano

Mario

Citação de: Alberto Ferreira online 15 Fevereiro 2010 às 09:02:33
Citação de: Mario online 14 Fevereiro 2010 às 21:34:12

Abraços!

Adriano

Este tópico caiu do céu.

Obrigado

Salve!

Mario,
Nas circunstâncias que você descreveu (pressupondo-se o tempo relativamente curto de exposição ao calor, temperatura máxima, etc) e embora não seja nada recomendável deixar o relógio numa situação assim, eu não acredito que algum dano maior, ou permanente, tenha ocorrido no seu relógio.

Mas como disse o Adriano, não abuse.  8)

Abraços!
Alberto

Ufa!
Obrigado Alberto, estou aliviado com o pronunciamento tranquilizador de um expert com 5 estrelas azuis sobre o nome!
Se bem que eu acho que o relógio ficou mais de 5 horas sob o efeito direto do ar quente saído de meu computador.

Abs
Mário

Miguel

Já comprei uma terrinha num loteamento na Antártica.....

Citação de: solano online 11 Fevereiro 2010 às 20:10:50
Aqui, no Rio de Janeiro tem sujeito fritando ovo na testa ! :P 50 graus !!! ::)

Abs,

O meu RM2 amarelo virou omelete ! ;D ;D ;D
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"

Paulo Sergio

Amigos...
No post "A PÁTINA NOS MOSTRADORES...", o amigo Wadley escreveu:

"Colegas,
Se a radiação é um dos fatores, o que esperar dos mostradores dos Citizen Eco-Drive ?
São mostradores com material diferente ?
Estou com 04 Eco-Drive, neste momento, expostos à luz solar para dar aquela carga..."

O amigo Alberto respondeu:

"Salve!
Amigo Wadley,
Sim, são diferentes.
Neste caso a questão é outra. Os mostradores dos relógios desse tipo não são pintados.
Aliás, muito ao contrário, aquilo é uma fotocélula.
Abraços!
Alberto"

Assim, restam-me dúvidas:
- os modelos "Eco" podem/devem ficar expostos diretamente ao sol ???
- Como fica a parte mecânica deles, uma vez que ela está presente em muitos modelos ???
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Glauco GM

Bem, entendo que tudo tem um limite....

No uso normal, estando vc no sol, acho que ok, eles devem
ter sido projetados pensando nesse tipo de uso.

Não tenho nenhum "eco", mas tenho dois G-Shock com célula
solar, inclusive um é ana-digi.
No manual está escrito que deve-se usar normalmente, inclusive
recomendam tomar "banhos de sol" para carregar as baterias.
Mas alertam sobre o cuidado de deixar parado direto no sol,
inclusive mencionam em não se colocar em um carro fechado
sobre o painel...

abs

Glauco